Aviões Que Nunca Existiram VI
Tupolev tu-16 "Badger"
Foi o bombardeiro que serviu de base para o avião comercial a jato Tupolev Tu-104
Entre as primazias na aviação temos uma histórica concorrência embaraçada pela cortina de fumaça ideológica da Guerra-Fria:
O avião
comercial a jato Tupolev Tu-104
Desde a criação do 1° avião comercial, operacional, a turbo-reação (jato) no Ocidente, o inglês De Havilland Comet (1952), que “...foi prejudicado por problemas de fadiga de metal, o que provocou vários acidentes..." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o_comercial).
De fato, inclúa-se, desde sua aprovação operacional, uma séria de acidentes fatais, sem sobreviventes. Houveram constatações, em laudos técnicos, sobre falha no projeto de pressurização e incompatibilidade do desenho retangular das janelas, que geravam altos índices de acidentes. Resultado, o Comet só voltaria a voar, operacionalmente seguro, em sua versão Comet IV, em 1958...
O Tupolev-104 (operacionalização 1956) foi, de fato, o primeiro jato comercial operacional e com muito menos problemas de segurança que o Comet.
Assim começou a História
da Aviação Comercial a Jato.
Tinha
um alcance para rotas curtas e médias de 2.750Km,
superior ao também bem-sucedido francês Caravelle (operacionalização:1959), por exemplo, que tinha o alcance de 2.000Km.
Abaixo
trazemos ainda o emblemático relato do piloto de testes da De Havilland, daquela época, que traduz o sucesso
do esforço tecnológico russo que, partindo do modelo militar Tupolev-16 (1951),
substituindo completamente a fuselagem do bombardeiro, aumentando-lhe a altura
para 3,5m e pressurizando-a por
inteiro, inclusive testando-o exaustivamente em gigantescas piscinas...
Mudou-se,
também, o posicionamento das asas enflexadas e de meia altura, que passou a ser
baixa, fazendo assim surgir o Tupolev-104 (1°
vôo:1955) de uso civil.
Desse
modo criou-se, também, toda uma nova escola de pilotos de jatos, muitos deles
vindos da própria VVS (Força Aérea da União Soviética), para a Aeroflot, a conhecida companhia estatal de aviação
russa.
Nascia,
assim o 2° avião comercial propelido a jato no mundo... porém sendo um
sucesso retumbante durante o período em que o De Havilland Comet suspendera totalmente suas operações
comerciais...( http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-104).
Depoimento
contido no site: ...
...
enviado por FlavioBHZ, lemos parte do
excelente artigo escrito por por PT-MRA:
"...
Vamos para o dia 22 de março de 1956 quando o primeiro protótipo do Tupolev TU-104 (CCCP-Л5412) pousava em Londres transportando alguns membros da KGB a
fim de “preparar o terreno” para a chegada do então primeiro ministro
soviético Nikolay Bulganin e o
presidente da União Soviética Nikita Khrushchev em visita oficial ao Reino Unido causando surpresa a todos os que
estavam presenciando aquele momento. Dezoito meses após colocarem o Sputnik em órbita, a União Soviética aterrava no mundo ocidental sua primeira
aeronave civil (totalmente
aprovada) com motores a jato.
Uma
das pessoas que estavam presentes no momento do pouso era o piloto de
teste Waterston que participou do
primeiro vôo do De Havilland DH106 Comet... Nas próximas linhas
segue o depoimento do comandante sobre o que ele viu naquele vinte e dois de
março:
“Assim como os outros especialistas, eu ainda estou
em choque após vislumbrar o poderio da aviação russa. [...] Ficamos
boquiabertos ao observarmos a aeronave na aproximação final, quebrando a camada
de nuvens. Nos espantamos mais ainda quando a aeronave fez uma curva muito mais
fechada do que normalmente esperamos que uma aeronave deste tipo faça. A
aproximação foi precisa, os motores trabalhavam sem percalços. Então vimos que
não se tratava de um bombardeiro mas sim de uma aeronave civil. O pouso foi
fantástico.”
O
alvoroço que se formou em Heathrow não
era excessivo, até aquele momento a URSS,
voando unicamente pelas asas da Aeroflot,
só tinha mostrado à Europa Ocidental aeronaves
convencionais para a época como o Ilyushin 12 e
o Ilyushin 14 que são nada menos do
que evoluções do Douglas DC2, quando o
projeto foi comprado pela Lisunov no
fim dos anos 30, originando o Lisunov LI-2 que
também era utilizado nas rotas para o oeste
europeu. As três aeronaves citadas pertenciam à primeira geração de
aeronaves do país, que surgiram pouco antes da segunda guerra e no pós-guerra,
a maioria dos modelos já acumulavam mais de 15 anos desde o projeto inicial,
logo existia uma demanda por aeronaves novas no país soviético. A cartada final
foi quando em 1949 os britânicos
lançaram o Comet 1, “forçando” a União Soviética uma resposta à
altura...".
Era
a Guerra-Fria que, de certo modo, continua até os dias de hoje... tanto nas
disputas de mercado, através da estratégia de manutenção de influência
regional, quanto de ocupação de novas áreas, mais precisamente os paises do
antigo Pacto de Varsóvia e
ex-aliados da Rússia.
Nesse
jogo de poder as armas vão desde propagandas enganosas, até subvenções
escandalosas...
Porém
é notório e emblemático, em nosso caso, a reativação da IV Frota Naval norte-americana
no Atlantico Sul, assim como as
negociações de ampliação e instalação de novas bases militares na América do Sul, em um momento em que as nações do
chamado "ConeSul" tentam gerenciar
suas próprias geopolíticas.
O Tupolev tu-104, como relatado na Revista
de Cultura e História da Aviação - ASAS, edição N°46, dez.2008/jan.2009, se desenvolveu grandemente:
dos 50 passageiros na sua primeira
versão, passou aos 115 passageiros
na última versão.
Foram
construidos ao todo, entre todas as versões, 200 Tupolev tu-104.
clique nas fotos
" Vários
Tu-104 foram entregues a laboratórios científicos e
foram usados para treinar cosmonautas, entre eles Iúri
Gagarin e Aleskêi Leonov."
Fechamos com esse conhecimento, muito pouco divulgado, inclusive nas enciclopédias da
Internet, citamos uma breve passagem de ASAS*:
"...Apesar
de se tratar de um modelo tão relevante, até hoje quase totalidade das obras
publicadas no Ocidentre simplesmente
omite dados específicos da produção e das versões do Tu-104...".
Fontes:
https://br.rbth.com/historia/82205-tu-104-catastrofico
*ASAS Revista de Cultura e História da Aviação, edição N°46, dez.2008/jan.2009
*ASAS Revista de Cultura e História da Aviação, edição N°46, dez.2008/jan.2009
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Boa pesquisa e Boa contribuição !