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segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Arado-234 Blitz: 1º Bombardeiro/Reconhecedor a Jato

Ao contrário da "asa voadora", Horten Ho IX, que só teve protótipos operacionais, o Arado Ar-234 Blitz, em 7/1943 foi operacionalizado  e teve produção em série, no total de 224 unidades. Foi o 1° Bombardeiro a Jato, sendo ainda Multifunção e inaugurou várias inventivas, na aviação, que perduram até os dias de hoje
Versátil, sua autonomia era de 1.995 km. Tinha a capacidade de transportar até 2.000 kg de bombas.
O Arado ar-234 teve muitas variantes: Reconhecimento, Reconhecimento Armado, Bombardeiro, Bombardeiro Noturno e Caça Noturno (equipados com o radar FuG 218 Neptun V).
Além da destruição da estratégica ponte de Ludendorfffotografou os desembarques das tropas nas praia da Normandia pelos Aliados, dando à Wehrmacht o mapeamento completo das forças inimigas na Invasão... Em 1945, a versão bombardeiro do Ar 234 teve participação na ofensiva alemã nas Ardenas, bombardeando aeródromos aliados.

Dependendo da versão, sua velocidade máxima ia de 740 km/h à 900 km/h... o que o tornava inalcançável aos caças inimigos.                             ver vídeos -            clique nas fotos

Os primeiros protótipos, dado a urgência com que estavam sendo pressionados todos os fabricantes de artefatos bélicos alemães, naqueles últimos meses da IIGG, começaram a ser testadas soluções que economizassem materiais estratégicos já rarefeitos, devido aos constantes bombardeios dos principais depósitos, fábricas e cidades alemães
.
No início o Arado Ar-234, em todas suas versões, tanto as com turbinas Jumo 004B, quanto com as BMW 003 (naceles unitárias ou geminadas), foram testadas um conjunto triciclo-ski de ascensão e pouso (vide vídeos), onde o primeiro era descartado logo que o avião alçava vôo e o ski servia para a aterrisagem. Tal solução foi usada no avião-foguete Messerschmitt Me-163 Komet. Mas quase sempre, resultava em acidentes desde raspagem das pontas das asas, danificando-as, até incêndios, logo na série B foram dotados de trem de aterrissagem retrátil.
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Participou, também, de missões como bombardeiro na ofensiva alemã nas Ardenas, bombardeando aeródromos aliados, pontes estratégicas como a de Ludendorff em Remagenno Renoem 07/03/1945, que havia sido capturada pelos Aliados. Tais ataques realizados pelo III/KG foram ferozes.
Porém, como caça noturno, realizou poucas missões frutíferas apesar do excelente radar FuG 218u Neptun V e, também, o avançadíssimo anti-radar FuG 350 Naxos ZR, uma contra-medida que avisava se o Arado-234 estava sendo seguido por Mosquitos ou outro caça britãnico noturno equipado com radares AI Mk IV.
Arado-234B-2, versão bombardeiro, em seu peso máximo, era demasiado para as potências máximas, tanto das turbinas Junkers Jumo, quanto das BMW, cuja carga bélica máxima era de 1.500 kg de bombas (pilones ETC-503) sob as naceles do motor, era necessário o assessoramento do sistema RATOG = Rocket-Assisted Take-Off Gear = Sistema de Ascensão Por Foguetes Auxiliares Walter HWK501    (ver videos).
A PONTE DE LUDENDORFF
O  ATAQUE







Entre suas primazias tecnológicas, o Arado Ar-234 Blitz, inaugurou o piloto-automático PATIN, lançou o 1º pára-quedas de frenagem e cabine pressurizada. Era equipado com a mira telescópica Lotfe=Lotfernrohr 7C/K), assessorada por um computador auxiliar analógico BZA=Bombenzielanlage fur Sturzflug (o a ter estabilização giroscópica).
http://en.wikipedia.org/wiki/Lotfernrohr_7  + http://www.cockpitinstrumente.de/instrumente/katalog/revi/Lotfernrohr%207C.htm
A Lotfe (acima) era similar, em eficiência e eficácia, a famosa mira telescópica norte-americana Norden (abaixo), mas com surpreendente simplicidade e de manutenção mais fácil. O reconhecimento da excelência das Lotfe foi tão marcante que, após a Guerra, os ianques tentaram equipar muitos B-25 Mitchels com elas... (http://en.wikipedia.org/wiki/Lotfernrohr_7).
                                                                               Abaixo: a Norden norte-americana.

Ela, junto com o PATIN, podia ser programada para a realização de um vôo automático e pilotar o avião até a soltura das bombas no alvo "trancado" no periscópio-telescópio RF2C para obervação trazeira. Os controles da mira estavam diretamente ligados ao piloto automático, corrigindo a trajetória do avião conforme as necessidades e sem a intervenção do piloto, largando automaticamente as bombas quando se dava o momento certo. O Arado-234 fazia de sua cabine de plexyglass e arranjos de instrumentos a mais avançada da IIGG.
Abaixo detalhes do periscópio/telescópio RF2C


                                                                                                                                       clique nas fotos
O Arado-234 Blitz possuía, também, acento ejetável, cabine pressurizada, tanques elijáveis e um rastreador de radar..
Ao contrário dos muitos projetos que ficaram nas pranchetas dos engenheiros, técnicos e desenhistas do ReichsluftahrtministeriumMinistério de Aviação do Reich, o Blitz realizou missões de grande relevância, como o levantamento/reconhecimento detalhado de todos os movimentos dos Aliados na Europa, inclusive toda operação na Normandia, fotografando os desembarques de tropas e cargas nas praias que culminaram no dia D”.

Muitos caças tentaram alcançá-lo, porém infrutiferamente...

Houve, ainda, outras versões em testes como a da exótica 
Plataforma Lançadora do mini caça Arado E-381, que foi abandonada...


Arado-234 Blitz em MUSEUS


 Especificações























  
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Velocidade Máxima de 850Km/h
Teto Operacional de 10.000m 
Alcance de 1.100Km, Armamento: duas metralhadoras de 20mm e dois canhões de 30mm.
Foram produzidas 274 aeronaves, das quais 30 eram protótipos e 244 de linha. Esse número incluía 20 Ar 234B-0 de pré-produção, a maioria sem cabine pressurizada e assento ejetor, que foram entregues em RechlinTest Center para desenvolvimento intensivo em vôo: essa Base Aérea experimentava todas novidades da aviação alemã, inclusive pistas especiais.
Os Ar-234 B-0 foram seguidos pelos primeiros modelos verdadeiramente de série, o Ar 234B-1 versão de reconhecimento armado, que podia carregar duas câmeras Rb 50/30 ou Rb 75/50 ou uma combinação de uma Rb 50/30 e uma Rb 20/30, sendo o único sem canhões, tendo somente quatro metralhadoras.

A evolução tecnológica das versões do Arado Ar-234 Blitz:
Dos protótipos bimotores e quadrimotores (geminados ou não) com triciclos alijáveis, até ao operacional bimotor acessorado por foguetes em Sistema de Ascensão Por Foguetes Auxiliares, também alijáveis e reaproveitáveis: ver última foto...
Acima: vemos as duas unidades subalares  RATOG = Rocket-Assisted Take-Off Gear = Sistema de Ascensão Por Foguetes Auxiliares Walter HWK501, depois de utilizadas, serem descartados em pára-quedas, próximo ao campo de pouso/ascensão para posterior reaproveitamento.
 e
Configurações
[com esquis outrem de pouso]

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lotfernrohr_7 http://wiki.wwiionline.com/index.php/LEVELBOMBING http://www.wehrmacht-awards.com/forums/showthread.php?p=4077832 http://en.wikipedia.org/wiki/Arado_Ar_234 http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=101 http://aerostories.free.fr/events/juvin/page2.html http://movv.org/2006/08/23/o-bombardeiro-a-reaccao-do-terceiro-reich-o-arado-ar-blitz-ar-234/ http://www.historyofwar.org/articles/weapons_ar_234.html http://www.panzertruppen.org/luftwaffe/bombarderos/ar234.html www.smarkw.com/.../tabid/183/Default.aspx http://www.twinbeech.com/norden_bombsight.htm http://gunsight.jp/b/english/data/sight-egg.htm http://aerostories.free.fr/events/juvin/page2.html 
http://www.cockpitinstrumente.de/instrumente/katalog/revi/Lotfernrohr%207C.htm
http://www.pilotfriend.com/photo_albums/timeline/ww2/Arado%20Ar%20234%20Blitz.htm 
http://www.aircraftaces.com/arado-234.htm
http://www.reachinformation.com/define/Naxos_radar_detector.aspx http://www.vectorsite.net/ttwiz_09.html http://www.vectorsite.net/index.html
https://br.sputniknews.com/20181130/primeiro-bombardeiro-alemanha-nazi-12804038.html

Ver videos:




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Boa pesquisa e Boa contribuição !