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sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ILyushin IL-2 e IL-10 "Shturmovik-PássaroDaTempestade"

Aviões Que Não Existiram I
ILyushin IL-2 e IL-10 "Shturmovik" - "Pássaro da Tempestade"
Este caça-bombardeiro foi portador da mais eficiente blindagem da IIGG (ver video), tanto na fuselagem como no vidro do cockpit.
Ele foi decisivo, junto ao Yakovlev Yak-9T, como caça de ataque ao solo e apoio tático no mega-teatro de Kursk, a batalha decisiva na quebra da capacidade de primazia de ataque da Wehrmacht e Luftwaffe.
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É considerado pelos russos como "...o mais decisivo avião na história da guerra terrestre moderna..." emblematicamente, ele representa o "espírito" das características de força, resistência, combatividade e superação de um povo unido e decidido a não ser dominado, por amor a sua Terra... por isso, talvez, dentro da "Onda de Aço", juntou-se a outro símbolo da guerra terrestre, o tanque T-34, que foi a resposta do RKKA=Raboche-Krest'yanskaya Krasnaya Armiya=Operários e Camponeses do Exército Vermelho e o ILyushin IL-10, pela VVS, juntos, não podem ser desconsiderados como parte estratégica do que foi chamada de A Grande Guerra Patriótica...
Stalin considerou o ILyushin IL-10, publicamente, como "tão necessário como o pão" para o povo soviético...
Abaixo: Um dos selos de comemoração da Grande Guerra Patriótica mostra o IL-10 em ação.





O "Shturmovik" ("Pássaro da Tempestade") participou decisivamente, no contexto tático e estratégico, da arrazadora “onda de aço” que expulsou definitivamente os nazistas do território soviético até a tomada de 2/3 de Berlim.

As Mega-Batalhas como Stalingrado, Leningrado e Bragation, foram os teatros de guerra de aprovação total dos novos caças de superiridade aérea russa, mas, também, da aprovação total dos absolutamente soberbos caças de ataque ao solo IL-10 e Yak-9T...
Abaixo o IL-2, primeira versão, tipo ainda sem o artilheiro de ré.
Ao contrário dos poucos e específicos caças dotados de blindagem existentes, o Ilyushin IL-2 "Shturmovik", mais tarde com sua temível versão IL-10 já com um artilheiro de ré, era o melhor em sua categoria.
Fruto da inventiva e da engenhosidade russas, que efetivou-lhe boa manobrabilidade, proporcionava a possibilidade de que um piloto bem treinado encarasse um Me-Bf-109 à altura.
Produzido em larga escala desde janeiro de 1941, chegou a incrível soma de 36.163 unidades fabricadas: foi o caça mais fabricado de todos os tempos !... A título de comparação os famosíssimos Republic P-47 Thunderbolt e os Curtiss P-40 Warhawk totalizaram respectivamente 15.677
 e 15.000 unidades fabricadas.

Ao lado de parceiros de ataque ao solo, como o Yakovlev Yak-9 versão "T" (fotos abaixo) ILyushin IL-10 Shturmovik era o caça de ataque ao solo mais temido pela Wermacht durante aqueles vários “generais verões, outonos, primaveras e invernos” ... 

         Abaixo: Uma equipe de  ILyushin IL-10 Shturmovik em zelosa manutenção ...
Durante o começo da batalha de Kursk, os FockeWolfe -FW190 entraram em peso contra os ILyushin IL-2, versão do caça-bombardeiro super-blindado, porém sem um artilheiro à ré, o que o tornou ainda menos vulnerável.
Estes IL-2 eram escoltados por Yak-1 e P-39 AiraCobra (de fabricação norte-americana) em suas missões... Então, vinham os caças de ataque aéreo Messerschmitt Bf-109 que eram muito difíceis de se derrubar, uma vez que foram recrutados, com urgência, de esquadrões muito experientes da Frente Oeste da Europa e que haviam criado o maior número de ases com os maiores escores dentre todos os pilotos de toda Segunda Grande Guerra ...
Por outro lado, até o final da batalha, somente esses grupos de escolta russos abateram 51 aviões alemães, com a perda de somente 12 dos seus próprios aviões.
O contra-ataque russo aumentou com os novos Lavochkin La-5FN e Yakovles Yak-3.

O IL-2 era armado, com duas metralhadoras ShKAS de 7,62 milímetros e dois canhões ShVAK de 23 milímetros, mais oito trilhos para foguetes não-guiados RS 82 de 82 milímetros.
Sua couraça de aço era de 12mm, inclusive o acento, e o vidro a prova-de-balas tinha uma espessura de 55 à 65mm.
Ainda carregava duas bombas em dois pequenos alojamentos embutidos nas asas, junto ao trem de aterrisagem, além de quatro a oito foguetes de 82mm. Sua carga para cada lado era de 400 kilos. Velocidade de 470km. Teto operacional de 2000metros e altitude máxima de 6600metros.
Acima os foguetes RS-82 de 82mm. Os IL-10 levavam de 6 a 8 deles. 
"Foi um dos aviões de maior produção na história, com mais de 36.000 em todas as versões. A blindagem era instada na própria armação da aeronave, garantindo uma defesa exclusiva e quase impenetrável. O único ponto fraco do IL-2 era o resfriador do motor. Esse ponto fraco foi explorado por ases como Otto Kittel. No campo de batalha, recebeu o apelido de Schwarzes Tod, isto é, Morte Negra em alemão)."
    abates realizados pelo artilheiro de ré...

Nos primeiros meses de 1944 a VVS, Força Aérea Soviética, tentava sua "Onda de Aço", na qual o ILyushin IL-10 foi preponderante, na Península da Criméia, onde os russos estavam contrapondo os alemães no Mar Negro.
Os bombardeiros bimotores Ilyushin IL-4, versão torpedeiro, junto com os IL-2também versão torpedeiro ("Shturmoviks Laden") tentavam destruir a marinha alemã....
Para isso tinham total liberdade de ação e escolha de alvos de oportunidade no mar... Com isso a Marinha Alemã foi assolada e dispersa.

O "Land-leasing"(Lei de empréstimos e Arrendamentos) yanque ajudava, de fato, muito com um grande número de aeronaves como os P-39 AiraCobra (abaixo), que apesar de serem quase obsoletos para os padrões dos avançados caças de ambos os lados no Norte da África, isto é, dos
Aliados e os do Eixo (Italia e Alemanha, etc), foi muito bem aproveitado pelos russos. 
No Norte da Africa os norte-americanos estreavam os caças bimotores P-38 Lighning e os alemães os Focke-Wulf FW-190.
Na Rússia os P-39 Airacobra, desprezados nas escaramuças com a Luftwaffe do AfrikaKorps não sofreram o vexame passado nas batalhas na Argélia, Tunisia, Libia e Sicilia... A Rússia não utilizaria os P-39 Airacobra como caça-bombardeiro de ataque ao solo, pois tinha o melhor de todos... o ILyushin IL-10 ! A RAF e a USAAF não tiveram a competência de utilisá-los como de Superioridade Aérea ou mesmo Interceptadores... 
Neste momento os aviões de fabricação russa já ultrapassavam os da Luftwaffe em vários aspectos técnicos, inclusive manobrabilidade. Historicamente os Airacobra tiveram seu melhor desempenho nas mãos dos pilotos russos...gerando um grande número de ases, enquanto todos os outros Aliados não produziram nenhum...

                                                                        clique nas fotos
"Na península de Criméia e sobre o Mar Negro, em um só enfrentamento contra os melhores caças alemães, os ILyushin IL-10 (e amigos do Lend-leasing), agora dotado de artilheiro de ré, derrubaram 45 aeronaves do Eixo, protegendo, inclusive, os caças russos das flaks (baterias anti-aéreas) e afundaram muitos barcos de guerra nazistas, inclusive, também, um destróier alemão.
Por outro lado, foram perdidos 7 pilotos e 11 aeronaves.
Poucos meses depois a Itália firmou um armistício sob os Aliados. Começou, então a preparação para o ataque à Normandia, o dia "D". 
Os russos rapidamente se deslocaram para a Polónia... e a corrida para Berlin começava.
Porém a VVS (Força Aérea da Rússia), conteve os esquadrões de IL-10 e aliados, na fronteira húngara.
Lá estacionados, levantaram para missões de destruir os campos de petróleo Polesti na Romenia, fazendo-a reduzir drasticamente sua produção tão desesperadamente vital para os alemães... os russos davam o troco à estratégia da Operação Barbarossa..."


Muitos relatos, como estes nas fotos, que mostram Shturmoviks, totalmente destroçados, com  rombos enormes nas asas lemes e fuselagem, que conseguiram retornar ao seu território, voltando em pouco tempo à frente de batalha: estando comprovado a robustez a eficiência e a eficácia de um dos maiores simbolos da inventiva, bravura e resistência russas...
A Estrela Vermelha foi pintada entre tantos "pin-ups", tanto nos narizes, quanto na própria fuzelagem dos Shturmoviks, tal a euforia dos pilotos russos...
Houve um fato extranho e irônico pois alguns dos comandantes soviéticos, depois de alguns apoios de esquadrilhas de P-47 Thunderbolts e P-51 Mustangs, os descartaram como inadequados para as campanhas seguintes... e surpreendentemente, aumentaram seus pedidos de P-39 AiraCobras...
Começava, então, a campanha para a libertação da Hungria... mas esta já é outra História...

Fontes:
http://www.amazon.com/P-39-Airacobra-World-Osprey-Aircraft/dp/1841762040
http://en.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-2 http://en.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-10 http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=134 http://www.vectorsite.net/avil2.html http://www.vectorsite.net/avil2.html#m3 http://www.historyofwar.org/articles/weapons_stormovik.html http://www.century-of-flight.net/Aviation%20history/photo_albums/timeline/ww2/2/Ilyushin%20Il%202%20Shturmovik.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/P-39_Airacobra
Veja os videos:



2 comentários:

  1. Será que choquei muito ao afirmar que tanto as publicações especializadas, inclusive enciclopédias, não divulgaram que os russos, durante a IIGG, tinham aviões tão bons quanto os norte-americanos e europeus?...caramba!
    Miguel Junior 16/01/2009

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  2. Oi, Miguel,
    muito legal o filme, as fotos e os comentários, você caprichou!!
    só precisa atualizar o blog + vezes... risos
    Jesus te abençoe!!!
    Denise

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Boa pesquisa e Boa contribuição !