Aviões Que Nunca Existiram VIII
A CORRIDA TECNOLÓGICA PELO PRIMEIRO AVIÃO SUPERSÔNICO COMERCIAL (SST)
SuperSonicTransport
SuperSonicTransport
Tupolev tu-144 versus Concorde

Tupolev tu-144
Foi o primeiro avião comercial supersônico operacional a voar: dezembro de 1968. Voou dois meses antes do Concorde, que foi o segundo SST-SuperSonicTransport a voar: março de 1969. O projeto yanque, Boeing-2707, foi abandonado em 1970.
Foram fabricados 17 Tupolev tu-144 e 16 Concordes.O Tupolev tu-144 levava 167 passageiros, o Concorde 100.
Como ambos tinham aerodinâmica limpa, isto é, não usavam tanques extras externos, o Tu-144 tinha a velocidade máxima (usando afterburns) de Mach2.35 e de super-cruzeiro de Mach.2; o Condorde tinha a velocidade máxima (usando afterburns) Mach2.04 e em supercruiser a Mach2.
"...Somente os transportes supersônicos(SST), Concorde e a última versão do Tu-144, o Tu-144M, passavam a maior parte do tempo navegando nas velocidades de design sem precisar de pós-combustão...
...O reaquecimento foi adicionado ao Concorde para a decolagem para lidar com os aumentos de peso que vieram após o projeto inicial. Como estava disponível, também foi usado para aceleração transônica para reduzir o tempo gasto e o combustível usado para alcançar o cruzeiro. O Tu-144M atualizado tinha motores mais econômicos que o Tu-144, e não exigia pós-combustão durante o cruzeiro, além de um design de admissão mais avançado, que aumentou a faixa de carga útil total de 3.080
km para 5.330 km (1.910 milhas para 3.310 milhas). O alcance operacional do Concorde era de 6.470 km ou 4.020 milhas)."
Foram fabricados 17 Tupolev tu-144 e 16 Concordes.O Tupolev tu-144 levava 167 passageiros, o Concorde 100.
Como ambos tinham aerodinâmica limpa, isto é, não usavam tanques extras externos, o Tu-144 tinha a velocidade máxima (usando afterburns) de Mach2.35 e de super-cruzeiro de Mach.2; o Condorde tinha a velocidade máxima (usando afterburns) Mach2.04 e em supercruiser a Mach2.
"...Somente os transportes supersônicos(SST), Concorde e a última versão do Tu-144, o Tu-144M, passavam a maior parte do tempo navegando nas velocidades de design sem precisar de pós-combustão...
...O reaquecimento foi adicionado ao Concorde para a decolagem para lidar com os aumentos de peso que vieram após o projeto inicial. Como estava disponível, também foi usado para aceleração transônica para reduzir o tempo gasto e o combustível usado para alcançar o cruzeiro. O Tu-144M atualizado tinha motores mais econômicos que o Tu-144, e não exigia pós-combustão durante o cruzeiro, além de um design de admissão mais avançado, que aumentou a faixa de carga útil total de 3.080
km para 5.330 km (1.910 milhas para 3.310 milhas). O alcance operacional do Concorde era de 6.470 km ou 4.020 milhas)."
- http://en.wikipedia.org/wiki/Supercruise
O Tupolev Tu-144D tinha o alcance de 6.500Km, enquanto o Concorde o superava alcançando 6.852Km.
O teto máximos de vôo do Tu-144 era de 18.000m, o do Concorde era de 18.300m.
Seu projeto começou dois anos depois do plano do Concorde, daí as versões de espionagem e cópia pelos espiões russos que teriam roubado partes do projeto...
Dentre essas historietas, tão comuns, por exemplo, as propagadas no History Channel. Basta conferir suas ridículas versões sobre dogfighters de super-pilotos e super-aeronaves ianques, supostamente inquestionáveis em superioridade tecnológica sob quaisquer tempo ou situação, em quaisquer época e combate.
Há, ainda, o comportamento acrítico de muitos editores das chamadas “revistas especializadas”.
Fazemos questão de retirar, dentre esses, a cultural e histórica revista ASAS...
Historinhas ridículas, como espiões russos raspando restos de borracha de pneus para confeccionar os pneus que proveriam os Tu-144, e contra-espiões ianques espalhando chicletes na pista e dando dor de cabeça aos cientistas soviéticos, etc, etc...
Esses mitos ventilados pela propaganda da Guerra-Fria, com forte ranço ideológico, mostraram-se incongruentes, pois, apesar da semelhança na aparência do Tupolev tu-144, com o avião supersônico anglo-francês, haviam diferenças significativas no controle de vôo, sistemas de navegação, frenagem, controle do motor e, a sofisticada solução aerodinâmica dos canards retráteis... Aliás o projeto, também abandonado, do bombardeiro estratégico XB-70 Valkyrie tinha canards, porém estes eram fixos.
Durante o Show Aéreo de Paris de 1973, no terceiro dia, preparou-se um duelo entre os dois aviões supersônicos nos céus de Paris...
O Concorde voou primeiro e realizou uma exibição deslumbrante, do tipo que estamos acostumados a nos encantar... Enquanto isso, na pista, o piloto do “Konkordski”, como já vinha sendo apelidado o Tupolev tu-144, foi avisado que ele tinha, naquele exato momento, apenas metade do tempo para realizar a sua exposição, seu tempo tinha sido reduzido...
O Tu-144 decolou e subiu para 4 000 pés em uma manobra surpreendente e estonteante para os padrões ocidentais...
O Serviço Secreto Francês, numa clara violação dos regulamentos do evento, havia se mobilizado para espionar o surpreendente avião russo, causando um terrível acidente quando um Mirage III espião, que havia levantado vôo pouco antes do Tu-144, munido de câmeras de reconhecimento e fotografando os revolucionarios canards do avião russo a poucas dezenas de metros deste, pois se mantivera aos 4.000ft também, acabando por quase colidir com o mesmo quando em sua performance os russos subiram acima das nuvens e avistaram o Mirage III em rota de colisão...
Em uma tentativa desesperada para evitar uma colisão o Tu-144 realizou tal manobra radical pelas hábeis mãos do piloto russo M. Koslov, que em um mergulho fantástico em 1G, conseguiu evadir-se, porém Koslov acionou os afterburns a toda potência, chegando a 5G... A tripulação conseguiu recuperar praticamente o avião mas, tragicamente, já era tarde demais pois a estrutura fôra submetida a esforços excessivos... a fuselagem, sob os poderosos motores e a Força G, esfacelou-se a cerca de 1500m do solo... e não entrando em "stall" como afirmara, naquelas semanas, a imprensa especializada de toda Europa...
Morreram seus 6 tripulantes, mais 8 espectadores e mais 60 pessoas feridas e quinze casas destruídas na localidade...
A Imprensa Ocidental desconheceu esse crime até o fim da Guerra Fria, atribuindo o “vexame” tão somente ao SST russo, além da imprensa local afirmar, na época, que se fosse o Concorde este resistiria a prova, etc...
A bem da História, o correto é que a engenharia e a inventiva russas mais uma vez se mostraram competentes e inovadoras.
O comprimento do Tu-144 era de 65,7m, o do Concorde 62m.
A envergadura do Tu-144 era de 28,80m, a do Concorde 25.6m
A altura do Tupolev-144 era de 12,5m, a do Concorde 12,2m
Potência de cada um dos 4 motores Kuznetsov Nk-144F do Tu-144 = máxima produzida por motor na decolagem (pós-combustores acionados) 196.2 kN (20,000 kgp / 44,100 lbf)
Potência de cada um dos 4 motores Rolls-Royce/SECMA = máxima produzida por motor na decolagem (pós-combustores acionados) 170 KN (38.050 Lbs).
Embora a Propaganda Ocidental só fale nas rotas Atlanticas dos Concordes pela British Airways e a Air France, e se refiram a rota principal dos Tupolev tu-144 tão somente entre Moscou e as cidades de Alma e Ata no Casaquistão, nesse gráfico abaixo podemos avaliar a sua maior amplitude. Nesse Mapa de Rotas, estão inclusas as rotas para Cuba, China e Japão como sequência natural para um SST.
O Tupolev Tu-144D tinha o alcance de 6.500Km, enquanto o Concorde o superava alcançando 6.852Km.
O teto máximos de vôo do Tu-144 era de 18.000m, o do Concorde era de 18.300m.
Seu projeto começou dois anos depois do plano do Concorde, daí as versões de espionagem e cópia pelos espiões russos que teriam roubado partes do projeto...
Dentre essas historietas, tão comuns, por exemplo, as propagadas no History Channel. Basta conferir suas ridículas versões sobre dogfighters de super-pilotos e super-aeronaves ianques, supostamente inquestionáveis em superioridade tecnológica sob quaisquer tempo ou situação, em quaisquer época e combate.
Há, ainda, o comportamento acrítico de muitos editores das chamadas “revistas especializadas”.
Fazemos questão de retirar, dentre esses, a cultural e histórica revista ASAS...
Historinhas ridículas, como espiões russos raspando restos de borracha de pneus para confeccionar os pneus que proveriam os Tu-144, e contra-espiões ianques espalhando chicletes na pista e dando dor de cabeça aos cientistas soviéticos, etc, etc...
Esses mitos ventilados pela propaganda da Guerra-Fria, com forte ranço ideológico, mostraram-se incongruentes, pois, apesar da semelhança na aparência do Tupolev tu-144, com o avião supersônico anglo-francês, haviam diferenças significativas no controle de vôo, sistemas de navegação, frenagem, controle do motor e, a sofisticada solução aerodinâmica dos canards retráteis... Aliás o projeto, também abandonado, do bombardeiro estratégico XB-70 Valkyrie tinha canards, porém estes eram fixos.
Abaixo, detalhe dos descarregadores de estática do Tupolev-tu-144
O Concorde voou primeiro e realizou uma exibição deslumbrante, do tipo que estamos acostumados a nos encantar... Enquanto isso, na pista, o piloto do “Konkordski”, como já vinha sendo apelidado o Tupolev tu-144, foi avisado que ele tinha, naquele exato momento, apenas metade do tempo para realizar a sua exposição, seu tempo tinha sido reduzido...
O Tu-144 decolou e subiu para 4 000 pés em uma manobra surpreendente e estonteante para os padrões ocidentais...
O Serviço Secreto Francês, numa clara violação dos regulamentos do evento, havia se mobilizado para espionar o surpreendente avião russo, causando um terrível acidente quando um Mirage III espião, que havia levantado vôo pouco antes do Tu-144, munido de câmeras de reconhecimento e fotografando os revolucionarios canards do avião russo a poucas dezenas de metros deste, pois se mantivera aos 4.000ft também, acabando por quase colidir com o mesmo quando em sua performance os russos subiram acima das nuvens e avistaram o Mirage III em rota de colisão...
Em uma tentativa desesperada para evitar uma colisão o Tu-144 realizou tal manobra radical pelas hábeis mãos do piloto russo M. Koslov, que em um mergulho fantástico em 1G, conseguiu evadir-se, porém Koslov acionou os afterburns a toda potência, chegando a 5G... A tripulação conseguiu recuperar praticamente o avião mas, tragicamente, já era tarde demais pois a estrutura fôra submetida a esforços excessivos... a fuselagem, sob os poderosos motores e a Força G, esfacelou-se a cerca de 1500m do solo... e não entrando em "stall" como afirmara, naquelas semanas, a imprensa especializada de toda Europa...
Morreram seus 6 tripulantes, mais 8 espectadores e mais 60 pessoas feridas e quinze casas destruídas na localidade...
A Imprensa Ocidental desconheceu esse crime até o fim da Guerra Fria, atribuindo o “vexame” tão somente ao SST russo, além da imprensa local afirmar, na época, que se fosse o Concorde este resistiria a prova, etc...
O comprimento do Tu-144 era de 65,7m, o do Concorde 62m.
A envergadura do Tu-144 era de 28,80m, a do Concorde 25.6m
A altura do Tupolev-144 era de 12,5m, a do Concorde 12,2m
Potência de cada um dos 4 motores Kuznetsov Nk-144F do Tu-144 = máxima produzida por motor na decolagem (pós-combustores acionados) 196.2 kN (20,000 kgp / 44,100 lbf)
Potência de cada um dos 4 motores Rolls-Royce/SECMA = máxima produzida por motor na decolagem (pós-combustores acionados) 170 KN (38.050 Lbs).
Embora a Propaganda Ocidental só fale nas rotas Atlanticas dos Concordes pela British Airways e a Air France, e se refiram a rota principal dos Tupolev tu-144 tão somente entre Moscou e as cidades de Alma e Ata no Casaquistão, nesse gráfico abaixo podemos avaliar a sua maior amplitude. Nesse Mapa de Rotas, estão inclusas as rotas para Cuba, China e Japão como sequência natural para um SST.

O interior do Tupolev tu-144
Apesar das soluções estruturais, aerodinâmicas e sistêmicas terem tido sucesso, a supressão do ruído interno do Tu-144 não teve sucesso:
“Alimentados pelo ar agitado, os enormes aparelhos de ar-condicionado e os enormes motores criaram 'um rugido que quase podia ser ouvido no Queens', segundo o New York Times .... Os passageiros reclamavam que o barulhento som do vento tornavam a conversa impossível e se comunicavam passando notas. "
Acima, uma das soluções temporárias para o ruído interno...
O Tupolev tu-144LL e a NASA.
A NASA nunca teve um avião SST próprio da industria norte-americana, pois o projeto do Boeing-2707 jamais se deslanchou...
Sabedora da falência comercial, pelos altos custos em ambos os modelos: Tu-144 e Concorde, resolveu estabelecer uma joint-venture onde poderia dar sequência real a seus projetos virtuais e mockups em tuneis de vento... Passando a estudos, levantamentos e diagnósticos, através de super-sensores espalhados por toda superfícies fixas e móveis: microfones, termopares, sensores de pressão e fricção da superfície de vários calibres foram colocados no Tu-144LL para medir a camada-limite aerodinâmica, isto é, onde o ar interage com a superfície de uma aeronave em movimento super-sônico. Ela também construiu um número significativo de instrumentos de pesquisa. Um sistema de evacuação de emergência da tripulação também foi instalado.
Sabedora da falência comercial, pelos altos custos em ambos os modelos: Tu-144 e Concorde, resolveu estabelecer uma joint-venture onde poderia dar sequência real a seus projetos virtuais e mockups em tuneis de vento... Passando a estudos, levantamentos e diagnósticos, através de super-sensores espalhados por toda superfícies fixas e móveis: microfones, termopares, sensores de pressão e fricção da superfície de vários calibres foram colocados no Tu-144LL para medir a camada-limite aerodinâmica, isto é, onde o ar interage com a superfície de uma aeronave em movimento super-sônico. Ela também construiu um número significativo de instrumentos de pesquisa. Um sistema de evacuação de emergência da tripulação também foi instalado.
Nasceu, então, o Tupolev tu-144LL (Laboratório Aéreo). Numa verdadeira PARCERIA internacional, como sempre acontece nas joint-ventures com a Rússia, a Boeing e a Tupolev e outros envolveram-se ativamente no Projeto...e a Imprensa Especializada yanque ainda escreveu: “...É bastante irônico que o ex-orgulho da engenharia soviética ajudou a reviver o legado de sonhos supersônicos da América...”
-http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A2818640
-http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A2818640
O governo da Rússia, porém, não permitiu que fossem estudados os motores Kuznetsov NK-321 (os mesmos do Tupolev tu-160 WhiteSwam, único verdadeiro bombarderio supersônico de cruzeiro hoje no mundo, pois o B-1 Lancer norte-americano pode atingir velocidade Mach1+ somente por períodos curtos e intercalados.
O B-1 Lancer foi o que restou como prêmio tecnológico da proposta do North American Aviation XB-70 Valkyrie (1964) não operacionalizado, de vôo Mach3, que foi abandonado em 1969.
- http://xb70.interceptor.com/
"...O Concorde era mais sofisticado", disse Robert Rivers... ...mas existem muitos exemplos de engenharia sofisticada no Tu-144 também"
...Eles eram diferentes. O Tu-144, podia transportar mais passageiros, e podia voar mais rápido e mais alto. A Tupolev criou um plano notável que podia fazer o que apenas um outro plano da história poderia fazer..."
“...Um Concorde era como um puro-sangue do Kentucky - um cavalo delicado, mas muito veloz. E o Tu-144 é como um Clydesdale, um cavalo enorme, com poder inacreditável, mas não tão eficiente...”.
- Robert
Rivers e Gordon Fullerton pilotos de testes da NASA,
foram os únicos a pilotar, tanto o Concorde, quanto o Tu-144M.
Os fatos conformados à História da Aviação
O fabuloso museu alemão de tecnologias, Sinsheim, expôs ambos aviões, (únicos do tipo SST), acima de sua estrutura em ordem de fabricação e operacionalidade...
Primeiro o Tu-144, atrás, o Concorde...
Fontes:
http://www.britannica.com/EBchecked/topic-art/210191/50964/Tupolev-Tu-144-supersonic-passenger-airliner-lifting-off-in-Moscowhttp://tu144.tripod.com/history.html
http://www.gizmohighway.com/history/tu-144.htm
http://www.nasa.gov/centers/dryden/news/FactSheets/FS-062-DFRC.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-144
http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorde
http://en.wikipedia.org/wiki/Supercruise
http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A2818640
http://www.tu144sst.com/techspecs/performance.html
http://www.tu144sst.com/history/70s.html
Vide video: