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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Messerschmitt Me-262 1ºs Caças a Foguete e Turbo-Jato II

Reedição com Adendos ao Original de mesmo título,
editado no sábado, 01 de janeiro de 2011.
CAPÍTULO I 
O Início da Era dos aviões a Foguete e a Jato...
Em em meio aos pioneiros da Aviação, no começo do século XX, surgiu um gênio, o engenheiro romeno: Henry Coandã ...
Na oficina de Gianni CaproniHenry Coandã projetou o primeiro protótipo de um avião a jato, a aeronave Coandã-1910.
Apresentou-a no Segundo Show Aeronáutico em Paris.
A aeronave utilizava um motor a gasolina Clerget de quatro cilindros com potência de 50 HP, que injetava ar para as duas câmaras de combustão localizadas nos lados da fuselagem, onde o ar era misturado com o combustível e queimado, criando um impulso reativo. Desta forma a aeronave fez o seu primeiro e último vôo em Outubro de 1910...uma vez que tal experimento acabou em um incêndio pela proximidade do escape com a fuselagem...
Porem esta não foi a aeronave que ficou com o mérito de ter sido o primeiro avião a jato da História da Aviação...
... sendo concedido tal mérito ao He 178, mas isto já é outra história. 

Neste sistema, chamado de termojato, desenvolvido por Secondo Campini. O ar era primeiramente comprimido por um ventilador movido por um motor a pistão convencional, e depois misturado com combustível e inflamado para obter o empuxo a jato.

No entanto, apenas na década de 30 deste século, motores a jato começaram a ser seriamente considerados como a propulsão principal para aeronaves.             clique na foto
Em 03/1937 a companhia Heinkel tinha provado o potencial da propulsão a jato, e o Ministério Alemão do Ar incentivava a todos fabricantes de motores para desenvolver motores a reação. Porém o desenvolvimento do motor turbo-jato havia começado em meados da década de 1930, com os conceitos iniciais concebido pelo engenheiro-inventor alemão Hans-Joachim Pabst von Ohain.
Em 20/06/1939 uma revolução tecnológica estava acontecendo na Aviação: a Heinkel fazia voar o avião a foguete (metanol e óxido de hidrogênio) junto com o motor-foguete Walter HWK R1, o Heinkel He-176.

Em 27/08/1939 voava o avião propelido por turbo-jato ( HeS-3), o Heinkel He-178.


Abaixo: O famoso avião turbo-jato italiano Caproni Campini CC.2incorretamente referido como 1, que só voaria um ano depois: 27.08.1940.                      veja os videos

Em 22/09/1940 voava o caça a turbo-jato do mundo, confirmando a pioneirismo da Heinkel nesse segmento inédito na Aviação, era o Heinkel He-280 (abaixo), propelido pelo turbo-jato HeS-011 que balizou as Jumo 004 e BMW 003.                                                                                         ver fotos

Em 07/1942, nove meses antes do caça a jato dos Aliados voar (o inglês Gloster Meteor em 27/03/1943 e introduzido e operacional em  27/07/1944), o Me-262 
Messerschmitt  Schwalbe/Sturmvogel (Andorinha/Pássaro Da Tempestade) teve seu vôo. E o seu 1º vôo operacional de combate, foi em 04/1944.
Embora o Messerschmitt Me-163 Komet (Cometa), caça a foguete, o tenha superado em velocidade (990Km/h) e também o precedido no uso de cabides sub-alares com 24 foguetes R4M de 55 mm sob cada asa, o Kommet tinha apenas 2 canhões MK 108 de 30mm, como a versão Me-262 A-2a Sturmvogel, que mal avaliado por Hitler, em razão de sua vontade cega de relativizar a Superioridade Aérea dos Aliados, o chamou de Schnellbomber = Bombardeiro Rápido, obrigando a Luftwaffe a armá-lo com 2 bombas de 250kg ou 1 de 500kg, desviando-o de sua finalidade natural de interceptação e levando-o a um desempenho fraco. veja abaixo




O apelido de "Tubarão"
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Houve o uso do Me-262 rebocando Bombas Planadoras:

Albert SpeerReichsministerium für Rüstung und Kriegsproduktion (ministro de Armamentos e Produção de Guerra do Terceiro Reich), escreveu em suas memórias:
"Hitler inicialmente impediu a produção em massa do Me-262 antes de concordar com sua produção no começo de 1944. Ele havia rejeitado os argumentos de que o avião seria mais eficaz como um interceptador contra os bombardeiros
aliados, que vinham destruindo grande parte da Alemanha e o queria para ataques de vingança. Segundo Speer, Hitler sentiu que a sua velocidade, superior em comparação com outros caças da época, significava que não podia ser atacado e assim tinha preferido sua capacidade de vôo a grande altitude e possibilidade de surpresa aos Aliados."

A versão mais produzida foi o Me-262A-1a Schwalbe, altamente letal, era dotado de 2 canhões MG 151 de 20mm, mais 4 MK 103 ou MK 108, ambos de 30mm, no nariz. (veja a partir da disposição básica no esquema abaixo). Porém, houveram versões com 6 MK 108 .


















Ao todo foram produzidos 1.433 Me-262 de todas as versões, porém somente 300 vieram a combater em razão da falta de combustível, de aeródromos de apoio e mesmo de pilotos. A maioria dos Schwalbe/Sturmvogel se perdeu em combates em baixa velocidade ou quando realizavam curvas ou quando, já sem combustível, tentavam retornar às suas bases. Cerca de 100 Me-262 foram abatidos enquanto estes derrubaram 735 aviões dos Aliados, a maioria bombardeiros, pois foi concebido para essa finalidade e não para "dogfighters", isto é, o jato era de difícil condução e manobrabilidade, em razão de sua alta velocidade. Uma inventiva veio ajudar aos Me-262 em sua redução de velocidade após alguma manobra em angulo fechado (que lhes fragilizava contra caças comuns com alta performance de recuperação), e/ou na redução para pouso, (visto em um dos videos): trata-se de frontlerons retráteis, já que estas eram manobras perigosas em razão da lenta recuperação de velocidade, dado ao pouco torque das Jumo 004.

              -    Histórico    -



















0- O caça que foi usado como base para a produção do protótipo dos Messerschmitt Me-262 (acima). O primeiro teste de estrutura do protótipo Me-262V1 foi dotado com as ainda não confiáveis turbinas BMW 003, sendo utilizado, ainda nos testes de estrutua, nesse começo (04/1941), um motor de 12 cilindros Junkers Jumo 210Ga com duas pás de hélices que, aliás, salvou o famoso piloto de testes Fritz Wendel quando estas se apagaram no primeiro vôo de teste.
Na foto acima V1 ainda sem as naceles para os motores a jato.
Nas fotos abaixo V1 "híbrido" que salvou Wendel.
                                                                                                        clique nas fotos.

"O principal legado que o conflito mundial deixou para a aviação foi o motor a jato, uma vez que os motores a pistão convencionais com hélices não tinham mais por onde avançar. Com o objetivo de alcançar performances cada vez mais elevadas, as principais nações envolvidas na guerra iniciaram uma corrida para colocar nos céus as primeiras aeronaves com o então revolucionário propulsor a reação." - http://aerosngcanela.blogspot.com.br/2016_06_01_archive.html

A Junkers, fabricante da turbina Jumo 004, também ainda deficiente naquele momento, estava no seu limite tecnológico e o cromo e o níquel que elas requeriam escaceavam, pelo que a companhia foi obrigada a usar materiais mais comuns (como o aço com uma pulverização de alumínio) mas menos resistentes. Essas opções faziam com que os incêndios e avarias fossem frequentes nos primeiros motores de produção, além de encurtarem a sua vida útil para menos de 12 horas. Só 6 meses depois de ter iniciado a produção em série é que os engenheiros da Junkers descobriram os processos para produção razoavelmente confiáveis, mas esses problemas, além da falta de visão de Ernest Gudet (Ministro do Ar do Reich), Hermann Göring (Comandante da Luftwaffe) e Adolf Hitler, tinham retardado o desenvolvimento do Me-262 pelo menos até o começo de 1944. Os novos caças estavam agora equipados com as confiáveis Junkers Jumo 109-004B-1, um turbo-jato de oito estágios de fluxo axiais. Já podiam, também, contar com a última versão da BMW 003. A maior vulnerabilidade dos Me-262 eram a lenta aceleração em curvas, redução de velocidade, preparação para pousos, etc... embora após ter atingido aceleração total se tornasse intocável pelos caças aliados, além de seu altíssimo poder de fogo com seus 4 ou 6 canhões. Somente no final de 1944Me-262 retomou sua verdadeira finalidade de caça-interceptador, aliviando seu grande desenhista-projetista e fabricante Willy Messerschmitt, de trajetória gloriosa na História da Aviação, como também seu chefe de desenhos, Dr. Waldemar Voigh. Comparado com os caças a piston e o único caça a jato operacional dos Aliados (Gloster Meteor), os Me-262 eram mais rápidos e poderosos... Porém, nunca houve um duelo entre os dois jatos... esse tipo de "dogfight" só viria ocorrer na Guerra da Coréia...


A USAAF comparou o P-80 Shooting Star e o Me-262 concluindo: "Apesar da diferença de peso bruto de cerca de 907 kg (2.000 lb), o Me-262 foi superior ao P-80 em aceleração e velocidade, tendo aproximadamente o mesmo desempenho na subida. O Me-262, aparentemente, tem um número Mach mais crítico, do ponto de vista do arrasto, do que qualquer caça atual da Força Aérea do Exército."
A USAAF também testou um exemplar do Me-262A-1a / U3 (US série de avaliação voo FE-4012), uma versão de foto-reconhecimento desarmado, que foi equipado com um nariz de caça regular e dado um bom acabamento geral. Este, também, foi utilizado para comparações de desempenho contra o P-80. Os testes foram realizados entre Maio e Agosto de 1946.

- https://www.asisbiz.com/il2/Me-262/Messerschmitt-Me-262.html

O Me-262 Schwalbe foi concebido como um elemento dentro da "Blitzkrieg" ("Guerra Relâmpago") para interceptação de bombardeiros... apesar disso houveram duas más-interpretações de sua finalidade:
A primeira, da qual já falamos, foi a designação "Schnellbomber" (Bombardeiro Rápido) dada por Hitler.
A segunda, é quando se pensa o Me-262 como próprio para o "dogfight", já que obteve scores bastante positivos contra os caças-de-escolta ingleses e norte-americanos. Porém, a maioria dos Schwalbe se perderam em combates a baixa velocidade, quando desacelerando para pouso.
Dentre os melhores caças Aliados, os excelentes P-51 Mustang, P-47 Thunderbolt, Supermarine Spitfire, Hawker Tempest e Lavochkin La-7 (Ivan Kozhedub, Ás dos ases dos Aliados, derrubou um) foram os únicos a terem encontros de combates com os Messerschmitt Me-262 e apenas em um ou outro combate o derrotaram. 
(veja os videos).

CAPÍTULO II As versões do Me- 262. (clique nas fotos).
1- Os quatro primeiros protótipos (V-1 ao V-4) ainda tinham o Centro de Gravidade (CG) com incidência na parte traseira, com roda na bequilha, com isso não tinham muito controle no solo, danificavam a superfície da pista e só contavam com a habilidade dos pilotos que usavam os freios para nivelar o avião e, assim, alçar vôo sem prejuízos. No V-5 instalou-se um inédito trem-de-pouso triciclo com incidência na parte dianteira, e no V-6 este já era totalmente retrátil.






2- versão mais produzida foi a Me-262A-1a, já com o triciclo e a 3ª roda embaixo do nariz:











































3- O Me-262A-2a; caça-bombardeiro, em alemão Jagdbomber, foi apelidado de "Jabo"... Veja as primeiras fotos de Me-262's no começo dessa matéria...

4- Abaixo o Experimental Me-262A-1a/U2, monoposto, serviu de base para o Me-262B-2, biposto, testando o radar FuG 220 Lichtenstein SN-2 e a antena de varredura Hirschgeweih.























5- O Me-262B-2 - Caça Noturno biposto com fuselagem prolongada equipado com o radar FuG 220 Lichtenstein SN-2, antena de varredura Hirschgeweih e mais o AEW-Airborne Early Warning (Alerta de Radar Hostil) NAXOS-Z montado logo atrás do canopie do caça (veja fotos), porém era montado nas bequilhas dos bombardeiros alemães. Sempre que um caça inglês os rastreava, o Naxos-Z, imediatamente, o acusava.















6- Abaixo o Messerschmitt Me-262B-1a, biposto de treinamento.













Todas as .Versões do Messerschmitt Me-262:
A-0 - Caça de pré-produção equipado com 2 turbinas Jumo 004B.
A-1a "Schwalbe" - Versão de produção = caça e caça-bombardeiro.
A-1a/R-1 - Equipado com cabides sub-alares de foguetes ar-ar R4M.
A-1a/U1 - Protótipo com 6 canhões: 2 MG 151 de 20mm + 2 canhões MK 103 de 30 mm + 2 canhões MK 108 de 30mm também. A-1a/U2 -Protótipo de caça-noturno com radar FuG 220 Lichtenstein SN-2 e antena de varredura Hirschgeweih (chifres de alce).
A-1a/U3 -Protótipo Reconhecedor, em número reduzido, dotada das famosas cameras RB 20/30 ou RB 20/20 ou RB 75/30 montadas no nariz, poucos mantinham um canhão de 30mm, a maioria era desarmada. *
A-1a/U4 -Protótipo de bombardeiro pesado com um canhão de 50 mm MK 214, ou um Bordkanone BK 5 anti-tanque.
A-1a/U5 -Caça-pesado com 6 canhões MK 108 de 30mm.
A-1b -Como o A-1a mas com turbinas BMW 003. Poucos foram produzidos, 2 existentes para experimentos. Tinha Velocidade Máxima de 800 km/h.
A-2a"Sturmvogel" -Versão definitiva de caça-bombardeiro mantendo somente 2 canhões MK 108 de 30mm + 1 bomba de 500kg ou 2 de 250kg, com a Jumo 004B. A-2a/U1 -Protótipo (dois) com Mira de Bombardeio Avançada Lofte 7H, cabine envidraçada com lugar para um bombardeiro deitado.
A-2a/U2 -Protótipos com nariz envidraçado para acomodar um bombardeiro.
A-3a -Proposta de versão de caça de ataque ao solo.
A-4a -Versão de Reconhecimento.
A-5a -Versão Reconhecedor Definitivo*, também, em pequeno número no fim da Guerra. Com cameras oblíquas Rb 50/30 no alto e uma Rb 20/30 ou Rb 70/30.
B-1a -Treinador biposto convertido em caça-noturno provisório com radares FuG 218 Neptun + radar passivo FuG 350 Naxus-Z.
B-2 -Caça-Puro ou Caça-Bombardeiro Noturno com fuselagem prolongada.
C-1a -Protótipo a partir do Me-262A Werknummer 130 186, com foguete adicional (Heimatschützer I) Walter 109-509 localizado na cauda, o 1º a voar combinando jato-foguete, em 27/02/45.
C-2b -Protótipo a partir do Me-262A Werknummer 170 074, com adição híbrida da turbina BMW 003R + foguete adicional BMW 718 montado acima da cauda de cada exaustor de jato (Heimatschützer II) para aumento de potência. Voou somente uma vez com a combinação jato-foguete em 26/03/45.
C-3a -Protótipo de caça-interceptador com foguetes Walter alojado entre as asas, embaixo da fuselagem.
D-1 -Variante com morteiros Jagdfaust nas raízes das asas.
E-1 -Proposta de variante armado com canhão baseada no A-1a/U4.
E-2 -Versão armada com 24 foguetes R4M.
S -Modelo das séries Zero dos Me 262 A-1ª.
V -Modelo de testes do Me-262.
W-Designação Provisória para o Me-262 com motores pulso-jato.

Versões Especiais:

A- Versões de Reconhecimento:
- Me262A-1a/U3 - Reconhecimento provisório. Sua característica mais notável eram as saliências sobre a área da baia de armas que eram necessárias para fornecer espaço para as câmeras RB20/30 montadas no nariz. Foram utilizados arranjos de RB 20/20 e RB 75/30. Havia uma janela de vidro no chão do cockpit que permitia ao piloto ver o que estava sendo fotografado. * Porém alguns poucos foram equipados com um único canhão MK 103 de 30mm.

2ª- Me262A-2a/U2 -Foram construídos somente dois caças nesta designação. Embora tenha sido designado como uma versão de caça-bombardeiro, utilizava um tripulante deitado no nariz em plexiglass tirando fotos de reconhecimento utilizando a avançada Mira de Bombardeio Lofte 7H, usava sua velocidade em sobrevôos de reconhecimento.



B- Versões com foguetes auxiliares:
1ª- Um único Me-262C-1 foi construído com um foguete Walter 509A-2 colocado na cauda para melhorar a Razão de Subida para a função de interceptador.
- Uma versão Me-262C-2b, foi construída com um motor híbrido turbo-jato + foguete BMW-003R. Há relatos de sua difícil condução, além de emitir um ruído potentíssimo.

C- Versão com canhão de 50mm, ou um anti-tanque Bordkanone BK-5, o Me-262A-1a.U4.

Capítulo III - Breve Histórico do Me-262
A)- Histórico e Operacionalidades.
A passagem do vôo a hélice para o vôo a jato constitui uma difícil etapa no treinamento de um piloto, quanto mais a soma das diversas inovações, concretizando-se em um gigantesco somatório desafiador das capacidades de uma Força Aérea: novos conceitos, nova e constante manutenção de novos e diferentes sobressalentes, novas logísticas, táticas e estratégia, etc. Em fins de 1943 essa fase se revelava um passo extremamente delicado, tanto pelo ineditismo do 1º caça turbo-jato, não só pelo seu caráter revolucionário, mas pelo seu constante desenvolvimento. O treinamento dos pilotos destinados a entrar em serviço com o Schwalbe ficou a cargo do Hauptmann Werner Thierfelder, comandante do EKdo 262 (Erprobungskommando 262-Comando de Testes 262) em Lechfeld, ao sul de Augsburg-Baviera, para onde o grupo mudara em 21/12/1943. Os pilotos foram destacados da ZO 26 (Zerstörergeschwader 26 -Unidade Destroyer 26), composta de caças-de-escolta Messerschmitt Me-110. Foi a primeira unidade experimental a usar o Me-262. O EKdo 262 era composto de dois Staffeln-Esquadrão em um Stab (1 ou mais Staffen). Receberam seu primeiro Sturmvogel em 04/1944 e marcaram sua primeira vitória contra um Mosquito em 26/07/1944. O EKdo 262 recebeu diversos Me 262A-0 de pré-produção, engajando-se nas operações no início do verão de 1944. Em 26/11/1944, o Leutnant Alfred Schreiber com o Schwalbe prefixo W.Nr.262 A-1a/130.017 danificou severamente um Mosquito de reconhecimento do No.540 Squadron -Esquadrão 540 da RAF, que se perdeu em um pouso forçado, aterrando em uma base aérea na Itália. Outras fontes citam que a aeronave foi danificada severamente durante manobras evasivas e escapou. Foi a primeira vitória de um avião de caça turbojato na História da Aviação. Em setembro, elementos do EKdo 262 se juntaram ao Kommando Nowotny e ao III./EJG2 em Lechfeld. A primeira unidade ativa a operar o Me-262 foi o Kommando Nowotny, que fora formado em 09/1944 e liderado pelo Major Walter Nowotny (258 abates). A Unidade se tornou operacional em 3/10/44 e atingiu sua primeira vitória em em 7/10/44, contra um quadrimotor B-24 Liberator, que teve sua cauda separada por uma salva de foguetes R4M.
(ver video E).
AbaixoSequência de fotos de um duelo aéreo = dogfighter entre um Me-262A-1a Schwalbe que dispara em conjunto seus 2 canhões MG 151 de 20mm e seus 4 MK 103 ou MK 108, de 30mm, explodindo um Mustang P-51 sobre Dusseldorf em meados de fevereiro de 1945...
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Em 04/1944 foi consolidado como Jäger Erprobungskommando Thierfelder, para introduzir o Me-262 em serviço como um Núcleo de Treinamento de Pilotos de Jato. O famoso Ás Major Walter Nowotny fôra designado como comandante após a morte de Werner Thierfelder em 11/1944, e a Unidade redesignada Kommando Nowotny. essencialmente uma Unidade de Testes e Desenvolvimento, com a distinção de ter sido a 1ª no mundo a montar operações de caças a jato. 





Ensaios continuaram lentamente, com missões operacionais iniciais contra os Aliados em 08/1944, tendo sido derrubados 19 aviões aliados perdendo-se 6 Me-262, apesar destes números nunca terem sido confirmados no cruzamento com os registros da USAAF, nem do Museu da RAF, pois ambos afirmam não existirem relatórios sobre possíveis combates com Me-262s em agosto..., havendo somente um relato de um encontro sem combate entre um Me-262 e um Mosquito. Nowotny implantou uma tática que diminuiu as fragilidades dos turbo-jatos quando pousavam ou alçavam vôo sob baixas velocidades (tática ianque), estabelecendo escoltas/coberturas de caças Me-Bf-109 e FW-190 para tais operações. Porém, apesar de ordens superiores para ficar em terra, em razão de seu alto valor na Luftwaffe, Nowotny escolheu fazer uma missão contra uma formação de bombardeiros inimigos voando a cerca de 30.000 pés em 8/11/1944. Nowotny afirmou ter abatido 2 P-51D, antes de sofrer uma falha em um dos motores devido a altitude. Ao mergulhar e tentar desesperadamente reiniciar o motor, ele foi atacado por outros Mustangs. Historiadores dos EUA propuseram que o vencedor de Nowotny foi o P-51D do piloto tenente Robert W Stevens do 364th Fighter Group, que estava patrulhando a área, tocaiando o Me-262 regressando à Hesepe. Stevens sabia que o jato estava em seu procedimento de pouso e que logo o fogo inimigo avistaria seu Mustang. Como Nowotny estava voando apenas com uma Jumo 004B, rapidamente o Mustang P-51  se aproximou, quando Nowotny estava ao seu alcance, abriu fogo. Observou alguns impactos no jato, mas como as Flaks estavam apenas esperando que ele ficasse ao seu alcance, decidiu se satisfazer com um Me-262 danificado. Colocou imediatamente seu P-51D em um mergulho para ganhar velocidade e procurou abrigo nas nuvens baixas. Enquanto isso, o Major Nowotny lutava uma batalha já perdida... Seu Me-262 estava parcialmente paralizado devido a perda do motor e fez sua última transmissão pelo rádio. As últimas palavras de Nowotny escutadas foram: "Estou queimando. Meu deus, meu deus. Estou queimando !!!'' Seu caça rolou no eixo e entrou em stall. Estava muito baixo. A aeronave bateu no chão, perdendo uma das turbinas e explodiu furiosamente. Há outras fontes, menos confiáveis, relatando que ele foi baleado e morto pelo primeiro-tenente Edward "Buddy" Haydon do 357 Fighter Group da USAAF, ou o Capitão Ernest "Feeb" Fiebelkorn do 20º Grupo de Caça da USAAF. O Kommando foi então retirado para a melhoria nas formações de pilotos e para uma revisão das táticas de combate para otimizar os pontos fortes do Me-262.
 

Abaixo: Um B-24 tem sua cauda arrancada pelos canhões de um Me-262:


 O B-24 recebe a carga dos novos foguetes R4M de um Me-262...
https://www.reddit.com/r/HistoryPorn/comments/3lb7wg/
Abaixo: Um B-17 tem sua asa inteira cortada pelos canhões de um Me-262: 
Abaixo: Outro B-17 incendia-se pelos canhões de outro Me-262 .

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O primeiro Jägdgeschwader (Ala de Caças de 90 a 120 elementos) a ser equipado com o novo jato foi o JG 7, formado com remanescentes do Kommando Nowotny juntamente com o KG 1 e o JG 3. Consistindo de um Stab (6 a 9 caças) e três Gruppe (3 caças), o JG 7 foi inicialmente liderado pelo Oberst Johannes Steinhoff (178 abates). O JG 7 se tornaria a mais forte unidade de Me-262 em número de pilotos e aeronaves. Em 19/11/1944, o III./JG 7 haviam se tornado o primeiro Gruppe do novo Geschwader a ser formado. Baseado em Lager-Lechfeld e comandado pelo Major Hohagen, foi o único elemento de Geschwader pronto para operar contra os Aliados. Apesar de sofrer de suprimento inadequado de aeronaves e peças, além de um histórico de acidentes em treinamento, com 10 Sturmvogel sendo perdidos nas primeiras seis semanas devido a falha mecãnica ou erro de piloto. Entretanto, as coisas começaram a melhorar em 02/1945, com o III./JG 7 fazendo ataques concentrados nas formações dos grandes bombardeiros americanos. O grupo estabeleceu uma tática usando o jato como anti-bombardeiro. Suas primeiras semanas foram um período de atividade frenética, com as primeiras aeronaves sendo entregues e os pilotos sendo treinados para pilotá-las. Durante esse tempo o JG 7 estava baseado em Brandenburg-Briest, e nas seis semanas seguintes Steinhoff trabalhou para moldá-los em uma eficiente força de interceptadores. Steinhoff foi então substituído pelo Major Theodor Weissenburger.
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Em 12/1944 foi criada uma Einheit Nachtjäger - Unidade de Caça Noturna, o Kommando Welter (sob o comando do Oberfeldwebe = sargento Técnico. Kurt Welter,(29 abates pilotando o Me-262)https://www.warhistoryonline.com/
military-vehicle-news/kurt-welter-luftwaffe-fighter-ace-shot-down-2-b-17s-3-p51s-12-lancasters-33-mosquitos.html), que inicialmente possuía apenas dois caças equipados com radar que era operado pelo próprio piloto, o FuG 218 Neptun. Neste período foi igualmente criado o Einsatzkommando Braunegg (sob comando do Hptm. Braunegg), uma Unidade de Reconhecimento de Curto Alcance que serviu no noroeste da Itália durante o mês de 03/1945. Os Me- 262A-1a/U3 do Einsatzkommando Braunegg haviam trocado as armas por cãmeras fotográficas (Rb 50/30 ou Rb 20/30 e uma Rb75/30) fixadas em duas estruturas em forma de lágrima que eram apontadas através de uma janela no chão da cabine do piloto. Nesse momento, no Me-262, a inventiva alemã criara frontlerons retráteis e aumentam as áreas alares dos flaps, os lemes profundores possuíam "trimmers", isto é, controle em pequenas calibragens relativas às posições ideais de decolagem e pouso. Finalmente, o Major Rudolf Sinner foi posto no comando entre 19/02/1945 e 03/03/1945. È interessante citar que houve muito debate entre pilotos veteranos do JG 7 a respeito das técnicas mais apropriadas para aproximar-se de um bombardeiro pesado. Até os ases nesse tipo de combate discordavam entre si. Na época, os caças convencionais usavam a aproximação frente a frente. Os caças se aproximavam dos bombardeiros pela frente e miravam seus canhões e metralhadoras no cockpit. As velocidades combinadas significavam que os caças tinham somente alguns segundos para disparar; mas também era mais seguro, pois ficavam pouco tempo ao alcance das armas de defesa do inimigo. A velocidade do Me 262 fazia esse tipo de ataque impossível. No fim das contas, o antigo ataque pela traseira foi empregado pelos pilotos do jato. Com sua velocidade, podiam rapidamente alcançar os bombardeiros, disparar seus canhões e mergulhar para longe das armas inimigas. Sob o comando do Major Erich Hohagen o III. / JG 7 foi o único elemento de Geschwader (120 à 200 aviões) pronto para operar contra os Aliados. Ao longo de sua existência o JG 7 sofria de um fornecimento irregular de novos aviões, combustível e peças de reposição. Com uma aeronave tão radicalmente nova, acidentes de formação também foram comuns: 10 Me-262 perderam-se em seis semanas. Os problemas técnicos e falta de material prejudicavam as operações. Geralmente não mais que 4 ou 6 aviões partiam para o combate. Voando de Brandenburg-Briest, Oranienburg e Parchim, o Geschwader voou intermitente contra os grandes fluxos de bombardeiros da USAAF. Até o final de 02/1945 o JG 7 reivindicou cerca de 45 bombardeiros de quatro motores e 15 caças, mas nesta fase da guerra, essa taxa de sucesso não tinha nenhum efeito sobre a ofensiva aérea aliada. Em 03/1945 o JG 7 chegou ao seu maior número de missões. Em 03/03/45 teve 29 saídas abatendo 8 e perdendo apenas um jato. Em 18/03 o III. / JG 7 finalmente conseguiu o seu maior número de caças em ataque; cerca de 37 Me-262s combateram, simultaneamente, uma força de 1.200 bombardeiros norte-americanos e 600 caças adversários. Esta ação, também, marcou o primeiro uso do novo foguete R4M, sendo 12 bombardeiros e um caça abatidos com a perda de 3 Me-262. É difícil totalizar o número de aviões derrubados pelo JG 7 pois houve uma histórica perda desses registros na Luftwaffe, porém, pelo menos 136 aeronaves foram reivindicados. Pesquisas recentes indicam que mais de 420 aviões aliados podem ser reivindicados como abatidos.
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Acima: Adolf Galland
O Jagdverband 44 (JV 44) foi uma Unidade de Elite equipada com caças Me-262, do porte de um Staffel-Esquadrão (12 a 16 aeronaves com 20 a 25 pilotos), dado o baixo número de pessoal disponível, formada em 02/1945 pelo influente Ás Tenente-General Adolf Galland (103 abates, inclusive 7 com o Me-262). que tinha sido recentemente demitido da função de Inspetor de Caças (em razão de suas críticas ao Alto Comando da Luftwaffe, inclusive a Herman Göring). Galland foi um arregimentador de ases e muitos outros experientes pilotos de caça condecorados pela Luftwaffe, arregimentando-os de outras Unidades fixadas em terra pela simples falta de combustível.
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Gloster Meteors, o 1º (e único) caça a jato dos Aliados na IIGG
Produzidos pelos ingleses e, sendo operacionalizados em 
27.07.1944, com um total de 3.947 unidades.
"...pouco menos de três semanas após a surpresa do ataque da Luftwaffe Unternehmen Bodenplatte no dia de Ano Novo, em que base da RAF de Melsbroek, designado como Campo Avançado de Pouso  "B.58", tinha sido atingido pelos combatentes com motor de pistão dos Esquadrões de Caças=Jagdgeschwader JG 27 e JG 54. O propósito inicial do Esquadrão 616 de Caças Gloster Meteor =
Squadron 616 de Meteor F.3s era fornecer defesa aérea para o aeroporto, mas seus pilotos esperavam que a sua presença poderia provocar a Luftwaffe para enviar Me-262s contra eles. Neste ponto, os pilotos dos Meteor ainda eram proibidos de sobrevoar o território ocupado pelos alemães, ou para ir leste de Eindhoven, para evitar que um avião abatido fosse capturado pelos alemães ou os soviéticos.
Em março, todo o esquadrão foi transferido para Gilze-Rijen e, em seguida, em abril, para Nijmegen. Os Meteors voaram fazendo operações de reconhecimento armado e de ataque ao solo sem encontrar quaisquer caças alemães. No final de Abril, o esquadrão foi baseada em Faßberg, Alemanha e sofreu suas primeiras perdas quando dois aviões colidiram pela fraca visibilidade. 

A guerra terminou com os Meteors tendo destruído 46 aeronaves alemãs através de ataque ao solo [carece de fontes?]O "fogo amigo", através do erro de identificação deles como Messerschmitt Me-262s, por artilheiros antiaéreos Aliados, era mais uma ameaça do que as forças já diminutas da Luftwaffe; Para combater isso, Meteors baseados no continente receberam um acabamento todo-branco como um auxiliar de reconhecimento. O Esquadrão 616 mais chegou o mais próximo a uma batalha jato-contra-jato veio em 19 de março, quando uma força de Bombardeiros a jato Arado Ar-234 atacaram seu aeródromo... ...Ao final da guerra, os Meteors
tinham contabilizado 14 bombas voadoras. Após o fim da ameaça das V-1, e a introdução da Foguete Balístico V-2, a RAF foi proibida de levar os Meteors em missões de combate sobre o território da capital fechada alemã, por mêdo de uma aeronave a ser abatido e recuperada pelos alemães.   ".

Ases: Enquanto o Gloster Meteor, primeiro e único caça a jato 
operacional dos Aliados durante a IIGG, não teve nenhum Ás, os Me-262 produziram, 28 ases, apesar do curtíssimo tempo em operação: Kurt Welter-29 abates; Heinz Bär-16 abates; Franz Schall-14Hermann Buchner-12Georg-Peter Eder-12Erich Rudorffer-12Karl Schnörrer-11Erich Büttner-8Helmut Lennartz-8Rudolf Hademacher-8Walter Schuck-8Hans-Dieter Weihs-8Günter Wegmann-8Theodor Weissenberger-8Alfred Ambs-7Heinz Arnold-7Heinz Becker-7Adolf Galland-7Franz Köster-7Fritz Müller-6Johannes Steinhoff-6Helmut Baudach-5; Heinrich Ehrler-5Hans Grünberg-5Joseph Heim-5Klaus Neumann-5Alfred Schreiber-5Wolfgang Späte-5.

Desempenho: Velocidade Máxima = 900km/hAlcance = 1,050kmTeto de Serviço = 11,450mRazão de Subida = 1,200m/minTempo Operacional = 60 até 90 minutos.
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B)- A Pressão Aliada:
Em meio as sucessivas ondas de bombardeios dos Aliados aos locais onde eram produzidos, espalhadamente, o Schwalbe e o Sturmvogel, mais precisamente em vários distritos na Bavária (sul), inclusive em pequenas clareiras em meio as florestas da Alemanha e países ocupados e principalmente em Hesse (centro), onde se localizava a principal fábrica (Neuberg), a saída foi a produção subterrânea (veja fotos abaixo), como o foi com os Heinkel He-162 Volksjäger /Salamander /Spatz (vide matéria nesse blog), mas já não havia tempo de concluir nada com grande capacidade de produção...


(clique nas fotos)(veja os videos)


C)- Tática e Estratégia:
De como uma "Logística do Desespero" veio a se tornar em futura Estratégia Aeronáutica...
As fábricas germânicas eram bem distribuídas ao longo das ferrovias nacionais, todo equipamento e peças vitais aos projetos militares chegavam a tempo, a hora e já devidamente inspecionados ao sul... Porém os Aliados já tratavam de erradicá-las dentro de um mapa que ia desde a área central da Alemanha, nas cidades bávaras de Regensburg e Augsburg e ao redor de suas florestas, onde os trabalhadores instalavam os novos motores para os jatos e estes despachados à Luftwaffe. A, também, excelente infraestrutura rodoviária alemã foi um interessante capítulo dos Messerschmitt Me-262 Schwalbe pelo uso das Autobahn (Rododovias Interestaduais de alta-velocidade, que ligam os estados alemães e mesmo toda Europa) como pistas de vôo de testes e mesmo de uso logístico naqueles últimos e dramáticos meses do III Reich. Vários trechos de Autobahns, como a de Hamburg-Berlim-Magdeburg foram assinalados, porém as fotos históricas mais conhecidas se referem a trechos de Reinfeld-Schleswig, Lubeck e Munich. Tal logística, do uso de trechos de Autobahns, porém, se tornou comum face a Guerra Fria... até os dias de hoje, tanto na Alemanha (com seus modelos norte-americanos e europeus), quanto na Suécia (Draken,Gripen, etc.) (vide abaixo fotos de época e recentes). (clique nas fotos)
  
 










Abaixo: A Suécia tem toda uma logística de caças-interceptadores JAS 39 Gripen
guardados em silos, próximos a estradas utilizadas como aeródromos...

















































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D- A versão japonesa do Me-262:
O Nakajima Ki-201 Karyu "Kikka", 1º Caça a Jato do Japão... Na verdade a Nakajima, era a fabricante dos eficientes caças Ki-43 Hayabusa 'Oscar', Ki-44 Shōki "Tojo", Ki-61 Hien, Ki-84 Hayate "Frank" e Ki-100 Otsu, tentava avançar tecnologicamente, já que o Japão, agora estava na mesma situação de seu aliado do Eixo, a Alemanha... Daí o Nakajima Ki-201 Karyu "kikka" ... 
O comparativo dos desenhos e das dimensões entre o Me-262 Schwalbe e o Nakajima Ki-201 Koryu "Kikka", mostra que os alemães eram bem mais refinados. (Veja fotos abaixo)(Veja o video). Porém, diferentemente da Messerschmitt, a Nakajima havia oferecido à Marinha Imperial uma versão navalizada do "Kikka" ... mas esta o recusou, preferindo os caças navais já aprovados em combate.

Abaixo: fotos do experimental Nakajima Ki-201 Koryu "Kikka" em campo...


Um grande problema do Nakajima "Kikka" foi que não houve tempo para desenvolver melhorias. Assim como fôra com os turbojatos BMW.0003 e mesmo com as famosas JUMO.0004, foi com os turbo-jatos Ishikawajima Ne-230. Ele teria sido melhorado em sua versão Ne-20-Kai, aliás, um segundo protótipo que já estava em conclusão...
Acima a Jumo 004 (1º plano) e a Ishikawajima Ne-230. No momento da rendição do Japão, haviam nos hangares da Nakajima cerca de 25 fuselagens em conclusão na linha de montagem... E estas já equipadas com as novas Ne-20-Kai ... Os turbo-jatos Ne-20-Kai ou Ne-120 (nos desenhos) eram cerca de 20% a 30% melhores no empuxo que os originais Ishikawajima Ne-230 ou Ne-20 (nos desenhos). Embora historiadores afirmem que não foi operacionalizado, na verdade o "Kikka" voou 20min sob o comando do Cmt Susumu Takaoka... No teste com as Ne-20-Kai ele deixou a bequilha do protótipo arrastar na pista suspendendo o vôo. O segundo protótipo era um treinador biposto. Outros eram versões de Reconhecimento e Interceptadores com cinco canhões de 30mm com 50 tiros por arma ...
 Na verdade o Ministério do Material de Guerra, sob a administração do general Hideki Tojo e o Exército já haviam escolhido a versão japonesa do Me-163 Kommet, caça a foguete, o Mitsubishi J8M "Shusui" ou Ki-200 ...
Enfim, os projetos de caças movidos a turbo-jato e a foguete Japoneses foram desenvolvidos dentro da mesma lógica que os de seus aliados Alemães, isto é, caças que fossem rápidos o bastante para interceptação das ondas de bombardeiros que invadiam o espaço aéreo e atingiam o "solo sagrado" segundo a crença nipônica...
Acima: Mitsubishi J8M "Shusui".
(clique na foto) - (veja o video).

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E- Produções pós-Guerra :
1- A Tchecoslováquia produziu de 1948-1951 alguns Me-262 pela fábrica Avia: o S-92, idêntico ao Me 262 A-1a, e o caça-biposto CS-92 similar ao Me 262 B-1a.
(clique nas fotos).












































2- Em janeiro de 2006, 50 anos depois da cessação da produção dos Me-262 Avia S-92 (idêntico ao monoposto Me 262 A-1a, e o biposto Avia CS-92 similar ao Me 262 B-1a, a American Me 262 Project completou todos testes de vôo, começado em 2003, para uma nova produção do Messerschmitt Me-262 com máxima fidelidade de configuração aerodinãmica, operacionalizando-o, com a finalidade de vendas a aficionados, empresas de vôos, museus e mesmo a produtoras de filmes sobre a IIGG. Com isso permitiu a entrega de reproduções quase exatas de várias versões do Me-262, incluindo pelo menos duas variantes do B-1-C biposto e um A- 1C monoposto, mais dois "conversíveis", que podem ser alternados entre as configurações A-1-C e B-1-C. A primeira dessas máquinas foi entregue a um proprietário privado no sudoeste dos E.U.A., enquanto a segunda foi entregue à Fundação Messerschmitt em Manching, na Alemanha. A aeronave realizou um vôo de teste privado no final de abril de 2006, e fez sua primeira aparição pública em maio no ILA 2006. O novo Me-262 voou durante vários shows públicos. O Me-262 Werk Nº-501241 foi entregue à Fundação Collings como "White 1 do JG 7". A Fundação oferece passeios públicos desde de 2008 a todos interessados. Todos exemplares são equipados com motores General Electric J85 e apresentam características adicionais de segurança, como freios atualizados e trem de pouso reforçados. O sufixo "C" refere-se o novo motor J-85 e tem sido informalmente atribuída como devidamente aprovada pela Fundação Messerschmitt: o número "Werk" das reproduções foi retomado de onde a última série fora encerrada há 50 anos). As fotos abaixo e os links listados ao final das fontes pesquisadas mostram a similaridade dos modelos existentes que, aliás, vem se apresentando em todas grandes Feiras de Aviação em todo mundo: ILA-Feira Aeronáutica de Berlim, Farnborough-Inglaterra, Le Bourget-França, etc.
Abaixo a equipe da American Me 262 Project já com seus dois aviões operacionais:
Me-262 A-1a, monoposto e Me-262 B-1a, biposto.
                                                                                (clique nas fotos).



























Fontes:

[Osprey][Aircraft of the Aces][017] German Jet Aces of WW2.pdf
"Aircraft Carrier the Majestic Weapon"- Captain Donald Macintyre *
"Grandes Batalhas Aéreas-Stalingrado, 1942"- Claudio Lucchesi - C&R Editorial-2009.
http://en.wikipedia.org/wiki/Heinkel_HeS_3
http://en.wikipedia.org/wiki/Heinkel%20HeS%20011
http://www.aerospaceweb.org/aircraft/fighter/me262/
http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/me262.htm
http://www.456fis.org/ME-262.htm
http://www.vectorsite.net/avme262.html
http://contrails.iit.edu/features/aircraft/ME-262/index.html
http://www.albentley-drawings.com/me262.htm
http://www.aviationartstore.com/franz_stigler_me262_2.htm
http://www.appellpublishing.com/appellgallerymstr.shtml
http://www.ww2incolor.com/dramatic/B-17F_Destroyed_by_Me-262.html
http://www.flightglobal.com/blogs/flightblogger/2009/03/movie-monday---march-16---me-2.html
http://www.dvhaa.org/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=70
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?126356-Me-262-Schwalbe-pictures-thread
http://www.wordiq.com/definition/Messerschmitt_Me_262
http://www.wwiivehicles.com/germany/aircraft/fighters/messerschmitt-me-262-photos.asp
http://www.ospreypublishing.com/store/German-Jet-Aces-of-World-War-2_9781855326347
http://www.hitechcreations.com/Flight-Sim/World-War-Two-Planes/planes-of-aces-high.html
http://www.acepilots.com/german/nowotny.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Kurt_Welter
http://www.aviationartstore.com/albert_2.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_262
http://www.stormbirds.com/project/index.html
http://www.nexusboard.net/sitemap/6365/messerschmitt-me-262-die-legende-t297028/
http://www.milavicorner.0catch.com/nowotny.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Jagdgeschwader_7
http://www.deradlertag.info/2009_05_01_archive.html
http://www.geschichtsspuren.de/artikel/41-luftwaffe-luftfahrt/113-autobahn-notlandeplaetze-nlp.html
http://minijets.org/typo3/index.php?id=245&no_cache=1
http://en.wikipedia.org/wiki/Nakajima_Ki-201
http://en.wikipedia.org/wiki/Nakajima_Kikka
http://www.j-aircraft.org/xplanes/hikoki_files/ki201.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_J8M
http://www.wordiq.com/definition/Mitsubishi_J8M
http://www.ww2aircraft.net/forum/warbird-displays/mitsubishi-j8m-shusui-mitsubishi-showroom-27259.html
http://pt.worldwar-two.net/biografias/66/
http://www.ferozhouse.hpg.com.br/pagina33.html
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/German_Autobahns
http://www.youtube.com/watch?v=57cVy7r8GRo
http://www.youtube.com/watch?v=Qx7Meo7w-pY&feature=watch_response_rev


Linques do novo Me-262 da American Me 262 Project:

http://www.youtube.com/watch?v=RYXd60D_kgQ
http://www.youtube.com/watch?v=2SBAhNb1Y4w
http://www.youtube.com/watch?v=IDFeDxZlrGM
http://www.flickdrop.com/viewvideo/215565/Messerschmitt_262_Schwalbe/?album_id=&vpkey
http://www.youtube.com/watch?v=76fZD8dcrd4

Veja os videos históricos dos Me-262:
A-

B-

C-

D-

E-




sábado, 1 de janeiro de 2011


Messerschmitt Me-262 1ºs Caças a Foguete e Turbo-Jato



4 comentários:

TOMAZ disse...
Prezado Miguel.
Resolvi acordar cedo hoje pra ver este magnifico trabalho de pesquisa realizado por vc, e desta vez vc detalhou ao máximo fazendo com que a riqueza de detalhes não deixe dúvidas dos conceitos e teorias na construção dos primeiros jatos de era da aviação.São 06:20Hs da manhã de 27/jan/2011, parab´nes mais uma vez.Um gde abraço.Tomaz/RJ.
Miguel Junior disse...
Meu caro lutador e amigo Tomaz... receber um comentário como esse muito me anima a continuar em minhas pesquisas...!
Grande abraço e obrigado!
Miguel Junior.
Abner disse...
cara parabens pelo seu blog; uma coisa que eu gostaria de saber se os aviões comerciais supersonico realmente foram banidos do ar ; existe novos projetos?
Miguel Junior disse...
Caro Abner, na verdade há um histórico neste mesmo blog:

http://blogdomigueljunior.blogspot.com/2009/09/avioes-que-nunca-existiram-ix.html

A questão é que os EUA não conseguiu decolar com seu projeto de um SST-SuperSonicTransporter...
A NASA tem se utilizado do Tupolev tu-144LL como laboratório para construir o 1º HST-HyperSonicTransporter, movido a plasma... mas creio que os custos por vôo não o permitirá...como o foi com os SST russo e franco-britânico...
Abração, amigo,
Miguel Junior

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Boa pesquisa e Boa contribuição !