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domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mulheres Piloto Na IIGG, as Bruxas Noturnas

Aviões Que Nunca Existiram III
"As Bruxas da Noite"
"NachtHexen"
Mulheres Pilotos De Combate Da Rússia

Caros aficionados,
Dentre os vários conhecimentos omitidos em todas publicações especializadas em aviação, inclusive enciclopédias, um dos mais importantes, foi a existência única, em toda IIGG, de três regimentos de aviadoras de combate direto. Mulheres pilotos na aviação militar russa durante a Grande Guerra Patriótica, das quais pelo menos duas foram oficialmente reconhecidas como ases, apesar dos registros nos apontarem para mais duas outras...
Tais aviadoras empreenderam tanta eficiência em suas ações noturnas que, deram origem, entre os soldados alemães, ao apelido de "Bruxas da Noite", em alemão,
"NachtHexen"...

Durante a Grande Guerra Patriótica mais de 1.000 meninas entraram na guerra aérea. http://www.thaiwave.com/hwelte/index2.htm
Houveram cerca de 350 que chegaram a missões de combate. Corajosas e habilidosas obtiveram uma média de desempenho igualável aos melhores regimentos aéreos masculinos russos e de toda guerra. 
De um total de 30 citações de "Herói da União Soviética", a maior homenagem da Rússia, elas ganharam ordens e medalhas e detiveram 29 dos títulos. 
Elas realizaram 24.000 missões atrás das linhas inimigas...
Totalizaram 23.000 toneladas de bombas, lançadas de seus obsoletos e lentos,
mas robustos biplanos PO-2/U-2 totalmente de madeira, tela e lona. 
Porém suas perdas foram altas... foram abatidas 32 pilotos entre as Bruxas da Noite...
Abaixo: a histórica recordista da aviação da Rússia, a coronel Marina Raskova, condecorada como Heroina da União Soviética, amiga pessoal de Joseph Stalin, foi a incansável e vitoriosa formadora dos 3 Regimentos Aéreos, exclusivamente femininos da Rússia Soviética.
Marina Raskova foi a idealizadora da formação dessas unidades especiais de mulheres na Força Aérea Soviética = Voyenno Vozdushnye Sily (VVS).
Os  três Regimentos formados
586º Regimento, de aviões de caça monomotores Yakovlev 
587º Regimento, de bombardeiros bimotores de mergulho Pletyakov Pe-2 
588º Regimento, bombardeiros monomotores noturnos Polykarpov PO-2/U-2
(este último deu origem ao termo "NachtHexen", mais tarde o 46º Regimento).
Houveram aviões ocasionalmente utilizados, como este ILyushin DB-3 abaixo
Outros foram: ILyushin IL-2/IL-10, Sukhoi su-2, Lavochkin La-5...

Acima fotos da tenente coronel Marina Raskova .
Uma média de 800 missões de guerra cada uma.
Abaixo o 'Estado Maior' das Bruxas da Noite.



Começam os Combates...
Olga Nikolayevna Yamshchikova, tornando-se piloto de teste, foi a primeira piloto feminina a voar um jato, logo no pós-guerra. Ao longo da guerra, ela executou 630 missões logísticas e de combate noturno com 875 horas de vôo em combate, lançando 77 toneladas de bombas em território controlado pelo inimigo; destruindo um armazém, dois pelotões nazistas, cinco carros, três torres e duas balsas, além de abastecer as forças terrestres soviéticas com 25 lançamentos de comida e munição.

Abaixo, a primeira aviadora, no mundo, a derrubar um avião inimigo noturno.
Valeria Ivanovna Khomiakova, pilotando seu Yakovlev Yak-1, derrubou um bombardeiro alemão Junkers Ju-88A-4...

OS  AVIÕES
Tipos de aviões que as heroinas usaram, regular ou eventualmente: 
Polykarpov PO-2/U-2Yakovlev Yak-1/Yak-7BYak-9ILyushin IL-2/IL-10Pletyakov Pe-2; Tupolev Tu-2 "Bat"; Sukhoi su-2 e Lavochkin La-5. 

1) Abaixo, os obsoletos, mas muito bem empregados bombardeiros monomotores Polykarpov U-2.PO-2, noturno.
Abaixo: heroinas do obsoleto Polikarpov U-2/PO-2 ...bombardeiras noturnas..
A muito condecorada por suas ações de bravura, a capitão Natalia Kravtsova
Meklin, fotos, que voou 982 missões noturnas.
Abaixo, Natalya Kravtsova Meklin, de cabelo cortado e Yevgeniya Rudineva
Rufina Gasheva
Abaixo: Mecânicas de Polikarpov PO-2/U-2
Abaixo levantamento aerofotográfico do teatro de guerra.

O MORAL DAS "BRUXAS NOTURNAS"
Abaixo: a piloto Mariya Kuznetsova e mecânico Piotr Pshenichnikov
Distração e...
...estudos ao ar livre...
Em missão, partem ao entardecer... à noite, merecerão o apelido...
Ao fim da missão, regozijam pelo eficiente trabalho: menos nazistas...
2) Abaixo, os principais caças Yakovlev utilizados pelas pilotos femininas do 586º Regimento Aéreo da Guarda 'Taman".

Abaixo, os caças Yakovlev Yak-1 das heroínas do 586º Regimento.
Abaixo, o caça Yakovlev Yak-7B
 Abaixo, o excelente Yakovlev Yak-9
Os novos caças Yakovlev Yak-7B em camuflagem de inverno...
Abaixo as piloto  R. Scalachevskaya   T. Pamyatnykh

O último a equipar o 586º Regimento: o Yakovlev Yak-9T


3) Abaixo, os avançados bombardeiros bimotores Petlyakov Pe-2, diurnos.
587º Regimento Feminino Diurno, composto de bombardeiros PE-2 (ver
Aviões Que nunca Existiram IV), inicialmente as pilotos treinaram no caça-bombardeiro leve Sukhoi su-2, de dois acentos, logo passando para o PE-2. Como exceção, pela necessidade de complemento, houve admissão extraordinária de uns poucos pilotos homens para reposição de efetivo.
Abaixo: entre as pilotos femininas, várias heroinas nos modernos bombardeiros bimotores Petlyakov Pe-2.
Acima: As excelentes piloto e navegadora-bombardeira Yelena Kulkova e
Galina Brok-Beltsova em seu Petlyakov Pe-2.

AbaixoMariya Dolina, condecorada como Heroina da União Soviética, pertencente ao renominado 125º Regimento de Guarda Aéreo de Mulheres, composto de bombardeiros Petlyakov Pe-2.
Abaixo, outras tripulantes de Pe-2.
Acima, tripulação de um  Petlyakov Pe-2 do 587º Regimento de Bombardeiros, mais tarde 125º Regimento de Aviação de Bombardeiros da Guarda) acertam últimos detalhes da próxima missão.        - http://waralbum.ru/202249 
Abaixo, aviadoras do 587º Regimento de Bombardeiros, atacam posições alemãs, voando seu Petlyakov Pe-2, uma das aeronaves soviéticas mais difíceis de voar.
Foto dos arquivos do Museu Aéreo e Espacial de San Diego
Abaixo: Em missão conjunta, o 587º Regimento utilizou o Tupolev Tu-2 "Bat"

As ases dos Regimentos Femininos
Algumas algumas heroínas, ases em “dogfighters” e bombardeios, condecoradas com honras máximas:

A)  "Lidya Lytvak, a "Rosa Branca de Stalingrado", maior ás da Caça, do
"dogfighter" (combate avião contra avião) com 12 abates comprovados (20 não confirmadaspilotando seu Yakovlev Yak-1, seu "pin up" era uma Rosa Branca, de onde veio seu apelido, não se importando com a identificação do inimigo.
Destruiu desde balões de observação terrivelmente protegidos por grandes quantidades de Flaks. Certa vez atingida consegui, ferida, pousar habilmente seu Yak-1, apelidado "Troika", em território amigo. Abateu 6 bombardeiros Junkers Ju-88 e um Heilkel He-111, abateu também compartilhadamente5 Fock Wolf FW-190Em um duelo aéreo que durou 15 minutos, derrubou o Messerschmitt Bf 109.G pilotado pelo ás alemão três 
vezes ganhador da Cruz de Ferro e com 11 vitórias aéreas, sargento Erwin Maier do famoso Jagdgeschwader 53Segundo Staffel...
Capturado pelos soldados soviéticos, após o abate por Lilya, pediu para ver o craque russo que lhe tinha abatido, ao ser apresentado a tenente piloto,
Maier achou que era uma "piada russa", mas esta começou a relatar passo-a-passo o combate, derretendo toda empáfia do ás alemão. 
No fim, numa das mais insanas batalhas, desapareu em ação durante a Batalha de Kursk a loirinha de tenra idade foi vista entre oito Messerschmitt Bf 109... perseguindo e sendo perseguida. Após derrubar um dos caças inimigos, foi abatida.
Rússia chorou sua morte. Apesar de buscas intensas o corpo dela foi perdido por várias décadas. Finalmente, em 1979, ela foi encontrada, enterrada abaixo da asa de sua aeronave. Durante o seu funeral oficial de Estado em maio de 1990, o presidente Mikhail Gorbachev condecorou-a, postumamente, com a honraria Heroina da União Soviética e a "Estrela de Ouro". Embora tenha lutado e morrido sozinha, a saga de Lidya 'Lily' Litvak é uma das mais belas histórias da aviação mundial."
--=x=--

"...Mas a batalha não acabou. Litvyak avistou sua amiga, Raya Belyaeva Budanova, atacando um Messerschmitt Bf 109. Porém Belyaeva ficou sem munição. Litvyak enfrentou o Messerschmitt e fez vários buracos nele. Pouco depois, ela descobriu que seu piloto era o altamente condecorado - e incrédulo - ás alemão [Erwin Maier]. Para um piloto recém-chegado à frente, conseguir dois abates em um único dia - um contra um ás de caça - era uma raridade. E Litvyak o fez em Stalingrado, onde, como observou Pasportnikova, "a superioridade numérica da aeronave inimiga era indiscutível". Se as mulheres que voavam com regimentos masculinos enfrentaram antagonismo, Rakobolskaya lembrou que os pilotos de seu regimento feminino também inicialmente tiveram alguns problemas com as atitudes masculinas. Mas "depois dos primeiros seis meses de guerra", escreveu ela, "sempre sentimos que os pilotos e comandantes nos tratavam com respeito". O consenso parece ser que no início os homens eram céticos e muitas vezes tentavam "proteger" as mulheres aviadoras tentando impedi-las de voar..."- Air&Space December 1993/.lanuary 199

Fontes:
Valérie Bénaim & Jean-Claude Hallé, 'Rosa de Stalingrado'editora Record.
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lydia_Litvyak
 BergströmChrister (2007). 'Barbarossa -The Air Battle: July–December 1941'. [S.l.]: Classic Publications. ISBN 1-85780-270-5  
+  http://www.reinapennington.com/rjpPDFs/RJP_WW&W.pdf Acima, um Lavochkin La-5, primeiro caça utilizado por Lidya 'Lily' Lytva, em  seu primeiro abate, um bombardeiro Junkers Ju-88A, em 13/09/1942
Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lydia_Litvyak


B) Yekaterina Vasylievna Budanova ou Katya Budanova oficialmente
segunda maior ás com 11 abates comprovados,  condecorada como Heroina da União Soviética pilotando, também, um caça Yakovlev Yak-1.
Na foto, ao seu lado direito está Lidya Litvak.
"...Yekaterina Vasylievna Budanova, outra heroína, derrubou 11 aviões militares alemães, mais outros compartilhados. De pilotagem agressiva, era muito hábil dentro do seu, também, Yakovlev Yak-1. Em 08/10/1942 abateu seu primeiro
bombardeiro, um Junkers Ju-88. Em novembro do mesmo ano derrubou seus
dois primeiros caças Messerschmitt Bf-109 e mais um Ju-88. Nos meses seguintes houveram mais alguns aviões creditados a ela. Em janeiro de 1943, em dupla com sua amiga Lytvak, foram remanejadas para o 73° Regimento de Caças da Guarda do 8° Exército AéreoBudanova logo começou seu novo envelope de missões de caça em terra. No dia 23 de fevereiro, ela foi condecorada com a Ordem da Estrela Vermelha.
Em 19 de julho de 1943ela e vários outros pilotos estavam em uma missão de escolta, protegendo aviões bombardeiros sobre a UcrâniaEmbora o bombardeio tenha sido bem-sucedido, a equipe foi atacada por três caças da Luftwaffe em seu vôo de volta. Budanova os enfrentou, abatendo um e acertando um segundo, mas seu próprio avião sofreu sérios danos durante o combate.
Existem diferentes contabilizações sobre seus escores, sem porém oficialidade. O mais reconhecido são de seis vitórias individuais mais cinco compartilhadas. 
Ela caiu no campo de Novokrasnovka e foi encontrada viva por alguns trabalhadores agrícolas, mas morreu antes que qualquer médico pudesse chegar...". https://www.smithsonianmag.com/history/soviet-ace-shot-down-nazi-pilots-with-great-skill-but-her-feats-are-mostly-forgotten-today-180969698/
Abaixo, fotos de Budanova...
C) Abaixo, Galina Burdina, com um Yak-7B abateu 3 aviões inimigos.
D) Outra heroína no Yakovlev Yak-7BRaisa Nefedovna Surnachevskaya que
que abateu, oficialmente, 3  caças alemães.


E) Outra heroína no Yakovlev Yak-7BValentina Lisitsyna que abateu, oficialmente, 3  caças alemães.
Acima, a combativa Valentina Lisitsyna em alerta tático, em seu caça Yakovlev Yak-7 sob um guarda-sol no verão de 1943.

"... Certa vez, durante os combates perto de Voronezh, os aviões do comandante do 586º Regimento de Aviação de Caça, o Major Alexander V. Gridnevque havia substituído a comandante Tamara Kazarinova e sua ala, Tenente Valentina Lisitsyna, decolaram. Todo o céu estava coberto por densas nuvens cúmulos de 6 a 7 pontos, até 4000 metros de altura. A aeronave ganhou altitude rapidamente. Um bombardeiro Junkers ju-88 inimigo foi avistado na região de Terbuna acima das nuvens, a uma altitude de 7000 metros.Com uma vantagem de altitude de 600 a 700 metros, nossos caças, aproximando-se do inimigo, lançaram um ataque. Não houve fogo de retorno. Após o primeiro ataque, os Junkers começaram a manobrar bruscamente, tentando escapar para as nuvens. Mas Gridnev e Lisitsina o atacaram novamente. Com o motor acelerado, os bombardeiros mergulharam no espaço entre as nuvens. Os caças mergulharam atrás dele. Sob a borda inferior das nuvens, a Tenente Valéria Lisitsina, que estava próximo aos Junkers, o atacou pela terceira vez. Naquele momento, o Major A.V. Gridnev notou uma metralhadora explodindo em seu avião. Olhando para cima e para a esquerda, ele viu o caça alemão FW-190 se desdobrando para um novo ataque ao avião de Lisitsina. A fuselagem do Fokker Wullf estava bem na frente do nariz do avião de Gridnev. Dois raios - e o FW-190, aceso, caiu abruptamente no chão. Perto dali, deixando para trás uma nuvem de fumaça espessa, os Junkers caíram, acabados por Lisitsyna...Источник и подробности: http://www.airaces.ru/asy-velikojj-otechestvennojj-vojjny/lisicina-valentina.html

Acima, o novo comandante do 586º Regimento, Major Alexander V. Gridnev, que substituíu a comandante Tamara Kazarinova, recapitula a tática da missão que breve realizarão, com seus caças Yakovlev
Acima: uma missão noturna em Voronezi
Acima: um "briefing" sob o comando de Olga Yamshchikova Sanfirova.

Abaixo: Mecânicas de Yakovlev's,

 Yak-1/Yak-7B Yak-9

"...Desde o momento da formação e até o fim da guerra, os pilotos do 586º Regimento Aéreo da Guarda 'Taman", ergueram seus caças ao céu cerca de 9.000 vezes. Durante esse período, eles ficaram no ar por mais de 5300 horas. Do número de surtidas indicadas, 4.419 foram realizadas para realizar missões de combate do comando, incluindo 1159 - para cobrir instalações militares-industriais e patrulhamento em sua zona, 337 - para interceptar, encontrar e perseguir aeronaves inimigas, 310 - para cobrir as formações de batalha das forças terrestres, 174 - para cobrir tropas terrestres durante seu movimento em ferrovias e rodovias - estradas de terra em locais de concentração, 49 - para escoltar nossas aeronaves de ataque e bombardeiros ao alvo, 301 - para escoltar aeronaves especialmente importantes para a linha de frente, 16 - para reconhecimento de tropas inimigas e 2073 - para completar outras missões de combate do comando.
Os pilotos do regimento conduziram
125 batalhas aéreas e abateram 38 aeronaves inimigas (incluindo: 11 aeronaves de reconhecimento, 14 bombardeiros, 12 caças e 1 aeronave de transporte) e colocou fora de ação 42.
Participando do ataque às forças terrestres inimigas, o regimento destruiu (registrou) no solo
2 aeronaves, 4 tanques, 1 caminhão-tanque, 1 automóvel de passageiros e 19 veículos motorizados com carga, 10 vagões para cavalos de carga, suprimiu 2 baterias de artilharia antiaérea e 1 ponto de metralhadora antiaérea,  e destruiu até 2 batalhões de pessoal inimigo..."             - http://saratov-geroi.ru/stats_pisma.php?ist=9&stri=&nod=2

---X---

UMA HEROÍNA NO ILyushin IL-10 

Abaixo a famosa caça-bombardeira, Anna Timofeyeva Yegarova, que pilotando com precisão seu ILyushin IL-10, foi derrubada sob fogo de artilharia e tendo seu pára-quedas semi aberto, sofreu muitos ferimentos. Porém, fugiu para território sob domínio russo, sendo presa sob suspeita de deserção. Tão logo provou seu valor, foi condecorada por seus importantes feitos.

A tentente Anna Timofeyeva Yegarovavoou 270 missões, na  Península de TamamCrimeia e Polôniarecebendo três
importantes condecorações, entre outras tantas... ela faleceu em 2009 após muitas palestras. 
Abaixo representaçãos de algumas de suas ações...
Anna Timofeyeva Yegarova2006.

Abaixo, um ILyushin IL-10 sendo reabastecido e remuniciado.
Artilheira de Ré, de ILyushin IL-10V. I. Konstantinova
--X--

UMA HEROÍNA EM UM PEQUENO BOMBARDEIRO LEVE
Sukhoi su-2

§    Por Alexey - em 12 de setembro de 2016

Ekaterina Ivanovna Zelenko foi uma piloto, tenente sênior, a única mulher no mundo que cometeu um ataque aéreo.                                                                                     [Salvo as "Bruxas da Noite" do 588º e os demais 586º e 587º Regimentos Aéreos Femininos] 

Zelenko serviu na 19ª Brigada de Aviação de Bomberdeiros Leves, estacionada em Kharkov. Ela estava empenhada em testar aeronaves e equipamentos de aviação, em quatro anos ela dominou sete tipos de aeronaves. No inverno de 1939-1940, ela participou da Guerra Soviético-Finlandesa (única mulher entre os pilotos ) como parte do 3º Esquadrão do 11º Regimento de Aviação de Bombardeiros Ligeiros. Ela voou 8 surtidas na aeronave P-Z.

Com o início da Grande Guerra Patriótica, Ekaterina Zelenko estava novamente na frente de combate em julho de 1941. O 135º Regimento de Aviação de Bombardeiros foi baseado perto de Poltava. No início da manhã, o comandante do regimento, coronel B. Jansen, atribuiu a comandante de vôo Zelenko a tarefa de esmagar uma coluna de tanques e veículos alemães na área do Propoisk. Não foi por acaso que o comando lhe confiou o cumprimento desta importante tarefa: a piloto, ao contrário de tantos outros oficiais do regimento, já tinha experiência de combate . Concluída a tarefa, o grupo retornou ao campo de aviação sem perdas. O controle de fotos confirmou a precisão do bombardeio. Os pilotos desativaram 45 tanques , 20 veículos com infantaria e munições e até um batalhão de soldados inimigo. Em agosto de 1941, um grupo de aeronaves, liderado pela Tenente Ekaterina Ivanovna Zelenko , bombardeou a concentração de tropas inimigas na área de Bykhov.                                                                             Várias baterias antiaéreas cobriram as posições alemãs. O tempo estava desfavorável. Mas nada impediu nossos pilotos de cumprir a missão de combate designada. Tendo vencido os sistemas de defesa aérea do inimigo, eles atacaram com sucesso suas posições. O inimigo perdeu muita força de trabalho e equipamento militar.

Em 12 de setembro de 1941, ela fez duas surtidas de reconhecimento em uma aeronave Sukhoi Su-2. Apesar de seu avião ter sido danificado durante o segundo vôo, ela voou na missão pela terceira vez no mesmo dia. No caminho de volta à área da cidade de Romnydois aviões soviéticos foram atacados por sete Me-109 alemães. O segundo avião soviético foi abatido e forçado a retirar-se da batalha. Zelenko conseguiu abater um avião e, quando ficou sem munição, abalroou ["taran"] um segundo avião alemão. Assim, ela o destruiu, mas ao mesmo tempo ela própria morreu.

A piloto falecida foi enterrada por residentes locais no centro da vila de Anastasyevka, região de Sumy. Após a guerra, seus restos mortais foram transportados para a cidade de Kursk. Postumamente em 1941, ela foi condecorada com o título de Herói da União Soviética, mas depois foi condecorada apenas com a Ordem de Lênin. Em 5 de maio de 1990, por decreto presidencial da URSS, ela foi recondecorada postumamente, com o título de Herói da União Soviética."" 

Fontes:  https://ru.wikipedia.org/wiki/Ekaterina_Ivanovna_Zelenko   +  http://airaces.narod.ru/woman/zelenko.htm
Zelenko, em várias missões destruiu caminhões, tanques, navios e lanchas. A despeito de ser piloto de bombardeiro Petlyakov PE-2, tendo sua artilheira de ré sido morta, após a derrubada de um Messerschmitt Bf 109 e continuar sendo perseguida por outro, realizou um 'Taran' (manobra de abalroamento técnico), jogando seu avião contra o perseguidor destruindo-o e sendo destruída também.

SAR Search And Rescue )... ou
SERVIÇO de BUSCA e SALVAMENTO
realizado pelas bravas piloto dos Polikarpov PO-2/U-2 
Acima: a sorridente e valente Katia Kranoskutskaia, que realizou operações SAR em pleno teatro de combate, pousando seu Polykarpov U-2 aparelhado com uma maca de cada lado da fuselagem....

     As terríveis "Bruxas da Noite"...

Acima: a piloto Katya Ryabova e a navegadora/bombardeira Nadya Popova que voaram 890 missões em seu PO-2

AbaixoNadya Popova e seu marido, o capitão Simon Kharianov.

ATO de BRAVURA

Ira kacherina, piloto do Bruxas Noturnas, após lançamentos noturnos sobre um alvo na zona portuária de Novorozinsk, teve sua piloto morta e caida sobre os controles de seu obsoleto U-2/PO-2, fugindo de um inferno de Flaks, (as mais temíveis batragarrando e mantendo sua companheira morta levantada durante todo vôo, levando seu avião de volta, pousando-o seguro, estando cheia de câimbras atrozes.

Lista das Bravas Pilotos Russas

Nota: É importante lembrar que milhares de pilotos, de todos países, sequer realizaram um único abate... 
Acima o quadro das aviadoras russas com, pelo menos, uma vitória aérea contra os alemães, a despeito dos vários testemunhos da fibra, do heroismo e dos incontestes testemunhos de demonstração de perícia, e dos feitos, apontarem para quatro ases mulheres, duas apenas foram reconhecidas oficialmenteBudanova e Litvjak.

Outra Lista Sobre As Combativas Piloto Femininas
1- * Yekaterina Vasilyevna Budanova * * * (KIA 18.07.43) 11 - 20 ? (6 + 5 OTG?)
2- Olga Nikolayevna Yamshikova 17 - 3 (3 + 14 OTG?)
3- "Lili" the "White Rose of Stalingrad" * Lidya Vladimirovna Litvyak * * * *
(HoSU in 1990 KIA 01.08.43) 12 (+ 3 sh ?)(7 + 5 OTG?)
4- Klavdiya Yakovlevna Fomicevova (Fomicheva)* (HoSU 18.08.45) 11 (all shared ?)." 

Obs.:
Tanto tais Heroinas realizaram combates “dogfighters”, isto é, avião contra avião, com perícia e bravura, quanto também ataques táticos de alto valor... Fato, até pouco tempo, "esquecido" de toda IIGG, mesmo na maioria das revistas especializadas e enciclopédias de aviação !...


Cerimônia de condecoração, uma constante entre os Regimentos Femininos



CURIOSIDADES SOBRE AS PILOTOS
Johannes Steinhofás da caça alemã, admitiu que... 
simplesmente não conseguíamos entender que os aviadores soviéticos que nos causaram os maiores problemas eram, na verdade, mulheres. Essas mulheres não temiam nada. Elas vinham noite após noite em seus biplanos muito lentos e, por alguns períodos, elas não nos davam paz alguma

"...Haviam alemães que simplesmente não podiam acreditar que as mulheres podiam ser naturalmente tão aterrorizantes e eficazes quanto as Bruxas da Noite. Um boato começou sobre como as mulheres receberam pílulas para dar-lhes visão noturna..." https://www.historybyday.com/pop-culture/night-witches-the-fearless-female-pilots-who-helped-win-wwii/18.html?br_t=ch

Abaixo, reunião anual, 2006, das remanescentes dos Regimentos Aéreos Femininos

Abaixo pintura em homenagem as heroinas...
                         
Uma História Ouvida Entre As Remanescentes...                         
Abaixo, tenente coronel Nadezhda Vasilyevna Popova, piloto de PO-2/U-2, foi comandante de esquadrilha do 588º Regimento de Bombardeiros, falecida em 2013, relembrou em 2010

Às vezes, fico olhando para a escuridão e fecho os olhos... Ainda posso me imaginar como uma menina, lá em cima no meu pequeno bombardeiro... E eu me pergunto: "Nádia, como você fez isso ?"...


NotaCom toda minha dedicação, desde menino, aos livros e revistas, inclusive enciclopédias de aviação, nunca tomei conhecimento desses valorosos regimentos femininos, dessas valorosas mulheres guerreiras e excelentes aviadoras... 
Miguel Junior

Fontes - livros
"Rosa de Stalingrado" - Valérie Bénaim &. Jean-Claude Hallé, editora Record.
"Russian Female Fighter Pilots During WWII - by John Craig 
"Sisters - An Original Documentary Treatment - by Roy McShane, WGA 
PDF- Unit Cohesion Among the Three Soviet Women's Air Regiments
during World War II - Florida State University Libraries Electronic Theses, Treatises and Dissertations The Graduate School - Jessica Leigh Bhuvasorakul - 2004

Fontes - sitios:
https://warfarehistorynetwork.com/2015/11/17/the-red-air-forces-female-fighter-ace-lilya-litvak/
https://www.airway.com.br/lydia-litvyak-a-cacadora-de-avioes-nazistas/
https://www.gracpiacenza.com/night_witches_eng.html
https://maloarhangelsk.ru/nochnaya-vedma-chechneva/
https://www.google.com/search?q=Natalia%20Meklin&tbm=isch&safe=active&safe=active&tbs=rimg:CZyh6Hg8GmHrYWZUEEc3gM4T&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR733BR733&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CBsQuIIBahcKEwjA3t_zhP7rAhUAAAAAHQAAAAAQEg&biw=899&bih=373
http://ava.org.ru/iap/586.htm
https://www.google.com/search?q=586th%20Regiment%20Yak-1%20images&tbm=isch&hl=pt-BR&hl=pt-BR&safe=active&safe=active&tbs=rimg:CY2KbsxhuoPoYSaBU442fWVo&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR733BR733&sa=X&ved=0CBsQuIIBahcKEwi4mcCE8P_rAhUAAAAAHQAAAAAQBw&biw=899&bih=405#imgrc=LCljAS8RDVlsYM
https://www.smithsonianmag.com/history/soviet-ace-shot-down-nazi-pilots-with-great-skill-but-her-feats-are-mostly-forgotten-today-180969698/
https://www.flitetest.com/articles/the-women-pilots-of-the-ww2-soviet-airforce
http://www.exordio.com/1939-1945/militaris/fuerzas-armadas-URSS/fuerza-aerea-roja.html
http://www.igleize.fr/aces/ww2fem.htm
https://www.defensemedianetwork.com/stories/night-witches-soviet-female-aviators-in-world-war-ii/
https://www.historybyday.com/pop-culture/night-witches-the-fearless-female-pilots-who-helped-win-wwii/3.html
https://vvsairwar.com/2016/11/21/yakovlev-yak-3-the-highly-maneuverable-and-much-loved-soviet-fighter/
http://www2.uwindsor.ca/~bain9/women.html
http://www.elknet.pl/acestory/litvak/litvak.htm
http//www.ctie.monash.edu.au/hargrave/soviet_women_pilots.html
https://prabook.com/web/search.html#general=Olga%20Yamshchikova&activity=female%20aviator&searchBy=text&id=
https://www.encyclopedia.com/science/encyclopedias-almanacs-transcripts-and-maps/olga-yamshchikova
https://inosmi.ru/social/20190128/244460293.html

2 comentários:

  1. As mulheres... sempre as mulheres...
    O que seria do mundo sem as mulheres...
    Elas são maravilhosas!!!!!!!!
    risos....

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  2. Exemplo de determinação e coragem, época em que poucos recursos estavam disponíveis.
    Entraram para a história de seu país e da aviação.

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Boa pesquisa e Boa contribuição !