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quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os Normandie - Niemen e os caças Yakovlev

OS  NORMANDIE-NIEMEN E OS CAÇAS YAKOVLEV
A França fora invadida pelos alemães e toda sua Logística de Defesa Nacional resultara em total fracasso militar: Exército e Aeronáutica só tinham artefatos obsoletos. Os que podiam vir a tornar-se promessas de equivalência tecnológica aos invasores, mal estavam sendo implantados operacionalmente... dois deles foram:
Os Arsenal VG-33...
... E os Dewoitini D-520 
















O segundo maior Ás francês (o primeiro foi o franco-brasileiro Pierre Closterman que serviu na RAF), Marcel Albert ao centro ao lado do seu Dewoitini D-520.
E, até bem pouco tempo, também, pouco se sabia da brava
Escadrille Normandie-Niemen...

Após a capitulação da França diante da Alemanha nazista em 39 dias, os patriotas franceses criaram a Resistência Francesa que, através de um governo extra-territorial localizado na Inglaterra e chefiado pelo general Charles De Gaulle, teve também, seus representantes na aviação de caça...Nesse primeiro momento os poucos (recentes) e muito bons caças Dewoitine D-520, de fabricação francesa, resistiram precariamente a avalanche da Luftwaffe. Há, porém, um acontecimento que elogia um dos dois melhores caças operacionais que a França produziu no período da IIGG: o super-Ás alemão Werner Mölders, com seu Messerschmitt Bf-109, foi abatido pelo Dewoitine D-520 do piloto francês René Pomier-Layrargues em 05/06/1940.
Logo no começo, pilotando um D-520, o ás Marcel Albert derrubara seu primeiro Focke-Wulf FW-190.


Já na Inglaterra, quatorze bravos pilotos e cinqüenta e oito mecânicos franceses mais dezessete mecânicos soviéticos, todos voluntários, já haviam se engajado na Royal Air Force, como também poloneses, neozelandeses, canadenses, tchecos, belgas, africanos do sul, Irlandeses, norte-americanos, palestinos, rodezianos, etc compunham esquadrilhas agregadas...

De Gaulle criara a Força Aérea da França Livre, e promulgou em 09/1942, o 3° Grupo de Caça “Normandie” (GC3=Groupe de Chasse 3), comandado primeiramente pelo Commandant Pouliquen.
Seis meses da invasão da Rússia (06/1941), houveram conversações entre a França Livre e a União Soviética que resultaram no envio de um esquadrão de doze pilotos para combater no Fronte Leste: De Gaulle achava que os franceses livres deveriam combater em todas as frentes possíveis contra o nazismo.

Em consequência, pilotos, mecânicos e equipamentos viajaram por ar e via férrea através do Líbano, Iraque, Iran e Azerbaijão...para juntar-se aos russos na Base Aérea de Ivanovo, a 250Km ao nordeste de Moscou.
Em maio de 1943, agora já comandados pelo lendário Commandant Jean Tuslane e após treinamento (12/1942 à 01/1943) nos Yakovlev Yak-7V, transferiram-se para a Frente Russa onde mostraram seu valor.
Por sugestão de Joseph Stalin receberam o denominação de
Normandie-Niemenem homenagem a vitoriosa ação na liberação do rio Niemen, na Bielorussia.

Em 10/1943, Marcel Albert enfrentou, em combate aéreo, o super-ás alemão Hans Phillips, com 216 abates sobre os Aliados e o derrotou encerrando sua trajetória de sucesso.


A camaradagem marcava o elevado moral dos franceses.

O Normandie-Niemen Squadron se tornara particularmente temido pela Luftwaffe: foi desse grupo que saíu o segundo maior ás dos franceses, Marcel Albert, com seu escore final de 25 abates inimigos. O Ás dos ases franceses foi um franco-brasileiro (nascido em Curitiba-PR) Pierre Henri Closterman, que serviu na RAF e abateu 33 inimigos.
Acima: Marcel Albert
Na Frente Russa eles totalizaram 96 pilotos, dos quais 41 foram ases e foram perdidos ao todo 45 pilotos.
- Selo comemorativo de época.

















Selo comemorativo dos 60 anos.

                      Citações e Condecorações, tanto da França, quanto da Rússia .

Acima: Le Commandant Pierre Pouyade Marce recebe uma comendada Esquadrilha
Durante essa campanha vitoriosa para os Aliados e outras adjacentes como: Bryansk, Orel, Ielnia, Smolensk, Königsberg (mais tarde renomeada de Kaliningrad pelos russos), e Pillau, foi utilizado os Yak-1 (03/1943 à 12/1943).

Por essa ocasião o nazista General De Campo Willhelm Keitel decretou que todo piloto francês capturado fosse morto...
Em Tula, Rússia os Normandie-Niemen receberam para treinamento e uso em combate o novo caça Yak-9D (06 à 09/1944), quando passaram a utilizar o caça-tático de suporte ao solo Yak-9T...
Abaixo: Robert Marchi em seu Yakovlev Yak-9
Acima Marcel Lefevre  e o  seu Yak-9
Abaixo, um alerta de combate.
Abaixo o caça preferido dos Normandie-Niemen,  os Yak-3

Abaixo: Pilotos do Normandie Niemen: Joseph Risso, Derbe e Noel Castelain próximos a um Yak 1B
Abaixo: "Neu Neu" era o apelido do lendário esquadrão francês, Normandie Niemen
Abaixo um Yak-7 de treinamento.
Acima: Laurent Alex
Acima: Pierre Lourillon
Acima: os irmãos Challe
Abaixo: O Centro de Comando de Tuslane
Abaixo, entre camaradas russas e pilotos franceses, Le Commandant Pierre Pouyade Marce, ao centro, morto em Bandol no Var em 5 de setembro de 1979. Suas cinzas foram jogadas em Toulon.


















Mas das suas 273 vitórias, 99 foram obtidas pelos Yakovlev Yak-3, o caça mais querido dos pilotos franceses.
Fato relevante de seu valor operacional foi confirmado que, após a entrada desse caça em serviço, em 06/1944, a Luftwaffe, por meio de uma instrução geral, orientou suas unidades a evitar combates com caças Yakovlev, que não tivessem radiadores sob o nariz, abaixo de 5.000 metros... O Yakovlev Yak-3 não tinha motor radial, mas com pistons em linha.

Outro fato significativo dessa preferência pelo Yak-3, foi que os Normandie-Niemen, convidados e podendo escolher entre os mais conceituados caças dos aliados, ou seja, os britânicos (Spitfire, Hawker Hurricane, Hawker Tempest), os americanos (P-51, P-47 e F-4U) e dos soviéticos (Lavochkin La-5FN e La-7), optaram pelo Yak-3, mais leve e manobrável...”...dominando os céus dos campos-de-batalha em toda frente russa pós-1943...”.
Marcel Albert, quando voara pela RAF, não ficou tão impressionado com o Spitfire, quanto ficou com o Yak-3... e o disse publicamente. Certa vez experimentou o Focke Wulf FW-190 e o considerou os controles duros e difíceis de pilotar...

De 03/1943 à 05/1945 foram destruídos 273 aviões inimigos, recebendo onze citações e condecorações, tanto da França, quanto da Rússia:
-Pela França: Légion d'Honneur, a Croix de la Libération, a Médaille Militaire, a Croix de guerre com seis palmas.
Pela União Soviética: a Ordem da Bandeira Vermelha e a Ordem de Alexander Nevsky.
Individualmente, os áses Marcel Albert, Marcel Lefèvre, Jacques André e Roland de La Poype foram apontados como Heróis da União Soviética.
Os Normandie-Niemen retornaram, também, como heróis a Paris em 06/1945.
Em 06/1945 e 04/1947, a Rússia expressou sua gratidão ao regimento Normandie-Niemen oferecendo trinta e sete Yak-3 à França.

Dentre tantas histórias heróicas de toda a Segunda Grande Guerra Mundial, os Normandie-Niemen alçaram seu vôo movidos a patriotismo, bravura e perícia exemplares na História da Aviação de Caça... 
Foi uma trajetória histórica que, inclusive, ganhou uma série de desenhos em gibi que figura entre colecionadores e aficionados na Aviação.
Abaixo: uma réplica do 
plica
Dados sobre o Yakovlev Yak-3:
Foram construídos 4.848 unidades desse incrível caça.
Com motores Klimov de 1700hp e feito de madeira.
Velocidade 650Km/h.
Razão de subida 18,5 m/seg
Alcance de 815Km.
Teto operacional de 10.800m.
Armamento 1 canhão 20mm ShVAK com 120 tiros +
2 metralhadoras 12.7mm UBS com 250tiros.

Fontes:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Escadron_de_chasse_1/30_Normandie-Niemen
http://aviationartstore.com/albert_2.htm
http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=50&zoneid=24
http://normandieniemen.free.fr/
http://www.ofmc.co.uk/aircraft/yak3.htm
http://www.warbirdalley.com/yak3.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Normandie-Niemen
http://www.ctrl-c.liu.se/misc/ram/yak-3.html

Veja o video: