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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bachem Ba-349 Natter o SAM=Míssil Terra-Ar pilotado

O Caça-foguete Interceptador Bachen Ba-349 Natter, da Bachen Werkle, talvez o último artefato do desespero nazista, foi uma aeronave semi-reaproveitável propulsada a foguete de propelente liquido com 2 a 3 minutos de duração mais 4 foguetes auxiliares, no sistema JATO=Jet-Assisted Take-Off, de propelente sólido com 10 segundos, tudo gerando um empuxo de 2.000Kg. Sua envergadura era de 4,00m e o comprimento de 6,02m. Atingia a velocidade de 997Km/h, alcançava 58 Km, velocidade ascensional de 11.000 m/min, altitude máxima de 14.000m e tinha em um pod no nariz foguetes de 56mm (R4M) e, na segunda versão de 73mm. Para muitos historiadores tratou-se de um SAM-Surface-to-Air Missile pilotado.




Notar o pod de disparo dos 24 foguetes de 73mm ou
33 R4M de 56mm em uma disposição como casulo interno localizado no nariz do Bachem Ba-349 Natter.
                                                                                                                                        clique nas fotos
Abaixo um Ba-349 capturado depois da ocupação da Alemanha pelos Aliados.

Não tendo trem de pouso, este exemplar é guinchado para seu acoplamento à torre de lançamento.
 

Bachem Ba-349 Natter foi concebido para subir bem acima das formações de bombardeiros Aliados, descer passando por elas disparando toda sua poderosa e letal carga de foguetes causando o maior número possível de danos ao inimigo (como o inteceptador-planador
Messerschmitt Me 163 Komet).

Depois disso, partia-se em dois salvando piloto e caça por meio de dois pára-quedas (notar esquema em desenho original da equipe da Bachem Wercle). Porém é sabido que houve um grande número de acidentes. 
Ver video .

Abaixo, o esquema e uma foto real do procedimento de recuperação do piloto e da parte reutilizável do Bachem Ba-349 Natter.


















Muitos foram os pilotos inexperientes que morreram ou se feriram seriamente nos testes de operacionalização do Natter, de maior sorte eram os mais experientes.
Abaixo foto real.





















"Em fevereiro de 1945 executou-se o primeiro lançamento pilotado, porém o piloto não sobreviveu. Isto contudo, não retardou o desenvolvimento do projeto e mais pilotos inexperientes foram lançados ao céu, tendo alguns sortudos sobrevivido. Ainda mais perigoso era o "método de pouso", onde o piloto se ejetava da cabine e descia de pára-quedas, como também de pára-quedas descia a parte reaproveitável da aeronave onde estavam os foguetes de propulsão. Em abril de 1945 nove dos 36 Natter construídos foram posicionados para lançamento, porém o avanço por terra das tropas aliadas levou os próprios alemães a destruírem os aparelhos (não totalmente), para que estes não caíssem em mãos inimigas".

Afora os tanques de combustível e a viga da asa, todo o resto do Natter era construído com recursos não-essenciais, principalmente madeira. (ver vídeo).

Houve, ainda, uma versão sem piloto e outra dotada de trem de pouso, porém, devido ao avassalador avanço Aliado, somente houveram alguns testes aerodinâmicos em lançamentos por bombardeiros. Ver fotos abaixo:















































Abaixo, Natter prontificado para um lançamento de teste aerodinâmico de voo (notar cabos) a partir de um bombardeiro Heinkel He-111.

Abaixo exemplares dispostos horizontal e verticalmente em museus na Alemanha.



Um comentário:

Boa pesquisa e Boa contribuição !