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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tupolev-104: 1° Avião Comercial Operacional a Jato

Aviões Que Nunca Existiram VI

Tupolev tu-16 "Badger"

Foi o bombardeiro que serviu de base para o avião comercial a jato  Tupolev Tu-104 

Entre as primazias na aviação temos uma histórica concorrência embaraçada pela cortina de fumaça ideológica da Guerra-Fria:

 O avião comercial a jato  Tupolev Tu-104

Desde a criação do 1° avião comercial, operacional, a turbo-reação (jato) no Ocidente, o inglês De Havilland Comet (1952), que “...foi prejudicado por problemas de fadiga de metal, o que provocou vários acidentes..." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o_comercial). 

De fato, inclúa-se, desde sua aprovação operacional, uma séria de acidentes fatais, sem sobreviventes. Houveram constatações, em laudos técnicos, sobre falha no projeto de pressurização e incompatibilidade do desenho retangular das janelas, que geravam altos índices de acidentes. Resultado, o Comet só voltaria a voar, operacionalmente seguro, em sua versão Comet IV, em 1958...
Tupolev-104 (operacionalização 1956) foi, de fato, o primeiro jato comercial operacional e com muito menos problemas de segurança que o Comet.

Assim começou a História da Aviação Comercial a Jato.
(www.aviastar.org/air/russia/tu-104.php)                                                clique nas fotos


Tinha um alcance para rotas curtas e médias de 2.750Km, superior ao também bem-sucedido francês Caravelle (operacionalização:1959), por exemplo, que tinha o alcance de 2.000Km.

Abaixo trazemos ainda o emblemático relato do piloto de testes da De Havilland, daquela época, que traduz o sucesso do esforço tecnológico russo que, partindo do modelo militar Tupolev-16 (1951), substituindo completamente a fuselagem do bombardeiro, aumentando-lhe a altura para 3,5m e pressurizando-a por inteiro, inclusive testando-o exaustivamente em gigantescas piscinas...
Mudou-se, também, o posicionamento das asas enflexadas e de meia altura, que passou a ser baixa, fazendo assim surgir o Tupolev-104 (1° vôo:1955) de uso civil.

Desse modo criou-se, também, toda uma nova escola de pilotos de jatos, muitos deles vindos da própria VVS (Força Aérea da União Soviética), para a Aeroflot, a conhecida companhia estatal de aviação russa.

Nascia, assim o 2° avião comercial propelido a jato no mundo... porém sendo um sucesso retumbante durante o período em que o De Havilland Comet suspendera totalmente suas operações comerciais...( http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-104).

Depoimento contido no site: ...
... enviado por FlavioBHZ, lemos parte do excelente artigo escrito por por PT-MRA:

"... Vamos para o dia 22 de março de 1956 quando o primeiro protótipo do Tupolev TU-104 (CCCP-Л5412) pousava em Londres transportando alguns membros da KGB a fim de “preparar o terreno” para a chegada do então primeiro ministro soviético Nikolay Bulganin e o presidente da União Soviética Nikita Khrushchev em visita oficial ao Reino Unido causando surpresa a todos os que estavam presenciando aquele momento. Dezoito meses após colocarem o Sputnik em órbita, a União Soviética aterrava no mundo ocidental sua primeira aeronave civil (totalmente aprovada) com motores a jato.
Uma das pessoas que estavam presentes no momento do pouso era o piloto de teste Waterston que participou do primeiro vôo do De Havilland DH106 Comet... Nas próximas linhas segue o depoimento do comandante sobre o que ele viu naquele vinte e dois de março:
Assim como os outros especialistas, eu ainda estou em choque após vislumbrar o poderio da aviação russa. [...] Ficamos boquiabertos ao observarmos a aeronave na aproximação final, quebrando a camada de nuvens. Nos espantamos mais ainda quando a aeronave fez uma curva muito mais fechada do que normalmente esperamos que uma aeronave deste tipo faça. A aproximação foi precisa, os motores trabalhavam sem percalços. Então vimos que não se tratava de um bombardeiro mas sim de uma aeronave civil. O pouso foi fantástico.”

O alvoroço que se formou em Heathrow não era excessivo, até aquele momento a URSS, voando unicamente pelas asas da Aeroflot, só tinha mostrado à Europa Ocidental aeronaves convencionais para a época como o Ilyushin 12 e o Ilyushin 14 que são nada menos do que evoluções do Douglas DC2, quando o projeto foi comprado pela Lisunov no fim dos anos 30, originando o Lisunov LI-2 que também era utilizado nas rotas para o oeste europeu. As três aeronaves citadas pertenciam à primeira geração de aeronaves do país, que surgiram pouco antes da segunda guerra e no pós-guerra, a maioria dos modelos já acumulavam mais de 15 anos desde o projeto inicial, logo existia uma demanda por aeronaves novas no país soviético. A cartada final foi quando em 1949 os britânicos lançaram o Comet 1, “forçando” a União Soviética uma resposta à altura...". 
Era a Guerra-Fria que, de certo modo, continua até os dias de hoje... tanto nas disputas de mercado, através da estratégia de manutenção de influência regional, quanto de ocupação de novas áreas, mais precisamente os paises do antigo Pacto de Varsóvia e ex-aliados da Rússia.
Nesse jogo de poder as armas vão desde propagandas enganosas, até subvenções escandalosas...

Porém é notório e emblemático, em nosso caso, a reativação da IV Frota Naval norte-americana no Atlantico Sul, assim como as negociações de ampliação e instalação de novas bases militares na América do Sul, em um momento em que as nações do chamado "ConeSul" tentam gerenciar suas próprias geopolíticas.



Tupolev tu-104, como relatado na Revista de Cultura e História da Aviação - ASAS, edição N°46, dez.2008/jan.2009, se desenvolveu grandemente: dos 50 passageiros na sua primeira versão, passou aos 115 passageiros na última versão.
Foram construidos ao todo, entre todas as versões, 200 Tupolev tu-104. 
                                                                                                     clique nas fotos
 " Vários Tu-104 foram entregues a laboratórios científicos e foram usados para treinar cosmonautas, entre eles Iúri Gagarin e Aleskêi Leonov."

Fechamos com esse conhecimento, muito pouco divulgado, inclusive nas enciclopédias da Internet, citamos uma breve passagem de ASAS*:
"...Apesar de se tratar de um modelo tão relevante, até hoje quase totalidade das obras publicadas no Ocidentre simplesmente omite dados específicos da produção e das versões do Tu-104...".
  
Fontes
https://br.rbth.com/historia/82205-tu-104-catastrofico 
*ASAS Revista de Cultura e História da Aviação, edição N°46, dez.2008/jan.2009

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Boa pesquisa e Boa contribuição !