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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Messerschmitt Me-163 Kommet–O Planador-Interceptador

Foi a partir dos estudos desenvolvidos entre 1920~1930 por Alexander Lippisch, Diretor do Rossiten-Gesselschaft Rhön, Grupo de Pesquisa de Planadores, sendo ele um excelente projetista alemão de planadores e aviões sem cauda (ele influenciou os irmãos Walter e Reimar Hortenveja matéria sobre o Horten Ho IX neste Blog), que surgiu a incrível concepção do uso de um planador como caça-interceptador...
(abaixo fotos do DFS-39 ou Lippisch Delta IV ...notar os WINGTIPS nas pontas das asas).

E foi a partir deste modelo anterior, já conhecido pelo Instituto Alemão de Estudo de Vôo de Planadores = Forschungsanstalt für Deutsche Segelflug (DFS) que Lippisch produziu o planador DFS-194, onde era usado para testes de nova aerodinâmica e nova estrutura reforçada de quilha para pousos. Em seguida o potencializou com um motor-foguete Walter R I-203. (vide fotos abaixo)
Tal projeto, o DFS-194 motorizado, serviu de base para o 
Me-163A, a pré-série de produção.
Acima a evolução tecnológica do Me-163A ao Me-163B. (ver foto acima).
 O Me-163 Kommet foi o *único caça operacional com motores a foguete a entrar em combate durante a Segunda Guerra Mundial ... mais veloz que todos movidos a turbo-jato: em certo teste, em 1944, o piloto da Messerschmitt, Rudolf Rudy Opitz, amigo pessoal de Alexander Martin Lippisch, atingiu a Velocidade Recorde de 1.123Km/h... Seu Teto Máximo, 12.100m, sua Velocidade de Cruzeiro era de 960Km/h (veja os videos). Sua fantástica Velocidade de Ascensão era de 5.000m/m !... Mas tinha uma limitada Autonomia de 100Km, pois o Kommet tinha apenas combustível suficiente para 8 minutos de vôo motorizado (!), o suficiente para sua interceptação... porém, quando em seu vôo planado de volta à sua base, se tornava alvo facílimo a quaisquer caças dos Aliados...
Foram produzidos mais de 370 Me-163 Kommet.
Embora revolucionário, capaz de um desempenho incomparável na época, revelou-se perigoso para operar, devido a mistura de seu combustível bipropelente altamente instável, autoinflamável, tóxico e explosivo. Os diferentes componentes eram trazidos, para o abastecimento do avião em caminhões ou cilindros... cada um com um dos reagentes e em tempos espaçados. Por norma de segurança, estes só se aproximavam da aeronave em momentos diferentes, tal o perigo de auto-combustão e explosão... sendo todo utensílio, o piso vazado e o Me-163 lavados entre um abastecimento e outro. Mesmo assim há referências de explosão de algumas aeronaves ainda em processo de ascenção.
Seu motor era um Walter HWK 109-509A-2 de Foguete a Combustível Líquido (hidrato de hidrazina e álcool metanol = C-Stoff, que queimava junto a mistura hipergólica oxidante do peróxido de hidrogênio com oxiquinolina = T-Stoff, gerando um impulso de 17 kN (3,822 lbf).

"...O trabalho mais perigoso de lidar com o Me 163 foi reabastecê-lo. Um único erro poderia inflamar toda a aeronave em chamas e custar vidas. É por isso que os alemães levaram isso muito a sério nos procedimentos seguidos. Os primeiros tanques de combustível e qualquer encanamento onde os traçadores são alimentados ainda podem permanecer, foram completamente descarregados. Na verdade, os tanques sempre mantiveram uma pequena quantidade de combustível não utilizado. O processo de descarga foi absolutamente vital, porque agora o Komet possuía um motor avançado que usava dois tipos de combustível, o C stoff e o T stoff. Extremamente voláteis, esses produtos químicos exigiram uma ótima qualidade...""...Duas fotografias de um tripulante de terra alemão reabastecendo um Me-163 KometObserve que os combustíveis (T stoff e C stoff) estão sendo bombeados diretamente do Opel Blitz com o tanque de combustível montado sobre ele. E sim, eu sei, a Opel Blitz não era apenas a principal frota da Wehrmacht a fornecer caminhões, mas também serviam alternativas como caminhões de combustível. Como mostra claramente esta fotografia..."
"...Estou finalmente feliz de apresentar minhas pesquisas sobre o Messerschmitt Me-163 Komet. O general George S. Patton disse que "as guerras podem ser combatidas com armas, mas são conquistadas pelos homens". Esses sentimentos provavelmente foram um pouco de conforto nos primeiros panfletos dos aliados para enfrentamento dos Me-163 Komet da MesserschmittCom uma velocidade máxima de 621 mph (1000 km / h), o Komet atendeu ao seu nome. E foi o avião mais rápido da Segunda Guerra Mundial. Chamado o "ovo alimentado" pelos homens escolhidos para voar. O Me-163 ainda é, o único caça a foguetes que já entrou em combate. A aeronave tailless sem cauda, nasceu da mente do Dr. Alexande Lippisch.


Estas duas versões: a Me-163A-V4, protótipo da pré-série de produção e a Me-163A, resultaram em um efetivo interceptador com tática totalmente inovadora em razão de sua alta velocidade e, inusitadamente, do seu pouso planado.

Tinha excelente deslizamento, pois foi derivado de um planador, utilizava-se de uma das descobertas científicas de que tinha excelentes qualidades de planeio, e tinha tendência para continuar a voar acima do solo, a baixa altitude, devido a uma das descobertas do próprio Alexander Lippisch: o Efeito Solo, efeito aerodinâmico que a proximidade do solo causa aos vórtices de sustentação das aeronaves. (vide fotos abaixo) (veja os videos).

















Notar o trem-de-pouso sendo descartado...  mais tarde este era reaproveitado... 
DESENHOS

F O T O S   
Um Mustang P-51 aproveita o fim do combustível e o vôo planado do Me-163 Komet
A volta planada e pouso do Me-163 Kommet o único caça planador interceptador...
 Dezesseis vitórias no ar contra 10 derrotas, conforme uma das fontes. O oficial-piloto Siegfried Schubert foi o piloto mais bem sucedido nos Messerschmitt Me-163 Komet, tendo, para o seu crédito, interceptado três bombardeiros.
Os pilotos de caça aliados logo notaram a curta duração de vôo motorizado. Bastaria esperar o esgotamento do motor e atacar o Komet não energizado. No entanto, os Me-163
eram extremamente manobráveis em seu vôo planado.
Outro método dos Aliados era atacar os campos operados
por Komets e metralhá-los estacionados em terra. O pronto estabelecimento de um perímetro defensivo com canhões antiaéreos assegurou que caças aliados evitassem essas bases...  
No entanto, em qualquer sentido operacional, o Me-163 Komet foi um fracasso. Mesmo tendo derrubado 16 aviões 
bombardeiros, principalmente de quatro motores, ele não garantiu o esforço colocado no projeto. Devido à escassez de combustível no final da guerra, poucos entraram em combate, porém produziu pilotos experientes, com
excelentes habilidades de tiro. Tais pilotos foram bem aproveitados nos Me-262 Schwalbe. O Komet também gerou armas posteriores como o interceptador Bachem Ba 349 Natter de lançamento vertical, bem como no pós-guerra, o ianque turbo-jato Convair XF-92, interceptor de asa delta.
Em última análise, o papel de defesa ponto-chave que o Me-163 Komet criou seriam assumidas pelo Míssil Terra-Ar
(SAM), mas ainda durante a Guerra houve, como exemplo da própria pioneira Messerschmitt, o Enzian, o primeiro míssil a usar um sistema de orientação rádio-controlado.

- https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=https%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FMesserschmitt_Me_163_Komet&anno=2 
- http://www.culture24.org.uk/history-and-heritage/military-history/world-war-two/art536554-wwii-test-pilot-reunited-with-highly-volatile-messerschmitt-me-163-komet-he-flew-in-1945
   
Sua operacionalidade raramente totalizava mais de oito sortidas em um mesmo dia, e no total apenas 16 bombardeiros tinham sido abatidos, oficialmente, pelo avião foguete. Esta baixa taxa de sucesso deveu-se, principalmente, à falta de um armamento que fosse capaz de atingir severamente o alvo numa única e rápida passagem. Com os dois canhões Rheinmetall Borsig MK-108 de 30 mm, de cadência mais lenta que os canhões de 20mm, porém muitíssimo letal. Os pilotos mais experientes e mais hábeis alcançavam bons resultados..., com efeito, aproximavam-se dos bombardeiros B-17Avro Lancaster; HalifaxMosquito e
Stirling  a altíssima velocidade, os pilotos do interceptador mal tinham tempo para apontar as suas armas (cerca de quatro segundos) e evitar a colisão com o alvo. Há registros de dois abates, em “dogfighters”, por dois Me-163B pilotados pelo Sergeant Rolf "Bubi" Glogner e outro por Gorg Genth, de caças-bombardeiros Mosquito.
A verdade Histórica sobre raro abate de Komets por caças a pistões, mesmo os P-51 Mustang, se resumem a tática de espera dos Aliados sobre os aeródromos para onde retornariam os aviões a turbo-jato e a motor-foguete, já sem combustível e incapazes de auto-defesa. No caso específico dos Me-163 a questão era pior, uma vez que seu retorno era em vôo planado...
O maior piloto de testes, entre 1941 e 1945, Rudolf “Rudy”Opitz, foi o chefe militar dos pilotos de testes dos Me-163A e Me-163B, embora nunca tenha combatido diretamente. É o autor do famoso livro "Top Secret Bird". Ele aparece em certa cena de um dos vídeos usando uma câmera atada sobre seu capacete de couro...algo muito inovador na época...       clique na foto
Entre tantos projetos de desenvolvimento do Me-163, novas versões apontavam para uma capacitação ainda mais letal, o Me-263, embora houvessem construído protótipos,
nenhum foi operacionalizado...
A designação Me-263Kommet ou Me-163C  ou Junkers Ju-248com trem de pouso fixo, como nos Arado-234 (-veja matéria neste Blog-) foi uma prometedora evolução tecnológica dos Kommet, pois sua manutenção e eficiência aumentariam grandemente suas capacidades já reconhecidas, Teto Operacional de 12.000m para 15.000m, além de aumentar seu envelope motorizado de 8 minutos para 12 minutos. Essa versão (foto abaixo) não chegou a ser operacionalizada, como no Arado-234, devido ao tomada da fábrica, pelos soviéticos, no fim da Guerra.
(clique na foto)(veja os videos).










Acima: a versão da Junkers, o Junkers Ju-248 em projeto.

Abaixo: a versão Me-163B Jägerfaust, com morteiros alojados em uma carreira de projéteis de 50mm (Sondergerät 500 Jägerfaust) em cada lado nas raízes das asas, apontadas verticalmente. O piloto se orientava por um sistema foto-elétrico automático que disparava ao constatar a diferença entre o brilho do fundo dos bombardeiros e o espaço ao redor. A única tarefa do piloto era passar por baixo deles...(veja os videos). Sabe-se apenas de um caso efetivo desta versão e deste método de operação, quando foi destruído um bombardeiro inglês Halifax ou/e um B-17.

















Acima: Dois tipos de 'Jägfaust': o simples e o de ignição elétrica.
AbaixoUma outra versão, projetada e pilotada pelo First Lieutenant Adolf Niemeyer, foi a de um Me-163B Kommet dotado de 24 foguetes R4M sob as asas. (clique nas fotos)




















A contribuição, também, na concepção de motores-foguetes dos Me-163 ao “Project Paper Clip”, ianque, de superar a barreira do som, foi bem sucedida. Juntamente aos estudos aerodinâmicos de Alexander Martin Lippisch com o seu bem sucedido Messerschmitt Me-163 Kommet, a fábrica Convair o aprimorou, projetando um motor híbrido jato+foguete, até a produção do FX-92A Darter (na foto abaixo é o primeiro acima à esquerda entre os primeiros projetos Mach.1 norte-americanos)... 
O Messerschmitt Me-P.1101, foi o 1º turbo-jato com asas com enflexamento variável na História da Aviação, cuja remontagem e produção foi totalmente copiadas, sendo rebatizado pela Bell como  X-5 (é o primeiro à direita ao lado do FX-92 Darter
Consultar os sites http://www.luft46.com/mess/mep1101.html e http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=658).
Notar, também, o primeiro abaixo à direita e sua semelhança com o Kommet). O Project Paper Clip (http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/esp_sociopol_mj12_17.htm) tratava de levar, ao fim da IIGG, o quanto podiam, tantos engenheiros, técnicos e mesmo altas patentes alemães que pudessem contribuir, aos EstadosUnidos, em seus programas militares. Muitos deles participaram da concepção básica do aparelho X-1 (segunda foto abaixo) que, sob comando de Charles "Chuck" Yeager, foi o primeiro aparelho a quebrar a barreira do som, no dia 14 de outubro de 1947:
























































* Nota:
O Bereznyak-Isayev BI-1
A Rússia produziu, em, 1942, um caça-foguete chamado “BI”= Blizhnii Istrebitel = caça de curta-distância, embora, também, as iniciais sejam compreendidas para representar seus inventores: Bereznyak e Isaev. O plano original era incluir quatro metralhadoras, mas foi substituído por um desenho com um par de canhões de 20 mm ShVAK. O novo avião era um monoplano de asa baixa e 6,4 metros de comprimento, com uma envergadura de 6,5 metros e um número estimado de massa à descolagem de 1650 kg (incluindo os 710 kg de propelente). O motor-foguete era o Dushkin D-1A-1100 que gerava 1100kg de empuxo. Os dois primeiros protótipos foram designados BI-1 e BI-2. Foram fabricados 9 caças. E, ao contrário do Me-163, que só tinha 4 segundos para mirar e disparar, a solução no Bereznyak era bem superior. A asa era de 2 milímetros de madeira compensada com uma cobertura de tecido colado. Os ailerons, elevadores e leme eram, também, cobertos de tecido, e as áreas críticas cobertas por duralumínio. Na seção dianteira haviam cinco tanques de ar comprimido e 2 tanques de querosene. Na popa foram 5 tanques de ar comprimido e 3 tanques de ácido nítrico. Pressurizada a 60 atm, os tanques eram feitos de alto cromo-manganês, silício, aço ("Chromansil") que não eram especialmente resistentes a corrosão. Assim, os tanques de ácido tinha que ser substituído periodicamente. O ar comprimido também era usado para retrair e estender o trem de pouso e operar os 2 canhões de 20 mm ShVAK. Sua Velocidade Máxima era de 990km/h. Seu vôo motorizado, era também, superior: durava cerca de 15 minutos.(vide fotos abaixo).
























sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Me-163 Kommet e sua versão no Japão
               Mitsubishi J8M "Shusui"
O Ministério do Material de Guerra, sob a administração do general Hideki Tojo e o Exército já haviam escolhido versão japonesa do Me-163 Kommetcaça a foguete, o Mitsubishi J8M "Shusui" ou Ki-200 ...
Enfim, os projetos de caças movidos a turbo-jato e a foguete Japoneses
foram desenvolvidos dentro da mesma lógica que os de seus aliados
Alemães, isto é, caças que fossem rápidos o bastante para
interceptação das ondas de bombardeiros que invadiam o espaço aéreo e atingiam o "solo sagrado" segundo a crença nipônica...

Fontes:
http://www.knowledgerush.com/kr/encyclopedia/DFS_194/
http://www.nurflugel.com/Nurflugel/Lippisch_Nurflugels/Delta_IVc_-_DFS_39/body_delta_ivc_-_dfs_39.html
http://www.lib.iastate.edu/spcl/collections/aviation.html
http://www.rand.org/pubs/papers/2009/P3154.pdf
http://www.456fis.org/Me-163.htm
http://www.xs4all.nl/~robdebie/me163.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_163
http://pt.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_163
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_rocket_planes
http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/me163.htm
http://www.flugzeuginfo.net/acdata_php/acdata_me163_en.php
http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=107
http://www.xs4all.nl/~robdebie/me163.htm
http://www.world-war-2-planes.com/Messerschmitt-Me-163-Komet.html
http://www.plane-crazy.net/links/me163.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/T-Stoff
http://en.wikipedia.org/wiki/C-Stoff
http://
www.knowledgerush.com/.../Alexander_Lippisch/
http://www.eaa.org/news/2010/2010-05-06_opitz.asp
http://homepage.ntlworld.com/andrew.walker6/komet/index.htm
http://www.xs4all.nl/~robdebie/me163/weapons01.htm
http://www.xs4all.nl/~fbonne/warbirds/ww2htmls/messme163.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Bereznyak-Isayev_BI-1
http://www.luft46.com/mess/mep1101.html
http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=658
http://www.theaerodrome.com/forum/non-wwi-aviation/35284-me-163-pilot-dogfights.html
http://www.brooksart.com/Lastace.html
http://www.xs4all.nl/~robdebie/me163.htm
http://www.xs4all.nl/~robdebie/me163/weapons01.htm

Veja os videos:
A-

B-

2 comentários:

  1. Ola Miguel.
    Mais uma vez vc se esmera na pesquisa e transmite o conhecimento que muitos deixam guardados nas gavetas e prateleiras.As fotos que ilustram o artigo, são a principal referencia da pesquisa, que complementam com exatidão os fatos que ocorreram a época.
    Não sabia que a autonomia era tão baixa, mas com cereteza a aeronave foi base para a construção das futuras aeronaves a reação da época.

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Boa pesquisa e Boa contribuição !