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segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Yakovlevs: 1°s Caças de Ascensão Vertical

Aviões Que Nunca Existiram X

Coube a Yakovlev a primazia da operacionalização e fabricação dos primeiros Caças de Ascensão e Pouso Vertical do mundo.
Desde o fim da Segunda Grande Guerra, a Corrida Armamentista dera origem a chamada Guerra Fria, de onde surgiu uma grande e desenfreada competição tecnológica...
Uma das necessidades estratégica e logística apontavam para um caça de Ascensão e Pouso Vertical = VTOL -Vertical Take-Off and Landing (decolagem e aterragem vertical).





















Acima: Em 09/01/1963 alçava aos ares o Yak-36 FreehandVelocidade Máxima de 1.040Km/h. -  clique nas fotos - veja o video

AbaixoEm 17 de fevereiro de 1965 a França havia construido dois protótipos do Mirage IIIV, uma versão VTOL do Mirage IIIo 1º caça VTOL supersônico do mundo... porém sua configuração era com um motor principal SECMA com 61.8 kN (13,900 lbfde potência, mais oito pequenos motores Rolls-Roycecada um com 15,7 kN (3,525 lbf), montados verticalmente e paralelos ao longo da fuselagem. Estes eram um pesadelo em questão de manutenção, isto é, não era prático, além de comprometer a capacidade de carga  do caça, por isso muitos historiadores da Aviação não o consideram um caça VTOL operacional, portanto, autêntico. Foram fabricados dois protótipos, com velocidade Mach.2.






















































Abaixo: Em 28/12/1967 alçava no Ocidente o famoso inglês Hawker Siddeley Harrier AV-8B : Velocidade Máxima de 1.040 Km/h.    - https://en.wikipedia.org/wiki/Harrier_Jump_Jet
Abaixo: A  sua  segunda  versão McDonnel Douglas-BAE Systems-Boeing 
Harrier AV-8B II 

Abaixo: Em 25/03/1971com um novo sistema de orientação de vetoração nos motores, voava o seu sucessor, o Yak-38 Forger ... com Velocidade Máxima de 1.280 Km/h.
https://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=189
























Abaixo: Em 09 de março de 1987 a Rússia produziu, também, quatro protótipos supersônicos VTOL autênticos, este era o Yak-141 Freestyle, graças aos seu Sistema de Ascensão genuinamente VTOL com velocidade de 2.040 Km/h.
https://en.wikipedia.org/wiki/Yakovlev_Yak-141






















Acima: Duas gerações, o Yak-38 Forger e o supersônico Yak-141 Freestayle .
Abaixo: 
O caça VTOL supersônico Yak-141 Freestayle 






Apesar de tumultuado histórico sobre o contrato de fornecimento de tecnologia da Yakovlev, dos Bocais do Duto do Respiro/Exaustão e Estabilização Superior (Shaft Driven Lift Fan) do seu Sistema VTOL, para a Lockheed, pouco ou nada foi noticiado nas publicações especializadas em todo o Ocidente... veja as notas abaixo...:
Espionagem III
Logo após a implosão econômica do sistema socialista na Rússia, face ao terrível esfôrço gerado pela guerra tecnológica entre o Ocidente capitalista e o Oriente socialista, surgiu um epísódio que, também, envolve espionagemcorrupção (ver Aviões Que Nunca Existiram IX) : funcionários da Yakovlev denunciaram seus altos dirigentes...
Estes engenheiros e técnicos da própria Yakovlev denunciaram ao Ministério Público da Rússia, que o Contrato de Transferência de Tecnologia realizado com a norte-americana Lockheed, envolvendo milhões de dólares, interessada na solução técnica da Yakovlev para os bocais do duto do respiro, exaustão e estabilização superior (shaft lift-fan) do Yak-141, fôra entregue paralelamente, de modo escuso, para o Programa Joint Streak Fighter - F-35 Lighting II)....
Em consequência, imediatamente foi denunciado (rasgado) e abandonado o Contrato pela empresa yanque... eles não mais precisavam do Acordo Formal..
.(http://defblog_yak.rediffblogs.com/).
1- '‘....Former Yakovlev employees accuse Yakovlev heads of taking personal interest out of the deal with Lockheed, because the official sum of the contract did not correspond with the value of the information presented to the US company. The data was on the Yak-141 test program, aerodynamics and design features, including the design of the R-79 engine nozzles.
After a careful study of those materials, Lockheed - without much noise - changed its initial JSF proposal, including a design of the engine nozzles that is now very similar to those of the Yak-141.Yakovlev is suffering heavily from the lack of funding so there are no resources to develop the STOVL aircraft concept any further
...'’ - (http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm).
2- "... In 1992/93 Lockheed Martin contracted Yakovlev on some work pertaining to short take-off/vertical landing (STOVL) aircraft studies in reference to the JSF (Joint Streak Fighter F-35) project. Yakovlev shared its STOVL technologies with the US company for several dozen million dollars...".(http://www.jast.mil/Concepts/Con_X35_Tech.htm).
3- “…"The exhaust from the engine flows through the 3 Bearing Swivel Nozzle (3BSN). The 3BSN nozzle, developed by Rolls-Royce, was patterned along the lines of the exhaust system on the Yakovlev Yak-141 STOVL prototype that flew at the 1992 Farnborough Air Show…”
- (http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml).
4- “…Lockheed Martin's X-35 design has a trapezoidal wing planform which initially featured foreplanes, although these since deleted; STOVL version embodies a lift fan, shaft-driven by a modified F119 with a vectoring lift/cruise nozzle developed by Rolls-Royce; lift fan replaced by extra fuel in the CTOL version. Lockheed Martin also turned to Russia for technical expertise, purchasing design data from Yakovlev; and used an 86 per cent subscale model (originally developed for the CALF project and fitted with a Pratt And Whitney F100-PW-220 engine plus an Allison shaft-driven lift fan) for testing. This was initially hover tested on an outdoor stand at NASA's Ames Research Center marking end of three-year effort to design, build and test large-scale powered model of VTOL version of JSF…”
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Estrategicamente o F-35 Lightining II foi operacionalizado através de tremendo esfôrço de várias mega joint-ventures: Boeing (US$27.6 milhões), Lockheed Martin (US$19.9 milhóes), McDonnell Douglas (US$28.2 milhões) e Northrop Grumman (US$24.1 million).

Também, para consecução do F-35, outra mega-joint-venture de fabricantes de turbinas no Ocidente se fizeram: General Electric e Rolls-Royce que, ao fim, operacionalizaram todo o conjunto motor + bocais vetorados com novos materiais leves e compostos (com a Grata ajuda da Yakovlev...).

Alguns países aliados firmes dos EUA participaram com poderoso capital; Inglaterra, Canadá, Itália, Holanda, Austrália, Turkia, Noruega, Dinamarca, Israel e Singapura.


Detalhe: a Australia, dado a sua posição geográfica no Pacífico, tem clamado pelo fornecimento do F-22 Raptor no lugar do F-35 Lightining II, mesmo tendo participado de sua elaboração. A Força Aérea da Austrália tem realizado inúmeros Relatórios tentando evidenciar que o que ela precisa é de um caça interceptador e não um de menor velocidade, manobrabilidade e correlação aviônica/radar/sistema de armamentos. - (http://www.ausairpower.net/Analysis-JSF-Apr-04-P.pdf).
Finalizando, portanto, coube a Yakovlev a primazia da operacionalização e fabricação em série dos primeiros Caças de Ascensão Vertical - VTOL do mundo, inclusive do supersônico efetivo, isto é, funcional para combate.
Em razão da quebra econômica da Rússia, a Yakovlev não pôde dar consequência a fabricação e dotação para a Marinha russa de uma nova versão do Yak-141, também já com materiais compostos e mais leves, elevando em muito suas capacidades, à semelhança do F-35, afinal o
Yak-141 (vide fotos) voou 19 anos antes dele, após outros tantos anos de pesquisa e desenvolvimento...
Essas referências podem levar a crer que, não sendo mais um empresa de origem estatal, talvez, a Yakovlev, sem juntar-se a outros fabricantes de aviões, na própria Rússia, não conseguiria impulsionar esse projeto, muito menos com esses novos materiais em conjunto a novos aviônicos e tecnologias em sistemas de navegaçãos, de armas e de comunicação...


Ver: https://youtu.be/WybwlN_UCVI
Todo o esforço da Yakovlev, então, se concentrou no novo e já aprovado caça-treinador-multifunção da Força Aérea da Federação Russa, o Yak-130 AT  =
Advanced Flight and Combat Trainer/Light Attack Aircraft.


O YAK-141 É MESMO O “PAI” DO F-35 ? "
Os desenvolvedores do norte-americano F-35B podem ter adotado características do avião soviético Yakovlev Yak-141, mas o caça da Lockheed Martin continua sendo um modelo único.
Quando se trata de aeronaves militares de pouso e decolagem vertical, cujos primeiros modelos foram desenvolvidos na década de 1960, poucos caças guardam semelhanças com o soviético Yak-141 e o norte-americano F-35B.
O F-35B foi, porém, inaugurado quase 12 anos após o Yak-141, levando suspeitas de possíveis influências, sem esquecermos a citada corrupção no governo Yeltsin. 
Mas seria mesmo o caça americano, desenvolvido na década de 1990, uma cópia de seu predecessor soviético?

O conceito ‘vertical’
Com capacidade de decolar de plataformas pequenas e se elevar no ar, esse tipo de caça se tornou um novo marco no desenvolvimento da aviação militar.
Os modelos mais bem sucedidos (que praticamente não apresentaram falhas) ainda são o British Aerospace Sea Harrier, o Yak-141 e o F-35B.
O Yak-141 foi desenvolvido na União Soviética durante os anos 1970. Por não dispor de grandes porta-aviões como os Estados Unidos, a URSS procurou criar um jato que pudesse decolar de pequenas plataformas, como helipontos e dos cruzeiros antissubmarinos Moskva e Leningrado.
O Yak-141 ultrapassou seus predecessores nacionais (Yak-36 e Yak-38) e pares estrangeiros (Harrier, Dassault Mirage IIIV) para se tornar o melhor avião de pouso e decolagem vertical. Mas o destino não se cumpriu.
O alto índice de acidentes, o colapso do regime soviético e o subsequente abandono do financiamento resultaram no encerramento do projeto. Ainda que tivesse quatro protótipos, o caça soviético nunca entrou em produção em série.
Em 1995, o fabricante de armas dos EUA Lockheed Martin ofereceu uma parceria ao russo Yakovlev Design Bureau (desenvolvedor do Yak-141). O acordo durou apenas um ano, mas foi o primeiro exemplo de cooperação técnico-militar entre os ex-rivais.
A Lockheed Martin adquiriu toda a documentação técnica do Yak-141. Pouco depois, um protótipo de caça baseado em portadores, que viria a ser conhecido como F-35B, foi apresentado nos EUA – e sua semelhança com o Yak-141 era surpreendente.
Semelhanças vs diferenças
O design e o layout do Yak-141 e do F-35B são quase idênticos, inclusive a localização do compartimento com a ventoinha.
- http://estrategiaglobal.blog.br/2017/05/o-yak-141-e-mesmo-o-pai-f-35.html  +    https://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_AV-8B_Harrier_II 

Vide videos:

Verhttps://www.youtube.com/watch?v=FImGNSvtkUU    YouTube

Ver https://youtu.be/WybwlN_UCVI     YouTube



Fontes:
http://www.vectorsite.net/avredvt.html#m1
http://en.wikipedia.org/wiki/Yakovlev_Yak-38
http://www.vtol.org/Lockheed.htm
http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II
http://www.ausairpower.net/
http://www.militaryphotos.net/forums/archive/index.php/t-69759.html
http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml
http://www.vtol.org/Lockheed.htm
http://www.aeroworldnet.com/1ra12087.htm
http://www.jast.mil/Concepts/Con_X35_Tech.htm
http://www.abs.net/~maddock/LO/jsf/x35.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II
http://www.militaryphotos.net/forums/archive/index.php/t-69759.html
http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jawa/jawa010103_1_n.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Mirage_IIIV
http://www.airwar.ru/image/i/xplane/mirage3v-i.jpg
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?t=69759
http://www.ausairpower.net/index.html

domingo, 4 de outubro de 2009

MiG-31Foxhound:OCaçaInterceptadorMaisPotente&Veloz

MiG-31 FOXHOUND

Caça-Interceptador  Mais Letal,  Mais Veloz  e de  Maior Altitude Operacional Existente 
Aviões Que Nunca Existiram IX             clique nas fotos



















Foxhounds se preparam para uma missão noturna.

É o caça operacional mais veloz hoje existente: Mach2.8 em vôo máximo regular e Mach3, em regime de pico e o mais complexo, sofisticado e mais bem equipado jato de combate da Rússia, sendo que ainda é um ilustre desconhecido, em sua capacidades e plenitudes técnicas reais e, principalmente, sua primazia em eletrônica digital e aviônicos 
(leia na matéria).

Abaixo: a poderosíssima turbina Soloiev D30-F6
Comparando as turbinas do Sukhoi su-35 com a do MiG-31:
Saturn/Lyulka 41F1S = 8,800 kgf (19.360 lbf ou 86,300 kNas
Soloiev D30-F6 = 9,500 kgf (20,900 lbf or 93 kN).
Seu antecessor próximo foi o caça MiG-25MB Foxbat, recordista mundial de altitude em vôo horizontal controlado, até os dias de hoje: 37.650m ...
“...The highest current world absolute general aviation altitude record -General Aviation World Records- achieved by a manned air-breathing jet propelled aircraft is 37,650 meters (123,523 feet) set by Alexandr Fedotov, in a Mikoyan Gurevitch E-266M (MiG-25M), on 31 August 1977...” - http://en.wikipedia.org/wiki/Flight_altitude_record
                     + https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2013/10/15/clique-ciencia-conheca-as-altitudes-que-avioes-podem-alcancar.htm

Na verdade o MiG-25 Foxbat foi o interceptador que "blindou", a partir de 1973, o espaço aéreo da Rússia, constantemente violado pelos U-2 e SR-71 Blackbird ianques.

"...Os EUA desativaram o Blackbird devido ao elevadíssimo custo operacional e obsolência da aeronave perante os SAM estratégicos em uso pela URSS desde o início da década de 80.
A Rússia ainda mantém o Mig-25RB em serviço pois operacionalmente ele é muito mais econômico que o Blackbird e os atuais mísseis anti-aéreos (SAM) ocidentais utilizados pela OTAN tem uma capacidade relativa de eficácia contra essas aeronaves.
 Desenvolvido inicialmente como interceptador, contra bombardeiros estratégicos supersônicos, o Mig-25 foi responsável por inúmeras polêmicas entre as duas superpotências. O primeiro vôo da aeronave foi em 1964, em 1970 o avião já estava totalmente operacional na VVS.
Em julho de 1967 a aeronave foi mostrada ao público pela primeira vez, causando grande impacto no ocidente, pois se tratava de uma aeronave totalmente nova e revolucionária, porém o maior medo dos EUA veio com as quebras de records, onde de 1967 a 1977 o Mig-25 quebrou 29 records da aviação mundial, sendo que desses o destaque é o de altitude, em absoluto, com a marca de 37.650 m.
 Os records de razão de subida e de velocidade em circuito fechado também ainda pertencem ao Mig-25.
A maior polêmica causada em relação à aeronave foi a deserção do piloto Viktor Belenko com uma aeronave dessas em 1976. Com a proposta de dinheiro e asilo político oferecido pelos EUA, os pilotos soviéticos eram tentados a desertar com suas aeronaves para o inimigo, que ávidamente carecia de tecnologia. O Mig-25 capturado em 1976 no Japão foi o responsável pelo desenvolvimento do F-15 Eagle, que até hoje é a base da defesa aérea, interceptação e ataque da USAF e de mais 3 países (Israel, Japão e Arábia Saudita).
Ao todo foram produzidas 1190 unidades do Mig-25 (contra 32 Blackbird), dentre eles versões de interceptador, reconhecimento e treinamento, e após a tecnologia da aeronave estar em mãos dos EUA a URSS trabalhou em um novo projeto, também baseado no Mig-25, o Mig-31, nessa época uma grande quantidade dessas aeronaves foi repassada a outros países que ainda o mantém em serviço (2008).
Sua eficiência em combate real veio com sua utilização no Egito no início da década de 70, em missões de reconhecimento as aeronaves russas obtiveram grande sucesso devido a grande velocidade e altitude. O Mig-25 também foi usado com sucesso na Guerra Irã - Iraque, onde os Mig-25 iraquianos abateram outros aviões Mig (anteriores) e helicópteros. Já no conflito entre a Síria e Israel (1981 - 1982) o Mig-25 enfrentou sem sucesso o F-15, que muito mais armado e com tecnologia mais avançada abateu 3 Migs sírios. O Mig-25 também foi utilizado na Guerra do Golfo de 1991 onde 2 deles foram abatidos pelos F-15 da USAF. Fontes também fornecem limitada informação sobre o uso de versões de reconhecimento na Guerra de Nagorno - Karabakh entre a Armênia e o Azerbaijão em 1994.
Em 1997 na Guerra Indo-Paquistanesa, um Mig-25RB da Força Aérea Indiana executou missões de reconhecimento com sucesso sobre território paquistanês.
Sua última aparição em situação real de uso foi em 2002 onde Migs-25 iraquianos abateram um F/A-18 da marinha americana e um drone Predator armado com mísseis Stinger...".
http://tecnologiamilitareaeronautica.blogspot.com.br/2011/06/mig-25r-o-aviao-mais-rapido-do-mundo.html

O MiG-31 Foxhound possui três Sistemas de Orientação de Navegação, inclusive sistema de navegação por Satélite, radar-altímetro e sistema de contramedidas eletrônicas bem complexo.

                                             COCKPIT FRONTAL DO PILOTO
 COCKPIT DO NAVEGADOR 
O MiG-31 é detentor do primeiro radar de Varredura Sintética Phased
Array embarcado no mundo, o Zaslon N-007.
O MiG-31BM transporta 9.000kg de carga bélica, 1.000k a mais que os excelentes e mais manobráveis caças existentes no planeta, isto é, todos da família Sukhoi-27. O MiG-31 Foxhound é armado com quatro mísseis de ataque de longo alcance R-33 e/ou R-37, mais dois mísseis de defesa de médio/longo alcance R-40 Acrid e/ou o R77M1, alcance 175Km e o R-37M, dotado de ramjet, com alcance de 300 à 400Km. Estes itens do avançadíssimo arsenal bélico russo (sem comparação), superam em todos quesitos tanto de alcance, quanto na combinação nos sistemas de guiagem e trancamento. O AIM-120D, tem alcance de 180Km e o AIM-54 Phoenix tem o alcance máximo de 190 Km.
 "O sol já estava abaixo do horizonte, mas estes pilotos puderam vê-lo novamente nesta noite! Os 4 MIGs realizaram arremessos consecutivos com curto tempo de intervalo entre si. Foi um momento inacreditável que eu nunca vou esquecer!" -  

Espionagem I
Foi, de fato, o MiG-31 Foxhound (Mach3,0), com todas essas incríveis características que estabeleceu de vez, na Rússia, o Conceito de Dissuasão, nesse caso pelo Poderio Aéreo ( o outro é o Poderio Atômico ). Ele extinguiu de vez (desde o MiG-25 Foxbat) todo histórico de espionagem, via aeronaves, como o U-2 (Mach 0,72) e o SR-71 Blackbird (Mach3,6) norteamericanos, mantendo-os totalmente fora de operação sobre o território da ex-União Soviética, inclusive nas rotas sobre o Pólo-Norte, onde o MiG-31 mantém, também, vigilância. Importante lembrar que os U-2 e SR-71 Blackbird não são caças, isto é, não levam armamentos de ataque ou defesa...

Espionagem II
Porém é, também, de fato verdade a história de espionagem e roubo desses revolucionários sistemas do MiG-31 Foxhound, através do espião e traidor Adolf Tolkachev, engenheiro chefe da equipe de projetos de radares da Phazatron, fábrica que produziu o revolucionário radar Zaslon (1981). Nessa época os
EUA ainda operava os limitados radares “search-ahead” AN/APG-63 (1973~1986). Tolkachev, que também trabalhava em tecnologia “stealth” foi preso e sentenciado a morte quando um outro agente duplo, Aldrich Ames, que também trabalhava para a CIA sobre os caças MiG, o “vendeu", isto é, entregou aos soviéticos.
Adolf TolkachevCIA code "Vanquish"

Tolkachev gave the CIA details about Soviet MiG fighters, including their electronic guidance systems and countermeasures used to elude U.S. aircraft. 
He also provided drawings of Soviet stealth technology. 
Tolkachev was sold out by Ames. He was arrested and executed.
                                                                =
Tolkachev deu os detalhes da CIA sobre caças MiG soviéticos, incluindo os seus sistemas de orientação e contramedidas eletrônicas utilizados para evitar as aeronaves dos E.U.
Ele também forneceu os desenhos de tecnologia stealth soviética.
Tolkachev foi vendido por Aldrich Ames, preso e executado. 
AcimaAdolf Tolkachev detido e sob custódia da KGB
http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Tolkachev

Para comparação histórica, é importante saber que os EUA só conseguiram operacionalizar um radar com varredura eletrônica (Phased Array) nos F-15C com o radar AN/APG-63(V)2, em dezembro de 2000, quase 20 anos depois da operacionalidade do MiG-31 FOXHOUND...

Em muitos sites e revistas de aviação militar insinua-se que o incrível míssil R-33, cuja 1ª versão é de 1970, com o alcance máximo de 250Km, com guiagem inercial e radar ativo somente na fase final de atingimento do alvo, seria uma cópia do míssil ianque AIM-54 Phoenix, cuja 1ª versão é de 1974, sendo seu alcance máximo de 184Km e seu sistema de guiamento semi-ativo e ativo. A cronologia de ambos desmente tal hipótese: o começo da fabricação do
projeto combinado interceptador/míssil é de 1968.                             clique nas fotos
Acima : o alojamanto sob a fuselagem dos 4 mísseis de ataque R-33 ou R-37 de longúissimos alcances mais mísseis R-40 de defesa.
Abaixo : 2 mísseis de médio alcance R-77 com sua primazia das aletas raquetadas e 1 Kh-31.
















É esclarecedor e emblemático o que consta na Wikipedia sobre o ineditismo e a inventiva no radar Zaslon: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikoyan-Gurevich_MiG-31

“...a eletrônica digital de seus aviônicos e o radar de antena fixa e abertura sintética Zaslon N-007, o primeiro radar de scan eletrônico de fase à entrar em serviço no mundo e que nas primeiras versões podia rastrear alvos até 198 Km de distância, podendo gerenciar e acompanhar até 10 alvos, sendo 4 simultaneamente, em praticamente qualquer direção ao redor do aparelho e tanto acima quanto abaixo do mesmo. Isso era uma evolução fantástica à época, já que os radares aéreos então existentes, em sua maioria, limitavam-se a rastrear alvos à frente do avião transportador, cobrindo um pequeno leque de cerca de 35° para cada lado e de 20° a 40° acima ou abaixo, sempre em direção à frente da aeronave, com suas antenas sendo movimentadas mecanicamente. No radar Zaslon N-007, a antena é fixa e o sinal movimentado eletronicamente, com toda a fuselagem do avião funcionando como antena. A direção eletrônica dos sinais do radar é mais rápida e precisa do que aquela feita mecanicamente, sendo todo o processamento do sinal feito digitalmente...”                                           clique nas fotos




























Foi histórica a operacionalização do projeto combinado Super-Interceptador + Super-Mísseis ...
Outro destaque é seu Sistema de Armas: originalmente composto por mísseis ar-ar de longo alcance: mísseis R-33 (Mach3,5) e R-37 (Mach6), alcances 250Km~300Km, só superados pelos da própria Rússia como os mais recentes R-37M1, KS-172S, Yahont e Brahmos (Mach2.8~Mach3.2), alcances 290Km~400Km, além de seus guiamentos serem inerciais na maior parte de seus percursos, tornando-os indefensáveis.

Dentre os caças-interceptadores o MiG-31 possui o maior leque de mísseis de longo alcance em todo o planeta.

Em grande reportagem histórica, a Revista de Cultura e História da Aviação - ASAS, N°30-Abril/Maio-2006 tráz, entre ricos detalhes técnicos e relatos sobre o MiG-31 FOXHOUND, a seguinte conclusão :
“...
os MiG-31 são hoje os mais velozes, poderosos e complexos inteceptadores em serviço em todo o mundo, com seus radares e mísseis dando-lhes uma capacidade de destruição ar-ar a longa distância inigualada por qualquer outra aeronave em serviço.

“...Em 1992 foram entregues cerca de 330 unidades aos regimentos da Forças de Defesa Aérea estacionadas na base ártica de Arjanguelsky e em Dolinsk, na ilha Sajalin., com o objetivo de neutralizar os freqüentes vôos de observação dos SR-71 Blackbird, dos F-14 da US Navy e dos F-15 da Força Aérea de Autodefesa do Japão...Na mesma época um comentário, no mínimo digno de nota, se fez ouvir pelo então assistente do secretário de Defesa do Governo dos Estados Unidos, Donald Lathan. Em caráter sigiloso ele alertava que, “ao observar as informações sobre o MiG-31, notava-se que era claramente superior aos aviões (norte)americanos, inclusive melhor que o F-15 por ter aviônicos avançados, melhores sistemas de defesa, sistemas ofensivos, raio de ação em combate. Ele também acreditava que “os soviéticos estavam à frente no desenvolvimento de sensores, mísseis de médio alcance e contavam com grande tecnologia digital”. Em outras palavras, alertava para o fato de que, com o MiG-31Foxhound, o Ocidente deveria ver com respeito o desenvolvimento tecnológico da União Soviética...”. - Copyright ©2012 Editora Planeta DeAgostini do Brasil, Ltda.

(o acréscimo em itálico e o sublinhado é nosso).


























     N o v o ! *
*No dia 24 de dezembro de 2019, o MiG-31, seguindo o conceito que lhe deu origem, projeto combinado
Super-Interceptador + Super-Mísseis, foi dotado pela
Força Aeroespacial da Rússia dos primeiros mísseis
hipersônicos operacionais de cruzeiro Kinzhal, "...capaz de voar a uma velocidade de até doze Mach (o que equivale a dez vezes a velocidade do som, ou 14.800 km/h), além de superar todos os sistemas de defesa antiaérea e antimíssil existentes e em desenvolvimento
 ..."  

Fotos de MiG-31 dotados com os mísseis hipersônicos 
Kinzhal. Poderá ser dotado, também, com o Zircon-3M22, ver abaixo.
Superioridade tecnológica :

Abaixo o míssil hipersônico multi-plataforma (avião, navio, submarino e base em terra), o Zircon-3M22, modelo final já aprovado.
Abaixo, versão aérea do Zircon-3M22 
Abaixo, versão mar e terra do Zircon-3M22 


O QUE JÁ É OPERACIONAL HOJE, 13/08/2021

O interceptor supersônico MiG-31 foi um sonho russo que se tornou realidade.

13 de agosto de 2021  Tema: Rússia  Marca do blog: A reinicialização  
Tag: RússiaMilitaresTecnologiaMundoMiG-31

Desde a montagem dos mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinzhal até a implantação  de  tecnologia anti-satélite , a Força Aéroespacial Russa tem grandes planos para seu caça-interceptador MiG-31BM.
- por Mark Episkopos
- Mark Episkopos é um colaborador frequente do The National Interest. Mark também é Ph.D. estudante de História na American University.

Aqui está o que você precisa lembrar:  desde seu início no início dos anos 1980 até os dias atuais, o MiG-31
Foxhound tem sido a aeronave mais rápida a servir na antiga Força Aérea soviética e agora na Rússia
[na verdade trata-se do caça mais veloz do mundo, 3.000 km/h, pois o SR-71Blackbird, 3.740 km/h, é tão somente um avião espião desguarnecido de armamentos]
Sua velocidade o torna especialmente adequado como um interceptor de defesa doméstica, capaz de zunir pelo vasto espaço aéreo da Rússia para localizar e enfrentar intrusos o mais rápido possível.
[o teto do MiG-31 é de 82.000pés, enquanto o SR-71 é 85.000pés]
Desde a montagem de  mísseis hipersônicos Kh-47 M2 Kinzhal até a implantação  de  tecnologia anti-satélite , a Força Aéroespacial da Rússia tem grandes planos para seu caça. 
Desde a montagem desses  mísseis hipersônicos Kinzhal até a implantação  de  tecnologia anti-satélite , a Força Aéroespacial Russa tem grandes planos para seu caça MiG-31BM...

Imagens  de exercícios recém-lançadas de MiGs-31
interceptando um “intruso” na estratosfera trazem mais luz sobre as capacidades e o papel pretendido de sua última encarnação, o MiG-31BM.

O clipe,  divulgado  pelo Ministério da Defesa da Rússia, retrata um cenário típico de defesa doméstica. Uma variante mais antiga do MiG-31 desempenhava o papel de uma aeronave de vigilância coletando dados no espaço aéreo russo. Dois MiG-31BMs foram então enviados para interceptar o intruso após serem alertados de sua presença por sistemas de radar baseados em terra. 
Os 31BM localizaram e  visaram com sucesso  o intruso com “mísseis ar-ar simulados” a uma distância de 150 km.

Esta é a tarefa padrão para exercícios de caça a jato, exceto por um detalhe notável: o exercício ocorreu na estratosfera, com o MiG-31BM de interceptação voando em velocidades supersônicas. “As tripulações voaram a velocidades supersônicas de mais de 2.800 km / h na altitude de 18.000 metros ou 59.055 pés”,  segundo  o comunicado do Ministério da Defesa.

O meio de comunicação estatal russo TASS  relata que o exercício envolveu dez equipes, sugerindo vários conjuntos rotativos de interceptores e intrusos. Dado que o 31BM é a variante mais recente da prolífica linha MiG-31, esses tipos de exercícios têm como objetivo testar o novo hardware e também treinar pilotos para usá-lo.

Conforme  destacado anteriormente  pelo  The National Interest , a capacidade do MiG-31 de entregar cargas úteis pesadas em alturas e velocidades tão impressionantes explica porque é atualmente o único caça a jato russo autorizado a ser equipado em série com mísseis hipersônicos Kinzhal (14.800 km/h). 
Um esquadrão de 12 a 16 unidades de MiG-31 BMs
armados com Kinzhal foi  implantado  ao redor da região do Mar Negro em meados de 2018, após várias rodadas de  testes de combate  nos meses anteriores.

Mas, embora a capacidade de ameaça estratégica do MiG-31 tenha sido bem coberta no ano passado, este exercício recente é um lembrete da utilidade tática dos MiG-31 como interceptador. O 31BM retém o DNA de seu distante antecessor soviético MiG-25 em sua capacidade de engajar com eficácia aviões de vigilância rápidos e voando alto, como o  SR-71 Blackbird .

Este artigo apareceu pela primeira vez no ano passado e está sendo republicado devido ao interesse do leitor.
A atualização 31BM de 2010 segue a tendência russa estabelecida de preservar os designs originais das aeronaves enquanto integra armas e aviônicos modernos. Isso inclui controles digitalizados, um novo display LCD e um  radar  Zaslon-M [primeiro radar de varredura sintética no mundo] atualizado, capaz de rastrear até dez alvos no ar simultaneamente. O MiG-31BM  usa  o mesmo motor D-30F6 eficiente, embora antigo, do MiG-31 original.

Se essas pequenas atualizações de qualidade de vida não parecem empolgantes, é porque a grande reformulação do hardware está sendo guardada para o próximo MiG-41. Tentativamente  programada  para entrar em produção em meados da década de 2020 com a maior brevidade, o MiG-41 é  esperado  para ser um jato hipersônico capaz de voar no espaço exterior (327.000 pés).



Fontes:
- https://www.naval.com.br/blog/2020/03/20/russia-anuncia-segundo-teste-do-missil-hipersonico-zircon/
- https://nationalinterest.org/blog/reboot/mig-31-supersonic-interceptor-was-russian-dream-come-true-191819

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Tolkachev
https://www.cia.gov/news-information/featured-story-archive/2008-featured-story-archive/adolf-tolkachev.html
http://www.videofact.com/english/agents5_en.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Mikoyan_MiG-29 (Sensors-Tolkachev)http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ge/par6eur.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Flight_altitude_record
http://www.sergib.agava.ru/russia/mikoyan/mig/25/m/mig25m_e.htm
http://www.answers.com/topic/vympel-r-37
http://en.wikipedia.org/wiki/Vympel_R-37
http://en.wikipedia.org/wiki/Vympel_R_33
http://www.scramble.nl/wiki/index.php?title=Raytheon_(Hughes)_AIM-120_AMRAAM
http://www.raytheon.com/capabilities/products/apg63/http://www.fas.org/man/dod-101/sys/missile/aim-54.htmhttp://weapons.technology.youngester.com/2009/05/mig-31-foxhound-mikoyan-gurevich.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/SR-71
ASAS-Revista de Cultura e História da Aviação n°30-abril/maio-2006

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