O avião comercial a jato Tupolev Tu-114
Seguindo a solução de fabricação de aviões comerciais, a partir dos enormes sucessos tecnológicos dos caças e bombardeiros russos, como já ocorrera com o Tupolev tu-104(AviõesQueNuncaExistiramVI), em 1955, essa é a história do estonteante Tupolev tu-114...
O bombardeiro Tupolev tu-95 Bear , em plena atividade militar nos dias de hoje com modernizações regulares, como seu concorrente norte-americano B-52H Stratofortress da mesma época de fabricação, foi convertido em um primeiro momento de testes com fuselagem e sistemas de navegação e comunicação, em dois protótipos comerciais com asas baixas, os Tupolev tu-116... que resultariam no super avião comercial de grande sucesso, o Tupolev tu-114, de alcance médio-longo e o mais rápido dos aviões turbo-propulsores da historia.
Foi um acontecimento impressionante e sucesso comercial, mas dificilamente aparecia nas enciclopédias populares... era a Guerra-Fria...
No ano de 1957, o Tupolev tu-114, com seus gigantescos conjuntos motor-longarinas, chamavam a atenção de quaisquer transeuntes pelos aeroportos da Europa onde pousasse.
Convertido do bombardeiro estratégico Tupolev tu-95 Bear, igualmente equipado com 4 motores turbo-hélices contra-rotativas Kuznetsov NK-12MV (14.796hp, cada), que lhe proporcionam a velocidade de 925Km/h, isto é, somente 75km/h a menos que as 8 turbinas a jato puro Pratt & Whitney TF33-P-3 que equipam o bombardeiro estratégico B-52H Stratofortress e que lhe proporcionam tão somente a velocidade de 1.000Km/h, atestando a inventividade e capacidade tecnológica da Rússia... (vide tabela abaixo)*.

Na área comercial, a aerodinâmica do Tupolev tu-114 estava muito à frente de seu tempo, com enflexamento de asas a 35° e desenho refinado, tinha um desempenho formidável, uma vez que quase se igualava ao dos turbinados jatos contemporâneos como o Boeing 707 e o Douglas DC-8.
O Tupolev tu-114 tinha o espetacular desempenho na velocidade de cruzeiro de 870km/h, teto operacional de 12.000m e peso máximo de decolagem de 175.000kg... bem maior que a segunda maior aeronave de passageiros do mundo nos anos 60, o DC-8-63. que era de 161.000kg.

Além da estatal russa Aeroflot, a JAL - Japan Airliners operava o elegante avião em duas classes em confortável arranjo de duas classes... ao término do acordo, os Tu-114, voltando a Rússia, passaram a ter uma classe única de 200 passageiros.
Comparando os Bombardeiros Estratégicos:
Turbo-hélice x Jato puro.
Kuznetsov NK-12NV x Pratt & Whitney TF-33-P3
Tu-95 x B-52
Peso máximo de decolagem t
187,7 - 220Velocidade máxima, km/h
925 - 1.000
Raio de combate, km
6500 - 7210
Alcance máximo, km
15 000 - 15 000
Teto, m.
12 000 - 17 000
Total de propulsão do motor, kgf
40 000 - 61 600A carga de combate, kg
11 340 - 20 650
A produção total (todas as variantes)
500 - 744
187,7 - 220Velocidade máxima, km/h
925 - 1.000
Raio de combate, km
6500 - 7210
Alcance máximo, km
15 000 - 15 000
Teto, m.
12 000 - 17 000
Total de propulsão do motor, kgf
40 000 - 61 600A carga de combate, kg
11 340 - 20 650
A produção total (todas as variantes)
500 - 744
Fontes:
ASAS - Revista de Cultura e História da Aviação, N°34, DEZ-2006~JAN-2007
http://warfare.ru/?lang=&linkid=2029&catid=280http://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/06/tupolev-tu-114-o-mais-impressionante.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95
http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95#cite_note-44
http://ru.wikipedia.org/wiki/Ту-95
http://www.enemyforces.net/aircraft/tu95.
htmhttp://en.wikipedia.org/wiki/B-52_Stratofortresshttp://www.fas.org/programs/ssp/man/uswpns/air/bombers/b52.html
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=6723
http://www.geocities.com/capecanaveral/4294/history/1950_present.html
ASAS - Revista de Cultura e História da Aviação, N°34, DEZ-2006~JAN-2007
http://warfare.ru/?lang=&linkid=2029&catid=280http://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/06/tupolev-tu-114-o-mais-impressionante.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95
http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95#cite_note-44
http://ru.wikipedia.org/wiki/Ту-95
http://www.enemyforces.net/aircraft/tu95.
htmhttp://en.wikipedia.org/wiki/B-52_Stratofortresshttp://www.fas.org/programs/ssp/man/uswpns/air/bombers/b52.html
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=6723
http://www.geocities.com/capecanaveral/4294/history/1950_present.html
Muito bom, mas uma pergunta:
ResponderExcluirSe esses aviões "NUNCA EXISTIRAM" COMO PODE ELES TEREM EXISTIDO?
A resposta está na própria proposta de abordagem, isto é, na verdade começamos essa série em razão da ocultação, tanto pela "imprensa especializada", quanto mesmo de enciclopédias de aviação que omitiram esses formidáveis vetores com a intenção de "recriar a História da Aviação". Assim como forjaram uma superioridade tecnológica que é questionável, tanto no ar/terra/mar. Nossa resposta é, basados em fontes confiáveis,apontar aspectos propositalmente omitidos, distorcidos e mesmo as francas mentiras amplamente divulgadas e acreditadas por décadas, com respeito aos caças/bombardeiros/mísseis/helicópteros russos ou de outra nacionalidade.
ResponderExcluirMiguel Junior.