Aviões Que Nunca Existiram II
Lavochkin La-5FN clique nas fotos
"... Tendo alcançado domínio total do céu sobre todo o fronte desde as primeiras horas (da Operação Barbarossa) a Luftwaffe manteve sua supremacia nos meses seguintes, cumprindo com implacável eficiência sua missão de "abrir caminho" ao avanço das divisões Panzer e das tropas germânicas. Além de uma inquestionável superioridade qualitativa sobre a VVS, a Luftwaffe passara também a gozar de superioridade quantitativa (oriunda das gigantes perdas infligidas ao adversário). De fato, ao contrário do que muitos apregoam, a vantagem numérica dos alemães no ar foi um fato concreto no Leste praticamente durante os primeiros 12 meses de combates - de fato, em novembro de 1942, a Luftawaffe dispunha de 3.500 aeronaves contra a VVS, cuja frota era então de 3.200 aparelhos no total..." *
Porém, ano e meio depois a Russia fabricava, seus próprios aviões de Superioridade Aérea, caças de igual ou superiores desempenhos em aspectos como alta manobrabilidade em baixa altitude, velocidade, velocidade de ascenção, angulo de curva, etc:
Eram os MiG-3, YAK-3, YAK-9T, LAVOCHKIN La-5FN e La-7, que já em julho de 1943, na Batalha de Kursky, uma das mais ferozes da IIGG, sua eficiência e eficácia se comprovaram. Nesta Batalha encontraram-se cerca de 5.000 aeronaves, 8.000 blindados e 2,5milhões de soldados. O Lavochkin La-5FN foi a péssima surpresa dos alemães, justamente com ele e em Kursky que o Ás dos ases dos aliados nasceu: Ivan Nikitovich Khozedub, aos 23 anos...
A máxima comum dos aviões soviéticos era a boa resistência estrutural em relação aos caças alemães e a fabricação era a mais simplificada possível...
Nesta resistência heróica, talvez a mais encarniçada de todas, em plena Operação Cidadela – 1943, em Kursk enfrentaram-se em “dogfighters” cerca de 1850 alemães (os melhores esquadrões de caça alemães - JagdGeschwader 51 e JagdGeschwader 54-, com vasta carga horária em combate, ases e experiência na Frente Oeste) e 2114 aviões russos resultaram no escore de 900 aviões alemães abatidos contra 600 russos...
" Somebody says at http://forum.axishistory.com/viewtopic.php?f=79&p=1413140
“…Good evening, PF! I've read a story about one air fight of the best Soviet ace Ivan Kozhedub. It was in 1945 over Czechoslovakia (if I'm not mistaken
). Kozhedub saw damaged American B-17 or B-24 escorted by P-51s. He approached them in order to assist, but the Americans took his La-7 for FW-190 and attacked him. Kozhedub, in his turn, took P-51s for Bf-109s (at least such was his "official version") and counterattacked them. As the result, he shot down 2 P-51s and returned to his base safely. Of course, these victories were not included in his official victory list." Best regards, Aleks.
Abaixo: Ivan Nikitovich Khozedub e seu La-5FN
Lavochkin La-5FN clique nas fotos
Quando da invasão nazista (Operação Barbarossa -1941), “...Apenas na manhã do primeiro dia os soviéticos perderam 890 aeronaves – 222 em combate aéreo e 668 no solo. A história oficial da VVS registra que, ao terminar este primeiro dia, as perdas totais haviam atingido 1.200 aparelhos (800 destruidos no solo). Na estimativa oficial da Luftwaffe, as perdas da VVS atingiram entre 2.700 a 2.800 aviões em 22 e 23 de junho. Nunca a historia da guerra aérea registrara carnificina de tais proporções...”*.
Dentre estes haviam os bem menos avançados estavam os POLIKARPOV IL-15 e IL-16, os SUKHOI-2 e mesmo os Yak-1 e MiG-1, todos incompatíveis para o enfrentamento com os modernos e letais Messerschmitt Bf-109, Messerschmitt Bf-110 e os Focke-Wulf Fw-190."... Tendo alcançado domínio total do céu sobre todo o fronte desde as primeiras horas (da Operação Barbarossa) a Luftwaffe manteve sua supremacia nos meses seguintes, cumprindo com implacável eficiência sua missão de "abrir caminho" ao avanço das divisões Panzer e das tropas germânicas. Além de uma inquestionável superioridade qualitativa sobre a VVS, a Luftwaffe passara também a gozar de superioridade quantitativa (oriunda das gigantes perdas infligidas ao adversário). De fato, ao contrário do que muitos apregoam, a vantagem numérica dos alemães no ar foi um fato concreto no Leste praticamente durante os primeiros 12 meses de combates - de fato, em novembro de 1942, a Luftawaffe dispunha de 3.500 aeronaves contra a VVS, cuja frota era então de 3.200 aparelhos no total..." *
Porém, ano e meio depois a Russia fabricava, seus próprios aviões de Superioridade Aérea, caças de igual ou superiores desempenhos em aspectos como alta manobrabilidade em baixa altitude, velocidade, velocidade de ascenção, angulo de curva, etc:
Eram os MiG-3, YAK-3, YAK-9T, LAVOCHKIN La-5FN e La-7, que já em julho de 1943, na Batalha de Kursky, uma das mais ferozes da IIGG, sua eficiência e eficácia se comprovaram. Nesta Batalha encontraram-se cerca de 5.000 aeronaves, 8.000 blindados e 2,5milhões de soldados. O Lavochkin La-5FN foi a péssima surpresa dos alemães, justamente com ele e em Kursky que o Ás dos ases dos aliados nasceu: Ivan Nikitovich Khozedub, aos 23 anos...
Durante toda a IIGG, o número total de aeronaves abatidas em "dogfights" foi em torno de 44.000 pelos russos o que é incomparável aos 11.000 aviões alemães derrubados pelos norte-americanos (USAAF) na Europa, Mediterrâneo e todo norte da África.
A despeito do sempre inferior número de canhões e metralhadoras dos aviões russos, a habilidade e a inventiva ajudaram a suplantar o poderoso e eficiente inimigo alemão.A máxima comum dos aviões soviéticos era a boa resistência estrutural em relação aos caças alemães e a fabricação era a mais simplificada possível...
Nesta resistência heróica, talvez a mais encarniçada de todas, em plena Operação Cidadela – 1943, em Kursk enfrentaram-se em “dogfighters” cerca de 1850 alemães (os melhores esquadrões de caça alemães - JagdGeschwader 51 e JagdGeschwader 54-, com vasta carga horária em combate, ases e experiência na Frente Oeste) e 2114 aviões russos resultaram no escore de 900 aviões alemães abatidos contra 600 russos...
Abaixo o primeiro modelo La-5A.
Isto provou a ambos os lados que o quadro original, desde Stalingrado, havia mudado... a despeito de alguns historiadores ocidentais insistirem, aqui também, que tal resultado se deveu a “superioridade numérica”, isto é, 264 aviões Yakovlev, Lavochkins e P-39 Airacobra / P-63 Kingcobra (yanques do Land-leasing), quando estes, no início, sempre foram dotados de armamento inferior e, agora, a VVS ainda tinha a desvantagem do pouquíssimo tempo de formação de seus pilotos e sua inexperiência frente aos veteranos e "experten" da Luftwaffe...Importante, também, lembrar que somente os russos produziram ases femininas nos combates aéreos avião versus avião, isto é nos “dogfighters”... e o maior ás entre os Aliados foi o legendário Ivan Kozedub que derrubou 62 aeronaves alemães, entre bombardeiros JU-88 / HEINKEL-111 e caças BF-109 e FW-190, um caça-a-jato Me-262, além de dois Mustangs P-51 norte-americanos que o confundiram como inimigo... (http://elknet.pl/acestory/kozedub/kozedub.htm)
"Apart from these 62 victories, Ivan Kozhedub also was forced to shoot down two U.S. P-51 Mustangs that mistakenly attacked his La-7 on one occasion. Both these P-51 losses have been verified by USAAF sources." -
" Somebody says at http://forum.axishistory.com/viewtopic.php?f=79&p=1413140
“…Good evening, PF! I've read a story about one air fight of the best Soviet ace Ivan Kozhedub. It was in 1945 over Czechoslovakia (if I'm not mistaken
). Kozhedub saw damaged American B-17 or B-24 escorted by P-51s. He approached them in order to assist, but the Americans took his La-7 for FW-190 and attacked him. Kozhedub, in his turn, took P-51s for Bf-109s (at least such was his "official version") and counterattacked them. As the result, he shot down 2 P-51s and returned to his base safely. Of course, these victories were not included in his official victory list." Best regards, Aleks.
Abaixo: Ivan Nikitovich Khozedub e seu La-5FN
clique nas fotos
Acima: Lavochkin La-5FN e pilotos descançando entre um combate e outro... Observar o painel de metal para exaustão do motor radial Shvetsov M-82A, refrigerado a ar, de 1850 hp, velocidade de 640km/h, teto de 11.000m e alcance de 1200km.
Fontes:
Grandes Batalhas Aéreas – STALINGRADO, 1942" – Claudio
Lucchesi – C&R Editorial, 2009. *
"Confronto de TITÃS Como o Exército Vermelho Deteve
Hitler" - David M. Glantz & Jonathan House- C&R
Editorial, 2009.
Veja o video :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boa pesquisa e Boa contribuição !