O X-4, também conhecido como RK 344, foi o primeiro Míssil Ar-Ar=AAM=Air-to-Air Missile operacional. Tinha o Sistema de Orientação FuG 510/238 “Dusseldorf/Detmold” MCLOS=Manual Command to Line of Sight=Comando Manual de Linha de Visada, com controle visual por flares e controle direto por dois fios de orientação bobinados em carretéis internos em duas das quatro asas ! 
Foi operacionalizado em fins de 1943, tinha uma velocidade de 1.150Km/h. Asas em formato cruciforme e quatro aletas trazeiras. Seu alcance máximo era de 3,5 a 4 Km, mas seus operadores preferiam dispará-lo a cerca de 1,5 km de distância. O Ruhrstahl Kramer X-4 tinha uma ogiva de 20 kg e sua estabilização era feita com um giro, em seu eixo, de 60rtm. Era dotado com a espoleta por aproximação Kranich, que detonava a ogiva cerca de 15 metros do alvo.
Como não há registros de acertos em nenhum alvo aéreo dos Aliados, não tendo sido provado em combate, o Kramer X-4 foi relegado aos projetos não operacionais, embora sua operacionalidade tenha sido comprovada.
clique nas fotos
Assim como a Fritz X foi a antecessora das modernas GBU-Guidance Bomb Unit=Bomba Guiada, o Rurhrstahl Kramer X-4 foi o antecessor do primeiro ATGM=Anti-Tank Guided Missile=Míssil Guiado Anti-Tanque, o famoso míssil Malkara, australiano-ingles, de 1958, que superou a deficiência técnica herdada do X-4 para o francês AA-10, de 1950, também, não operacionalizado devido a instabilidade dos carburantes hipergólicos altamente corrosivos: S-Stoff e R-Stoff. Na verdade a fabrica BMW em Stargard foi destruída por um reide aliado justamente quando cerca de 1.000 motores a propelente sólido já estavam fabricados, tais motores já traziam a solução técnica para a corrosão dos combustíveis líquidos. Foram fabricados cerca de 1.500 unidades ao todo.
Fontes:
http://www.luft46.com/missile/x-4.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Ruhrstahl_X-4
http://www.oocities.com/augusta/8172/panzerfaust12.htm
http://en.allexperts.com/e/r/ru/ruhrstahl_x-4.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Joystick
http://www.rafmuseum.org.uk/cosford/collections/missiles/missile_info.cfm?missile_id=25
http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Rec/rec.aviation.military/2009-01/msg01254.html
Vide video:

Foi operacionalizado em fins de 1943, tinha uma velocidade de 1.150Km/h. Asas em formato cruciforme e quatro aletas trazeiras. Seu alcance máximo era de 3,5 a 4 Km, mas seus operadores preferiam dispará-lo a cerca de 1,5 km de distância. O Ruhrstahl Kramer X-4 tinha uma ogiva de 20 kg e sua estabilização era feita com um giro, em seu eixo, de 60rtm. Era dotado com a espoleta por aproximação Kranich, que detonava a ogiva cerca de 15 metros do alvo.

clique nas fotos
Assim como a Fritz X foi a antecessora das modernas GBU-Guidance Bomb Unit=Bomba Guiada, o Rurhrstahl Kramer X-4 foi o antecessor do primeiro ATGM=Anti-Tank Guided Missile=Míssil Guiado Anti-Tanque, o famoso míssil Malkara, australiano-ingles, de 1958, que superou a deficiência técnica herdada do X-4 para o francês AA-10, de 1950, também, não operacionalizado devido a instabilidade dos carburantes hipergólicos altamente corrosivos: S-Stoff e R-Stoff. Na verdade a fabrica BMW em Stargard foi destruída por um reide aliado justamente quando cerca de 1.000 motores a propelente sólido já estavam fabricados, tais motores já traziam a solução técnica para a corrosão dos combustíveis líquidos. Foram fabricados cerca de 1.500 unidades ao todo.
Abaixo três X-4 sob um FW-190
Embora sua operacionalização tenha ocorrido nos caças Focke-Wulf FW-190 e Messerschmitt Me-262 e nos bombardeiros Junkers Ju-88 e Junkers Ju-388, um modelo mais avançado... felizmente, para todo o planeta, já era tarde demais este esforço de guerra...
http://www.luft46.com/missile/x-4.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Ruhrstahl_X-4
http://www.oocities.com/augusta/8172/panzerfaust12.htm
http://en.allexperts.com/e/r/ru/ruhrstahl_x-4.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Joystick
http://www.rafmuseum.org.uk/cosford/collections/missiles/missile_info.cfm?missile_id=25
http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Rec/rec.aviation.military/2009-01/msg01254.html
Vide video:
Miguel a matéria esta espetacular, parabéns!
ResponderExcluirThietre