Último produto da saga dos irmãos Walter e Reimar Horten, major e 1°tenente da Luftwaffe respectivamente, o Horten Ho IX foi o resultado da evolução de asas planadoras, motorizadas a pistão com hélices voltados à ré (propulsoras) e finalmente a turbo-jatos. Após a Guerra, Walter foi promovido a general da OTAN e Reimar exilou-se na Argentina.
A saga das “asas voadoras” dos Horten, de 1931 a 1945, de madeira compensada ao duralumínio, foi apoiada por sua descoberta da sustentação com arrasto mínimo, estável e controlável. Em meio a IIGG, 1943, o próprio Hermann Göring, marechal comandante da Luftwaffe, havia determinado que toda nova aeronave deveria carregar 1.000 Kg de bombas, voar a 1.000 Km/h e ter um alcance mínimo de 1.000 Km, além de possuir canhões de 30mm... afinal Hitler não simpatizava com projetos defensivos, mas de ataque (a exemplo de sua responsabilidade no erro na mudança de conceito do 1° caça a jato, o Messerschmitt Me-262 Schwalbe, de interceptador para caça-bombardeiro). Dessas especificações nasceu o Horten Ho IX.V2.
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Porém não foi só na revolucionária aerodinâmica de “asa voadora” que a inventiva da saga Horten se mostrou surpreendente, afinal a fabrica ianque Northrop Co. tinha projetos e alguns tipos de “asas voadoras” também, se bem que, mais atrasados tecnicamente, razão da liberação de verbas antes muito escassas para os Horten.

A saga das “asas voadoras” dos Horten, de 1931 a 1945, de madeira compensada ao duralumínio, foi apoiada por sua descoberta da sustentação com arrasto mínimo, estável e controlável. Em meio a IIGG, 1943, o próprio Hermann Göring, marechal comandante da Luftwaffe, havia determinado que toda nova aeronave deveria carregar 1.000 Kg de bombas, voar a 1.000 Km/h e ter um alcance mínimo de 1.000 Km, além de possuir canhões de 30mm... afinal Hitler não simpatizava com projetos defensivos, mas de ataque (a exemplo de sua responsabilidade no erro na mudança de conceito do 1° caça a jato, o Messerschmitt Me-262 Schwalbe, de interceptador para caça-bombardeiro). Dessas especificações nasceu o Horten Ho IX.V2.
Abaixo os vários modelos criados pela dupla Walter e Reimar Horten
Abaixo o protótipo do Horten Ho-229 ainda com motores a piston.
Abaixo o protótipo IX.V2 já com turbo-jatos
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Porém não foi só na revolucionária aerodinâmica de “asa voadora” que a inventiva da saga Horten se mostrou surpreendente, afinal a fabrica ianque Northrop Co. tinha projetos e alguns tipos de “asas voadoras” também, se bem que, mais atrasados tecnicamente, razão da liberação de verbas antes muito escassas para os Horten.

Acima, o Sistema de Torres de Radares = Chain Home imprescindível na Batalha da Inglaterra.
Abaixo o teste da Northrop-Grumman Corporation (2008) sobre a possível superação do Chain Home pela baixa
RCS do Horten Ho IX.
Com a vitória dos ianques, todo acúmulo tecnológico dos alemães é levado como despojo...era o Project Paper Clip... clique nas fotos
Abaixo: O primeiro vòo de um Horten ho-229 em solo estadunidense.
Também é inegável sua influência e a contribuição tecnológica aos aviões F-117 Nighthawk (1981) e B-2 Spirit (1989), ambos avançadíssimos e ainda atuais presentes nos bombardeiros “stealth”
norte-americanos... aliás, basta olhar para o B-2 para percebermos a
"sombra" do Horten Ho IX.
Os Horten Ho IX são, algumas vezes, erradamente denominados Gotha Go 229 ou Horten Go 229 em razão de terem sido fabricados (três protótipos completos) pela Gothaer Waggonfabrik AG Gotha, desenho de série 8-229.
Nota-se a clara influência das soluções aerodinâmicas adotadas nos "stealth" norte-americanos...
O Horten Ho IX tinha as seguintes caracteísticas: Velocidade de 977Km/h, Alcance de 1900Km e Raio de Combate de 1.000Km, Teto Operacional de 16.000m, podia carregar 2 bombas de 500Kg. Tinha 2 canhões de 30mm e ainda um cabide fixo sob cada asa de 12 foguetes R4M de 56mm, idênticos ao do Messerschmitt Me-262 Schwalbe .
O Reichsluftfahrtministerium=Ministério do Ar do Reich, após a aprovação técnica do primeiro vôo do protótipo Horten Ho IX.V2, em 02/02/1945, sob a supervisão entusiasmada do piloto de testes Erwin Ziller (abaixo vemos fotos do 1º tenente Ziller com seu traje pressurizado futurista) encomendou
40 exemplares já com as famosas turbinas Junkers Jumo 004B-1 a mesma dos operacionais Messerschmitt Me-262 e Arado Ar-234.
Ziller morreria no mesmo mês de fevereiro, quando uma das turbinas falhou e na tentativa de pouso o avião deslizou e tombou, matando-o.
Dado a dificuldade técnica de pressurização da diminuta cabine do Horten Ho IX.V3, a solução foi a equipagem do piloto com um traje pressurizado. Esta foi a terceira versão do Horten.
Em abril de 1945 a Gothaer Waggonfabrik AG Gotha foi capturada pelo exército ianque (ver videos) e, nela, três protótipos Ho-229.V3 e Ho-229.V4, bem como outros tipos. Haviam contratos com os irmãos Horten para desenvolver um bombardeiro propelido por 6 turbinas, sendo denominado Horten Ho XVIII-"Fernbomber", (abaixo),com requerimento de 6.500 Km (o suficiente para alcançar cidades dos EUA), além deste projeto em andamento, havia outra “asa voadora” com velocidade super-sônica.
Fontes:
http://www.wehrmacht-history.com/manufacturers/gotha-manufacturer.htm
http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=105
http://ww2total.com/WW2/Weapons/War-Planes/Bomber-Planes/German/Go-229/Horten-Ho-229.htm
http://www.tgplanes.com/query.asp?action=quicklist
http://en.wikipedia.org/wiki/Stealth_aircraft *
http://en.wikipedia.org/wiki/Horten_Ho_229 *
http://frank.bol.ucla.edu/jets.htm
http://jpcolliat.free.fr/ho9/ho9-2.htm
http://www.aviastar.org/air/germany/horten_ho-9.php
www.wingsontheweb.com/ho229/HSF.php
https://airandspace.si.edu/research/projects/conserving-horten-ho-229-v3/stealthy
Vide videos:
A-
B-
C-