
A Fritz X foi concebida para ser usada contra navios blindados, como os cruzadores pesados e encouraçados. Geralmente lançada de 4,000 metros e teto máximo de 5,500 metros. De característica perfurante, tinha a incrível peso de 1.570Kg, media 3,26 metros e tinha uma curva de atuação mais acentuada que a dos mísseis Henschel HS-293A.
Também conhecido como FX-1400, foi a primeira bomba (de queda livre) guiada com sucesso operacional perfeito. Utilizava a mesma espoleta de detonação por aproximação “Kranich” das Henschel...como também nos Mísseis Ar-Ar Kramer X-4, assim como o Sistema MCLOS=Manual Command to Line of Sight=Comando Manual de Linha de Visada Kehl-Straßburg FuG 203/230, utilizado naquelas também.
Mesmo não sendo dotada de motor de impulso, tinha um motor gerador de flares brilhantes de cor branca, o HWK 109-507B, que ajudava o operador a acompanhar a trajetória do Fritz X.
Seu desenho era absolutamente futurista, tinha uma cauda cruciforme com quatro aletas circuladas em formato quadrangular (caixote) que lhe dava uma envergadura de 1,35m em 12 faces verticais e horizontais, tudo proporcionando uma condução aerodinâmica por guiamento do “joystick” Kehl-Strassburg, além de ter um sistema de giroscópios internos para mantê-la estabilizada até o alvo... foi a “mãe” das atuais GBU=Guided Bomb Unit.

Foi utilizado nos bombardeiros Dornier Do-217 e Heinkel He-177. Tal era seu peso que o Do-217 só carregava uma delas.
Embora tenha sido fabricadas 2000, apenas foram usados 200 delas durante a IIGG.

Em 25 de agosto de 1943 foi afundado, por utilização de bombas HS-294, a Corveta HMS EGRET e muito danificado o destroyer HMCS Athabascan. Estes ataques foram os primeiros casos registrados de uso operacional de Bombas Guiadas. O Almirantado britânico ordenou seus navios de guerra para ficar pelo menos 320 km (200 milhas) da costa francesa até que contramedidas fossem criadas para a novidade tecnológica.
Porém no dia 8 de setembro de 1943, os termos do Armistício da Itália com os Aliados entraram em vigor, e a frota italiana deixou seu ancoradouro no continente italiano, com destino a Malta, onde os navios seriam entregues.
Os alemães desconfiavam que a armada italiana havia passado aos aliados, então ocorreu um dos mais espetaculares afundamentos, com apenas dois acertos da nova bomba guiada Fritz X, com nova tecnologia e maior precisão que as anteriores: o belíssimo e mais importante encouraçado italiano, o Roma foi atingido e afundado... também foi danificado seriamente o segundo mais importante navio da Regia Marina, o encouraçado Italia. Nessa ocasião foram seriamente danificados o encouraçado inglês Warspite, o crusador Spartan, e danificou seriamente, também, os cruzadores USS Savannah e HMS Uganda, todos pertencentes a Frota Aliada no Mediterraneo.
A JÓIA DA ESQUADRA ITALIANA:
O AFUNDAMENTO ENCOURAÇADO ROMA
F O T O do
¨STICK DESIGNADOR¨ :
F O T O :
F O T O S do RASTRO DA FRITZ X:
Veja o video sobre o bombardeamento do encouraçado Roma.
Fontes:
http://www.1jma.dk/articles/1jmaluftwaffegroundweapons.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Fritz_X
http://www.economicexpert.com/a/Fritz:X.htm
http://armishel.tistory.com/43
http://www.uboat.net/allies/warships/ship/3909.html
http://www.wartimememoriesproject.com/ww2/ships/warspite.php
http://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Warspite_(03)
http://www.uboat.net/allies/warships/ship/4025.html
http://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Uganda_(66)
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Azon
http://en.wikipedia.org/wiki/Fritz_X
http://www.warbirdsresourcegroup.org/LRG/Secweap.htmhttp://greyfalcon.us/restored/Glide%20bombs.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Fritz_X
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http://www.uboat.net/allies/warships/ship/3909.html
http://www.wartimememoriesproject.com/ww2/ships/warspite.php
http://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Warspite_(03)
http://www.uboat.net/allies/warships/ship/4025.html
http://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Uganda_(66)
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Azon
http://en.wikipedia.org/wiki/Fritz_X
http://www.warbirdsresourcegroup.org/LRG/Secweap.htmhttp://greyfalcon.us/restored/Glide%20bombs.htm
Vide video:
Prezado Miguel.
ResponderExcluirA cada vez que acesso o Blog, vejo que vem se tornando referencia em pesquisa histórica, de momentos da aviação e da 2ª guerra munndial.
Parabéns pelo trabalho amigo, e continue nos brindando com seus conhecimentos e pesquisas, para que um dia termos refeencias para nossas leituras.
Um gde abraço.
Tomaz/RJ.
Lisonja de amigo que me ajudou bastante nessas pesquisas...
ResponderExcluirObrigado bom piloto, bom profissional e ótimo amigo!
Miguel Junior