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domingo, 18 de dezembro de 2016

Pequena História da Aviação - Parte I

Pequena História da Aviação 
Parte I

1) A ANTIGA INVENÇÃO DA ARMA AÉREA RETORNÁVEL
Os bumerangues com voos de retorno são os primeiros artefatos, mais pesados-que-ar, sob controle aéreo, que se tem conhecimento. Haviam, porém, os bumerangues chamados sem controle de retorno...
Eles datam de mais de 50.000~23.000 anos em plena Idade da Pedra Lascada (Era Paleolítica) e ao contrário do que se tem como informação geral, existiu em muitas civilizações espalhadas em todaTerra.

- https://sk.pinterest.com/pin/231020655864670497/

...Um bumerangue clássico, à primeira vista, segue o princípio da asa de avião, com um dos lados invertido: seu perfil é planoconvexo, ou seja, plano na parte de baixo (intradorso) e convexo na parte de cima (extradorso). Esse perfil aerodinâmico fuselado é que permite a sustentação: as moléculas de ar passam mais depressa pela parte de cima, criando assim uma zona de baixa pressão, e a pressão maior na parte de baixo mantém o bumerangue no ar. Reconhece-se um perfil fuselado pela existência de um bordo de ataque arredondado, que primeiro encontra o ar, e um bordo de fuga, achatado, por onde o ar escapa. Na asa do avião, os dois bordos de ataque são virados para a frente. O bumerangue, para rodar, tem o bordo de ataque de um dos lados virado para trás.
http://super.abril.com.br/comportamento/o-vaivem-do-bumerangue-pelo-tempo/
Um corpo fuselado é todo corpo que, ao ser percorrido por um fluxo de ar, não formará turbulência na sua parte posterior.
Os princípios que regem estas forças são o Teorema de Bernoulli o Princípio de Ação e Reação (Terceira Lei de Newton).
Na asa de um
avião, o Teorema de Bernoulli é responsável por  70%, 
aproximadamente, da sustentação. Quanto aos 30% restantes, o Princípio de Ação e Reação encarrega-se de executá-los.

- http://www-usr.inf.ufsm.br/~giuseppe/aviacao2.html

Um bumerangue que retorna tem duas ou mais asas aerodinamicamente dispostas de modo que as lâminas que a compõe criem forças aerodinâmicas instáveis, como rotação/translação=trajetória/ precessão, permitindo um voo de trajetória elíptica                                                                                                                clique nas fotos



Torque de Precessão ocorre, também, com os planetas...


...Porém ninguém sabe com certeza como o bumerangue de retorno foi inventado, mas alguns fabricantes modernos de bumerangues
especulam que ele se desenvolveu a partir do bastão de lançamento achatado, bumerangue sem retorno, ainda hoje usado pelos aborígenes australianos e outros povos em todo o mundo...

Cruzando Culturas
Assírios:
Nessa região localizada entre  os rios Tigre e Eufrates no Oriente
Mediterrâneoatualmente Iraque, surgiram as primeiras civilizações
mesopotâmicasSuméria e a Arcádia...nela há indícios sobre o
bumerangue que, mais tarde, teria  emigrado para Egito Grécia
.

- http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1525/aa.1914.16.1.02a00030/pdf
 http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/sumerios-acadios.htm

Egito O rei Tutankhamon, do Antigo Egito, morto há mais de 3.300 anos, possuía uma coleção de bumerangues tanto de forma reta, não retornável, quanto curvo de retorno...
Cruzando culturas, sobretudo neste período do faraó Tutankhamon (1361~
1352 a/C.), em sua tumba foram encontrados os diversos diversos
bumerangues, inclusive alguns de marfim recobertos de ouro. As margens do Nilo, pinturas da época indicam que jogar bumerangue era um esporte da elite.


 
Acima: Coleção de Bumerangues do Faraó Tutankhamon

Grécia: Haviam armas comumente usadas com o termo "lagoa" = lança-feras, porém não se sabe se eram bumerangue com ou sem retorno...  

Creta-Minoica: aproximadamente 2000 a/C, tais armas, também, eram sinais de distinção social, dando dignidade aos líderes militares.

França-Gália:  "...Não está claro se, como os atuais turistas que praticam o frisbe e outros esportes, nas praias da península de Cotentin, no noroeste francês
se assemelhariam aos antigos praticantes de caça ou recreio de lançamento de
bumerangues... mas há mais de 2000 a/C, provavelmente, poderíam existir por lá hábeis gauleses que o fizesse...
Isso é o que acaba de provar uma descoberta feita em Urville-Nacqueville teutons , perto de Haia. Na verdade, foi encontrado um bumerangue (ver abaixo) que era usado tanto pelos gauleses, quanto pelos (germânicos)...". 
Para o norte, o uso do bumerangue era utilizado para a caça aos pássaros...
Godos:  Há provas do uso de bumerangues, na caça ao pássaro, a partir de aproximadamente 100 d/C.
As varas de caça descobertas na Europa parecem ter formado parte do arsenal de armas da Idade da Pedra, em sua primeira fase, que vai de 50.000 a/C até 10.000 a/C, aproximadamente, quando o homem fabricou esses primeiros utensílios, entre tais, tacape, arco e flecha, faca, lança e
bumerangues sem retorno e com retorno... até o início do Neolítico. 
(Ver tabela do tempo acima). 
Nas pinturas rupestres do Paleolítico, surge o relato pictórico do uso dessas madeiras lançadas. 

Polônia: a "Caverna Olazowanos "Cárpatos  Poloneses " é,certamente,
a descoberta mais antiga da Europa:  (!!)...
Um bumerangue foi descoberto em Caverna Oblazowa nas montanhas dos
Cárpatos da Polônia, feito de uma presa de mamute e acredita-se que, com o Teste do AMS e objetos encontrados com ele, tenham cerca de 30.000 anos
a/C

UraisEncontraram-se exemplares com idade partir de 2000 a/C.

Holanda: Foram encontrados bumerangues em Velsen Vlaardingen e
desde o primeiro século a/C.

Escandinávia do Norte: O lançamento de madeira era praticado desde 5000 a/C.

Alemanha (Teuton's): Em cerca de 800 a 400 a/C., bumerangues foram encontrados em  perto de Elbschottern Magdeburg.
Roma: 500 a/C, aproximadamente, os militares relegaram o
bumerangue à população rural, para a caça de aves e lebres...

ÍndiaNa Índia, entre 25000~1800 a/...os jogos de lançamento de madeiras com retorno, não eram muito populares. Eram usados ​​em duas regiões apenas:  
1. O norte-indiano, onde tais bumerangues só eram usadas para caçar. 
2. O sul da Índia, ainda se jogavam bumerangues = Valari como uma arma de batalha antes que a Índia se tornasse uma colônia britânica
Hoje, o 
bumerangue perdeu seu uso como arma e se tornou um objeto de culto.
Paralelamente à mudança funcional, o material foi alterado de madeira para ferro e marfim... A questão de saber se os artefatos de madeiras do sul da Índia eram retornáveis, ou seja, se eram de fato bumerangues, ainda é controversa.
Os exames mais recentes o negaram, embora o lançamento com retorno não seja desconhecido para a mitologia indiana. O raio de Indras, por exemplo, voltou às mãos do deus depois que o jogou.

Austrália:
Os bumerangues que são jogados na caça, aos cangurus, aparecem, do mesmo modo, em algumas das mais antigas arte rupestres do mundo (desenhos geralmente feitos em cavernas). As principais são da região de Kimberly, que é potencialmente além de 10.000 anos a/C. Escritos e pinturas de bumerangues
também aparecem na arte rupestre da Papua Ocidental, inclusive na Península de Cabeça de Pássaro Kaimana, nesta última, provavelmente datando do
Último Período Glacial, quando os níveis mais baixos do mar levaram à continuidade cultural entre Papua e Arnhem Land no norte da Austrália. 

Embora tradicionalmente pensado como australiano
os bumerangues
foram encontrados, também, como dissemos acima, no Egitona China,
na Babilôniana Assíriana Indiana Núbia... e, possivelmente, na América do Norte ! ...


Há uma tendência de se acreditar que somente os aborígenes da
Austrália 
usaram o bumerangues como arma. Na verdade até os dias de hoje eles caçam morcegos-raposa com essa arma aérea.        clique nas fotos


América:
Entre algumas tribos indígenas da América do Nortehá os índios Navajos, Creeks e Cherokees...
Eles tinham um tipo de machado, o Tomahawk, historicamente com grande controvérsia, pois, ainda não se sabe sobre tal tipo de bumerangue, se
bumerangue de retorno ou bumerangue sem retorno sendo delicadamente
equilibrado e muito mais difícil de se fazer do que um machado comum... 
O voo curvo característico dos bumerangue retornáveis teria, provavelmente sido notado pelos primeiros caçadores que tentavam "calibrar" seus bastões jogando para voar reto...
Há Tomahawks esportivos que fazem o voo curvo característico dos
bumerangues retornáveis:

Ver: https://www.youtube.com/watch?v=ft6whAmezZY


Não há consenso entre muitos historiadores sobre a não invenção do arco e flecha, em toda civilização, que utilizava o bumerangue.
Há, porém, uma teoria de que a origem desse artefato e mesmo outros tipos de bumerangues, com mais de duas asas, começou com sua utilização para espantar pássaros das plantações.

2) A INVENÇÃO CHINESA DO HELICÓPTERO
                                               ( TOPO ) 
a- Alguns tipos destes brinquedos, com histórico anterior de, pelo menos 500 a/C. na China, eram feitos para lançamentos diretos pela força giratória fornecida por mãos humanas... Uma haste, acoplada a um par de hélices era girada rapidamente entre as palmas das mãos até que o invento se autotransportasse. Mais tarde, fitas de borracha ou pequenas molas também eram usadas ​​para a força motriz.                              clique na foto
b- Outra versão do topo chinês tinha um rotor de metal encaixado sobre o eixo (haste rosqueada) que, comprimido com a finalidade de ser expelido, o conjunto de hélices (rotor) subia girando na rosca da haste...e quando o brinquedo era lançado, uma vez livre de seu berço, desprendía-se disparado para o ar com grande velocidade, subindo a uma grande altura... Uma mão na extremidade inferior da haste e a outra empurrando o rotor ao longo do tubo, fazia a hélice girar em torno dessa haste em alta velocidade, alçando-a para fora desta com grande força. Quando se apontava a haste inclinada para a frente, a hélice voava a uma boa distância do local de lançamento. 
c- Uma terceira versão era girada com uma corda enrolada na haste, puxada com força, gerava o mesmo resultado dos outros modelos...
d- Outra, mais elaborada, lançava a hélice ao ar, ficando a haste fixa no rotor .   

e- A primeira evidência histórica de um helicóptero (toposendo construído no Ocidente data de 1784, quando dois artesãos franceses, Launoy e Bienvenu, (re)inventaram o brinquedo engenhoso, de origem chinesa (abaixo), acionado pela tensão de um arco usado como mola. Consistia-se de uma haste e de duas hélices feitas de penas de pássaros fixadas nas pontas do seu eixo (rotores). Soltando a corda, a mola tensionada pelo arco causava um intenso giro da haste e seus rotores, girando-os por alguns segundos, o suficiente para causar o voo do brinquedo que alçava no ar alguns metros. ("A Enciclopédia Ilustrada de Helicópteros", de G.Apóstolo 1984).

... todos modelos eram vendido por comerciantes chineses na América na virada do século XIX e provou ser muito popular entre as crianças que tinham grande prazer em ver as asas girarem voando pelo ar...e tendo a triste sensação quando eles não conseguiam retornar à terra...quando, às vezes, enganchavam nos ramos superiores de uma árvore ou descansavam para sempre sobre um telhado...
Por mais lúdico que fosse, o topo chinês ilustrava perfeitamente o princípio fundamental do helicóptero. Séculos depois de sua aparição na primeira das nações civilizadas, estava destinado a incendiar a imaginação de cientistas e inventores em todo o mundo Ocidental.
Muitos sentiram que ele continha a resposta ao velho sonho do homem voar.

3)   A INVENÇÃO CHINESA DE PIPAS   
As pipas tem sua origem no oriente, mais especificamente na China.
Estas primeiras pipas eram retangulares e planas.                              clique nas fotos
Eram usadas primordialmente por adultos e para atividades militares, servindo para passar sinais durante as batalhas nos séculos 770~221 a/C, destacadamente na dinastia Zhoude 951~960 a/C, 30.000 anos, nas províncias de Shandong, China Oriental e na cidade de Lu, onde nasceu Confucius em 551~479 a/C.
Acima, uma representação de pipa chinesa com um sinal, um código, com significado militar de batalha...
Com o tempo veio o fascínio de voar como elas e o filósofo Mozi (475~221 a/C) escreveu em seu livro de Han Fei Zi, textos sobre a mu yang = pipa de madeira, que ele construiu com Lu Ban, mestre de marcenaria e filósofo da madeira, durante três anos, uma pipa que alçava um homem...
Abaixo, deram-lhe o nome de mu hëi húzi = pipa de madeira barba negra, desta vez já a usaram, com um observador em posição privilegiada, do alto, revelando todo o
movimento do inimigo... 
O aventureiro, explorador, mercador e embaixador veneziano, Marco Polo, em 1.300 d/C conta, em seu livro "As Viagens de Marco Polo", que os chineses construíam
pipas grandes o suficiente para levantar um homem. 
(Ver pipas-caixa de Lawrence Hargrave - cap. 11), letra f ).


Há relatos de pipas japonesas ( fotos ),  com observadores que guiavam barcos entre caminhos pedregosos, como as representações nos desenhos mais acima. 

4)  SONHOS E LENDAS SOBRE UM POSSÍVEL HOMEM VOADOR 
Desde o primeiro milênio a/C, na Antiguidade da Grécia, o Mito de Ícaro 
mostrava o desejo do homem voar.


5) Leonardo da Vinci (1452~1519), gênio de Florença, Itália, pintor, desenhista, poeta, matemático, projetista, arquiteto e engenheiro militar. Realizou desenhos e projetos em matemática, perspectiva, ótica, mecânica, balística, fortificações, hidráulica e astronomia. Porém, apesar de seus embasamentos técnico-científicos na concepção de seus inventos, estes eram coerentes cientificamente, porém impraticáveis, já que não haviam materiais próprios que possibilitassem seus experimentos e comprovação, muitos vieram a ser realizados com sucesso no futuro.                                                clique nas fotos

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 -  http://es.slideshare.net/rurenagarcia/sobre-mecnica-i  +  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ornit%C3%B3ptero   

6) Em 1640, Evangelista Torricelli descobriu que o ar tem massa. Ao experimentar com a medição de mercúrio, ele descobriu que o ar exerce pressão sobre o mercúrio.
E, em uma publicação  entitulada "Hydrodynamica" Daniel Bernoulli, 1738
introduziu os conceitos que formaram a Teoria Cinética dos Gases.
- https://www.researchgate.net/publication/289677123_Daniel_Bernoulli_Hydrodynamica_1738.

Citado na Wikipédia:  " Uma consequência desta lei é que se a velocidade aumenta, então a pressão cai. Isto é explorado pela asa de um avião que é projetada para criar uma área acima de sua superfície onde a velocidade do ar aumenta. A pressão desta área é menor e assim a asa é sugada para cima."
Ver, de novo empipas-caixa de Lawrence Hargrave - cap11), letra f ).

Porém, este cientificismo, não foi a tônica dos "inventores"...
Houveram ingredientes inerentes aos tempos e culturas...
Ao longo dessa busca, superstições, crendices e ignorância das leis físicas, químicas e da hidro e termodinâmicas, levaram indivíduos a produzirem idéias e mesmo "invenções sem sustentação, sequer, lógica"... outras, ao serem retomadas no futuro, junto a materiais desenvolvidos e apropriados se confirmaram como idéias viáveis...
Importante lembrar que, muitas dessas "invenções" tinham patentes legais...
A- Haviam as estapafúrdias, isto é, anticientíficas, como essas abaixo:

B- ...E algumas que, como proposta, anteviram o futuro:      clique nas fotos

c- Entre o imaginário que vigorava nos povos da Europa, mesmo depois do advento do Cartesianismo, de René Descartes (1596~1650), o movimento intelectual suscitado pelo seu pensamento filosófico na Revolução Científica 
do Iluminismo, afirmava um novo primado:
A autonomia de uma razão duvidante, científica e subjetivista em confronto ao primado da autoridade tradicional e da crença metafísica-religiosa. Mais tarde
Isto foi somado ao Positivismo de Augusto Comte (1798~1857), que entende que o conhecimento verdadeiro só é possível por meio da observação e da aferição empírica no mundo, ambos nunca alcançaram vencer a querela Tradição Religiosa-Supersticiosa...daí o confronto 
Tradição X Inovação no século XIX.                                                                                                               clique nas fotos
...O imaginário europeu cotidianamente abalroava esse cientificismo...que afirmava a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade, fossem a religião, a filosofia ou a metafísica... A imaginação contaminada distorcia a elucubração... 
Daí, mesmo no campo do progresso das invenções, permeava o medo do desconhecido e, muitas vezes, havia a auto-censura que obstruía uma inventiva mais livre, progressiva, científica...
Esse Imaginário é contaminado por lendas, superstições e religiosidades até os dias atuais...

At CriticalPast.com
E mesmo depois de 1906, em um tempo em que Santos Dumont, Louis Blériot, Gabriel Voison, Henry Farman, Hubert LathanErnest ArchdeaconLéon Delagrange, Léon Lavavasseur, etc, vigoravam com seu cientificismo e a conquista do ar, as superstições e crendices religiosas ainda permaneciam nas mentes de toda Europa...
7) A LOCOMOÇÃO AÉREA ATRAVÉS DO MAIS LEVE QUE O  AR
a-  A primeira demonstração concreta (1709) de um BALÃO A AR QUENTE foi
realizada pelo padre inventor luso-brasileiro, Bartolomeu Lourenço de Gusmão .
     + http://www.start-flying.com/Montgolfier.htm  (about Bartolomeu de Gusmão).

b- Os primeiros balões a ar quente em voo público foram produzidos e
apresentados pelos irmãos Joseph-Ralf e Jacques-Étienne Montgolfier que descobriram, em 1792,  que a fumaça de uma fogueira fazia inflar um saco de seda. 


"Eles decidiram fazer uma demonstração pública do seu invento para estabelecer a reivindicação de sua invenção:  construíram um balão em forma de globo cuja embalagem tinha com três camadas finas de papel, com capacidade de cerca de 790 m³ de ar e pesava 225 kg. Foi construído de quatro partes (a abóbada e as três faixas laterais) e prendeu-se junto por 1.800 botões. Uma rede de cabo de reforço cobria o exterior do envelope.
Em colaboração com o bem sucedido fabricante de papel de parede Jean Baptiste Réveillon, Étienne construiu um envelope de tafetá de 1.060 m 3revestido com
um verniz de alumínio (que possui propriedades anti-chamas). O balão era azul celeste e decorado com flores douradas, sinais do zodíaco e sóis. O projeto mostrou a intervenção de Réveillon. Em 11 de setembro de 1782perto da casa de Réveillon, realizaram juntos um teste recheado de superstições, cuja principal era o possível destino de criaturas vivas além da atmosfera... tendo o rei sugerido o lançamento de dois criminosos condenados, porém é mais provável que os inventores decidiram enviar uma ovelha, um pato e um galo em primeiro lugar.        
Em 4 de junho de 1783, eles realizaram sua primeira demonstração pública em
Annonay-ArdecheFrança, na frente de um grupo de dignitários do Governo local. Seu vôo cobriu 2 km, durou 10 minutos, e teve uma altitude estimada de 1.600~2.000 m. A notícia de seu sucesso rapidamente alcançou ParisÉtienne foi à capital para fazer mais demonstrações e solidificar a petição de patente dos irmãos Montgolfier
 a invenção do balão a ar quente
                                          clique nas fotos
Acima: Modelo do balão dos irmãos Montgolfier no Museu de Ciência de Londres

c-  O PRIMEIRO VOO PÚBLICO PILOTADO EM UM 
                BALÃO   AR QUENTE           clique na foto 

O balão de ar quente inventado pelos irmãos Montgolfier (Françatransportou Jean-Francois de Rozier Pilâtre, físico francês de 29 anos. Foi o o primeiro vôo livre em um balão, em novembro de 1783.  Com ele, o entusiasmado d'Arlandes Marquis, passageiro e atento "técnico de manutenção de fogo" (um tanto negligenciada) mantinha a bola em voo. 
Mais tarde o balão a ar quente foi bastante utilizado militarmente como posto de observação dos movimentos de tropas adversárias nas Guerras Napoleônicas...
Os líderes da Revolução Francesa1789, eram obviamente interessados em qualquer invenção que pudesse promover sua causa. Eles fundaram no início dos anos da revolução uma escola de balonismo militar. Esta instituição teve a honra de fornecer ao mundo seus primeiros balonistas militares, cujas observações de um balão, na Batalha de Fleurus, em 1794, garantiram a vitória francesa. Apesar disso, Napoleão Bonaparte não se impressionou com as possibilidades do balão como arma militar

Abaixo à esquerda, a Batalha de Fleurustrouxe ainda mais vitórias para os exércitos revolucionários. Embora na invasão do Piemonte houvesse fracassado, as forças francesas invadiram a Espanha através dos Pirineus e tomaram São Sebastião e os franceses saíram vitoriosos em Fleurus, o que lhes permitiu ocupar a totalidade da Bélgica e da Renânia com a ajuda do Balão a Ar Quente.
Abaixo à direita, durante o Cerco de Mainz, pelos exércitos da Primeira Coalizão Napoleônica, no mesmo ano de 1794, até a Batalha de Mainz, em 1795  utilizando o BALÃO A GÁS HIDROGÊNIO...                                      clique na foto







d- Em 1783, Jacques Alexandre César Charles, ao observar o gás despreendido na ação do ácido sulfúrico sobre limalhas de ferro, intentou acondicioná-lo em um
Balão... daí o primeiro BALÃO A GÁS HIDROGÊNIO. 

Acima, a representação da primeira ascensão pública de um Balão de Hidrogênio

Jacques Charles percebeu que o hidrogênio era menos denso que o ar.
Com base neste conhecimento, ousou fazer o primeiro balão usando gás
hidrogênio. No dia 27 de agosto de 1783seu balão alcançou quase mil
metros de altura
balão de hidrogênio, com a expansão do hidrogênio, dado a altitude atingida, explodiu ! Com o estrondo, os camponeses supersticiosos, dos arredores de Paris, vendo os destroços se preciptarem, em grande alarido e munidos de suas ferramentas, paus e pedras, passaram a destruír o que restou do balão... !!    
         Ver abaixo:

Alguns meses depois, em dezembro, Jacques Charles, ao lado do irmão, Ainé Roberts, realizou mais uma tentativa e fez um novo balão, o Charlière, que percorreu cerca de 20 quilômetros pelos céus de Paris. Foi a descoberta do balão de hidrogênio que tornou Charles famoso em vida, apesar dele ter entrado para a História, posteriormente, por outra descoberta, a Lei de Charles, ou, Lei de Zero Kelvin (Zero Absoluto).

Em 1787Charles desenvolveu a lei que o celebrizou na área da Física e da Química, quando se referiu à forma como o volume de uma massa fixa de gás varia proporcionalmente com a temperatura, mantendo-se a pressão constante. Enunciado de forma moderna, a pressão constante, o volume de uma dada massa de gás varia proporcionalmente com o valor da sua temperatura absoluta.                              clique na foto
Acima à esquerda, a Batalha de Fleurus (Galerie des Batailles do Palácio de Versailles). Notar o balão de observação ao fundo. 

Em 1793, um dos irmãos Montgolfier tinha proposto, durante Cerco de Toulon, lançar uma carga explosiva sobre a cidade a partir de um balão
O assunto foi do interesse das autoridades pois o Comité de Salvação Pública  apoiou as pesquisas sobre balões de observação. Por decreto de 2 de abril de 1794, foi criada a primeira companhia de balões, esta entrou ao serviço no Armée de Sambre-et-Meuse = Exército de Sambre-et-Meuse .
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Fleurus_(1794)    +  http://users.skynet.be/tintinpassion/VOIRSAVOIR/Ballon/pages_ballon/010_Ballon.html 

Acima, à direita, já na  Batalha do Mainz (29 de outubro de 1795) o exército Habsburgo austríaco liderado por François Sebastien Charles Joseph de Croix - Conde de Clerfayt, realiza um reconhecimento por balão, que indica um ataque surpresa contra quatro divisões francesas do Exército do Reno-et-Moselle = Exército do Reno-e-Moselle, dirigido por François Ignace Schaal.
https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Mainz    + https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Mainz#/media/File:Early_flight_02561u_(1)

Acima, a primeira aeronave militar, construída para o Exército do Norte (França) foi preparada em Meudon e batizado de "Empreendedor"
Sua primeira ascensão militar ocorreu com o próprio construtor, Charles Contello - durante o cerco de Maubeuge, 02 de junho de 1794. Mas o uso mais importante foi realizada 26 de junho, durante a Batalha de Fleurus: Jourdan, general francês, reuniu-se com o exército do Entente, sob o
comandado do príncipe de Saxe-Coburg e composta por forças austro-alemães, holandesas britânicas. Na ocasião, L'Entreprenant = O Empreendedor, balão de Contello, permaneceu equilibrado no ar durante 9 horas consecutivas, permitindo ao observador, fornecer informações úteis para o tiroteio.
Parece que a apresentação destas observações foi decisiva para o resultado deste dia. No ano seguinte, 1795, encontramos Contello ainda a bordo do "L'Entreprenant"="O Empreendedor" no ataque de Mainz.
Esta companhia tinha um efetivo de 26 homens (oficiais e praças) e estava equipada com um balão de seda, com quase 11 metros de diâmetro, cheio com hidrogênio. A sua primeira utilização no campo de batalha foi em junho de 1794, em Fleurus. As mensagens eram transmitidas para o solo através de sinais feitos com bandeirolas ou por notas escritas e atiradas em sacos com pesos.
Durante a Batalha de Fleurus, um destes balões de observação manteve-se no ar durante as 10 horas em que duraram os combates. No cesto deste balão encontravam-se Charles Contello, o construtor, e Antoine Morlot, o comandante de uma das divisões do Armée de la Moselle. As mensagens eram enviadas através de um cabo com um saco. Isto permitiu ver o campo de batalha de uma perspectiva muito favorável e tomar decisões mais cedo que o normal. O balão também influenciou as tropas austríacas. Estas receavam o balão e viam-no como um agente do Diabo que se tinha aliado à República Francesa.

e- Em 1785, houve a primeira Travessia do Canal da Mancha por Jean-Pierre Blanchard e John Jeffries, demonstrando a viabilidade e importância estratégica do balão, que seria comprovada no Cerco a Paris em 1871, na superaração do bloqueio Alemão.

f
Em 
1897, houve primeira tentativa da conquista, fracassada, do Pólo Norte, por balãorealizada pela expedição 
sueca, em 1897, de S.A. Andrée, Knut Fraenkel e Nils Stringberg. Todos morreram pela fome e frio. Registros, filmes fotografias, foram resgatados somente em 1930.
                                                                           clique na foto

g- Na Guerra dos Bôeres (1899~1902), balões já haviam acompanhado            expedições exploradoras (Guerras de Colonização) à Bechuanaland e
Souakimno Sudãoem 1884~1885, que desempenharam um papel importante nas táticas e mesmo na estratégia militar no rearranjo nas colonizações da Áfica, Ásia e Oceania.
Acima: Mulheres e crianças bôeres em campo de concentração inglês.

8)   Os Primeiros Balões Dirigíveis
a- Em 24 de setembro de 1852, o engenheiro francês Jules Henri Giffard criou a primeira aeronave dirigível mais leve que o ar e o primeiro injetor de água,  voando 27,36 km a 8 km/h, com um motor a vapor de 3 hp, que pesava 113 kg mais uma caldeira de 45,4 kg.
Embora sem força para superar um vento leve, foi um promissor caminho para os verdadeiros balões dirigíveis práticos.                         clique na foto


b- Em 1843 o modelo de dirigível, construído pelos irmãos Tissandier, foi exibido no Museu da Ciência, de Londres, em 23 de junho de 1850.
Era equipado com um motor Siemens, este balão foi o primeiro a ser alimentado por eletricidade (pilha elétrica).
Ver abaixo a gaiola onde a pilha  ficava alojada junto com os mecânicos e piloto...
Os Irmãos Gaston Tissandier (1843-1899) e Albert 
Tissandier (1839~1906)
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c- Em 1870Charles Renard propôs uma normatização dos valores numéricos utilizados no Sistema Métrico para a construção mecânica, e particularmente para a padronização do diâmetro de cabos. O intervalo de 1 a 10 foi dividido em 5, 10, 20 e 40. Estas séries de Renard em
progressão geométrica, foram adotadas em 1952 na mundialmente utilizada Norma ISO 3.
Em 1877 Charles Renard fundou o Estabelecimento Central de Aerostatação
Militar de Chalais-MeudonFrança que veio a ser o primeiro laboratório de ensaios aeronáuticos do mundo. Em 1879, ele solicitou do Ministério da Guerra verba para o estabelecimento de um hangar, sem portas, o Hangar Y, destinado a abrigar balões e dirigíveis, foi construído pelo engenheiro Dion para a Exposition Universelle de 1878. O Hangar Y serviu 
na
Primeira Grande Guerra, em 1914~1918, como oficina.
Foi neste hangar que Arthur Constantin Krebs  Charles Renard 
construíram e testaram o balão dirigível La France. Um balão alongado com 50 metros de comprimento.
Era alimentado por motor elétrico por uma pilha de 7,5 hp e uma hélice "tratora"~"rebocadora" o deslocava. 
Em 9 de agosto de 1884, o dirigível La France fez seu vôo inaugural, viajando 
8 quilômetros  sob um vento leve e retornando a seu ponto de partida 23 minutos mais tarde. O  "La France" fez o primeiro voo livre totalmente controlado em 1884 .
Este foi considerado o primeiro voo circular tripulado do mundo.                                                                                                        clique na foto

10) Antes mesmo que Santos Dumont superasse (em 19.10.1901) a
controlabilidade de Jules Henri Giffardcom seu balão a vapor 1852, de baixíssima potência, 3 hpoutros talentosos inventores já buscavam, intuitivamente, a rigidez do balão dirigível...

Nomes importantes como inventores do Balão Dirigível de Corpo Rígido:

1- O Colombiano Carlos Albanem 1888, patenteou, na Colômbia, o conceito
e o desenho do 
dirigível rígido.
Porém tal artefato só foi desenvolvido por seu amigo, o conde e general de cavalaria alemã Ferdinand von Zeppelin a partir de 1895, quando patenteou a aeronave na Alemanha.
Ferdinand von Zeppelin esteve sempre em todas experiências dos pioneiros dos dirigíveis, por exemplo, Santos=Dumontcom seus dirigíveis não rígidos (http://www.thosemagnificentmen.co.uk/blimps/) ...

2-  Karl Wolfertalemão, com um motor Daimler de dois cilindros com potência de 8 hp, alimentando duas hélices: uma na posição vertical e a outra horizontal...

"...Em 10 de agosto de 1888, o dirigível de Wölfert, impulsionado pelo chamado
motor a gasolina Standuhr - Daimlervoou 10 quilômetros, ida e volta, de
Cannstatt para Aldingen (parte de Remseck am Neckar. Outros voos foram feitos em CannstattUlmAugsburgMunique e Viena. Ele também ofereceu seu uso para fins militares ao Departamento de Aeronaves de Berlim...".
"...Em 189Wolfert apresentou seu dirigível no Berliner Gewerbeausstellung (uma grande exposição comercial).
Um patrocinador forneceu 50.000 marcos para construir um hangar na exposição. Pelo menos três vôos foram feitos; um em 20 de maio de 
1896atingiu a altura digna de registro, para uma aeronave: 1.940 m
(6.360 pés)...". https://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Hermann_W%C3%B6lfert

                                                                                                            clique nas fotos   
Em 1897 o calor do motor, entrou em contato com o escape do hidrogênio, proporcionando uma grande explosão, sem sobreviventes.

3- Até na primeira experiência de David Schwarzcroataem
1890...lá estava Ferdinand Graf von Zeppelin como
espectador e ...observador ...
Mais abaixo, vemos o primeiro balão rígido, operacional, 1896,
coberto com alumínio, potencializado por um motor de 
12 hp.                                                                                                 clique nas fotos
://croatian-treasure.com/airconst.html


...O imaginário europeu continua a abalroar todo esse cientificismo...

11)  O Paraquedas
            (Retornaremos aos balões...)
a- Antes do conhecimento de um artefato efetivo, que evitasse as consequências de uma queda abrupta, do ar e em altura considerável, Leonardo DaVinci fez estudos sobre um possível pára-quedas:

Esta comprovação só se realizou em 2008...       clique na foto

b- Em 1617 o croata Faust Vrancic projetou um pára-quedas inspirado em Da Vinci e o chamou de Homo VolansFaust Vrancic
saltou de uma torre em Veneza vestindo um pára-quedas moldado-rígidoFaust Vrancic publicou "Machinae Novae", na qual descreve, em texto e figuras, cinquenta e seis construções técnicas com arquiteturas avançadas.
c- Em 1783 Louis Sébastien Lenormand salta, em frente a uma multidão, da torre do Observatório de Montpellier, França, com um pára-quedas tipo guarda-chuva.
Abaixo o imaginário popular gerado pelo salto de Louis Sébastien Lenormand: "Como descer rapidamente".

d- Influenciado por Louis Sébastien Lenormand, em 1797, Jacques Garnerin, França,  criou um Sistema de Cesta-Paraquedas para os balões, até então sem recurso algum ou segurança mínimo em caso de quedas. 
                                                                                                                                                                                     clique nas fotos
e- Desde a última década do século XIX, anos 1890houve supressão do cesto ...           
O paraquedista descia para uma plataforma, geralmente um trapézio, de onde descia agarrado... ... !
Mesmo com o advento do balão de gás, muitos exibicionistas ainda utilizavam os balões a ar quente...
Em San Francisco, em 1885, Thomas Scott Baldwin foi a primeira pessoa nos EUA a descer de um balão de ar quente em um pára-quedas de seu próprio desenho, o primeiro de muitas descidas feitas por Baldwin.
Ele juntou entretenimento de circo com aeronáutica. Inventou um paraquedas com arnês (arreio). No domingo, em 30 de janeiro de 1887, Baldwin saltou acima de milhares de espectadores em Golden Gate Park, caindo de um balão de gás a 1.524 metros. Ele também foi um aficionado da aeronáutica. Entre suas aptidões, inventou o primeiro balão dirigível dos EUA, em 1908.                                                                   clique nas fotos
f- Em 1907 Charles Broadwick demonstrou dois avanços chaves no pára-quedas que usava para saltar dos balões a ar quente. Ele dobrava seu pára-quedas de trouxa enrolado em sua volta. Mais tarde o pára-quedas era retirado de um pacote, por uma linha estática, anexado ao balãoQuando Broadwick pulava, a linha estática se esticava puxando o pára-quedas do pacote que, em seguida, se abria.                                              clique nas fotos
gEm 1911 *Gleb Yevgenyevich Kotelnikov de St.Petersburg,
Rússiapatenteou o primeiro pára-quedas de mochila. Em 1912, testou com sucesso o primeiro pára-quedas de mochila com pleno funcionamento no mundo, o que finalmente permitiu saltos relativamente seguros. *
h- Em 1911, um teste bem sucedido ocorreu com um manequim na Torre
Eiffel, Paris. O peso do fantoche era de 75 kg; O peso do pára-quedas era de 21 kg. Os cabos entre o fantoche e o artefato tinham 9 m de comprimento.
i- Em 01.03.1912 Albert Berry testou seu pára-quedas em Jefferson Barracks, Missouri, antes de fazer seu primeiro salto de pára-quedas de um avião. O biplano Benoist foi pilotado por Tony Jannus. O pára-quedas era transportado em um dispositivo semelhante a um cone no trem de pouso, amarrado por bandas de borracha que quebravam sob o peso de Berry (abaixo)                                                                               clique nas fotos

j- Já durante a Primeira Guerra Mundial, o pára-quedas foi muito aproveitado, tanto nos Balões de Observação, quanto nos primeiros Aviões de Combate... 
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k- O pára-quedas evoluíu muitíssimo, hoje o parapente (francês) ou
paraglider (inglês) 
necessita tão somente de algum leve vento para alçar seu manobrista...                                                                                           clique na fotos

12)  Balonismo
Estudantes em Barcelona, 1888, comemoram seus diplomas abordo de um balão estacionário em frente a Universidade...


  Um mestre do Balonismo (1898)
a- Ainda jovem Santos Dumont, sonhador acostumado desde criança a "viajar" com Julio Verne, o ficcionista que incendiou sua imaginação tornando-o um leitor infatigável de suas 54 "Viagens Extraordinárias", especialmente as do herói Robur, o Conquistador, que era um personagem central, uma espécie de Capitão Nemo dos ares. Santos, era acostumado a conduzir e trabalhar nas máquinas a vapor das fazendas de café de seu pai. Ao chegar a Paris, logo observou a obra do engenheiro Gustave Eiffel, que construíra a torre, símbolo universal do progresso. 
De imediato se apaixonou pelos balões dos fabricantes MachuronLachambre
 ...  
Estes, em 1782 , haviam construído seu primeiro balão de seda, destinado ao voo comercial...
Santos=Dumont lhes apresentou a seda japonesa, mais leve e mais resistente que a tradicional seda chinesa. 
Em seguida, desenhou o projeto de um pequeníssimo balão. Quando este ficou pronto, batizou seu primeiro balão de Brazil (1898) e o segundo, de América
(notar, na foto, a bicicleta* que Santos=Dumont levava para utilização de procura a qualquer pessoa que o pudesse ajudar no recolhimento do balão após o voo)...
                                                                  Preparativos...                         
Acima: Nº1 Brazil  e o  Nº2 America (com a bicicleta*)

"...O Aéro-Club de France foi fundado como Aéro-Club em 20 de Outubro de 1898 como uma associação "para encorajar a locomoção aérea"...

https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9ro-Club_de_France

Logo a seguir já desenhava os seus próprios balões...
Mais adiante, mais experiente, desenvolvendo e construindo evolutivamente, de modo mais eficaz, agregando inventivas tecnológicas próprias, novos modelos de balões que acabaram por viabilizar seu sonho de voar sob controle efetivo e prático

"...A personalidade prática e irrequieta de Santos-Dumont, no entanto, logo se fartou dos complicados e procedimentos de lançamento de balões. A cada voo, era necessário produzir o gás hidrogênio, estender cuidadosamente o invólucro do balão e enchê-lo para voar. Depois, era preciso esvaziar o balão e dobrá-lo novamente, já que não havia como mantê-lo cheio para outros voos, pois ficava exposto às intempéries. O hidrogênio era desperdiçado.
Santos-Dumont logo pensou, então, em construir um abrigo para os balões já inflados para evitar todo esse trabalho e desperdício de gás. Obteve autorização do Aeroclube para construir um grande galpão em madeira na Aeroestação de St. Cloud. Estava nascendo o primeiro hangar de aeronaves da história.
O termo "hangar" veio do inglês hangar, que originalmente significava "depósito de veículos de tração animal", e a palavra tem provável origem holandesa, uma modificação de ham-gaerd, que significa "galpão ao lado da casa".
Santos-Dumont concluiu a construção do seu hangar em junho de 1900. Era um grande galpão de madeira, de 30 metros de comprimento, 11 metros de altura e 7 metros de largura na base, excluindo os suportes das duas portas corrediças, uma grande novidade criada pelo inventor brasileiro.
Portas corrediças eram inexistentes à época. Os construtores do hangar de Santos-Dumont consideravam tal idéia impraticável, e duvidavam que funcionasse, mas o inventor apoiou a porta em grandes rolamentos, que corriam sobre trilhos acima e abaixo, e seu funcionamento era tão suave que até uma criança conseguia abri-la sem fazer grande esforço. A porta era voltada para o lado sul do hangar. O terreno em frente não era plano, tinha um forte declive para o lado leste, em direção ao vale do Rio Sena.
Um pequeno anexo do hangar continha barris de ácido sulfúrico e uma caixa de limalha de ferro. O ferro reagia com o ácido, produzindo o hidrogênio, que era canalizado para o interior do hangar e para os balões por uma mangueira.

O primeiro dirigível de Santos-Dumont a ser montado e experimentado no hangar foi o nº 4. Os dirigíveis nº 5, nº 6 e nº 7 também foram construídos lá, mas Santos-Dumont logo concluiu que o hangar de St. Cloud não era mais adequado. Novas construções foram feitas nas proximidades, inclusive uma fábrica de balões do empresário Henri Deutsch de La Meurthe, tornando o lugar um tanto perigoso para manobrar dirigíveis... Santos-Dumont construiu um novo hangar em Neuilly, relativamente próximo dali, e que foi inaugurado na primavera de 1903. O dirigível nº 7, embora tivesse sido construído em St. Cloud, foi montado já em Neuilly, e Santos-Dumont não usou mais seu hangar pioneiro, que teve, então, vida muito curta. Não se sabe qual foi o destino que o Aeroclube da França deu ao hangar, pois a Aeroestação de St. Cloud também logo deixou de existir...".

No Nº6, Santos=Dumont já realizou passeios práticos em Paris, aportando em praças e monumentos. Com o Nº9cafés, restaurantes e à porta de sua residência nos Champs-Elysées.

...não sem, antes, enfrentar muitos acidentes...

view-source:http://especiais.santosdumont.eptv.g1.globo.com/o-inventor/dirigivel/NOT,0,0,1269146,A+arriscada+vida+de+piloto.aspx
-  https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar_Ribeiro_de_Sousa  
-  http://www.hellenicaworld.com/Transport/Airships/Literature/AlbertoSantosDumont/en/MyAirships.html#Page_164

Sim, desde o seu primeiro Dirigível18 de setembro de 1898 ,Santos Dumont vinha, tendo problemas técnicos, desde os motores, bombas de ar, até  simples válvulas e mesmo má condução por manobristas dos cabos em terra e também devido a ventos fortes. 
Nº1
Apesar de ter bom desempenho e manobrabilidade, sua longitude ,
logo que alçou voo, começou a envergar-se, ora à estibordo, ora à
bombordo. Tinha 25m de comprimento, 3,5m de diâmetro e capacidade de 180 m³.                                               clique na fotos 

Nº2
Nº2, de 11 de maio de 1899 já com uma capacidade de 220 m³, manteve o problema da falta de rigidez no corpo do dirigível, voltando a apresentar as mesmas torções, dependendo do vento... acabando em jogá-lo contra as copas das árvores adjacentes ao hangar... Aqui Santos Dumont entendeu a necessidade de certa rigidez no corpo do balão.
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Nº5
Já o Nº5, mais potente, com um motor de quatro cilindros de 12 hp
refrigerado a água, com 500 metros cúbicos, recebeu avanços em termos de diminuição de peso da estrutura. Foi com este dirigível que ele tentou conquistar, pela primeira vez, o prêmio emblemático de conhecimento de toda Paris. Em 13.07.1901, após perfeita ascensão sob um vento regular, atingidos uns 150m, o motor parou... Nº5 foi empurrado pelo vento sobre as árvores (Paris era bem arborizada!).
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A segunda tentativa aconteceu em 08.08.1901. Esse foi, de fato, o primeiro vôo do dirigível
Nº5.
Decidido a ganhar o prêmio, saíu do Bosque de Bologne, para cumprir o circuito previsto no Premio Deutsch de la Meurthe-Archdeacon...
Porém, uma das válvulas apresentou defeito, e o balão perdeu hidrogênio Este foi um acidente espetacular: o dirigível foi caindo sobre os telhados de Paris, bateu contra as paredes do Hotel Trocadero explodindo... a estrutura ficou enganchada na lateral do hotel, ficando
Santos Dumont  pendurado... passado pouco tempo, chegaram os bombeiros alertados  pelo estrondo, estes jogaram uma corda ao bravo piloto que, tal um atleta, escalou as paredes do Trocadero... tão logo chegou ao telhado esticou as mãos agradecendo a cada um dos profissionais do socorro...                              clique nas fotos 



Acima, escalando a parede do Hotel Trocadero, com as cordas dos bombeiros, impávido como um atleta e já no teto, Santos Dumont
observa o que se podia aproveitar do Nº5... talvez o motor e a estrutura...
Nº6 
Três acidentes ocorreram com o Nº6. Em 09.10.1901, logo que saíu do hangar para sua primeira ascensão, foi jogado contra uma árvore.           clique nas fotos
No outro segundo acidente, o vento que vitimara o Nº5 fez, também, parar o
Nº6  sobre as águas dos Jardins dos Rothschild...                    clique nas fotos   

O terceiro acidente com Nº6, quando Santos Dumont resolveu comprar um hangar no Principado de Mônaco
"O principe Albert (de Mônaco) estava tão entusiasmado com as ascensões que parecia fazer todas as vontades do aviador:

“...não peço tanto, basta construir uma plataforma de aterrissagem contra o dique......
...Fiquei á mercê dos ventos. E estes me jogavam em direção á praia. Meu destino era ir bater contra os fios telegráficos, as árvores, os ângulos das casas de Monte Carlo. Só havia um partido a tomar. Puxei a válvula de manobra e deixei fugir uma quantidade suficiente de hidrogênio. Desci lentamente sobre a água, onde a aeronave imergiu...."
http://santosdumontvida.blogspot.com.br/2009/03/curta-temporada-de-santosdumont-com-o.html                                                                                                      clique nas fotos

Durante seu primeiro passeio sobre a baía, o vento volta a o fustigar e o invólucro não havia sido bem cheio...

 b- A conquista da manobrabilidade prática...
                              Dia 19.10.1901 

Dirigível Nº 6 se desloca para vencer a prova do Premio Deutsch de la Meurthe-Archdeacon no valor de 100 mil francos.                       clique nas fotos 





Fotógrafos nas escadas da Torre Eiffel...

Acima, o Prêmio Deutsch de la Meurthe-Archdeacon (11 km)
"...Prova para ver quem realmente tinha condições de fazer um balão dirigível sair de Saint-Cloud dar a volta na Torre Eiffel retornar ao
Parque de  Aerostação de Paris em Saint-Cloud em um tempo igual ou inferior 30 minutos."
NOTA: Ernest Archdeacon (Paris, 1863~1950), era um rico advogado francês de ascendência irlandesa que era proeminente no pioneirismo da aviação na França antes da Primeira Guerra Mundial (1914~1918).
Ele fez seu primeiro voo de balão aos 20 anos de idade. Ele encomendou uma cópia do planador Wright Flyer No.3 em 1902, mas teve apenas um sucesso limitado. 
Archdeacon foi considerado o principal promotor patrocinador da
aviação da França, oferecendo prémios ( Coupe d'Aviation Ernest Archdeacon  e o Premio Deutsch de la Meurthe-Archdeacon, ambos vencidos por Santos Dumont ), encomendando desenhos técnicos e organizando provas e eventos que envolviam exibição de novas tecnologias...

c-  Do Nº6 para o Nº9batizado de
  Baladeuse:                           clique nas fotos            

Agora que demonstrara a dirigibilidade com o Nº6, de
formato alongado (charuto), resolveu criar um balão pequeno e mais arredondado com maior manobrabilidade, para uso mais pessoal...

Com o acúmulo de Conhecimento, Santos Dumont, criou o incrível Nº9 batizado como Baladeuse de manobrabilidade excepcionalmente prática e simples... 

Nº9
A diferença de desenho aerodinâmico se deveu a busca de
Santos=Dumont  em desenvolver um novo dirigível onde a
manobrabilidade com o Nº6, de formato alongado (charuto), não só fosse aprimorada, mas compatada, sendo mais leve e prático...

Neste balão, Nº9 Baladeuse, Santos=Dumont realizou, talvez, proezas que homem algum possa repetir... tal sua manobrabilidade... e acessos...

Certamente a progressão científica de Santos Dumont, depois de provar a efetiva dirigibilidade de um balão, o Nº 6, continuou em seus experimentos até a construção desse pequeno balão, o Nº 9 Baladeuse, elevando-o a uma dirigibilidade prática absoluta, que lhe permitia voar entre prédios, árvores, em alta ou baixa alturas, levando-o a um café ou restaurante, a uma praça, jardim ou a casa de um amigo no centro ou arredores de Paris, amarrando-o como se fosse um cavalo...                                                                                                clique nas fotos 
               Acima: os Controles e a Manobrabilidade do Nº 9 Baladeuse
"Com o Nº 9, Santos Dumont começou a realizar demonstrações que chamaram a atenção para o invento. Em 14 de junho de 1903, desceu o batizado Baladeuse em Longchamps durante uma corrida de cavalos; indo logo depois até sua residência, na Avenida Champs-Élysées 114 no coração de Paris. (Ver Abaixo)                   clique nas fotos   


CAFÉ  DA  MANHÃ


Abaixo: 24 de junho de 1903Santos Dumont fez a primeira ascensão noturna conhecida de um balão (foto abaixo), usando um farol de carro  da fábrica do seu amigo e colega inventor, também pioneiro da
Aviação, Louis Bleriot, demostrando que era possível voar à noite...                 clique na foto  
Abaixo: Dois dias depois, levou um menino de 10 anos ( 7 anos ?!), o pequeno  norte-americano Clarkson Potterpara um curto passeio... 


Em 29 de junho, visitou o Parque de Aerostação, em Saint Cloud; no mesmo dia, permitiu que uma ousada cubana, sua, digamos, amiga Aida d'Acosta se tornasse primeira mulher a pilotar um dirigível, voando sozinha desde Neuilly até o Campo de Bagatelle, no Bois de BoulongneParis...enquanto a acompanhava de bicicleta no solo...
                                                                       (Ver Abaixo)

Em 5 de julho de 1903 , num voo até o Prado de Corridas de Auteil, teve que apagar o início de incêndio no motor do Nº 9, recorrendo ao seu chapéu panamá para abafar o fogo... este ficou troncho, continuando
Santos a usá-lo, passando este a fazer parte de sua figura pública.
Em 11 de julho, foi almoçar no restauranteLa Cascade, no Bois de Boulogne, e conversou com militares franceses sobre o uso militar dos dirigíveis; em 14 de julho, Dia Nacional da França. Ainda, no 
Baladeuse  (foto abaixo)  com a bandeira nacional francesa, passou em revista as tropas e saudou o presidente, Émile Loubet, com uma salva de 21 tiros de revólver"...
(O POETA VOADOR, 2016, p. 22-23).                                   Ver Abaixo
Abaixo: O Baladeuse do seu hangar até os Champs-Élysées.
                                                                                                                                                                     clique nas fotos
OS Nº9 e Nº10 JUNTOS, LADO A LADO NO MESMO HANGAR !!

d-  Outro herói brasileiro, Augusto Severo (sem apoio), com o primeiro Balão Semi-Rígidotenta,em 1902 a conquista da dirigibilidade, em Paris...



Abaixo: Destroços do PAX, destrói parte de uma rua do centro da cidade...
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/o_ultimo_voo_de_augusto_severo.html


Primeiros Balões Dirigíveis Rígidos
http://www.thosemagnificentmen.co.uk/blimps/          clique nas fotos 


fO conde alemão Ferdinand von Zeppelin gastou sua fortuna na criação de dirigíveis com estrutura rígida para transporte de passageiros. Em 02.07.1900
Zeppelin fez o voo inaugural do Luftschiff Zeppelin LZ-1  = Dirigível
 Zeppelin  LZ-1às margens do Lago Constança, no sudoeste da Alemanha. Foi um dos melhores colhedores de idéias e projetos sobre dirigíveis...
https://de.wikipedia.org/wiki/Liste_der_Zeppeline 
Abaixo, o Zeppelin LZ-1
Abaixo o Luftschiff Zeppelin LZ-2  = Dirigível Zeppelin  LZ-2de 1906...
Ferdinand von Zeppelin construíu no Lago Constança um hangar...


Abaixo o Luftschiff Zeppelin LZ-4  = Dirigível Zeppelin  LZ-4, de 1908, evolução dos anteriores...


Ferdinand von Zeppelin já estava na bancarrota quando, em 1908, ganhou fama
com o Luftschiff Zeppelin LZ-4, ao cruzar os Alpes, numa viagem de 12 horas, sem escalas. Daí por diante, o "conde" von Zeppelin pôde contar com o dinheiro do governo alemão em suas façanhas e seus dirigíveis se transformaram em orgulho nacional.
Ferdinand von Zeppelin instituiu a primeira companhia aéreaa alemã
Companhia Construtora Zeppelin Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, em
1909, com uma frota de cinco dirigíveis.

Até 1914quando se iniciou a Primeira Grande Guerra, foram mais de 150 mil quilômetros voados, 1600 voos e 37,3 mil passageiros transportados. Durante o conflito mundial, ao lado dos nascentes aviões de combate, os
dirigíveis alemães foram utilizados para bombardear ParisFrança e cidades da Inglaterra. Ao longo de sua existência, a Zeppelin construiu mais de 100 dirigíveis.

       Abaixo a evolução dos Zeppelins.                           clique na foto

Abaixo o Luftschiff Zeppelin LZ-7, "Deutschland", foi um
Zeppelin de passageiros e iniciou uma linha de aeronaves do
mesmo tipo para transporte civil. Antes da Primeira Guerra
Mundial, os Zeppelins executavam serviços aéreos regulares entre cidades alemãs.                                             clique na foto


Abaixo, após dezenas de Zeppelin's, produzidos em série com finalidade militar de bombardear Londres, Paris e aliados, embora pudessem fugir de quaisquer caças britânicos, que tinham um teto máximo de 5.000m, enquanto os dirigíveis chegavam a 10.000m, os caças já contavam com excelente armamento.
Em 1928, já finda a IGG, foi construído o mais manobrável, aerodinâmico e plasticamente belo "Graf ZeppelinLZ-127
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   A  GÔNDOLA,  COMO  EM UM  NAVIO  clique nas fotos

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OPERACIONAL DO LZ-130
Sala de Comando e Cozinha 
Sala de Comunicações


O Luftschiff Zeppelin LZ-127, "Graff Zeppelin", visita o
Rio de Janeiro...

Ao todo foram 22 viagens entre a Alemanha e o Brasil.                                                                              clique nas fotos


Abaixo o "Graff Zeppelin" já na Base Aérea de Santa Cruz - BASC, no  hangar feito especialmente para ele, estando operacional até hoje...

   

Abaixo: Em Pernambuco1934

A estrutura rígida dos Zeppelin's, era de uma engenharia digna dos avanços de pioneiros quase esquecidos... 
Observe-se como os anéis das câmaras, onde se fixavam os invólucros de gases, eram de fácil montagem na fuselagem.                                                                                         clique na foto



Abaixo um dos motores, comparando com a altura de um homem. 

Abaixo, o Graf Zeppelin e o Hindenburg
Os maiores artefatos aéreos já construidos.

Graf Zeppelin  LZ 127 possuía 213 m de comprimento, 5 motores, transportava de 20 a 24 passageiros e cerca de 36 tripulantes.
Hindenburg Zeppelin LZ 129 possuía 245 m de comprimento, 4 motores Daimler-Benz DB 602,a diesel, 1.200 hp (895 kW), transportava
50 passageiros e 61 tripulantes.

Notar, abaixo, o altíssimo luxo das instalações do Hindenburg...



Hindenburg, o orgulho da engenharia alemã, considerado o modelo mais espetacular fabricado pela Deutsche Zeppelin-Reederei foi o Zeppelin que finalizou, com seu dramático e terrificante incêndio, a era de ouro dos Balões Dirigíveis
Entre suspeitas de sabotagem e sucessivas investigações, nada foi provado.
Pereceram, dos 97 ocupantes (36 passageiros e 61 tripulantes), 13 passageiros, 22 tripulantes e um técnico americano em solo, no total de 36 pessoas. 
O desastre marcou o fim da era dos dirigíveis rígidos.

http://wunderkammertales.blogspot.com.br/2015/02/david-schwarz-and-idea-of-all-metal.html
http://www.thosemagnificentmen.co.uk/blimps/

O LZ-7, "Deutschland", foi um Zeppelin de passageiro e iniciou uma linha de aeronaves civis semelhantes. Antes da Primeira Guerra Mundial, os Zeppelins executavam serviços aéreos regulares entre cidades alemãs e, apesar de sua reputação posterior, em razão do acidente com o "Hindenburg", eles transportaram cerca de 20 mil pessoas sem um único acidente. Estes foram os primeiros serviços aéreos de passageiros do mundo.

                            ... O incêndio ...              clique nas fotos
Ver: http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2009/   (acidentes nucleares)

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Fontes:
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http://eaglesgate.com/tipomotores.htm

Livros: 
Santos=Dumont: O Inovador- Adriano Batista Dias, Editora Vieira & Lent, (Rio de Janeiro, 2006) ISBN-13: 978-8588782358
Santos=Dumont e a Invenção do Vôo - Henrique Lins de Barros, Editora Zahar, (Rio de Janeiro, 2003) ISBN-13: 978-8571107144 +
Conexão Wright - Santos=Dumont - Salvador Nogueira, Editora Record, (Rio de Janeiro, 2006) ISBN- 85-01-07488-8
Alberto Santo-Dumont O Pai da Aviação - Fernando Hippólyto da Costa, Editora Adler, (Brasília, DF, 2006) ISBN- 85-89015-12-2
Os Projetos Aeronáuticos de  Alberto Santo-Dumont, Claudio Lucchesi + João Paulo Moralez, Editora C & R, (São Paulo, 2012)
ISBN- 85-99719-01-7
O Que Eu Vi. O Que Nós Veremos- Alberto Santo-Dumont, Editora Hedra, (São Paulo, 2002) ISBN- 85-87328- 27-1
Sim, Sou Eu, Alberto - Marleine Cohen, Editora Globo, (São Paulo, 2006) ISBN- 85-250-4265-X
The Dominion of the Air - J. M. Bacon, Publisher: Createspace; Edition: Lrg (February 17, 2014) ISBN-13: 978-1495986611
Asas da Loucura - A Extraordinária Vida de Santos Dumont Paul Hoffman, Editora Objetiva, (Rio de Janeiro, 2004)
ISBN- 85-7302-592-1   * 
Alberto Santo-Dumont - I Sailed the Wind João Luiz Musa + Marcelo Breda Mourão + Ricardo Tilkian, Editora Nova Fronteira, (Rio de Janeiro, 2003) ISBN- 85-209-1555-8
Uma História da Aeronáutica, Cap. IV., Henson e Stringfellow - E. Charles Vivian,  http://www.bookrags.com
http://www.dmi.unipg.it/mamone/sci-dem/contri/danhoni.PDF - Marcos Cesar Danhoni Neves, físico. +
Henrique Lins de Barros é doutor pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pesquisador titular do Ministério da Ciência e Tecnologia. Trabalha em biofísica, estudando as propriedades de microrganismos magnéticos encontrados em águas brasileiras. Dedica-se também, há quinze anos, a estudar a história técnica do vôo, tema sobre o qual publicou um livro (Santos Dumont: o homem voa!) e diversos trabalhos em revistas especializadas. É diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT).


Outros:
(Kevin Verbael - História dos Boomerangs)
(JEJ Lenoch -  Jogando Madeira e Boomerang)
O Poeta Voador 2016 - Museu do Amanhã, RJ
https://www.youtube.com/watch?v=QYaUqVOK75w
http://theflightblog.com/who-really-invented-airplane/
http://www9.unaerp.br/comunicacao/images/inrevista/07.pdf
http://www.dmi.unipg.it/mamone/sci-dem/contri/danhoni.pdf
Fonte: br.geocities.com
Copyright © Portal São Francisco.


Desambiguação:
(Mistura de datas, planadores com planadores motorizados, etc)
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_aviation_pioneers
https://en.wikipedia.org/wiki/Claims_to_the_first_powered_flight#Controversy_ignites