
Finalmente o 3° caça de 5ª Geração !
Em 29 de 2010, voou o PAK FA!
Ele é o somatório de todos Conhecimentos da "família Sukhoi" mais tecnologias de ponta da Mikoyan Gurevich - MiG.
Voa mais rápido, mais longe, tem teto de serviço e razão de subida superiores ao F-22 Raptor e F-35 Lighiting II, embora não haja uma versão VTOL.
Há diferenças entre os angulos de enflexamento no bordo de ataque e formatos das asas. Elas são em delta-duplo (cortadas nas pontas) no T-50 e asas trapezoidais no F-22.
Atualmente sua denominação é Sukhoi T-57.
Sabemos da inigualável supermanobrabilidade da família Sukhoi, porém o PAK FA-T50 inova:
"...É difícil se fazer ALGO a mais em manobrabilidade do que foi feito já nos (Sukhoi) Flanker "avançados", especialmente o Su-30MKI. Entretanto, muito mais foi obtido no T-50 - Su-57, principalmente devido às enormes extensões dos bordos de ataque, com slats adaptados junto ao nariz (como canards). Estes se movem à frente fo centro de gravidade (CG) e aumentam a instabilidade estática (a qual, o quanto maior for, mais manobrável torna a aeronave). Supõe-se que a instabilidade estática do T-50 é entre 10~12%, o que se pode comparar com 5~6% para os Su-27M e Su-30MKI, sabendo-se ainda que as aeronaves mais antigas eram estaticamente estáveis. A questão é particularmente importante no vôo supersônico, quando o CG naturalmente se desloca à frente e a aeronave se torna excessivemente estável e muito menos ágil. Assim, o PAK FA T-50 - Su-57 é muito mais ágil em regime supersônico que qualquer caça anterior." - Revista ASAS Nº53 - Fevereiro/Março 2010.
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Desenvolvido a partir dos Demonstradores/Testadores, Sukhoi-47 Berkut (1997) e Mikoyan-Gurevich MiG-1.42 (2000), além do caça Geração 4ª++ Sukhoi-35S, (vide video) os três fornecedores de tecnologias como: motor, aerodinâmica, aviônica, sistemas de navegação/orientação, inclusive satelital, novíssimo radar AESA Tikhomirov NIIP N036 Byelka, derivado do soberbo Tikhomirov NIIP N035 Irbis-E, do Sukhoi-35BM, com varredura ativa, inclusive na multimodularidade de engajamento de alvos terrestres e aéreos e alcance de 400km, para um caça pequeno e o alcance de um caça "stealth" em 90km. O NIIP N036 Byelka pode trancar 30 alvos e engajar 8 simultâneamente, não importando se no ar, em terra ou no mar... e os demais aviônicos são uma avançada suite em "estado-de-arte"... Tais Sistemas de Defesa, Ataque, Contra-Medidas Orientação e Navegação são um marco na História da Força Aérea da Rússia. . Some-se a ele os OLS-35-Sistemas Eletroóticos Infravermelho e Laser, que detectam um caça a 20 Km, um tanque a 30km, também adquire alvos aéreos sem uso de pós-combustão (afterburning) até 50km vindo de frente e até 90km pelo hemisfério trazeiro, tudo sem emissão magnética, portanto, impossível de ser detectado. Ambos Sistemas de Detecção/Trancamento são reconhecidos como superiores aos similares IRST ocidentais. Há, ainda, uma nova versão, OLS-50 *, bem superior a OLS-35, que está sendo preparada para o Sukhoi T-50/Su-57 PAK FA.

*
1. Radar Sh121 com antena frontal banda X
2. Sensor IRST
3. IRST traseiro
4. Ferrão de cauda com uma provável antena de radar no local
5. Deriva monobloco móvel de peça única inclinada 25 graus
6. Empenagem horizontal monobloco
7. Posição do canhão de 30mm
8. Sonda de reabastecimento em voo retrátil
9. LERX móvel
10. Borda de ataque móvel - Possível local para instalação do radar
Banda L
11. Flaperon com duas seções
12. Motor 117S com TVC
13. Saída do pára-quedas de frenagem
14. Baia de armamento interno
15. Canoa de 4,5 metros de comprimento onde se suspeita levar armas,
radar lateral ou sistemas óticos
16. Pontos de fixação de cabides de armas. São dois em cada asa e um em
cada casulo do motor
17. Provável local dos lançadores de chaff e flare, ou instalação de
uma segunda canoa de armas
18. Envelope exterior dos dutos de ar para criar um "S"
vertical e esconde parte do motor
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No mês de agosto de 2012, o jato de combate de 5ª geração da Rússia, o Sukhoi T-50/Su-57, do programa PAK-FA, já completou com sucesso os testes de aproximação e reabastecimento em
vôo.
Os ensaios foram conduzidos pelo segundo protótipo do jato (T-50-2) , pelo avião-tanque Ilyushin Il-78 e por um Su-25UB utilizado como paquera para fazer a coleta dos dados de voo.
O T-50-2 está
realizando os testes para determinar o envelope de voo do caças em regimes
subsônicos e supersônicos, com diferentes configurações de carga bélica.
Já o T-50-1 está em preparo para uma série de ensaios em voos
com ângulos de ataque supercrítico e de supermanobrabilidade.
NOVO *
O Instituto Tikhomirov de Investigação Científica de Instrumentos está desenvolvendo um
novo radar, que apresenta modos de
funcionalidade plena, tanto ar-ar, ar-mar, ar-superfície, inclusive no modo simultâneo contra alvos múltiplos.
O Radar Tikhomirov NIIP N036
Byelka AESA, desenvolvido a
partir do soberbo radar Tikhomirov NIIP N035
Irbis-E, do Sukhoi su-35, foi destinado ao PAK FA Sukhoi T-50/Su-57de quinta geração (Stealth + Supercruzeiro).
É totalmente computadorizado com circuitos monolíticos integrados com micro-ondas de 45-90 nanómetros = MMCI **Possui uma antena avançada com viga e elementos da nanotecnologia semelhantes a Matriz Activa de Varredura Eletrônica (AESA) Ocidental, controlada eletronicamente.
É totalmente computadorizado com circuitos monolíticos integrados com micro-ondas de 45-90 nanómetros = MMCI **Possui uma antena avançada com viga e elementos da nanotecnologia semelhantes a Matriz Activa de Varredura Eletrônica (AESA) Ocidental, controlada eletronicamente.
O Instituto Nacional
de Propriedade Industrial INPI = NIIP de Moscou, afirma que o novo radar
fornece uma gama de detecção do alvo impressionante, com a capacidade de
detectar e classificar um único ou um grupo de objetos, durante a operação, na
presença de contramedidas eletrônicas. O
radar Byelka iniciou testes de voo a bordo do protótipo Nº3 do T-50, em agosto de 2012.
Essa impressionante tecnologia do radar
Byelka será a base para a modernização dos radares de defesa aérea da Rússia.
Byelka será a base para a modernização dos radares de defesa aérea da Rússia.
O sistema de radar Byelka compreende o N036-1-01, montado nariz, trata-se de um
radar AESA de Banda-X com 1.522 módulos transmissores/receptores (T/R), dois menores N036-1-01, também AESA de Banda-X com 358 módulos T/R montados nas
laterais da fuselagem dianteira, e mais dois
N036L-1-01 com matrizes de Banda-L sobre as LERX, extensões móveis nas raizes das asas, que não são utilizados
somente para a identificação amigo ou inimigo (IFF), mas também para fins de guerra eletrônica. O processamento das informações dos
sinais de Banda-X e Banda-L permitem a detecção
de alvos críticos, como aviões furtivos (Stealth) hostis. Este avançado sistema de radar pode
ter um alcance de detecção máxima de 400
quilômetros. O sistema de radar Byelka também inclui um avançado link de dados para troca de informações
entre formações de aeronaves amigas.
O Sistema Eletro-Óptico
Atoll UOMZ
101KS-V inclui: Detetor/Buscador/Acompanhante Infra-Vermelho 101KS-V
localizado na torre montada a estibordo e a frente do cockpit. Este
sensor pode detectar, identificar, controlar
e atacar vários alvos aéreos simultaneamente.
O Sistema Infravermelho de Contramedidas 101KS-O (ECM) tem sensores alojados em torres montadas na espinha dorsal e fuselagem dianteira. Usa contramedidas baseadas na busca a laser de calor dos mísseis. Este
complexo também inclui os sensores de aviso Atoll 101KS-U baseados em busca ultravioleta.
O Sistema Infravermelho de Contramedidas 101KS-O (ECM) tem sensores alojados em torres montadas na espinha dorsal e fuselagem dianteira. Usa contramedidas baseadas na busca a laser de calor dos mísseis. Este
complexo também inclui os sensores de aviso Atoll 101KS-U baseados em busca ultravioleta.
O avançado Sistema/pod
de Orientação e Navegação 101KS-N, sendo desenvolvido como parte do Sistema Eletro-Óptico Atoll UOMZ 101KS para o caça Sukhoi T-50.
Por último o Sistema L402 Himalayas de Contra-Medidas (ECM)
produzido pelo Instituto de Investigação Científica Kaluzhsky Radio-Técnica (KNIRTI) é uma suíte de contramedidas
eletrônicas destinada a proteger o caça Sukhoi T-50, de
5ª Geração da Rossiyskiye Aerokosmicheskiye Sily =
Força Aeroespacial da Rússia.
O Himalayas usa as matrizes
do radar Byelka e suas próprias
matrizes de deteção, bloqueio=jam e anulação por sistemas
baseados em radiofreqüência (RF). Uma das matrizes do Himalayas é montada na cobertura
dorsal entre os dois motores.
Fontes: - http://www.deagel.com/Aircraft-Warners-and-Sensors/Byelka_a002797001.aspx
- http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_PAK_FA
- http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi/HAL_FGFA
- http://en.wikipedia.org/wiki/Byelka_%28radar%29
- http://www.deagel.com/Navigation-and-Targeting-Systems/101KS-N_a002989001.aspx
- https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=753978791363979&id=
395231820572013&substory_index=0
Segundo o cronograma da KNAAPO, os primeiros exemplares de produção devem entrar em serviço na Rossiyskiye Aerokosmicheskiye Sily = Força Aeroespacial da Rússia. em 2015.
NOVO - 2
Novo sistema de radar
para o Sukhoi Su-57 PAK
FA
A quinta geração de aviões de combate PAK FA da Rússia deverá obter um sistema de radar baseado em fotônica no começo da década
de 2020, que pode exibir aviões furtivos em distâncias além do alcance de
mísseis ar-ar.
Facebook1714 - http://in.rbth.com/economics/defence/2016/01/20/new-radar-system-for-pak-fa-fighter_560689
O modelo
de trabalho do novo radar, a antena phased
array de rádio-óptica (ROFAR), que está sendo desenvolvido pela estatal Radio-Electronic Technologies (KRET), deverá estar pronto em 2018.
A
principal vantagem do ROFAR é a
largura de sua freqüência de transmissão. Enquanto a freqüência de
transmissão de um sistema de radar moderno é de 10 GHz, com ROFAR pode atingir 100 GHz.
Como
funciona o ROFAR?
"Na
prática, isso significa que o ROFAR pode produzir uma imagem 3D detalhada
do que está acontecendo a centenas de quilômetros de distância.
Por exemplo, a 400 km, não só
pode ver uma pessoa, mas até mesmo reconhecer seu rosto
", disse Vladimir
Mikheyev, Primeiro Diretor Adjunto da KRET
De acordo
com a KRET, o futuro ROFAR terá a metade do peso do sistema de radar
convencional actualmente a ser desenvolvido para o caça de geração IFTH.
Simultaneamente, a
resolução será dez vezes melhor, tornando possível "virtualmente
obter uma imagem de TV na faixa do radar".
Vantagens
adicionais
A
utilização da tecnologia fotónica de radiofrequência permite
uma redução significativa da visibilidade das aeronaves no espectro
infravermelho e do consumo de combustível. Isso é possível devido à alta
eficiência do futuro sistema de radar, que produzirá várias vezes menos calor.
Os desenvolvedores não terão que incluir um sistema de
resfriamento mais poderoso, o que aumentaria significativamente a massa do
produto e exigiria a eletricidade gerada pelos motores da aeronave, ao custo de
queimar combustível.
Não será
possível bloquear ROFAR através de interferência de alta potência. Para
os jammers, o alcance do sistema de guerra eletrônica deve ser
maior do que o do receptor de rádio, o que é fisicamente impossível com o radar
baseado em fotônica.
Se o
projeto ROFAR for concluído com sucesso, a tecnologia não só será usada para
sistemas de radar aéreo. De acordo com Mikheyev, equipar
navios navais russos com ROFAR tornaria possível reduzir o peso dos sistemas de
antena de bordo em cerca de 80-85%.
Existe
uma dificuldade
Os
anúncios dos fabricantes russos parecem optimistas, mas as realidades
económicas, as deficiências na organização e gestão e as dificuldades de
formação e recrutamento de pessoal podem dificultar a implementação destas
ideias. A Rússia ainda tem problemas em produzir sistemas aerotransportados
de radar aeroespacial eletrônico (AESA), como os que os EUA têm,
não apenas na sua quinta geração de aviões de combate F-22 e F-35, mas
também em sua última geração de F-16 e F-15. O
único sistema de radar russo AESA, o Zhuk-A,
projetado para o MiG-35, foi lançado pela primeira vez em 2009, mas ainda estava em fase
de testes no final de 2015.
O governo
russo alocou 680 milhões de rublos (menos de US $ 10 milhões) para todo o
programa ROFAR. Em comparação, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos
alocou US $ 110 milhões em fotônica em 2014, e planeja aumentar pelo menos
tanto de investidores privados.
Não só a Rússia e
os EUA estão envolvidos nesta corrida tecnológica. Cientistas
da Itália revelaram um modelo de funcionamento de um sistema de radares
fotônicos em março de 2013. E Jean-Loïc Galle,
vice-presidente executivo do grupo Thales, disse
que a empresa está intensificando o trabalho nesta área.
Com essa
competição global, os anúncios da KRET da Rússia de
que a tecnologia de trabalho deve ser construída em um futuro próximo soam
quase como um desafio e representam um teste adicional do valor da indústria de
defesa russa.

O Sukhoi T-50 PAK FA tem a maior capacidade de super-cruzeiro, isto é, velocidade constante super-sônica, Mach1,6, sem uso do afterburner.

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É o menor de toda "Família Sukhoi" e novas turbinas Lyulka-Saturn AL-41F1S (117S) de 152 kN=15,500 kgf=34,172 lbf, cada uma.
Velocidade máxima de 2.600km/h e Supercruise de mais de 1.800km/h.
É capaz de quase o dobro de alcance do F-22 Raptor, isto é, 5.500km.
Como envelope de missões tem o somatório, único, das funções de interceptação do F-22 Raptor e multifunção-tática do F-35 Lightining II.
É capaz de operar em pistas curtas igual ou menor que 400 metros...
A introdução na Força Aérea Russa do avião da quinta geração será acompanhada por criação de um Sistema Adicional Logístico, destinado ampliar as possibilidades de combate da Força Aérea da Rússia, composto de: Sistemas de Abastecimento e Apoio Terrestre, Aéreo e Orbital, além de Defesa Rádio-Eletrônica.
Esperamos um video do PAK FA Sukhoi T-50 realizando sua controlabilidade/supermanobrabilidade... uma vez que possúi TVC de 360°... o F-22 Raptor tem um TVC de 180°...
Comparando as superfícies de controlabilidade e os Sistemas de Controle de Empuxo = TVC = Thrust Vector Control. O F-22 não tem LERX.
Abaixo: comparação das Superfícies de Controle de Vôo dos dois caças...
Abaixo: as possíveis composições de armamentos ar-ar; ar-mar e ar-terra de última geração russas.
Também, além dos mísseis reconfigurados em seus desenhos e performances, foi desenvolvido para o Su-57, o mais esperado, isto é. o seu novíssimo míssil-multifunção, com capacidade de longuíssimo alcance de 300~400km, em qualquer quadrante, altitude e condição metereológica. Houve desenvolvimento de novos componentes para a fabricação do material de revestimento e novos sistemas de propulsão, guiagem e detecção de alvos, além, por exemplo, do desenvolvimento de várias versões dos Vympel RVV com alcances superiores a extraordinários 200Km.
Clique nas fotos e desenhos
MÍSSEIS DO Sukhoi Su-57 PAK FA
Kh-25MP (AS-1 Kegler) - anti-radiação - alcance máximo de 40 km – Mach 2.1
Kh-31PD (AS-17 Mod 2) anti-sistemas de defesa
eletrônicos & anti-AWAC - alcance máximo de
250+ km – Mach 3.5
Kh-35UE - anti-navio
tático - alcance máximo de 260 km – Mach 0.8
Kh-38 MLE – ar- superfície/alvos terrestres blindados/casamata/alvos em áreas litorâneas - alcance de 40+ km – Mach 2.2
Kh-58UShKE - anti-radição/específico
anti-pulso - alcance máximo de 245 km – Mach 4
K-100 Novator/KS-172S AAM-L (RVV-L) - míssil ar-ar e anti-AWAC - alcance de 400 km – Mach 3.8
R-27 EA/EP (A-10 Alamo) - míssil ar-ar - alcance máximo de 130 km – Mach 4.5
R-37M/RVV-BD (Izdelie 810) - míssil ar-ar - alcance máximo de 400 km – Mach 6
R-74/RVV-MD2 (AA-11 Archer) - míssil ar-ar - curto alcance máximo de 40 km – Mach 2.5
R-77/RVV-MAE* (AA-12 Adder) - míssil ar-ar - alcance máximo de 160 km – Mach 4.5
* R-77M essentially implements a solution similar to the Raytheon’s Patriot surface-to-air (SAM) missile system, according to Russia
Today.
Fontes:
* http://thediplomat.com/2013/12/new-russian-air-to-air-missiles-will-field-almost-perfect-accuracy/
O PAK-FA pode levar dois mísseis anti-radar Kh-58UShKE.
A nova versão do Kh-58 tem asas dobráveis.

O míssil de longo alcance 400 Km K-100 ou KS-172S
http://sistemasdearmas.com.br/aam/r172.html
Acima os mísseis Kh-35UE, Kh-38 MLE e Kh-25MP
Abaixo o comparativo nas Dotações de
Radares no Su-57 e
no F-22. O Sukhoi tem o
Radar AESA (banda X), localizado no hemisfério frontal/lateral e no ferrão da cauda
que é bem diferente dos Tikhomirov NIIP N012 Irbis E que
equipam os Sukhoi-30 e
Sukhoi-35. Tem,
também, antenas de radar nas asas na banda L. Somente o T-50 tem
um (avançado) IRST = Infra-Red Search and Track = Sistema
de Busca e Rastreio Infra-Vermelho.
Abaixo pode-se perceber os refinamentos aerodinâmicos e, nas partes de baixo do caça, inclusive os dois Compartimentos Internos de Armazenamento/Lançamento de Mísseis.
clique nas fotos
O Skhoi T-50
PAK FA é ainda equipado com aviônicos avançados que combinam o Sistema
de Controle de Vôo que, graças ao alto nível de
automação, inclusive integrado aos Radares de
Banda X e Band L, facilitam a pilotagem.
Comparando os HUD = Head Up Display = Tela
Frontal de Visualização de Informações :
O Canopi = Cockpit do T-50 :
Canopi Metalizado Com Nanotecnologia “Stealth”
O canopi do Sukhoi T-50 - Su-57 é revestido com vidro com tecnologia nanométrica "stealth" onde o ouro, o indio e o estanho comporão uma impermeabilização eletrônica anti-jammers no metal-pintura totalmente transparente:
"... A
principal tarefa de aeronaves com cabines com vidro da quinta
geração, em adição à característica de baixa resistência aerodinâmica
e alta resistência – é ocultar, a partir do canopi, o equipamento
a radares hostis. As asas e fuselagem cobertas com painéis
compostos estão "escondendo" o avião, mas através
do canopi a aeronave pode desmascarar-se ...".- Vladimir Vikulin
( http://www.izvestia.ru/news/519421 # ixzz1qEjvRORQ )
Izvestia
Journal 04.2012 - http://www.izvestia.ru/news/519421
# ixzz1qEjvRORQ
- http://www.composite-expo.com/12-polet-npp.html
Ver também - http;//www.findpatent.ru/patent/250/2502643.html
Ver também - http;//www.findpatent.ru/patent/250/2502643.html
O "Complexo
de Tecnologias" Obninsk NPP, que produz
componentes em materiais compósitos(*) para o avião de quinta geração Sukhoi T-50, desenvolveu um revestimento METALIZADO na composição do vidro do canopi, exclusivo, que reflete as ondas de rádio.
Em adição, o piloto é protegido da intensa radiação emitida perto do radar da aeronave em vôo. No entanto, para que a transparência da luz nas aeronaves permanecesse, na deposição(*) foi necessário o uso do ouro.
Como disse ao "Izvestia", o designer-chefe do Complexo de Tecnologias da Central Nuclear, Vladimir Vikulin, se faz a deposição (*) de camadas múltiplas de vários metais - ouro, índio e estanho. A espessura de uma camada é inferior a 20 nanómetros (um metro é igual a mil milhões de nanómetros), e todo o filme - 90 nm. Apesar desta pequena quantidade de metal no equipamento do canopi a radiação é reduzida em 250 vezes.
- A fim de aplicar este revestimento, nós desenvolvemos um magnetron de configuração especial, o que lhe permite atingir uma espessura de revestimento uniforme de cada camada de 20 nm. A uniformidade é muito importante: se a espessura exceder, altera as propriedades ópticas do canopi, se você fizer muito fino - a radiação eletromagnética teria "vazamento" - explicou Vikulin
.
De acordo com ele, para lâmpada do revestimento do avião é colocado na autoclave a partir do qual é levado ao vácuo. Em seguida, uma pistola especial eletromagnética de evaporação do metal da "pintura" e reveste com uniforme aplicação os elétrons na superfície, independentemente da sua curvatura.
- A combinação de ouro, estanho e índio foram escolhidos pelo ajuste dos espectros, o que dura vários anos. Durante este desenvolvimento, Oleg Prosovsky recebeu verba governamental - disse Vikulin.
Além do radar, da aplicação de ouro e de índio-estanho o revestimento resolve outro problema - protege a cabine de pilotagem e peças de plástico a partir de exposição à radiação ultravioleta e infravermelha. Em 2010, devido à fragilidade dos cintos de assento de ejeção de polímero, quando o avião perdeu um piloto indiano - a cinta que o segurava em sua cadeira, estourou. Com o novo revestimento isto pode ser evitado.
Espera-se que o novo "protótipo-lanterna" (nº6) do Sukhoi T-50 seja equipado com tudo isso após os ensaios.
- A principal tarefa de aeronaves com cabines com vidro da quinta geração, em adição à característica de baixa resistência aerodinâmica e alta resistência – é ocultar, a partir do canopi, o equipamento de radares hostis. As asas e fuselagem cobertas com painéis compostos estão "escondendo" o avião, mas através do cockpit da aeronave pode desmascarar-se. - disse Vladimir Vikulin.
Segundo ele, a mesma tecnologia serve para defender o Sukhoi T-50, no banho de radiação, do norte-americano Raptor F-22.
O custo exato da cobertura ainda não foi divulgado, mas Vikulin observou que custa menos de um milhão de rublos, e várias vezes mais barato do que os outros protótipos. Para cobrir um avião de luz são suficientes apenas 2-3 gramas de ouro.
Editor-chefe da agência de perfil "Airport" Oleg Panteleyev, acredita que mesmo que a nanotecnologia tenha valor várias vezes mais caro do que o habitual, mas o custo total na aeronave não tem um papel significativo.
- O elemento principal da escolha - isso, é claro, foi o motor da aeronave, que dá a localização da aeronave por parte da lâmina de metal - disse ele. - Mas o motor é capaz de fechar os painéis estanques. Um canopi tão simples não pode se esconder - ele deve ser transparente. Portanto, a utilização de tais soluções – foi uma medida necessária.
Em adição, o piloto é protegido da intensa radiação emitida perto do radar da aeronave em vôo. No entanto, para que a transparência da luz nas aeronaves permanecesse, na deposição(*) foi necessário o uso do ouro.
Como disse ao "Izvestia", o designer-chefe do Complexo de Tecnologias da Central Nuclear, Vladimir Vikulin, se faz a deposição (*) de camadas múltiplas de vários metais - ouro, índio e estanho. A espessura de uma camada é inferior a 20 nanómetros (um metro é igual a mil milhões de nanómetros), e todo o filme - 90 nm. Apesar desta pequena quantidade de metal no equipamento do canopi a radiação é reduzida em 250 vezes.
- A fim de aplicar este revestimento, nós desenvolvemos um magnetron de configuração especial, o que lhe permite atingir uma espessura de revestimento uniforme de cada camada de 20 nm. A uniformidade é muito importante: se a espessura exceder, altera as propriedades ópticas do canopi, se você fizer muito fino - a radiação eletromagnética teria "vazamento" - explicou Vikulin
.
De acordo com ele, para lâmpada do revestimento do avião é colocado na autoclave a partir do qual é levado ao vácuo. Em seguida, uma pistola especial eletromagnética de evaporação do metal da "pintura" e reveste com uniforme aplicação os elétrons na superfície, independentemente da sua curvatura.
- A combinação de ouro, estanho e índio foram escolhidos pelo ajuste dos espectros, o que dura vários anos. Durante este desenvolvimento, Oleg Prosovsky recebeu verba governamental - disse Vikulin.
Além do radar, da aplicação de ouro e de índio-estanho o revestimento resolve outro problema - protege a cabine de pilotagem e peças de plástico a partir de exposição à radiação ultravioleta e infravermelha. Em 2010, devido à fragilidade dos cintos de assento de ejeção de polímero, quando o avião perdeu um piloto indiano - a cinta que o segurava em sua cadeira, estourou. Com o novo revestimento isto pode ser evitado.
Espera-se que o novo "protótipo-lanterna" (nº6) do Sukhoi T-50 seja equipado com tudo isso após os ensaios.
- A principal tarefa de aeronaves com cabines com vidro da quinta geração, em adição à característica de baixa resistência aerodinâmica e alta resistência – é ocultar, a partir do canopi, o equipamento de radares hostis. As asas e fuselagem cobertas com painéis compostos estão "escondendo" o avião, mas através do cockpit da aeronave pode desmascarar-se. - disse Vladimir Vikulin.
Segundo ele, a mesma tecnologia serve para defender o Sukhoi T-50, no banho de radiação, do norte-americano Raptor F-22.
O custo exato da cobertura ainda não foi divulgado, mas Vikulin observou que custa menos de um milhão de rublos, e várias vezes mais barato do que os outros protótipos. Para cobrir um avião de luz são suficientes apenas 2-3 gramas de ouro.
Editor-chefe da agência de perfil "Airport" Oleg Panteleyev, acredita que mesmo que a nanotecnologia tenha valor várias vezes mais caro do que o habitual, mas o custo total na aeronave não tem um papel significativo.
- O elemento principal da escolha - isso, é claro, foi o motor da aeronave, que dá a localização da aeronave por parte da lâmina de metal - disse ele. - Mas o motor é capaz de fechar os painéis estanques. Um canopi tão simples não pode se esconder - ele deve ser transparente. Portanto, a utilização de tais soluções – foi uma medida necessária.
Notas:
(*)- Deposição é o processo sedimentar
que consiste na acumulação de matéria mineral ou orgânica, transportada pela
água, vento ou gelo.
(*)- Materiais compósitos são aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou
duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas, em sua
composição.
Prontificação além dos protótipos... :

SukhoiT-50~Su-57 PAK FA
http://www.defesaaereanaval.com.br/?paged=3&tag=pak-fa&print=pdf-page
Pilotos do caça russo poderão se ejetar
a uma altitude de 23 km.
Os cientistas russos inventaram equipamento
protetor para pilotos do caça Sukhoi T-50 Su-57 (PAK-FA),
que lhes permite aguentar sobrecargas até 9G
durante 30 segundos e se ejetar na
altitude de até 23 mil metros.
O equipamento protetor inclui também um
sistema de compensação da tensão nos pulmões, que leva oxigênio à máscara
respiratória do piloto, enchendo os pulmões por dentro e não lhes permitindo de
se colarem na condição da tensão baixa ou da sobrecarga. A tensão do gás
respirável pode atingir sete atmosferas.
Além disso, o sistema garante a compressão regular do corpo, o que precavê o
refluxo do sangue da cabeça e a perda de consciência.
FONTE: Voz da Rússia...............................................................................................................................................................
PAK FA Especifications 2012
Performance
Maximum speed: 2,100 - 2,500 km/h (Mach 2+) [30] (1,305 mph+)
g-limits: (10-11 g)
Cruise speed: 1,850 - 2,100 km/h (1,150 - 1,300 mph)=(Mach1.30.
Combat radius: 1,500 km [31] ()
Ferry range: 5,500 km (3,400 mi)
Service ceiling: 20,000 m (65,617 ft)
Rate of climb: 350 m/s (68,898 ft/min)
Wing loading: 330 (normal) - 470 (maximum) kg/m2 (67 (normal) - 96 (maximum) lb/ft2)
Thrust/weight: 1.19 [30]
Runway: 350 m (1,148 ft)
Endurance: 3.3 hrs (198 mins)
Armament
Guns: 2× 30 mm internal cannon
Hardpoints: 16 total, 8 internal, 8 on wings.
Avionics
Radar: N050 BRLS AESA/PESA Radar (Enhancement of IRBIS-E) on SU-35BM
Frequency: X (8 - 12 GHz)
Diameter: 0.7 m (2 ft 4 in)
Targets: 32 tracked, 8 engaged
Range: > 400 km (248 mi)
EPR: 3 m² (32.3 ft²) at 400 km (248 mi)
RCS: 3 m ² to 400 km, 1 m ² to 300 km, 0.5 m ² to 240 km, 0.1m ² to 165 km, 0.01M ² to 90 km.
Azimuth: 240 ° (± 120 °)
Power: 5,000 W
Weight: 65 to 80 kg (143 to 176 lb)

Seu novo acento ejetável (abaixo) é uma obra-prima da Zvezda: o K-59, que será desenvolvido do já extraordinário KD-36-5, assim como o novo capacete ZSh-10, acoplado com mira integrada (mais embaixo).
Seu novo capacete funcional integrado ZSh-10
Acima o MiG-35 voa em ala com o Sukhoi T-50 PAK FA, exemplos da inventiva tecnológica russa.
Fontes:
ASAS Revista de História e Cultura da Aviação N°45-Outubro / Novembro2008
(www.revistaasas.com.br/?ASA=show_newslag=1&LE=atual)http://port.pravda.ru/russa/27-01-2009/25954-cacarusso-0
http://knol.google.com/k/fifth-generation-fighter-aircraft-fgfa-pak-fa-t-50#
http://sistemasdearmas.com.br/ca/pakfa.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_PAK_FA
http://en.rian.ru/mlitary_news/20100129/157717728.html
http://www.izvestia.ru/news/519421 # ixzz1qEjvRORQ
http://en.wikipedia.org/wiki/Mikoyan_Project_1.44http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-47
http://en.wikipedia.org/wiki/Saturn_AL-41
http://www.ausairpower.net/APA-Flanker-Radars.html *
http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-030907-1.html
http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-300309-1.html
http://www.zvezda-npp.ru/engl/k36-d.html
http://www.ausairpower.net/notams.html#TOP
http://en.rian.ru/mlitary_news/20100129/157717728.html
http://en.wikipedia.org/wiki/F-22_Raptor
http://en.wikipedia.org/wiki/Monolithic_microwave_integrated_circuit
http://www.liveleak.com/view?i=560_1216629741&comments=1
*http://en.wikipedia.org/wiki/Plasma_stealth
*http://www.military-heat.com/43/russian-plasma-stealth-fighters/
*http://www.defenceaviation.com/2008/03/plasma-stealth.html
*http://thietre-blogdothietre.blogspot.com/2010/02/pak-fa-e-seus-micro-processadores.html **http://www.deagel.com/Navigation-and-Targeting-Systems/OLS-35_a001926001.aspx
http://www.defencetalk.com/forums/air-force-aviation/capabilities-modern-infra-red-search-track-systems-ols-pirate-eots-8595/
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