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domingo, 30 de maio de 2010

Enzian: 1º Míssil Terra-Ar de Orientação p/ Infravermelho

O Messerschmitt Me E-4 Enzian/Madrid, fabricado pela Holzbau Sonthofen, em 1943, foi mais um míssil Terra-Ar entre os artefatos que visava varrer os bombardeios dos Aliados contra a Alemanha Nazista. Houve, também, um derivado Ar-Ar sendo testado, quando foi abandonado em detrimento dos então já operacionais e eficientes 1ºs caças a jato Messerschmitt Me-262 Schwalbe e o Heinkel He-162 Volksjaeger.


O Enzian/Madrid teve o grande histórico de ser o “pai” do míssil Ar-Ar mais produzido no mundo: o norte-americano Sidewinder AIM-9, que aprimorou sua tecnologia de orientação por Infravermelho.



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Na verdade o Enzian evoluiu para o Madrid, que utilizou o primeiro Sistema de Orientação por Infravermelho...no entanto este novo projeto, Madrid, não foi muito divulgado na História tecnológica dos artefatos bélicos, ficando todo mérito de sua inventiva sobre o projeto original, o Enzian.
O Madrid usou uma fotocélula infravermelha montada na parte dianteira colocada em uma bandeja como um telescópio orientável.
Haviam quatro aletas cruciformes dividindo o horizonte espelhado, movendo-se o espelho lateralmente, para cima ou para baixo. A palheta que recebia o sinal infravermelho maximizado do horizonte, comandava o rumo do míssil pelas aletas de superfície que tinham a tarefa de tentar apontar o Enzian/Madrid na mesma direção dessa palheta-espelho. Tal inventiva só teria maturidade técnica nas mãos do yanques quando, em 1956, a US Navy operacionalizou o famoso missil Ar-Ar Sidewinder-AIM 9, o mais fabricado e ainda em operação nos dias de hoje.
O Me E-4 Enzian era assistido por 4 foguetes-auxiliares no Sistema JATO – Jet-Assisted Take-Off que ajudavam no alcance que era de 18Km. A velocidade máxima do Enzian era de 800Km/h e sua altitude era de 11.000m. Sua Espoleta por Aproximação “Kranic” lhe dava um raio de explosão para alvos até 45m. Foram produzidos somente 60 unidades e, como o Ruhrstahl X-4, não entrou em combate real devido a carência de materiais, face aos constantes bombardeios dos Aliados, que minavam os suprimentos estratégicos dos alemães.





Fontes:
http://www.warbirdsresourcegroup.org/LRG/enzian.html
http://www.ausairpower.net/DT-MS-1006.pdf
http://greyfalcon.us/restored/History%20of%20German%20Rocketry.htm
http://pt.wikilingue.com/es/Enzian#Sistema_de_guia
www.walter-rockets.i12.com/missiles/109739.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Enzian
http://www.fact-index.com/e/en/enzian_missile.html

Vide video:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ruhrstahl Kramer X-4: 1º Míssil Ar-Ar

O X-4, também conhecido como RK 344, foi o primeiro Míssil Ar-Ar=AAM=Air-to-Air Missile operacional. Tinha o Sistema de Orientação FuG 510/238 “Dusseldorf/Detmold” MCLOS=Manual Command to Line of Sight=Comando Manual de Linha de Visada, com controle visual por flares e controle direto por dois fios de orientação bobinados em carretéis internos em duas das quatro asas !

Foi operacionalizado em fins de 1943, tinha uma velocidade de 1.150Km/h. Asas em formato cruciforme e quatro aletas trazeiras. Seu alcance máximo era de 3,5 a 4 Km, mas seus operadores preferiam dispará-lo a cerca de 1,5 km de distância. O Ruhrstahl Kramer X-4 tinha uma ogiva de 20 kg e sua estabilização era feita com um giro, em seu eixo, de 60rtm. Era dotado com a espoleta por aproximação Kranich, que detonava a ogiva cerca de 15 metros do alvo.
Como não há registros de acertos em nenhum alvo aéreo dos Aliados, não tendo sido provado em combate, o Kramer X-4 foi relegado aos projetos não operacionais, embora sua operacionalidade tenha sido comprovada.
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Assim como a Fritz X foi a antecessora das modernas GBU-Guidance Bomb Unit=Bomba Guiada, o Rurhrstahl Kramer X-4 foi o antecessor do primeiro ATGM=Anti-Tank Guided Missile=Míssil Guiado Anti-Tanque, o famoso míssil Malkara, australiano-ingles, de 1958, que superou a deficiência técnica herdada do X-4 para o francês AA-10, de 1950, também, não operacionalizado devido a instabilidade dos carburantes hipergólicos altamente corrosivos: S-Stoff e R-Stoff. Na verdade a fabrica BMW em Stargard foi destruída por um reide aliado justamente quando cerca de 1.000 motores a propelente sólido já estavam fabricados, tais motores já traziam a solução técnica para a corrosão dos combustíveis líquidos. Foram fabricados cerca de 1.500 unidades ao todo.
Abaixo três X-4 sob um FW-190
              Abaixo um X-4 é disparado por um Dornier do-17


 Embora sua operacionalização tenha ocorrido nos caças Focke-Wulf FW-190 e Messerschmitt Me-262 e nos bombardeiros Junkers Ju-88 e Junkers Ju-388, um modelo mais avançado... felizmente, para todo o planeta, já era tarde demais este esforço de guerra...

Fontes:
http://www.luft46.com/missile/x-4.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Ruhrstahl_X-4
http://www.oocities.com/augusta/8172/panzerfaust12.htm
http://en.allexperts.com/e/r/ru/ruhrstahl_x-4.htm
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Joystick
http://www.rafmuseum.org.uk/cosford/collections/missiles/missile_info.cfm?missile_id=25
http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Rec/rec.aviation.military/2009-01/msg01254.html

Vide video:

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fritz "X"=PC-1400: 1ª Bomba Anti-navio Guiada

A bomba-guiada Fritz-X foi concebida por uma equipe do Dr. Max Kramer do Deutsche fuer Versuchsansalt Luftfahrt, ou DVLInstituto de Desenvolvimento da Aviação, em 1939.

A Fritz X foi concebida para ser usada contra navios blindados, como os cruzadores pesados e encouraçados. Geralmente lançada de 4,000 metros e teto máximo de 5,500 metros. De característica perfurante, tinha a incrível peso de 1.570Kg, media 3,26 metros e tinha uma curva de atuação mais acentuada que a dos mísseis Henschel HS-293A.





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Também conhecido como FX-1400, foi a primeira bomba (de queda livre) guiada com sucesso operacional perfeito. Utilizava a mesma espoleta de detonação por aproximação “Kranich” das Henschel...como também nos Mísseis Ar-Ar Kramer X-4, assim como o Sistema MCLOS=Manual Command to Line of Sight=Comando Manual de Linha de Visada Kehl-Straßburg FuG 203/230, utilizado naquelas também.

Mesmo não sendo dotada de motor de impulso, tinha um motor gerador de flares brilhantes de cor branca, o HWK 109-507B, que ajudava o operador a acompanhar a trajetória do Fritz X.
Seu desenho era absolutamente futurista, tinha uma cauda cruciforme com quatro aletas circuladas em formato quadrangular (caixote) que lhe dava uma envergadura de 1,35m em 12 faces verticais e horizontais, tudo proporcionando uma condução aerodinâmica por guiamento do “joystickKehl-Strassburg, além de ter um sistema de giroscópios internos para mantê-la estabilizada até o alvo... foi a “mãe” das atuais GBU=Guided Bomb Unit.


Foi utilizado nos bombardeiros Dornier Do-217 e Heinkel He-177. Tal era seu peso que o Do-217 só carregava uma delas.
Embora tenha sido fabricadas 2000, apenas foram usados 200 delas durante a IIGG.









Em 25 de agosto de 1943 foi afundado, por utilização de bombas HS-294, a Corveta HMS EGRET e muito danificado o destroyer HMCS Athabascan. Estes ataques foram os primeiros casos registrados de uso operacional de Bombas Guiadas. O Almirantado britânico ordenou seus navios de guerra para ficar pelo menos 320 km (200 milhas) da costa francesa até que contramedidas fossem criadas para a novidade tecnológica.













Porém no dia 8 de setembro de 1943, os termos do Armistício da Itália com os Aliados entraram em vigor, e a frota italiana deixou seu ancoradouro no continente italiano, com destino a Malta, onde os navios seriam entregues.
Os alemães desconfiavam que a armada italiana havia passado aos aliados, então ocorreu um dos mais espetaculares afundamentos, com apenas dois acertos da nova bomba guiada Fritz X, com nova tecnologia e maior precisão que as anteriores: o belíssimo e mais importante encouraçado italiano, o Roma foi atingido e afundado... também foi danificado seriamente o segundo mais importante navio da Regia Marina, o encouraçado Italia. Nessa ocasião foram seriamente danificados o encouraçado inglês Warspite, o crusador Spartan, e danificou seriamente, também, os cruzadores USS Savannah e HMS Uganda, todos pertencentes a Frota Aliada no Mediterraneo.
A JÓIA DA ESQUADRA ITALIANA
O AFUNDAMENTO ENCOURAÇADO  ROMA
F O T O  do 
¨STICK DESIGNADOR¨ :
F O T O  :
F O T O S  do RASTRO DA FRITZ  X:

Veja o video sobre o bombardeamento do encouraçado Roma.
Fontes:



Vide video:

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Wasserfall W-10: 1° Míssil Balístico Terra-Ar

O Wasserfall foi a versão anti-aérea do míssil balístico V-2 (14m), acrescido de aletas para maior manobrabilidade, além de quatro aletas de grafite prolongando os lemes localizados na tubeira de saída do jato, lembrando os atuais e moderníssimos
TVC's=Thrust Vectoring Control=Controle de Vetoração de Empuxo, media 7,85m.

Acima: um Wasserfall W-1
Acima: um Wasserfall W-10

Abaixo: a evolução aerodinâmica e tecnológica dos Wasserfall 

Foi um grande avanço com relação ao V-2 pois era dotado do inédito Sistema Rheinland, geralmente utilizado a noite, que consistia em um Radar de Rastreamento de Aeronaves que funcionava junto a um computador analógico BZA (ver diagrama mais abaixo) e cujos dados eram recebidos pelo operador em terra através de um Transponder (vide esquema ao lado). Havia, decerto, dificuldades tanto de acompanhamento do míssil, quanto do alvo, mas era operacional. Foi mantido, para uso diurno, o sistema MCLOS por “joystick” versão modificada do "Kehl-Strassburg" de grande sucesso com os mísseis Henschel Hs-293, Feuerlilie F-55 e Fritz "X", também bem sucedidos contra as frotas aliadas no Mar do Mediterrâneo.




Seu envelope de vôo era para altitudes dos bombardeiros inimigos, precisando de uma ogiva muito menor (235kg) para destruição destes. Comprimento 7,85m, diâmetro 2,51m, alcance de 25Km, velocidade 2.800Km/h e tinha espoleta de detonação por aproximação.

O ministro do Armamento e Produção de Guerra da Wermacht, Albert Speer declarou em suas memórias: “...Hitler não tinha simpatia por projetos defensivos, mas ofensivos...teríamos devastado as frotas de bombardeiros aliados...pois...conseguimos fabricar 900 mísseis V-2... quando os recursos já eram limitados...” .

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Há registro de um Wasserfall caido na Suécia em 13 de junho de 1944.
Sob bombardeios estratégicos, a fábrica em Peenemünde redirecionou, então naqueles últimos meses, seus esforços para a consecução do caça-foguete Messerschmitt Me-163 komet e o míssil balístico de grande alcance V-2 
Acima: O Hermes, uma cópia tecnológica ianque do Wasserfall W-10...
Fontes:
https://sites.google.com/site/playingwithfirememoirs/Playing-With-Fire/contents/missiles-1940-1960/german-wasserfall
http://www.knowledgerush.com/kr/encyclopedia/Wasserfall/
http://www.astronautix.com/lvs/wasrfall.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Wasserfall
http://www.absoluteastronomy.com/topics/Wasserfall
http://www.luft46.com/missile/wasserfl.html

http://www.ausairpower.net/SP/DT-MS-1006.pdf
Vide video:

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Henschel Hs: 1°s Mísseis Terra-Ar e Ar-Superfície, a saga


saga dos mísseis Henschel Hs, lançados como reforço tecnológico para a eficiência no abate da aviação Aliada sobre Berlin e outras importantes cidades alemães, juntaram-se às famosas Flaks 88, as mais temíveis baterias anti-aéreas da IIGG, os primeiros mísseis Terra-Ar Hs-117 "Schmetterling", com um
alcance de 32Km e que, ajudados pelas formações massivas das formações dos bombarderios ingleses e norte-americanos, assim compostas para melhor auto-defesa coletiva, tinham relativa eficácia. Era propelido por combustível liquido.

De fato nunca, antes de 1943, havia surgido artefato bélico com tais tecnologias.
Embora tenham aparecido outros artefatos tele-guiados, todos surgiram na Alemanha durante o período da II Grande Guerra... destes trataremos em outra matéria.
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Também, na especificação de míssil Ar-Terra, o Hs-293, alcance de 3 a 5Km e o HS-294, com função Ar-Mar tendo parte de seu desempenho o vôo planado, com alcance de 5Km.

O "joystick" a bordo de um Heinkel he-111:









Todos foram importantes passos como a introdução do sistema MCLOS-Manual Command to Line Of Sight-Comando Manual para a Linha de Visada, por Radio-Controle com “Joystick” e Câmera de Televisão montada no nariz e eram monitorados por técnico em terra ou a bordo dos bombardeiros. Tal comando foi aproveitado em quase todos mísseis, inclusive de outras fábricas.

Foram utilizadas em plataformas aéreas como os bombardeiros Arado 234 ( bombardeiro a jato), Junkers Ju-88, Ju-290, Heinkel He-111, He-177 Greif, Focke Wulf-200 Condor, Dornier Do-217 e o 1° caça a jato, o Messerschmitt Me-262 Schwalbe.
Fontes:
www.combatreform.com/black_sun.htm www.ausairpower.net/WW2-PGMs.html http://en.wikipedia.org/wiki/Henschel_Hs_117 http://en.wikipedia.org/wiki/Henschel_Hs_293 http://www.experiencefestival.com/henschel_hs_293 http://www.experiencefestival.com/henschel_hs_293/articleindex
Vide video: