Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Heinkel He-162 Volksjäger Salamander Spatz-OMaisVeloz

O Caça do Povo, ou Andorinha, ou Salamandra...
- O Mais Veloz Turbo-Jato da IIGG
O Heinkel He-162 Volksjäger Salamander Spatz 

Um fantástico e eficiente caça a jato, em espetacular trajetória, concluído desde o seu revolucionário desenho na prancheta até o primeiro protótipo... em três meses !... Heinkel He-162 !
O caça mais veloz turbo-jato dentre todos durante a Segunda Grande Guerra...

Denominado Heinkel He-162 Volksjäger (Caça do Povo) ou Salamander (Salamandra) ou Spatz (Andorinha), tinha uma revolucionária e bela aerodinâmica, com um painel de vôo de incrível simplicidade, chegando a 170 unidades totalmente operacionais, 200 em testes para prontificação e cerca de 600 em diversos estágios de fabricação nos três últimos meses da IIGG.
Uma trajetória meteórica de inventividade e competência tecnológica!..
                                                                                                                                             (vide videos clique nas fotos)





















A turbina BMW 003-E, o avançado desenho aerodinâmico, o moderno cockpit. Notar os
compartimentos dos canhões do He-162, à frente, abaixo do cockpit. São 2 MG151 de 20mm de 120 tiros ou 2 MG108 de 30mm de 50 tiros.




















Se a Luftwaffe o tivesse operacional há mais tempo, possivelmente, as ondas de bombardeios ingleses, ianques e russos não teriam sido realizados com tanta facilidade... aliás o sonho do Ás Adolf Galland era ter, pelo menos, 150 caças a jato operacionais contra os bombardeiros norte-americanos, isto comprovaria sua tese de que sua tecnologia superior suplantaria a inferioridade numérica de aviões de combate alemães frente a avalanche de bombardeiros Aliados.

























A vitória do inexperiente piloto, Rudolf Schmitt, contra um Hawker Typhoom foi um acontecimento que entusiasmou muito os pilotos alemães sobre as capacidades dos Heinkel 
He-162

Parecia que as espectativas de seu criador, Ernst Heinkel seriam confirmadas...
Porém o Heinkel He-162 foi um caça controverso: Admirado pelo Ás dos Junkers Ju-87Stuka”, Hans-Ulrich Rudel era, no entanto, relativizado pelo Ás de Messerschmitt Bf-109, Adolf Galland, que preferia que se fabricassem mais caças a jato já em produção, isto é, o Messerschmitt Me-262 Schwalbe.

Seguindo o ritmo que o He-162 alçou em sua operacionalização no Jagdgeschwader, certamente seu desenvolvimento, eficiência e eficácia, seriam inquestionáveis dentro da Luftwaffe, comparando-o com seus pares e mesmo dentre os Aliados...
Abaixo as perspectivas tridimensionais do Heinkel He-162 Volksjäger Salamander Spatz.














































Para piorar seu histórico de desenvolvimento, o avanço dos exércitos Aliados impediu que o caça tivesse uma participação significativa na luta aérea durante aqueles meses finais da IIGG.
Já no começo de abril de 1945, 10 das aeronaves tiveram perdas operacionais, causadas por “flameouts” = incêndios na turbina e falhas estruturais eventuais. Apenas 2 He-162, entre os 13 já escalados para o combate foram realmente abatidos e 2 pilotos do I JG-1 foram mortos tentando pousos de emergência depois de esgotado o combustível... porém algumas vitórias foram anunciadas por pilotos alemães.
(vide videos clique nas fotos)
O Heinkel He-162 era fabricado quase todo em madeira e com materiais compostos para fazê-lo simples e de rapida produção, daí o seu apelido de "Volksjäger"= Caça do povo.
Após o fim da Guerra, alguns ases da RAF, afirmavam que o Heinkel He 162 teria provado ser um grande caça em mãos experientes.



























                                                  











Seu ponto mais fraco eram os 30 minutos máximos de tempo de vôo, devido ao alto consumo de combustível que sua turbina BMW 003-E requeria... Aliás, tanto os P-51 Mustang ianques, quanto os Hawker Tempest ingleses, desenvolveram uma tática de total sucesso contra todos os jatos alemães: alertados pela espionagem aérea, via radares, sobre quaisquer missões de Me-262, He-162 ou Arado-234 em determinada área, logo se deslocavam para o aeródromo mais próximo da operação, aguardando a uns 3.000 metros tocaiando-os, já sem combustível para qualquer reação, abatendo-os como rolinhas sob espingardas de cartucho de tiro espalhado (“choke”)...

Já mencionamos que Rechlin era uma base aérea onde grande número de testes de caças e bombardeiros eram realizados. Um grupo de avaliação denominado Erprobungskommando 162 = Unidade de Testes 162, sob o comando do Ás Oskar-Heinz Heinrich Pritzl Bär, 220 vitórias das quais 16 pilotando um Messerschmitt Me-262, de fato avaliou e aprovou de imediato o Heinkel He-162. “O primeiro protótipo voou no dia 6 de dezembro de 1944, mas no mês seguinte muitas instabilidades foram reveladas, resultando no ângulo da asa sendo muito rebaixado. A aeronave era um monoplano de asa alta, com 'wingtips' e diedro negativo com o motor a reação montado em cima da fuselagem da aeronave, dois estabilizadores verticais e dois lemes *.
Em Fevereiro alguns protótipos ja voavam junto dos primeiros exemplares a serem produzidos. A primeira unidade operacional , I/JG 1( I Gruppe Jagdgeschwader 1 = 1º Grupo de Caça, foi posta sob o comando do Oberst Herbert Ihlefeld, então Kommodore do Jagdsgeschwader.” Devido a pressão aliada, esta foi transferida e juntada ao
Jagdgeschwader 7, em Parchim, uma base de Me-262 perto da fábrica Heinkel em "Marienehe", hoje conhecida como Rostock-Schmarl, a noroeste do centro da cidade de Rostock mudando-se para um campo de pouso próximo, em Ludwigslust e, em menos de uma semana mais tarde, mudou-se novamente para um aeródromo em Leck, perto da fronteira dinamarquesa... aliás onde se daria o abate de um Hawker Typhoon por um Heinkel He-162.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semelhanças...
 Um caça-bombardeiro de mergulho substituto para o “Stuka”: 
                                                 (clique na foto vide videos)
... A famosa fábrica de bombas voadoras V-1, mísseis balísticos V-2 e Wasserfall e tele-guiados como o Hs-117 e Hs-293 e Hs-298, a Henschel, produziu um protótipo de um caça-bombardeiro de mergulho muito semelhante ao Heinkel He-162, porém com asas em altura média, onde o piloto ia posicionado deitado, que substituiria os Junkers Ju-87 “Stuka”, já superados pelos caças de superioridade aérea russos. Projetou-se, então, uma versão fabricada pela Heinkel de um caça-bombardeiro de mergulho...
Esse caça-bombardeiro de mergulho era o Heinkel Hs-132...









Semelhanças...
Os posicionamentos dos pilotos em cada caça:
No Heinkel He-162 acima, a posição do piloto era tradicional, sentado no acento do cockpit
No Henschel Hs-132 abaixo, sua posição era deitado no nariz de plexyglass.
ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
O Heinkel He-162 era dos mais velozes caças alemães e tinha excelente Razão de Subida...
Características do Heinkel He-162 Volksjäger/Salamander/Spatz :
Armamento: 2 canhões de 20 mm MG 151 com 120 tiros cada ou 2 canhões de 30 mm MK 108 com 50 tiros.
Alcance: 975 Km
Velocidade Máxima: 905 Km/h
Teto Operacional: 12.000 m
Razão de Subida: 1.405 m/min
Número de unidades: 170 completas, mais 600 em andamento

Abaixo uma fabrica subterrânea dos Volksjäger/Salamander/Spatz :

* “...a cauda do Heinkel He-162, é com estabilizador e profundor com diedro positivo, ou seja suas pontas estão acima da raiz e são complementadas por lemes duplos montados nas pontas do estabilizador, logo ele ao colocar a turbina por sobre a fuselagem, deixa o fluxo livre e com isso melhora o desempenho, como o leme só atua depois de uma determinada velocidade, e por se tratar de um jato ele consequentemente, vai funcionar bem em qualquer velocidade acima da chamada Vr, que nada mais é que a velocidade minima de decolagem...” José Henríquez Tomaz (piloto).
Fontes:
http://web.mac.com/moosedesign/X-Plane/Download_Hangar_files/Read_Me.pdf
http://www.historyofwar.org/articles/weapons_heinkel_he_162.html#2
http://ww2db.com/aircraft_spec.php?aircraft_model_id=57
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinkel_He_162
http://en.wikipedia.org/wiki/Heinkel_He_162
http://www.letletlet-warplanes.com/2008/05/07/heinkel-he162-eduard-148-details-set-fe-393/
http://cineastv.forumeiros.com/avioes-historicos-f33/jatos-da-segunda-guerra-t588.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Henschel_Hs_132
http://en.wikipedia.org/wiki/Henschel_Hs_132
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henschel_Hs_132
http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Galland
http://wwii-letters-to-wilma.blogspot.com.br/2011/12/06-december-1944.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Hans-Ulrich_Rudel
pdf- Flugzeug_Profile_35_Heinkel_He_162.pdfHeinkel He 162 Spatz (Volksjager).pdfAerospace_-_Jet_Bombers__From_the_Messerschmitt_Me_262_to_the_Stealth_B-2_.pdf

Ver videos:
A-

B-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boa pesquisa e Boa contribuição !