Aviões Que Nunca Existiram X
Desde o fim da Segunda Grande Guerra, a Corrida Armamentista dera origem a chamada Guerra Fria, de onde surgiu uma grande e desenfreada competição tecnológica...
Uma das necessidades estratégica e logística apontavam para um caça de Ascensão e Pouso Vertical = VTOL -Vertical Take-Off and Landing (decolagem e aterragem vertical).

Acima: Em 09/01/1963 alçava aos ares o Yak-36 Freehand: Velocidade Máxima de 1.040Km/h. - clique nas fotos - veja o video
Abaixo: Em 17 de fevereiro de 1965 a França havia construido dois protótipos do Mirage IIIV, uma versão VTOL do Mirage III, o 1º caça VTOL supersônico do mundo... porém sua configuração era com um motor principal SECMA com 61.8 kN (13,900 lbf) de potência, mais oito pequenos motores Rolls-Royce, cada um com 15,7 kN (3,525 lbf), montados verticalmente e paralelos ao longo da fuselagem. Estes eram um pesadelo em questão de manutenção, isto é, não era prático, além de comprometer a capacidade de carga do caça, por isso muitos historiadores da Aviação não o consideram um caça VTOL operacional, portanto, autêntico. Foram fabricados dois protótipos, com velocidade Mach.2.


Abaixo: Em 28/12/1967 alçava no Ocidente o famoso inglês Hawker Siddeley Harrier AV-8B : Velocidade Máxima de 1.040 Km/h. - https://en.wikipedia.org/wiki/Harrier_Jump_Jet
Abaixo: A sua segunda versão McDonnel Douglas-BAE Systems-Boeing
Harrier AV-8B II
Abaixo: Em 25/03/1971, com um novo sistema de orientação de vetoração nos motores, voava o seu sucessor, o Yak-38 Forger ... com Velocidade Máxima de 1.280 Km/h.
- https://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=189
- https://en.wikipedia.org/wiki/Yakovlev_Yak-141
Acima: Duas gerações, o Yak-38 Forger e o supersônico Yak-141 Freestayle .
Abaixo: O caça VTOL supersônico Yak-141 Freestayle
Abaixo: O caça VTOL supersônico Yak-141 Freestayle

Apesar de tumultuado histórico sobre o contrato de fornecimento de tecnologia da Yakovlev, dos Bocais do Duto do Respiro/Exaustão e Estabilização Superior (Shaft Driven Lift Fan) do seu Sistema VTOL, para a Lockheed, pouco ou nada foi noticiado nas publicações especializadas em todo o Ocidente... veja as notas abaixo...:
Espionagem III
Logo após a implosão econômica do sistema socialista na Rússia, face ao terrível esfôrço gerado pela guerra tecnológica entre o Ocidente capitalista e o Oriente socialista, surgiu um epísódio que, também, envolve espionagem e corrupção (ver Aviões Que Nunca Existiram IX) : funcionários da Yakovlev denunciaram seus altos dirigentes...
Estes engenheiros e técnicos da própria Yakovlev denunciaram ao Ministério Público da Rússia, que o Contrato de Transferência de Tecnologia realizado com a norte-americana Lockheed, envolvendo milhões de dólares, interessada na solução técnica da Yakovlev para os bocais do duto do respiro, exaustão e estabilização superior (shaft lift-fan) do Yak-141, fôra entregue paralelamente, de modo escuso, para o Programa Joint Streak Fighter - F-35 Lighting II)....
Em consequência, imediatamente foi denunciado (rasgado) e abandonado o Contrato pela empresa yanque... eles não mais precisavam do Acordo Formal...(http://defblog_yak.rediffblogs.com/).
1- '‘....Former Yakovlev employees accuse Yakovlev heads of taking personal interest out of the deal with Lockheed, because the official sum of the contract did not correspond with the value of the information presented to the US company. The data was on the Yak-141 test program, aerodynamics and design features, including the design of the R-79 engine nozzles.
After a careful study of those materials, Lockheed - without much noise - changed its initial JSF proposal, including a design of the engine nozzles that is now very similar to those of the Yak-141.Yakovlev is suffering heavily from the lack of funding so there are no resources to develop the STOVL aircraft concept any further...'’ - (http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm).
2- "... In 1992/93 Lockheed Martin contracted Yakovlev on some work pertaining to short take-off/vertical landing (STOVL) aircraft studies in reference to the JSF (Joint Streak Fighter F-35) project. Yakovlev shared its STOVL technologies with the US company for several dozen million dollars...".(http://www.jast.mil/Concepts/Con_X35_Tech.htm).
3- “…"The exhaust from the engine flows through the 3 Bearing Swivel Nozzle (3BSN). The 3BSN nozzle, developed by Rolls-Royce, was patterned along the lines of the exhaust system on the Yakovlev Yak-141 STOVL prototype that flew at the 1992 Farnborough Air Show…”
- (http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml).
4- “…Lockheed Martin's X-35 design has a trapezoidal wing planform which initially featured foreplanes, although these since deleted; STOVL version embodies a lift fan, shaft-driven by a modified F119 with a vectoring lift/cruise nozzle developed by Rolls-Royce; lift fan replaced by extra fuel in the CTOL version. Lockheed Martin also turned to Russia for technical expertise, purchasing design data from Yakovlev; and used an 86 per cent subscale model (originally developed for the CALF project and fitted with a Pratt And Whitney F100-PW-220 engine plus an Allison shaft-driven lift fan) for testing. This was initially hover tested on an outdoor stand at NASA's Ames Research Center marking end of three-year effort to design, build and test large-scale powered model of VTOL version of JSF…”
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
Estes engenheiros e técnicos da própria Yakovlev denunciaram ao Ministério Público da Rússia, que o Contrato de Transferência de Tecnologia realizado com a norte-americana Lockheed, envolvendo milhões de dólares, interessada na solução técnica da Yakovlev para os bocais do duto do respiro, exaustão e estabilização superior (shaft lift-fan) do Yak-141, fôra entregue paralelamente, de modo escuso, para o Programa Joint Streak Fighter - F-35 Lighting II)....
Em consequência, imediatamente foi denunciado (rasgado) e abandonado o Contrato pela empresa yanque... eles não mais precisavam do Acordo Formal...(http://defblog_yak.rediffblogs.com/).
1- '‘....Former Yakovlev employees accuse Yakovlev heads of taking personal interest out of the deal with Lockheed, because the official sum of the contract did not correspond with the value of the information presented to the US company. The data was on the Yak-141 test program, aerodynamics and design features, including the design of the R-79 engine nozzles.
After a careful study of those materials, Lockheed - without much noise - changed its initial JSF proposal, including a design of the engine nozzles that is now very similar to those of the Yak-141.Yakovlev is suffering heavily from the lack of funding so there are no resources to develop the STOVL aircraft concept any further...'’ - (http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm).
2- "... In 1992/93 Lockheed Martin contracted Yakovlev on some work pertaining to short take-off/vertical landing (STOVL) aircraft studies in reference to the JSF (Joint Streak Fighter F-35) project. Yakovlev shared its STOVL technologies with the US company for several dozen million dollars...".(http://www.jast.mil/Concepts/Con_X35_Tech.htm).
3- “…"The exhaust from the engine flows through the 3 Bearing Swivel Nozzle (3BSN). The 3BSN nozzle, developed by Rolls-Royce, was patterned along the lines of the exhaust system on the Yakovlev Yak-141 STOVL prototype that flew at the 1992 Farnborough Air Show…”
- (http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml).
4- “…Lockheed Martin's X-35 design has a trapezoidal wing planform which initially featured foreplanes, although these since deleted; STOVL version embodies a lift fan, shaft-driven by a modified F119 with a vectoring lift/cruise nozzle developed by Rolls-Royce; lift fan replaced by extra fuel in the CTOL version. Lockheed Martin also turned to Russia for technical expertise, purchasing design data from Yakovlev; and used an 86 per cent subscale model (originally developed for the CALF project and fitted with a Pratt And Whitney F100-PW-220 engine plus an Allison shaft-driven lift fan) for testing. This was initially hover tested on an outdoor stand at NASA's Ames Research Center marking end of three-year effort to design, build and test large-scale powered model of VTOL version of JSF…”
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
Estrategicamente o F-35 Lightining II foi operacionalizado através de tremendo esfôrço de várias mega joint-ventures: Boeing (US$27.6 milhões), Lockheed Martin (US$19.9 milhóes), McDonnell Douglas (US$28.2 milhões) e Northrop Grumman (US$24.1 million).
Também, para consecução do F-35, outra mega-joint-venture de fabricantes de turbinas no Ocidente se fizeram: General Electric e Rolls-Royce que, ao fim, operacionalizaram todo o conjunto motor + bocais vetorados com novos materiais leves e compostos (com a Grata ajuda da Yakovlev...).
Alguns países aliados firmes dos EUA participaram com poderoso capital; Inglaterra, Canadá, Itália, Holanda, Austrália, Turkia, Noruega, Dinamarca, Israel e Singapura.
Detalhe: a Australia, dado a sua posição geográfica no Pacífico, tem clamado pelo fornecimento do F-22 Raptor no lugar do F-35 Lightining II, mesmo tendo participado de sua elaboração. A Força Aérea da Austrália tem realizado inúmeros Relatórios tentando evidenciar que o que ela precisa é de um caça interceptador e não um de menor velocidade, manobrabilidade e correlação aviônica/radar/sistema de armamentos. - (http://www.ausairpower.net/Analysis-JSF-Apr-04-P.pdf).
Finalizando, portanto, coube a Yakovlev a primazia da operacionalização e fabricação em série dos primeiros Caças de Ascensão Vertical - VTOL do mundo, inclusive do supersônico efetivo, isto é, funcional para combate.
Em razão da quebra econômica da Rússia, a Yakovlev não pôde dar consequência a fabricação e dotação para a Marinha russa de uma nova versão do Yak-141, também já com materiais compostos e mais leves, elevando em muito suas capacidades, à semelhança do F-35, afinal o
Yak-141 (vide fotos) voou 19 anos antes dele, após outros tantos anos de pesquisa e desenvolvimento...
Essas referências podem levar a crer que, não sendo mais um empresa de origem estatal, talvez, a Yakovlev, sem juntar-se a outros fabricantes de aviões, na própria Rússia, não conseguiria impulsionar esse projeto, muito menos com esses novos materiais em conjunto a novos aviônicos e tecnologias em sistemas de navegaçãos, de armas e de comunicação...
Ver: https://youtu.be/WybwlN_UCVI
Todo o esforço da Yakovlev, então, se concentrou no novo e já aprovado caça-treinador-multifunção da Força Aérea da Federação Russa, o Yak-130 AT =
Também, para consecução do F-35, outra mega-joint-venture de fabricantes de turbinas no Ocidente se fizeram: General Electric e Rolls-Royce que, ao fim, operacionalizaram todo o conjunto motor + bocais vetorados com novos materiais leves e compostos (com a Grata ajuda da Yakovlev...).
Alguns países aliados firmes dos EUA participaram com poderoso capital; Inglaterra, Canadá, Itália, Holanda, Austrália, Turkia, Noruega, Dinamarca, Israel e Singapura.
Detalhe: a Australia, dado a sua posição geográfica no Pacífico, tem clamado pelo fornecimento do F-22 Raptor no lugar do F-35 Lightining II, mesmo tendo participado de sua elaboração. A Força Aérea da Austrália tem realizado inúmeros Relatórios tentando evidenciar que o que ela precisa é de um caça interceptador e não um de menor velocidade, manobrabilidade e correlação aviônica/radar/sistema de armamentos. - (http://www.ausairpower.net/Analysis-JSF-Apr-04-P.pdf).
Finalizando, portanto, coube a Yakovlev a primazia da operacionalização e fabricação em série dos primeiros Caças de Ascensão Vertical - VTOL do mundo, inclusive do supersônico efetivo, isto é, funcional para combate.
Em razão da quebra econômica da Rússia, a Yakovlev não pôde dar consequência a fabricação e dotação para a Marinha russa de uma nova versão do Yak-141, também já com materiais compostos e mais leves, elevando em muito suas capacidades, à semelhança do F-35, afinal o
Yak-141 (vide fotos) voou 19 anos antes dele, após outros tantos anos de pesquisa e desenvolvimento...
Essas referências podem levar a crer que, não sendo mais um empresa de origem estatal, talvez, a Yakovlev, sem juntar-se a outros fabricantes de aviões, na própria Rússia, não conseguiria impulsionar esse projeto, muito menos com esses novos materiais em conjunto a novos aviônicos e tecnologias em sistemas de navegaçãos, de armas e de comunicação...
Ver: https://youtu.be/WybwlN_UCVI
Advanced Flight and Combat Trainer/Light Attack Aircraft.
Vide videos:
Ver: https://www.youtube.com/watch?v=FImGNSvtkUU YouTube
Ver: https://youtu.be/WybwlN_UCVI YouTube
http://en.wikipedia.org/wiki/Yakovlev_Yak-38
http://www.vtol.org/Lockheed.htm
http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II
http://www.ausairpower.net/
http://www.militaryphotos.net/forums/archive/index.php/t-69759.html
http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml
http://www.vtol.org/Lockheed.htm
http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm
http://www.jast.mil/Concepts/Con_X35_Tech.htm
http://www.abs.net/~maddock/LO/jsf/x35.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II
http://www.militaryphotos.net/forums/archive/index.php/t-69759.html
http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Mirage_IIIV
http://www.airwar.ru/image/i/xplane/mirage3v-i.jpg
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?t=69759
http://www.ausairpower.net/index.html
" O YAK-141 É MESMO O “PAI” DO F-35 ? "
Os desenvolvedores do
norte-americano F-35B podem ter adotado
características do avião soviético Yakovlev Yak-141, mas o caça da Lockheed
Martin continua sendo um modelo único.
Quando se trata de aeronaves militares de
pouso e decolagem vertical, cujos primeiros modelos foram desenvolvidos na
década de 1960, poucos caças guardam semelhanças com o soviético Yak-141 e o norte-americano F-35B.
O F-35B foi,
porém, inaugurado quase 12 anos após o Yak-141,
levando suspeitas de possíveis influências, sem esquecermos a citada corrupção no governo Yeltsin.
Mas seria mesmo o caça americano, desenvolvido na década de 1990, uma cópia de seu predecessor soviético?
O conceito ‘vertical’
Com capacidade de decolar de plataformas
pequenas e se elevar no ar, esse tipo de caça se tornou um novo marco no
desenvolvimento da aviação militar.
Os modelos mais bem sucedidos (que
praticamente não apresentaram falhas) ainda são o British
Aerospace Sea Harrier, o Yak-141 e o F-35B.
O Yak-141 foi
desenvolvido na União Soviética durante os anos 1970. Por não dispor de grandes
porta-aviões como os Estados Unidos, a URSS procurou criar um jato que pudesse
decolar de pequenas plataformas, como helipontos e dos cruzeiros
antissubmarinos Moskva e Leningrado.
O Yak-141
ultrapassou seus predecessores nacionais (Yak-36
e Yak-38) e pares estrangeiros (Harrier, Dassault Mirage IIIV)
para se tornar o melhor avião de pouso e decolagem vertical. Mas o destino não
se cumpriu.
O alto índice de acidentes, o colapso do regime
soviético e o subsequente abandono do financiamento resultaram no encerramento
do projeto. Ainda que tivesse quatro protótipos, o caça soviético nunca entrou
em produção em série.
Em 1995, o fabricante de armas dos EUA Lockheed Martin ofereceu uma parceria ao russo Yakovlev Design Bureau (desenvolvedor do Yak-141). O acordo durou apenas um ano, mas foi o
primeiro exemplo de cooperação técnico-militar entre os ex-rivais.
A Lockheed Martin
adquiriu toda a documentação técnica do Yak-141.
Pouco depois, um protótipo de caça baseado em portadores, que viria a ser
conhecido como F-35B, foi apresentado nos EUA –
e sua semelhança com o Yak-141 era
surpreendente.
Semelhanças vs diferenças
O design e o layout do Yak-141 e do F-35B são
quase idênticos, inclusive a localização do compartimento com a ventoinha.
- http://estrategiaglobal.blog.br/2017/05/o-yak-141-e-mesmo-o-pai-f-35.html + https://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_AV-8B_Harrier_II Vide videos:
Ver: https://www.youtube.com/watch?v=FImGNSvtkUU YouTube
Ver: https://youtu.be/WybwlN_UCVI YouTube
Fontes:
http://www.vectorsite.net/avredvt.html#m1http://en.wikipedia.org/wiki/Yakovlev_Yak-38
http://www.vtol.org/Lockheed.htm
http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II
http://www.ausairpower.net/
http://www.militaryphotos.net/forums/archive/index.php/t-69759.html
http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml
http://www.vtol.org/Lockheed.htm
http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm
http://www.jast.mil/Concepts/Con_X35_Tech.htm
http://www.abs.net/~maddock/LO/jsf/x35.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II
http://www.militaryphotos.net/forums/archive/index.php/t-69759.html
http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Mirage_IIIV
http://www.airwar.ru/image/i/xplane/mirage3v-i.jpg
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?t=69759
http://www.ausairpower.net/index.html