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domingo, 20 de junho de 2010

Horten Ho - IX (Gotha Go-229): 1º Avião Stealth

Último produto da saga dos irmãos Walter e Reimar Horten, major e 1°tenente da Luftwaffe respectivamente, o Horten Ho IX foi o resultado da evolução de  asas planadoras, motorizadas a pistão com hélices voltados à ré (propulsoras) e finalmente a turbo-jatos. Após a Guerra, Walter foi promovido a general da OTAN e Reimar exilou-se na Argentina.

A saga das “asas voadoras” dos Horten, de 1931 a 1945, de madeira compensada ao duralumínio, foi apoiada por sua descoberta da sustentação com arrasto mínimo, estável e controlável. Em meio a IIGG, 1943, o próprio Hermann Göring, marechal comandante da Luftwaffe, havia determinado que toda nova aeronave deveria carregar 1.000 Kg de bombas, voar a 1.000 Km/h e ter um alcance mínimo de 1.000 Km, além de possuir canhões de 30mm... afinal Hitler não simpatizava com projetos defensivos, mas de ataque (a exemplo de sua responsabilidade no erro na mudança de conceito do 1° caça a jato, o Messerschmitt Me-262 Schwalbe, de interceptador para caça-bombardeiro). Dessas especificações nasceu o Horten Ho IX.V2.
Abaixo os vários modelos criados pela dupla Walter Reimar Horten

 Abaixo o protótipo do Horten Ho-229 ainda com motores a piston.
Abaixo o protótipo IX.V2 já com turbo-jatos

clique nas fotos

Porém não foi só na revolucionária aerodinâmica de “asa voadora” que a inventiva da saga Horten se mostrou surpreendente, afinal a fabrica ianque Northrop Co. tinha projetos e alguns tipos de “asas voadoras” também, se bem que, mais atrasados tecnicamente, razão da liberação de verbas antes muito escassas para os Horten.



Além do próprio desenho de asa, que reduz o RCS=Radar Cross Section=
Seção de Detecção do Radar (a quantidade detectável é um objecto com um radar, na qual a RCS maior indica que um objeto é mais facilmente detectado). A inteligência alemã diante dos radares Chain Home ingleses ( que foram decisivos na Batalha da Inglaterra. (1940), prontificou uma tinta a base de resina de madeira e carvão, que difundia as ondas de radar (ver videos), esse foi o RAM=Radar Absorbing Material Material Absorvente de Ondas de Radar ou Sono-Absorvente, que propiciam, também, uma redução muito significativa no RCS, tornando os Horten Ho IX quase indetectáveis. Foi a primeira aeronave com capacidade stealth. Testes realizados em 2008 por engenheiros e técnicos aeronáuticos da Northrop-Grumman Corporation, comprovaram * que este composto e a forma do Horten Ho IX, o teria tornado virtualmente stealth, refletindo somente 40% de um Messerchmitt Bf-109, desde que voando entre 15 e 30 metros e a uma velocidade abaixo de 883 Km/h (ver videos).
Acima, o Sistema de Torres de Radares Chain Home imprescindível na Batalha da Inglaterra.
Abaixo o teste da Northrop-Grumman Corporation (2008) sobre a possível superação do Chain Home pela baixa
RCS do  Horten Ho IX.

Com a vitória dos ianques, todo acúmulo tecnológico dos alemães é levado como despojo...era o Project Paper Clip...  clique nas fotos
Abaixo: O primeiro vòo de um Horten ho-229 em solo estadunidense.
Também é inegável sua influência e a contribuição tecnológica aos aviões F-117 Nighthawk (1981) e  B-2 Spirit (1989), ambos avançadíssimos e ainda atuais presentes nos bombardeiros stealth
norte-americanos... aliás, basta olhar para o B-2 para percebermos a
 "sombra" do Horten Ho IX.
















Os  Horten Ho IX são, algumas vezes, erradamente denominados Gotha Go 229 ou Horten Go 229 em razão de terem sido fabricados (três protótipos completos) pela Gothaer Waggonfabrik AG Gotha, desenho de série 8-229.
Nota-se a clara influência das soluções aerodinâmicas adotadas nos "stealth" norte-americanos...
Horten Ho IX tinha as seguintes caracteísticas: Velocidade de 977Km/h, Alcance de 1900Km e Raio de Combate de 1.000Km, Teto Operacional de 16.000m, podia carregar 2 bombas de 500Kg. Tinha 2 canhões de 30mm e ainda um cabide fixo sob cada asa de 12 foguetes R4M de 56mm, idênticos ao do Messerschmitt Me-262 Schwalbe .

O Reichsluftfahrtministerium=Ministério do Ar do Reich, após a aprovação técnica do primeiro vôo do protótipo Horten Ho IX.V2, em 02/02/1945, sob a supervisão entusiasmada do piloto de testes Erwin Ziller (abaixo vemos fotos do 1º tenente Ziller com seu traje pressurizado futuristaencomendou
40 exemplares já com as famosas turbinas Junkers Jumo 004B-1 a mesma dos operacionais Messerschmitt Me-262 Arado Ar-234.
Ziller morreria no mesmo mês de fevereiro, quando uma das turbinas falhou e na tentativa de pouso o avião deslizou e tombou, matando-o.
Dado a dificuldade técnica de pressurização da diminuta cabine do       Horten Ho IX.V3, a solução foi a equipagem do piloto com um traje pressurizado. Esta foi a terceira versão do Horten.























Em abril de 1945 a Gothaer Waggonfabrik AG Gotha foi capturada pelo exército ianque (ver videos) e, nela, três protótipos Ho-229.V3 e Ho-229.V4, bem como outros tipos. Haviam contratos com os irmãos Horten para desenvolver um bombardeiro propelido por 6 turbinas, sendo denominado Horten Ho XVIII-"Fernbomber", (abaixo),com requerimento de 6.500 Km (o suficiente para alcançar cidades dos EUA), além deste projeto em andamento, havia outra “asa voadora” com velocidade super-sônica.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bachem Ba-349 Natter o SAM=Míssil Terra-Ar pilotado

O Caça-foguete Interceptador Bachen Ba-349 Natter, da Bachen Werkle, talvez o último artefato do desespero nazista, foi uma aeronave semi-reaproveitável propulsada a foguete de propelente liquido com 2 a 3 minutos de duração mais 4 foguetes auxiliares, no sistema JATO=Jet-Assisted Take-Off, de propelente sólido com 10 segundos, tudo gerando um empuxo de 2.000Kg. Sua envergadura era de 4,00m e o comprimento de 6,02m. Atingia a velocidade de 997Km/h, alcançava 58 Km, velocidade ascensional de 11.000 m/min, altitude máxima de 14.000m e tinha em um pod no nariz foguetes de 56mm (R4M) e, na segunda versão de 73mm. Para muitos historiadores tratou-se de um SAM-Surface-to-Air Missile pilotado.




Notar o pod de disparo dos 24 foguetes de 73mm ou
33 R4M de 56mm em uma disposição como casulo interno localizado no nariz do Bachem Ba-349 Natter.
                                                                                                                                        clique nas fotos
Abaixo um Ba-349 capturado depois da ocupação da Alemanha pelos Aliados.

Não tendo trem de pouso, este exemplar é guinchado para seu acoplamento à torre de lançamento.
 

Bachem Ba-349 Natter foi concebido para subir bem acima das formações de bombardeiros Aliados, descer passando por elas disparando toda sua poderosa e letal carga de foguetes causando o maior número possível de danos ao inimigo (como o inteceptador-planador
Messerschmitt Me 163 Komet).

Depois disso, partia-se em dois salvando piloto e caça por meio de dois pára-quedas (notar esquema em desenho original da equipe da Bachem Wercle). Porém é sabido que houve um grande número de acidentes. 
Ver video .

Abaixo, o esquema e uma foto real do procedimento de recuperação do piloto e da parte reutilizável do Bachem Ba-349 Natter.


















Muitos foram os pilotos inexperientes que morreram ou se feriram seriamente nos testes de operacionalização do Natter, de maior sorte eram os mais experientes.
Abaixo foto real.





















"Em fevereiro de 1945 executou-se o primeiro lançamento pilotado, porém o piloto não sobreviveu. Isto contudo, não retardou o desenvolvimento do projeto e mais pilotos inexperientes foram lançados ao céu, tendo alguns sortudos sobrevivido. Ainda mais perigoso era o "método de pouso", onde o piloto se ejetava da cabine e descia de pára-quedas, como também de pára-quedas descia a parte reaproveitável da aeronave onde estavam os foguetes de propulsão. Em abril de 1945 nove dos 36 Natter construídos foram posicionados para lançamento, porém o avanço por terra das tropas aliadas levou os próprios alemães a destruírem os aparelhos (não totalmente), para que estes não caíssem em mãos inimigas".

Afora os tanques de combustível e a viga da asa, todo o resto do Natter era construído com recursos não-essenciais, principalmente madeira. (ver vídeo).

Houve, ainda, uma versão sem piloto e outra dotada de trem de pouso, porém, devido ao avassalador avanço Aliado, somente houveram alguns testes aerodinâmicos em lançamentos por bombardeiros. Ver fotos abaixo:















































Abaixo, Natter prontificado para um lançamento de teste aerodinâmico de voo (notar cabos) a partir de um bombardeiro Heinkel He-111.

Abaixo exemplares dispostos horizontal e verticalmente em museus na Alemanha.