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segunda-feira, 30 de maio de 2011

ASES da Segunda Grande Guerra Mundial

                          N o v o ! *
CAPÍTULO I 
O conceito de Ás é, comumente, desde a Primeira Grande Guerra, aplicado ao piloto que contabiliza o mínimo de 5 aviões adversários abatidos. Não leva em conta os heróis que, sendo artilheiros de bombardeiros ou mesmo bombardeadores ou (no caso soviético) bombardeadoras, tenham destruído mais de 5 aviões inimigos.
E a maior batalha entre os melhores aviões de cada nação envolvida em todo Conflito, desde o emprego da Aviação é a da Superioridade Aérea... constante e progressiva, dos biplanos e monoplanos a pistões, até os caça-a-foguete e os caças e bombardeiros propelidos a turbo-jato... suas seguidas modificações e melhorias técnicas aqui e ali, rebatizando-os alfa-numericamente... chegando aos avanços dos dias de hoje com os "de difícil deteção por radar ("stealth") e os não tripulados (VANT = VeículoAéreoNãoTripulado ou UAV=Unmanned Aircraft Vehicle)...que em um futuro próximo poderá gerar "ases de gabinetes".
Mas, afinal, o que seria dos excelentes pilotos com equipamentos que não estivessem a altura de suas habilidades ?!... como se tornariam ases ?!...

Há argumentos que tentam desfazer, relativizar ou alterar os avassaladores números de vitórias dos pilotos germânicos durante a IIGG... Bem, nela os primeiros 133 maiores ases com maior número de abates foram alemães!... É evidente que esses números são inquestionáveis, porém podemos aprofundar quais as razões que possibilitaram tais resultados...
Observando a conjuntura, as especificidades, os registros históricos (distorcidos ou não) números e estatísticas sobre essas ações, podemos conhecer as razões para scores tão díspares com relação aos demais ases de todas outras nações envolvidas na Segunda Grande Guerra Mundial...
Analisemos, por exemplo, a invasão germânica a União Soviética, onde ocorreram as Maiores Batalhas da Segunda Grande Guerra Mundial, hecatombes com seus números avassaladores de artefatos de guerra e homens... mais precisamente durante a Operação Barabarossa :
Em junho de 1941, o número de aviões disponíveis na Alemanha era de 3.340 caças e bombardeiros. Porém 65% destes eram de “primeira linha”, isto é, 2.770 aviões de ataque, tecnologicamente mais avançados e com pilotos bem treinados desde a Guerra Civil Espanhola e as batalhas nas Invasões da França, Polônia e Holanda e mais a experiência da Batalha da Inglaterra. A VVS=Voyenno-Vozdushnye Sily=Força Aérea Soviética possuía um total de “...9.576 quase totalmente obsoletos e (que) sofriam as conseqüências de uso prolongado...” , além do que “...muitas unidades misturavam equipamentos velhos com novos.
O treinamento de transição para qualificação dos pilotos para conduzir as novas aeronaves prosseguia muito lentamente...”, nesse momento “...muitos pilotos de caças soviéticos nas áreas avançadas tinham não mais que quatro horas de experiência em suas máquinas. A mudança para o novo equipamento foi tão confusa que inúmeros pilotos não tinham se familiarizado com a aparência dos novos bombardeiros soviéticos e erroneamente atiraram em suas próprias aeronaves...” e “...Poucas aeronaves soviéticas tinham rádios em 1941...” “...os expurgos (de Stalin dentro das Forças Armadas) haviam deixado oficiais inexperientes na maioria dos comandos...” e “...os poucos campos aéreos disponíveis não tinham emparedamento e defesas contra ataques aéreos para proteger as lotadas áreas de parqueamento nos aeródromos...”, resultando que... 
“Na estimativa oficial da Luftwaffe as perdas da VVS no primeiro dia de combates, atingiram entre 2.700 a 2.800 aviões...” e “...na a primeira semana da invasão, 4.019 aviões russos foram destruídos, enquanto os alemães perdiam apenas 150...!” * “...Apenas na manhã do primeiro dia os soviéticos perderam 890 aeronaves – 222 em combate aéreo e 668 no solo. A história oficial da VVS registra que, ao terminar este primeiro dia, as perdas totais haviam atingido 1.200 aparelhos (800 destruidos no solo). Na estimativa oficial da Luftwaffe as perdas da VVS atingiram entre 2.700 a 2.800 aviões em 22 e 23 de junho. Nunca a historia da guerra aérea registrara carnificina de tais proporções...”. **
(veja os videos)
Essa trajetória de acúmulo de experiências de batalhas aéreas, a conjuntura de desorganização e obsolescência da VVS, o elemento surpresa, mais a oportuna desvantagem numérica, conquistada pelo massacre aéreo dos primeiros 12 meses da Operação Barbarossa, além da paralização da produção industrial bélica russa transladada de modo colossal para além dos Urais, longe das batalhas, nos dão um quadro do que, de fato, ocorreu. Ao fim e ao cabo, tudo isso contribuíu para esse somatório avassalador tão díspare em números de abates e de ases... Os Messerschmitt Bf-109 e Me-110 eram muito mais avançados, velozes e letais que qualquer caça na Europa, exceto o famoso caça inglês Supermarine Spitfire, herói da Batalha da Inglaterra, que lhes fizeram oposição em velocidade, manobrabilidade e poder de fogo, principal aeronave no rechaço que a RAF impusera à Luftwaffe... Os DewoitineMorane Salnier MS-406, Macchi C-200 e C-202, Fiat G-50, IAR-80, Polikarpov I-15, I-16 e MiG-1, franceses, italianos, romeno e russos não lhes faziam frente. Também, os alemães Junkers ju-87 Stuka eram precisos caças-bombardeiro de mergulho com incrível estatística de acerto aos alvos...
Porém, apesar da superioridade tecnológica, da experiência, da organização e da vantagem numérica momentânea, havia um fardo sobre a Luftwaffe...: dos 2.770, aviões, 780 aparelhos tinham que ser, obrigatoriamente, mantidos no Oeste, fora outros 370 enviados para o Teatro do Mediterrâneo. Portanto, mesmo quando somados a este total, os aviões de transporte, reconhecimento e outros fornecidos pelos seus Aliados da Europa: Itália/Finlândia/Romênia/Hungria/Eslováquia e Croácia, a Luftwaffe podia colocar em campo, no máximo, 3.900 aviões, contra uma força adversária direta, da VVS, estimada em 7.500 aeronaves, sem contar 1.576 no Extremo Leste da Rússia que participavam da vigilância do Japão e Coréia, embora, como dissemos, quase em sua totalidade obsoletos. Mas, a despeito da obsolescência e desorganização inicial adversária, haviam semblantes preocupados dos oficiais alemães debruçados sobre seus mapas e aerofotografias de reconhecimento... a Luftwaffe dispôs 65% do seu melhor efetivo, organizados em três Luftflotten (Regimento Aéreo) totalizando 2.250 aviões de ataque espalhados em uma frente que ia do Mar Báltico ao Mar Negro, assim dispostas: no norte estava a Luftflotte 1 (comandada pelo General Alfred Keller), com 480 aviões como parte do Exército do Grupo Norte, cujo principal objetivo era a cidade de Leningrado, a Luftflotte 2 (comandada por Albert Kesselring) com 1.080 aviões, integrando o Exército do Grupo Central, encarregado de avançar até Moscou e, finalmente, a Luftflotte 4 (sob as ordens do General Alexander Lohr), com 690 aviões que apoiariam o Grupo Sul do Exército, cujo alvo era a Ucrânia e Stalingrado.
(Aviões russos obsoletos até meados de 1942, Caças: I-15Polikarpov/I-16Polikarpov/Artem Mikoyan e Mikhaïl Gourevitch MiG-1/ Sukhoi-2/PO-2(U-2)/ ILyushinIL-2 (1ª versão)/ Kochyerigin DI-6 e Arkhangelsky Ar-10, Bombardeiros: DB-3 e SB-2M. (veja video).

CAPÍTULO II 
Toda tentativa de historiar, relativizando ou tornando inquestionáveis os desempenhos e mesmo qualidades dos maiores ases, embora sejam incontestes os números absolutos a favor dos alemães, tem levado muitos aficionados a não fazer análises com uma maior amplitude crítica...
Alguns historiadores afirmam que a
experiência da Luftwaffe adquirida desde a Guerra Civil Espanhola até a Batalha Aérea da Inglaterra, mais a superioridade técnica, a vantagem numérica temporária, o fator surpresa e a organicidade alemãs, bastaríam para definir tais resultados. Outros historiadores buscam esmiuçar os números tão díspares entre os germânicos e demais países, comparando, por exemplo, a relação Número de Sortidas de Combate versus Número Final de Abates...sem levar em conta, por exemplo, as características de cada Força Aérea quanto ao emprego de seus aviões aptos ao "dogfighter", isto é, se sua maioria era destinada a escolta (em razão de ser sua finalidade última a proteção dos massivos esquadrões de bombardeiros estratégicos) ou se eram específicos para interceptação, livre-caça ou apoio cerrado às tropas em seus deslocamentos.
Na verdade há muitas dificuldades de encontrar um denominador comum que avalie, objetivamente, quais os melhores ases... Mesmo porque dados específicos e fontes confiáveis, muitas deles encontradas em sites e revistas respeitados, diferem muito em suas informações, existindo omissões em uns e verdadeiras fantasias em outros...


Resolvemos, então, pegar os dois melhores
ases por país e começamos a descobrir números que realinham desempenhos e qualidades destes mesmos ases... O que nos estaria dizendo, também, essa correlação ?!...


Alemanha 1- Erich Hartmann825 combates divididos por 352 abates = rendimento 2,344 2- Gerhard Barkhorn1.104 sortidas de combates divididas por 301 abates = 3,668
Finlandia - (aliada da Alemanha) 1- Eino Ilmari Juutilainen - 437 missões de combate divididas por 94 vitórias = 4,649 2- Hans Henrik Wind - 302 sortidas divididas por 78 abates = 3,872 .
UniãoSoviética 1- Ivan Kozhedub - 330 missões de combate divididas por 64* abates = 5,156 2- Alexander Ivanovich Pokryshkin - 560 missões de combate por 59 abates + 6 compartilhadas = 8,615 
França 1- Pierre Closterman - 432 missões de combate divididas por 33 vitórias = 13,090 2- Marcel Albert262 missões de combate dividas por 23 abates = 11,391 
E.U.A. 1- Richard Bong - 200 missões de combate e 40 abates = 5,000 0-Thomas Buchanan McGuire Jr = Não foi encontrado número de missões em nenhuma das fontes consultadas. 
Reino Unido 0-Marmaduke Pattle = Não foi encontrado número de missões em nenhuma das fontes consultadas 1- James Johnson - 515 sortidas de combate divididas por 38 vitórias = 13,552 
Japão 0- Não foram encontrados números de missões em nenhuma das fontes consultadas.
Portanto, temos, também, a impossibilidade de aplicarmos essa relação de Número de Missões versus Número de Abates para todos os pilotos, pois em sites, enciclopédias e revistas especializadas não se encontram tais dados abrangendo a todos eles... Tentamos, então, encontrar indicativos para avaliarmos melhor os ases.  clique nas fotos

N o v o ! * Excelente trabalho, publicado pela nossa mais conceituada ASAS-Revista De Cultura e História da Aviação, Nº-65 e Nº-66 -fev/mar e abril/maio 2012)titulado "Erich Hartmann-Um Olhar Crítico Sobre o Ás dos Ases-Partes I e II",de Diego Zampini. A controvérsia gerada/mantida pelo historiador russo Dmitryi Khazanov ao interpretar, em sua escolha de fonte primária, a "Lista RLM=ReichLuftfahrtMinisterium" não  atenta para outras tais como a "Lista TeC=Toliver e Constable". Um livro dos historiadores Jean-Yves Lorant e Hans Ring questiona a análise de Dmitryi Khazanov sobre os números de abates e o somatório de Hartmann... 







































A)- Toda essa exposição acima nos chama a atenção para a importância e a relatividade das conjunturas, especificidades dos pilotos, suas missões e para a importância dos registros históricos (oficiais ou oficiosos-abundantemente utilizados, alguns, distorcidos)... portanto vamos acrescentar outros números sobre nossos heróis dos ares a partir do site: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_World_War_II_aces_by_country

Sovietic Union - 3000 aces from the Soviet Union during the Second World War. See:
List of World War II aces from the Soviet Union
"There were over 28 female aces from Soviet Union during the Second World War"

Germany - 2500 aces from Germany during the Second World War. For a detailed list, see: List of World War II aces from Germany
"... Jagdverband 44 (JV 44) "O Esquadrão de peritos" foi criado em 5 de fevereiro de 1945. Provavelmente a mais famosa unidade de Me-262 Schwalbe, JV 44 que foi comandado pelo lendário ás Generalleutnant Adolf Galland. O próprio Hitler tinha dado as ordens para que Galland criasse de uma pequena unidade, um Staffel para demonstrar a superioridade do Me-262 como caça. Galland tinha sido um apoiador de longa data do Schwalbe, uma vez que ele voou pela primeira vez um protótipo em 1943..."

USA - 1297 aces from the United States during the Second World War. See: List of World War II aces from the United States + http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_World_War_II_aces_by_country#United_States

Japan - 335 aces from Japan during the Second World War. For a complete list, see: List of World War II aces from Japan

United Kingdom - 230 aces from United.Kingdom during the Second World War. For a complete list, see: List of World War II aces from the U,K.

France - 180 aces from France during the Second World War. See: List of World War II aces from France

B)- Nesse raciocínio, juntando parte do conteúdo do site http://www.acesofww2.com/- , podemos perceber um interessante painel, por países, de como as proporcionalidades nos scores, dentre os nacionais, eram perfeitamente lógicas, isto é, não haviam “pulos”, mas sempre uma “escada” entre o primeiro e os 15 seguintes :

Alemanha = Erich "Bubi" Alfred Hartmann = 352 (in 1456 missions in Russia in JG52, JG53)
= Erich "Gerd" Gerhard Barkhorn = 301 (in 1104 missions in JG52, JG6, JV44)
= Gunther Rall =
275 (in 621 missions in JG52, JG11, JG300)

= Otto "Bruno" Kittel = 267 (in 583 missions in JG54)
= Walter "Nowi" Nowotny = 258 (in 442 missions in JG54 and Kommando Nowotny)
= Wilhelm "Willi" Batz = 237 (in 445 missions in JG52)
= Erich Rudorffer = 224 (86 front west-13 kills in 17 minutes in JG2, JG54 & JG7)
= Heinrich "Pritzl" Bar = 221 (125 front west-16 with Me-262 in JG51, 77, 1, 3, EJG2 & JV44)
= Hermann Graf = 212
= Heinrich Ehrler = 208
= Theodor Weissenberger = 208
= Hans Philipp = 206
= Walter Schuck = 206
= Anton Hafner = 204
= Helmut Lipfert = 203

E.U.A. = Richard Ira "Dick" "Bing-Bong" = 40
= Thomas Buchanan McGuire Jr = 38
= David S. McCampbell = 34

= Gregory "Pappy" Boyington = 28
= Francis "Gabby" Stanley Gabreski = 28
= Robert Samuel Johnson = 27
= Charles Henry MacDonald = 27
= George Earl Preddy jr. = 26,83
= Joseph Jacob Foss = 26
= Robert Murray Hanson = 25
= Lance Cleo Wade (in RAF) = 25
= Cecil Elwood Harris = 24
= John Charles Meyer = 24
= Eugene Anthony Valencia = 23
= Raymond Shuey Wetmore = 23

Reino Unido = Marmaduke Pattle (South Africa) = 50
= James "Johnnie" Edgar Johnson = 38
= Brendan “Paddy” Eamon Fitzpatrick Finucane = 32
= William “Cherry” Vale = 31
= Robert “Bob” Roland Stanford Tuck = 30
= John Randall Daniel Braham = 29
= James Henry Lacey = 28
= Neville Frederick Duke = 28
= Frank Reginald Carey = 28
= Eric Stanley Lock = 26
= Billy Drake = 25
= Geoffrey Allard = 24
= Douglas Robert Stewart Bader = 23
= Donald Ernest Kingaby = 23
= Robert Finlay Boyd = 23
= Maurice Michael Stephens = 22
= Michael Nicholson Crossley = 22
= Archibald Ashmore McKellar = 21
= Bransome Arthur Burbridge = 21

Finlandia = Eino “Illu" Ilmari Juutilainen = 93
= Hans "Hasse" Henrik Wind = 78
= Eino "Ekka" Antero Luukkanen = 56
= Urho Sakari Lehtovaara = 45
= Oiva "Oippa" Emil K. Tuominen *= 44
= Risto Olli Petteri Puhakka = 43
= Nils Edvard Katajainen = 36
= Lauri Vilhelm Nissinen = 32,33
= Kyosti Keijo Ensio Karhila = 32,25
= Olavi Kauko Puro = 32
= Jorma Karhunen = 31,5
= Emil Onerva Vesa = 29,5
= "Tappi" Turo Tapio Jarvi = 28,5
= Klaus Jalmari Alakoski = 26
= Altto Kalevi Tervo = 23,25

França = Pierre Henri Closterman (RAF-Brazil born) = 33
= Marcel Albert (VVS, AdLA *) = 23
= Pierre Le Gloan = 22
= Jean E.Francois Demozay (RAF) = 21
= Edmond Marin La Meslee (FAFL, AdLA *) = 20
= Michel Dorance = 17
= Camille Plubeau (AdLA) = 17
= Roland de La Poype = 17
= Roger Sauvage = 17 (highest scoring black pilot of WW2)
= Louis Delfino = 16
= Jean Marie Accart (AdLA) = 16
= Jacques Andre (VVS, AdLA) = 16
= Leon Vuillemain (AdLA,FAFL) = 16
= Marcel Rouquette (AdLA,FAFL) = 16
= Albert Littolff = 15

Japan = Hiroyoshi Nishizawa "Devil of Rabaul" = 87 (150?)
= Tetsuzo "Tetsu" Iwamoto = 80  (202+) "
= Shigeo Fukumoto = 72
= Shoichi Sugita = 70 (+ 40 compartilhados) *
= Saburo Sakai = 64
= Hiromichi Shinohara = 58
= Junichi (Yunishi) Sasai = 54
= Takeo Okumura = 54
= Satoshi Anabuki = 51
= Yasuhiko Kuroe = 51
= Goro Furugori = 50
= Kenji Okabe = 50
= Toshio Sakagawa = 49
= Naoshi Kanno = 48
= Ryoji Ohara = 48
http://www.cieldegloire.com/010_sugita_s.php
"  https://en.wikipedia.org/wiki/Tetsuz%C5%8D_Iwamoto

Sovietic Union = Ivan Nikitovich Kozhedub = 62 (+ 2 USAAF P-51 's*)
= Alexandre "Sasha" Ivanovich Pokryshkin = 59
= Nikolai Dimitrievich Gulayev = 57
= Grigoriy Andreevich Rechkalov = 56
= Kirill Alexeevich Yevstigneyev = 53
= Arsenii Vasilyevich Vorozheykin = 52
= Dmitri Borisovich Glinka = 50
= Nikolai Mikhailovich Skomorokov = 46
= Alexandr Ivanovich Koldunov = 46
= Sergei Ivanovich Gritsevets = 42
= Vitalii Ivanovich Popkov = 41
= Alexei Vasilyevich Alelyukhin = 40
= Sergei Danilovich Lugansky = 37
= Anatoli Gavrilovich Dolgikh = 36
= Pavel Mikhailovich Kamozin = 35

* Números reveladores da Tabela de Ases, por país, com vitórias acima de 20 abates...
Ivan Kozhedub abate seu Messerschmitt me-262


C)- Ases carismáticos e com desempenhos históricos além de seus números de abates:

a- Hans Joachim Marseille, embora tenha sido o 29º ás alemão, abatendo mais de 158 adversários, 17 em um único dia, foi derrubado muitas vezes. Criou um surpreendente e eficaz sistema de auto-treinamento que aumentou suas habilidades via exercícios físicos atípicos e acrobacias aéres em alta Força "G", não usar óculos escuros no deserto para adestramento de percepção de inimigos sob a forte luz, além de táticas aéreas próprias. Tinha personalidade forte, determinação, afabilidade e carisma, odorava jazz, vida noturna, namoradas em toda parte e eventuais bebedeiras, incompatíveis com a disciplina nazista, o que, apesar das diversas condecorações, o transferiu para a frente africana, contra o British Commonwealth's Desert Air Force, no Norte da Africa. Era chamado de “A Estrela da África” por suas tática e perícia atípicas e de “Mestre do Tiro em Deflexão”...
Essas características o fez sobressair como um grande inovador da guerra aérea, e ele continuou a melhorar. Afirmava que nas condições de muita luz sobre o deserto, grandes formações ficavam em desvantagem pela não surpresa visual contra manobras dominantes de uma única aeronave. Ele preferia lutar sozinho, com um Ala (wingman) para avisos em uma distância segura. Ele alegava que quando lutava sozinho em um duelo de curto alcance, poderia atirar rapidamente em qualquer coisa que ele visse, enquanto seus colegas em formação realizavam ataques em confusão. Alegava, também, que lutar sozinho eliminava o risco elevado de disparar contra ou colidir com um companheiro quando em manobra extrema. Marseille disse que, em tais condições, há uma menor chance e muito pouco tempo para o método usual de ataque em perseguição, daí preferia usar a deflexão em alto ângulo de tiro em curto alcance ao fazer uma curva acentuada. Ao fazer isso, ele nunca usava a sua mira, disparando uma rajada muito curta, com o alvo passando e, nessa fração de segundo, desde o vislumbre de sua hélice até a visão de sua ponta desaparecendo de seus olhos por trás do nariz da aeronave. Ele calculava que, quando disparava uma rajada curta nessa posição, sua rajada bateria no motor do alvo e cockpit... Treinou neste método pouco ortodoxo com seus companheiros (sem munição) muitas vezes e, por determinação pessoal, se tornou um grande acrobata aéreo. Ele tinha certeza que, ao longo do deserto, um piloto de caça pode se tornar "invisível" apenas por manobras extremas de perto, e que a intensidade da manobra era mais importante que a velocidade de vôo. Derrubado várias vezes Marseille teve, porém, um “calo”, o ás francês James Denis da França Livre, engajado na RAF, (8,5 vitórias), pilotando um Hawker Hurricane, que o abateu por duas vezes. Assim como Hans Ulrich Rudel, apesar de todo seu histórico, foi um dos raros a receber a maior comenda que um militar poderia receber, a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com folhas de carvalho, espadas, e diamantes. Apenas 29 dias depois, Marseille foi morto em um acidente de vôo, quando uma falha de motor o obrigou a abandonar a sua caça... depois que ele saiu do cockpit cheio de fumaça, o peito de Marseille bateu no estabilizador vertical de sua aeronave, matando-o instantaneamente ou incapacitando-o para abrir seu pára-quedas. O ás Adolf Galland (veja matéria nesse Blog sobre o Me-262) afirmou, certa vez que "...suas realizações eram previamente consideradas como impossíveis de serem realizadas..."
                                                                                                










Como Adolf Galland, ele não era um nazista...


b- Adolf Galland, embora tenha sido o 94º ás, transitou do seu Me-Bf-109 para o Me-262 o qual foi um dos seus maiores defensores e acusou abertamente os erros do Alto Comando da Luftwaffe e do próprio Hitler, que não perceberam que se houvesse priorizado a operacionalidade dos jatos Me-262, antes da Invasão da Normandia em 6 de junho de 1944, provavelmente esta não teria ocorrido. pelo menos não com sucesso. Ele tinha a certeza que apenas 300 jatos voando diariamente provocaria um impacto importante sobre o curso da guerra aérea. Isso teria, naturalmente, prolongado a guerra e por isso talvez o mau uso de Hitler da aeronave não houvesse sido uma coisa tão ruim, afinal. Em 1944, Galland supervisionou o desenvolvimento do primeiro grupo mundial de avião de caça a jato, o famoso Kommando Nowotny. Liderados pelo ás austríaco Walter Nowotny em setembro de 1944, este grupo demonstrou potencial do jato em combate. Em janeiro de 1945 Galland, Günther Lützow, e outros líderes sênior de caça da Luftwaffe reuniram-se com Göring, expondo abertamente suas queixas e recomendou novas políticas (incluindo a renúncia de Göring !). Göring reagiu a este desafio à sua autoridade de maneira previsível, demitiu todos os participantes, e ameaçou atirar no porta-voz do grupo, Lützow. Galland foi removido do título de General de Caças, porém, com a aprovação de Hitler, formou a sua própria Unidade de Combate (Staffel) de Me-262. Feliz por estar fora da política " Schlangengrube" (cova das serpentes) voltou ao cockpit do seu Me-262 Schwalbe em março de 1945. Ele recrutou Ases da Luftwaffe, detentores da Cruz de Cavaleiro ou demais condecorações, homens como Johannes "Macky" Steinhoff, Barkhorn Gerd, Krupinski Walter, Heinz "Pritzel" Bär, Erich Hohagen, Lützow Günther, Wilhelm Herget. Com os jatos rápidos e armados com foguetes R4M, o JV.44 mostrou o que poderia ser feito.(veja matéria nesse Blog). Galland abateu dois Martin B-26 Marauders com os foguetes. Sua última missão de combate ocorrido em 26 de abril de 1945, quando JV.44 estavam atacando os bombardeiros americanos sobre Neuberg. Galland tinha marcado alguns acertos em um bombardeiro quando o seu Me-262 foi atingido, o painel de instrumentos explodiu e o dossel quebrado. Ferido no joelho, ele mergulhou e conseguiu pousar, mais ou menos intacto. Após essa missão, Heinz Bär, segundo maior ás em Me-262 com 16 abates, assumiu o JV.44.
(clique nas fotos)





















c-  Saburo Sakai  (25/08/1916~22/09/2000).

Correto, profissional, humano, senso de justiça, disciplina e honra.
Para Sakai, o Mitsubishi A5M Claude era um caça superior ao "Zero", exceto seu excepcional alcance, abateu seu primeiro avião, um Polikarpov I-16 russo, durante a campanha na Manchúria. E foi com o Mitsubishi A6M "Zero" escreveria seu nome na história da Aviação Mundial.
Na Campanha das Filipinas, derrubou seu primeiro caça americano, um P-40 Curtiss, e em seguida um B-17 (abaixo).
Durante a Campanha de Bórneu, abateu 13 aeronaves norteamericanas e australianas. Por uma questão de consciência recusou-se, sob ordens diretas, derrubar um avião de transporte repleto de civis. Em Agosto de 1942, sua unidade estabeleceu-se em Rabaul participando da Campanha de Guadalcanal onde abateu em memorável "dogfighter" o ás ianque James "Pug" Southerland em seu Grumman F4F Wildcat.
Comandante James "Pug" Southerland e Tenente Saburo Sakai
O duelo aéreo entre ases
Embora seus aviões voassem muito diferentes, os dois ases eram equilibrados. Cada piloto tinha capacidades e conhecimento específico de suas próprias máquinas, e tentaram influenciar a batalha a seu favor. O Zero era mais rápido e mais manobrável, mas o Wildcat melhor armadura, e poderia mergulhar mais rápido do que o Zero. Southerland logo descobriu que não podia desprezar um habilidoso piloto de um Zero, como Sakai, mas foi capaz de empurrar o "Wildcat" aos limites do seu desempenho e adiar o ataque furioso de Sakai. Sakai, por sua vez, ficou surpreso com a quantidade de castigo que poderia absorver o Wildcat. O avião de "Pug Southerland" estava salpicado com fogo de metralhadora 7,7mm, mas tais balas não tinham efeito nos F4F Wildcat. Girar para virar, subir e mergulhar, ambos os pilotos pareciam combinados entre si a cada movimento. Finalmente, "Pug Southerland" se posicionou atrás de Sakai, Southerland manobrou um "piso no freio" - corte do acelerador. Sakai igualmente acelerou em perseguição. Ele fez o Zero passar e "Pug" estava preparado para atirar. Saburo preparou-se para o impacto mortal das balas do Wildcat em seu frágil Zero ... mas nunca levou as balas...
Sem esperar para saber o porque da surpresa, Sakai usou a mesma manobra do Wildcat, agora estava acima do adversário!... Ele observou que "Pug" estava ferido, caiu para trás dele, e depois de um momento de indecisão, abriu fogo com seus canhões de 20 mm. Em suas memórias, Sakai escreveu que decidiu não matar o piloto, mas se propôs danificar o motor do Wildcat para dar a oportunidade de ser resgatado. Southerland atirou-se de pára-quedas para fora da cabine do Wildcat e caiu na selva, no coração do território inimigo. Sangrando a exaustão, ele lutou pela vegetação rasteira e finalmente encontrou alguns rapazes locais que estavam dispostos a arriscar a própria vida para ajudá-lo a escapar. Com sua ajuda, ele conseguiu iludir as forças terrestres japonesas e se reuniu com equipes de resgate da Marinha dos EUA.
- http://www.taringa.net/posts/reviews/12915095/Saburo-Sakai-James-Pug-Southerland-1942.html
o profissionalismo e conduta dos pilotos japoneses eram, também, reconhecidos.

Em 08/08/42, em um vôo de patrulha próximo a Tulagi avistou um grupo de caças americanos e preparou-se para atacar. No entanto encontraria os novos Grumman TBF Avenger, que o crivaram de projéteis de 12,7mm, o ponto mais fraco dos Zero era sua fraquíssima blindagem, incluindo nenhuma proteção para o piloto). Um destes o atingiria na cabeça, por incrível que pareça, manteve, entre desmaios dores atrozes, a consciência e foi capaz de seguir com seu Zero, severamente danificado. Sabendo de sua condições a tentativa foi de arremessar seu avião contra alvos americanos que pudesse encontrar. No entanto nenhum alvo foi encontrado e ele fez a tentativa de retornar a base. Contrariando todas a probabilidades conseguiu retornar a Rabaul após 3 horas de vôo...

Seu estado era lamentável,  porém o estoicismo de Sakai era conhecido (veja foto acima), os médicos conseguiram salvá-lo, no entanto perderia o olho direito. Em 1944 os norteamericanos lançaram o ataque maciço às Ilhas Marianas, Sakai foi destacado para Iwo Jima, para o Grupo Aeronaval de Yokosuka, a despeito da cequeira ele continuou os combates aéreos, e durante este período aumentaria sua cota de abates totalizando 64 ao todo... terminou a guerra como Ás lider dos pilotos sobreviventes.
Mais tarde se tornaria instrutor de vôo.
Seu esquadrão incluía ases companheiros do porte de Hiroyoshi Nishizawa e Toshio Ota. Na noite de 16 de maio de 1942, Sakai, Nishizawa e Ota escutaram uma transmissão de um programa de rádio australiano, quando Nishizawa reconheceu a estranha "Danse Macabre", de Camille Saint-Saëns. Inspirado por isto, Nishizawa teve a idéia de fazer loops de demonstração sobre o aeródromo inimigo. No dia seguinte, no final de um ataque a Port Moresby, que envolveu 18 Zeros. O trio realizou três loops apertados em formação cerrada sobre a base aérea aliada. Nishizawa indicou que ele queria repetir o desempenho. Mergulho para 1.800 m, os três Zeros fez mais três loops, sem receber qualquer fogo AA (anti-aéreo) a partir do solo. No dia seguinte, um solitário bombardeiro aliado veio rugindo sobre o aeródromo de Lae deixando cair uma nota anexada a uma longa faixa de pano. Os soldados pegaram-na e entregaram ao Comandante do Esquadrão. Ela dizia: "Obrigado pela exibição de acrobacias maravilhosas por três dos seus pilotos. Por favor, repasse os nossos cumprimentos e informe-os que vamos ter uma recepção calorosa pronta para eles, na próxima vez que voarem sobre nosso campo de pouso". O comandante do esquadrão ficou furioso e repreendeu os três pilotos por sua estupidez, mas os três ases líderes do Kokutai Tainan sentíram regozijo de sua coreografia aérea sobre a "Danse Macabre" de Hiroyoshi Nishisawa, o maior ás dos japoneses, tinha valido a pena...



Sobre o ás dos ases japonês, Hiroyoshi Nishizawa, Saburo Sakai escreveu: “...Ele sofria uma metamorfose notável no cockpit de seu caça Mitsubishi A6M Zero...”"...Para todos os que voaram com ele, viam o diabo...”"... Nunca vi um homem com um avião de caça fazer o que Nishizawa fazia com seu Zero. Suas acrobacias eram, todas elas, de tirar o fôlego, brilhantes, totalmente imprevisíveis, impossíveis e tocava os corações em testemunho...”"...Ele também tinha o olho do caçador, capaz de detectar aviões inimigos antes de seus companheiros saberem que havia qualquer outra coisa no céu...”
                                                                                                                                 
d - Outro ás incomum foi Hans Ulrich Rudel, filiado ao Partido Nazista. Já logo após a Invasão da União Soviética, já trazia consigo a percepção das deficiências do caça-bombardeiro de mergulho Junker Ju-87, incapaz de auto-defesa no Teatro de Operações na Europa Ocidental, precisando sempre de escolta de caças... Comandou o aguerrido Grupo de Comando III/StG2 = Gruppenkommandeur III/StG2, composto de Stukas, onde já acumulava experiências nesse caça desde as Batalhas da Polônia, da França, da Inglaterra e nos Balcans, terminando por atingir seu melhor desempenho no Front Leste (Rússia), na Criméia afundou o couraçado russo Marat, nas Batalhas do Porto de Kronstadt, Leningrado e Kursk. Rudel foi o oficial alemão que mais recebeu condecorações: todas cruzes de ferro contempladas com as maiores distinções: entre elas foi a Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes mit goldenem Eichenlaub, Schwertern und Brillanten = Cruz de cavaleiro da Cruz de Ferro com folhas douradas de carvalho, espadas e diamantes, cuja honraria só coube a 27 entre todos os militares germânicos durante a IIGG...Bateu o recorde mundial, de todos os tempos, realizando 2.530 missões de combate, reinvidicando mais de 2.000 alvos destruídos, incluindo 800 veículos, 519 tanques, 150 peças de artilharia, 2 cruzadores, um encouraçado, 70 lanchões de desenbarque russos, 4 trens armados, algumas pontes e nove aviões. Em 13/03/1944 Rudel pode ter-se envolvido em combate aéreo com o Herói da União Soviética, Lev Shestakov. Shestakov que não retornou desta missão e foi registrado pela VVS como "desaparecido em ação". Nas memórias de Rudel consta
“...Ele foi abatido por Gadermann (artilheiro de ré do Stuka de Rudel) ou então, ele caiu em razão da forte turbulência do meu motor durante as curvas apertadas? Não importa. Meus fones de ouvido, de repente explodiram em gritos confusos do rádio russo, eles haviam observado o que aconteceu e algo de especial parece ter acontecido ... Das rádio-mensagens russas, descobrimos que este era um piloto soviético de caça muito famoso, mais de uma vez apontado como Herói da União Soviética. Eu devo dar-lhe crédito: ele era um bom piloto...” Na maior batalha de tanques da História, em Kursk, onde mais de 8.000 blindados se enfrentaram à queima-roupa e 5.000 aeronaves se bateram e mais de 2 milhões e 500.000 soldados se enfrentaram em encarniçada batalha, Hans Ulrich Rudel reinvidicou 100 tanques destruídos... Como na foto abaixo, ele usava uma versão do Junkers-Ju-87G-2 Stuka, apelidado Kanonenvogel ("pássaro com canhão"), dotado de dois canhões Bordkanone BK3.7, de 37mm com 6 salvas cada e munição revestida com carboneto de tungstênio, embaixo de cada asa ... um destruidor de tanques e alvos pesados. Em 08/02/45 seu Stuka foi atingido e ficou muito ferido, conseguiu pousar dentro das linhas alemãs, porém teve de amputar a perna direita logo abaixo do joelho... isso não o deteve, em 25/03 retornou ao combate após adaptar seu caça as suas condições físicas. Até o final da Guerra reinvidicou mais 26 tanques destruídos. Como nazista estava resoluto em não cair nas mãos dos comunistas, convocou seis companheiros pilotando mais dois Junkers Ju-87 Stuka junto com mais quatro Focke Wulf FW-190 Würger na Bohemia. Em um vôo de 2 horas, rendeu-se as forças ianques em 08/05, pousando deliberadamente no campo de pouso de Kitzingen, onde estava sediado o US 405th Fighter Group = 405º Grupo de Caça dos EUA. Ele havia combinado com seus homens o bloqueio dos freios em cada pouso, resultando no colapso dos trens de aterragem de cada aeronave tornando-as inutilizáveis, além de danificar a pista do aeroporto, bloqueando-a.






















e- Três Ases e um Coringa - Entre 1944-1945 a Luftwaffe operacionalizou três novos tipos de caças a jato e um caça de propulsão a foguete. Além do Messerschmit Me-262 “Schwalbe” e o Heinkel He-162 Volksjäger (ver estas matérias neste Blog), havia o caça a foguete interceptador-planador Messerschmitt Me-163 “Kommet”, todos eles operacionais. Apesar de algumas alegações terem sido feitas por pilotos de Me-163 e He-162, nenhum alcançou o status de ás em qualquer um destes dois tipos. Dos 28 ases de caças-a-jato (com o Me-262), quatro merecem destaque:

1- Kurt Welter, preferia a caça noturna. Inicialmente utilizou o Focke Wulf FW-190, depois passou ao caça-a-jato noturno Messerschmitt Me-262B-1a/U1, seu grupamento era titulado como de missões Wilde Sau (Javalis). Kurt Welter teve 63 vitórias em 93 missões, 56 a noite e 7 de dia. Na noite de 12 de dezembro de 1944 realizou o primeiro abate noturno por um caça-a-jato: um Lancaster, somado á sua lista crescente de Mosquitos. Entre controvérsias nos dados da RAF e da Luftwaffe... Desses 63, 33 foram bombardeiros bimotores Mosquito mais 5 Lancaster, 8 B-17 e 4 B-24, quadrimotores; 3 Mustang P-51 e mais 10 outros abates sem registros de reconhecimento exatos em razão das dificuldades do vôo de combate noturno e um memorando incompleto que ele mesmo, Oberleutnant (Coronel) Welter redigira. Na noite de 19 de setembro de 1944, Kurt Welter derrubou o comandante do Esquadrão 617 da RAF, Guy Gibson que estava liderando um ataque de 300 bombardeiros em Mönchengladbach e Rheydt. O Mosquito de Gibson caiu perto Steenbergen na Holanda.
2- Heinrich “Heinz”-”Pritzl" Bär, com 1000 missões e 221 vitórias, e lugar no ranking dos caças-a-jato, com 16 abates, começou voando o Me-Bf-109, passando para o Focke Wul FW-190, finalizou com o Me-262. Heinz Bär teve, como Adolf Galland e Hans Joachim Marseille, dificuldades diante do alto comando da Luftwaffe, isto é, do próprio Marechal do Reich (Reichsmarschal ), Hermann Gôring, por suas condutas em desacordo com a disciplina nazista. Galland por contestar abertamente os erros táticos e estratégicos da Luftwaffe, Marseille pela vida boêmia. Bär, porém, com a personalidade anti-autoritárista, teve como seu adversário o Geschwaderkommodore (tenente-coronel) Gordon Golob (ás com 150 vitórias), um disciplinador pró-nazista. Na verdade havia não só uma disputa por superioridade em abates, mas desavença também pois apesar do título de Gollob, Bär possuía uma natural liderança entre os demais pilotos. Mesmo tendo recebido a cruz de ferro, após abater 10 caças na Batalha da Inglaterra, tendo sido abatido e caído no mar algumas vezes, foi questionado pelo próprio Göring se gostava tanto assim do mar...ao que Bär lhe respondeu: “ A Inglaterra não é mais uma ilha, Comandante...” – repetindo parte de um discurso do próprio Gôring... mostrando sua desconsideração pelas autoridades superiores. Mais tarde veio a ter um encontro com Adolf Galland, nascendo daí uma amizade que perdurou até o fim de suas vidas no pós-guerra. No dia de sua 103ª vitória, o Inspetor de Caças (General der Jagdflieger) Adolf Galland chegou para inspecionar o Esquadrão JG 77 que ultrapassara 2.000 vitórias. Esta conquista levou Bär a ganhar uma menção em segundo lugar no Wehrmachtbericht (Relatório Diário do Exército), em 20 maio de 1942. Quando alcançou sua 113ª vitória, recebeu a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes), seguida por sua promoção a primeiro-tenente (Oberleutnant)... Continuando com suas performances espetaculares como derrubar 5 caças inimigos em um mesmo dia (ás por um dia), conquistando a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho (Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes mit Eichenlaub), e muitos feitos de bravura, perseguido como Marseille, foi transferido para o Norte de África e Teatro do Mediterrâneo, porém Bär aumentou seu score para 179, mas, stressado e sentindo lutar uma batalha perdida contra a crescente superioridade aérea dos Aliados, perdeu seu espírito de luta, e sofreu de exaustão física e mental grave. Após vários argumentos com o novo comandante do JG 77, os nazistas fanáticos, coronel Johannes Steinhoff e Hermann Göring, no verão de 1943, transferiram Bär para a França "por covardia diante do inimigo" e rebaixado para Líder do Esquadrão, sendo levado ao comando de uma unidade de treinamento operacional, o Jagdgruppe Süd, por pura perseguição. Passado esse período, já quando Heinrich Bar havia atingido sua 149ª vitória, o General Hans-Jürgen von Arnim o recomendou para a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes (Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes mit Eichenlaub, Schwertern und Brillanten). Porém Hermann Göring, com seu crivo ideológico negou terminantemente, a Bär, a premiação máxima de “Brillanten” (Diamantes). Acredita-se, também, que particularmente Göring não gostava só da personalidade insubordinada de Bär, mas até de seu dialeto saxão forte. Heinz Bär foi o responsável pelo pouso forçado e captura de toda tripulação do famoso B-17F "Miss Ouachita" do 91º Grupo de Bombardeiros da USAF, fazendo questão de inspecioná-lo abatido no solo... foto abaixo:











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3- O terceiro foi o Hauptmann (Capitão) Franz Schall. Com uma trajetória meteórica de vitórias contra os russos, pilotando o Me-Bf-109 e acumulando vitórias sobre vitórias contra caças-bombardeiros ILyushin IL-2, P-39 Airacobras, Lavochkin La-5, etc. Schall foi nomeado Capitão (Staffelkapitän) do aguerrido Esquadrão 3./JG 52 em 11 de agosto de 1944. Este foi seu período de maior sucesso na guerra. Em agosto ele marcou mais 38 vitórias, incluindo três aviões inimigos em 12 de Agosto, 3 em 24 de Agosto, 11, incluindo seis IL-2, em 26 de Agosto, mais 3 IL-2 em 28 de Agosto e 13, incluindo onze IL-2, em 31 de Agosto. No entanto, Franz Schall foi abatido por artilharia antiaérea e obrigado a fazer pousos forçados, em quatro ocasiões, incluindo uma aterrisagem de emergência no lado russo, tendo conseguido retornar após árduas marchas noturnas. Em 25 de setembro de 1944, Oberleutnant Schall foi transferido para o Comando de Testes Nowotny (Eprobungskommando Nowotny), comandada pelo Major Walter Nowotny (258 vitórias) operando o novo caça a jato Me-262. A ele foi atribuído o comando do 2º Staffel. Na manhã de 08 de novembro de 1944, abateu 3 Mustang P-51 dentre 122 outros da USAAF que escoltavam um ataque de bombardeiros... mas, como acontecia muitas vezes, sofreu um apagamento de turbina (flameout) em ambos motores. Ao tentar planar de volta para sua base em Hesepe, ele foi interceptado por um P-51, pilotado pelo Tenente James Kenney do FG 357, que vendo Schall danificado no seu Me 262 A-1a (W.Nr. 110 404) "White 7 " detonou o já apagado Me-262 de Schall, sendo cuspido da aeronave e vendo seu avião explodir. Após a morte de Major Walter Nowotny em 8 de novembro de 1944, os pilotos sobreviventes e pessoal da manutenção do Eprobungskommando Nowotny foram incorporados ao JG 7. Hauptmann Schall levou todos do 10./JG 7, com base em Oranienburg, e continuou marcando com o Me-262, porém muitas de suas vitórias nunca foram confirmadas por fontes oficiais que se perderam. Em 4 de abril de 1945, Schall abateu um P-51, mas este também o abateu antes de sucumbir. Mais uma vez, o alemão foi cuspido e sobreviveu ileso. Em 10 de abril de 1945, Schall abateu outro P-51, era a sua 133ª e última vitória. Em seu último combate, atingido, tentou um pouso de emergência em Parchim. Seu avião caiu dentro de uma cratera de bomba e explodiu, matando-o instantaneamente. Franz Schall foi creditado com 137 vitórias em 530 missões. Ele registrou 116 vitórias ao longo da Frente Oriental (Rússia), incluindo 61 IL-2 Stormoviks. Também delas, 17 vitórias todas foram ganhas voando o jato Messerschmitt Me- 262 e incluem seis bombardeiros de quatro motores e 10 caças Mustang P-51.


4- Nosso “Coringa” foi o grande ás e homem de ação política, sem ser um “político”, Adolf Galland (103 vitórias, das quais 7 no Me-262), que permeou apoios tácitos a todos colegas da Aviação de Guerra, que além de suas habilidades, eram excelentes combatentes, e que mantinham suas personalidades e profissionalismo militar íntegros frente as pressões de seus superiores hierárquicos que eram defensores de uma doutrina que não lhes causavam arroubos algum...
(clique na foto)





























CAPÍTULO III

A- Lista dos 133 maiores ases da IIGG, todos alemães :
Erich Hartmann - 352 – Com 1.404 missões, 825 em combate aéreo, todas no Front Leste (Rússia). Lutou, também, na defesa do Reich nos últimos meses da Guerra.
( http://en.wikipedia.org/wiki/Erich_Hartmann ) Gerhard Barkhorn - 301 - Com 1,104 sortidas de combates aéreos, todos no Front Leste (Rússia).
( http://en.wikipedia.org/wiki/Gerhard_Barkhorn ) Gunther Rall - 275 – Com 621 missões, 272 no Front Leste (Rússia), dos quais 241 contra aviões russos. Combateu na Invasão da França, Batalha da Inglaterra e Campanha nos Balkans e sobre Creta.
( http://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%BCnther_Rall ) Otto Kittel + 267 - Com 583 sortidas no Front leste (Rússia),
( http://en.wikipedia.org/wiki/Otto_Kittel ) Walter Nowotny + 258 – Com 442 missiões de combate, das quais 255 no Front Leste (Rússia) e 3 voando o Me-262 Schwalbe em defesa do Reich.
( http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Nowotny ) Wilhlem Batz - 237 – Com 445 sortidas de combate, 234 no Front Leste (Rússia), 1 B-17, reinvidicando 3 abates contra a United States Army Air Forces (USAAF) sobre os campos de petróleo de Ploieşti.( http://en.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Batz ) Erich Rudorffer224 – Com 1000 missões (300 combates aéreos) das quais 136 no Front Leste (Rússia), 26 no Norte da África e 60 na Europa. Entre suas vitórias inclue-se um inusitado afundamento oportuno de um submarino britânico. ( http://en.wikipedia.org/wiki/Erich_Rudorffer ) Heinz Bar = Oskar-Heinz (Heinrich) "Pritzl" Bär - 221 – Com 1000 missões, 103 vitórias no Front Leste (Rússia), maior ás do 1º caça-a-jato, o Me-262B-1a/U1 (noturno), com16 vitórias.
( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinrich_B%C3%A4r )
Hermann Graf - 212 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hermann_Graf ) Heinrich Ehrler + 208 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Ehrler ) Theodor Weissenberger- 208 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Theodor_Weissenberger ) Hans Philipp + 206 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Philipp ) Walter Schuck - 206 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Schuck ) Anton Hafner - 204 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Anton_Hafner ) Helmut Lipfert - 203 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Helmut_Lipfert ) Walter Krupinski - 197 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Krupinski ) Anton Hackl - 192 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Anton_Hackl ) Joachim Brendel - 189 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Joachim_Brendel ) Max Stotz + 189 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Max_Stotz ) Joachim Kirschner + 188 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Joachim_Kirschner ) Kurt Brandle - 180 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Kurt_Br%C3%A4ndle ) Gunther Josten - 178 ( http://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%BCnther_Josten ) Johannes Steinhoff - 178 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Steinhoff ) Ernst-Wilhelm Reinert - 174 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Ernst-Wilhelm_Reinert ) Gunther Schack - 174 ( http://www.acesofww2.com/germany/Germany.htm ) Emil Lang + 173 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Emil_Lang ) Heinz Schmidt + 173 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinz_Schmidt ) Horst Ademeit + 166 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Horst_Ademeit ) Wolf-Dietrich Wilcke + 162 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Wolf-Dietrich_Wilcke ) Hans Joachim Marseille + 158 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans-Joachim_Marseille ) Heinrich Sturm + 158 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Sturm ) Gerhard Thyben- 157 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Gerhard_Thyben ) Hans Beisswenger+ 152 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Bei%C3%9Fwenger ) Peter Duttmann 152 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_D%C3%BCttmann ) Gordon Gollob 150 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Gordon_Gollob ) Fritz Tegtmeier 146 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Fritz_Tegtmeier ) Albin Wolf+ 144 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Albin_Wolf ) Kurt Tanzer 143 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Kurt_Tanzer ) Karl Muller + 140 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich-Karl_%22Tutti%22_M%C3%BCller ) Karl Gratz 138 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Gratz ) Heinrich Setz+ 138 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Setz ) Rudolf Trenkel 138 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Trenkel ) Walter Wolfrum 137 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Wolfrum ) von Fassong+ 136 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Horst-G%C3%BCnther_von_Fassong ) Otto Fonnekold+ 136 ( http://www.luftwaffe-reich.co.uk/pilot-aces-otto-fonnekold.htm ) Karl-Heinz Weber + 136 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Karl-Heinz_Weber ) Joachim + 135 ( http://www.luftwaffe-reich.co.uk/pilot-aces-joachim-muencheberg.htm ) Hans Waldmann + 134 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Waldmann_(fighter_pilot) ) Alfred Grislawski 133 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Grislawski ) Franz Schall+ 133 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Schall ) Johannes Wiese 133 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Wiese ) Adolf Borchers 132 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Borchers ) Adolf Dickfeld 132 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Dickfeld ) Erwin Clausen + 132 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Erwin_Clausen ) Wilhelm Lemke + 131 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Lemke ) Gerhard Hoffmann + 130 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Gerhard_Hoffmann_(pilot) ) Franz Eisenach 129 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Eisenach ) Walther Dahl 129 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Walther_Dahl ) Heinrich Sterr+ 129 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Sterr ) Franz Dorr 128 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Franz_D%C3%B6rr ) Rudolf Rademacher 126 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Rademacher ) Josef Zwernemann + 126 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Josef_Zwernemann ) Dietrich Hrabak 125 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Dietrich_Hrabak ) Wolf Ettel+ 124 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Wolf-Udo_Ettel ) Herbert Ihlefeld 123 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Herbert_Ihlefeld ) Wolfgang Tonne+ 122 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Tonne ) Heinz Marquardt 121 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinz_Marquardt ) Schnaufer 121 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinz-Wolfgang_Schnaufer ) Robert Weiss+ 121 ( http://www.acesofww2.com/germany/Germany.htm ) Erich Leie+ 121 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Erich_Leie ) Friedrich Obleser 120 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Obleser ) Beerenbrock 117 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Franz-Josef_Beerenbrock ) Birkner + 117 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans-Joachim_Birkner ) Jakob Norz+ 117 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Jakob_Norz ) Walter Oesau+ 117 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_Oesau ) Heinz Wernicke+ 117 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinz_Wernicke ) August Lambert+ 116 ( http://en.wikipedia.org/wiki/August_Lambert ) Wilhelm Crinius 114 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Crinius ) Werner Schroer 114 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Werner_Schr%C3%B6er ) Hans Dammers+ 113 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Dammers ) Berthold Korts + 113 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Berthold_Korts ) Helmut Lent + 113 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Helmut_Lent ) Kurt Buhligen 112 ( http://www.luftwaffe-reich.co.uk/pilot-aces-kurt-buhligen.htm ) Kurt Ubben+ 110 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Kurt_Ubben ) Franz Woidich 110 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Woidich ) Reinhard Seiler 109 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Reinhard_Seiler ) Emil Bitsch + 108 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Emil_Bitsch ) Hans Hahn 108 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Hahn ) Bernhard Vechtel 108 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Bernhard_Vechtel ) Viktor Bauer 106 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Viktor_Bauer ) Werner Lucas + 106 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Werner_Lucas ) Gunther Lutzow + 105 ( http://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%BCnther_L%C3%BCtzow ) Eberhard von Boremski 104 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Eberhard_von_Boremski ) Heinz Sachsenberg 104 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Heinz_Sachsenberg ) Adolf Galland 103 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Galland ) Hartmann Grasser 103 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Hartmann_Grasser ) Siegfried Freytag 102 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Siegfried_Freytag ) Friedrich Geisshardt + 102 ( http://www.luftwaffe.cz/geisshardt.html ) Egon Mayer + 102 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Egon_Mayer ) Max-Hellmuth Ostermann+ 102 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Max-Hellmuth_Ostermann ) Josef Wurmheller + 102 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Josef_Wurmheller ) Rudolf Miethig+ 101 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Miethig ) Werner Molders+ 101 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Werner_M%C3%B6lders ) Josef Priller 101 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Josef_Priller ) Ulrich Wernitz 101 ( http://en.wikipedia.org/wiki/Ulrich_Wernitz ) Paul-Heinrich Daehne 100 ( http://www.acesofww2.com/germany/Germany.htm )
Ases alemães com vitórias abaixo de 100 adversários abatidos :
Heinrich Bartels 99, Wolfgang Spaate 99, Horst Hannig 98, Gustav Roedel 98, Hans Schleef 98, Helmut Mertens 97, Dieter von Eichel-Streiber 96, Heinrich Hoefmeier 96, Franz Hrdlicka 96, Wumm" Siegfried Lemke 96, Hermann Schleinghege 96, Leopold Muenster 95, Rudolf Resch 95, Siegfried Simsch 95, Anton Doebele 94, Heinrich Kloepper 94, Paule" Edmund Rossmann 93, Wumm" Siegfried Schnell 93, Helmut Bennemann 92, Gerhard Loos 92 (KIA 6mar44), Oskar Komm 92, Anton Resch 91, Gunther Heeger 90, Lothar Mai 90, Georg Schentke 90, Lothar May 90 e Heinz Kemethmueller com 89 vitórias.

B- Lista dos dois maiores ases, por país, abaixo do score de Heinz Kemethmueller ... Notar as proximidades entre todos os escores de todos 1ºs e 2ºs ases de cada país...
Os dois maiores ases da Finlandia: Eino “Illu" Ilmari Juutilainen, que foi o único extrangeiro e aliado da Alemanha, entre os 133 maiores ases alemães com 94 vitórias com 437 missões no Front Leste (Rússia). (http://en.wikipedia.org/wiki/Ilmari_Juutilainen) e
Hans "Hasse" Henrik Wind com 78 vitórias dentre 302 sortidas no Front Leste (Rússia).(http://heninen.net/brewster/english.htm). Os dois maiores ases do Japão, também aliado da Alemanha foram: Hiroyoshi Nishizawa com 87 vitórias (http://en.wikipedia.org/wiki/Hiroyoshi_Nishizawa) e
Tetsuzo "Tetsu" Iwamoto com 80 vitórias(http://en.wikipedia.org/wiki/Tetsuz%C5%8D_Iwamoto). Os dois maiores ases da União Soviética (e também dos Aliados) foram Ivan Kozhedub com 62 vitórias (+ 2 USAAF Mustang P-51 's*), em 330 missões.(http://en.wikipedia.org/wiki/Ivan_Kozhedub) e
Alexander "Sasha" Ivanovich Pokryshkin com 59 vitórias + 6 compartilhadas, em 560 missões.( http://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Pokryshkin ).
Os dois maiores
ases da Inglaterra da  Commonwealth foram Marmaduke Pattle (Africa do Sul) com 50 vitórias (sortidas?*) ( http://en.wikipedia.org/wiki/Marmaduke_Pattle ) e
James Johnson (Reino Unido) com 38 vitórias.em 515 sortidas (http://en.wikipedia.org/wiki/Johnnie_Johnson_(RAF_officer)).
Os dois maiores ases dosdos E.U.A. foram Richard Bong com 40 vitórias em 200 missões (http://www.af.mil/information/heritage/person.asp?dec=&pid=123006479) e
Thomas Buchanan McGuire Jr com 38 vitórias (sortidas ?*).
(
http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_McGuire).

Os dois maiores ases da França foram Pierre Closterman (nascido no Brasil e serviu na RAF) com 33 vitórias em 432 misões (http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Clostermann) e
Marcel Albert com 23 vitórias em 262 combates aéreos (http://en.wikipedia.org/wiki/Marcel_Albert)

C)- Os ases heróis da Batalha da Inglaterra, em sua tenaz resistência, originou a famosa frase de Winston Churchill: "Never was so much owed by so many to so few"="Nunca tantos deveram a tão poucos", apesar de seus modestos scores individuais, salvaram sua pátria, demovendo Hitler de conquistar a Ilha:
(clique nas tabelas)















































D)- Os 12 melhores ases norte-americanos de toda Segunda Grande Guerra Mundial:
(clique na tabela)











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E)- A União Soviética, foi o país que, além de ter maior número de ases, cerca de 3.000, (http://en.wikipedia.org/wiki/List_ofWorld_war%20II_aces_by_country%20r), (veja matéria "Bruxas Noturnas" nesse blog) , foi o único a ter Regimentos Aéreos compostos somente de mulheres pilotos (três). É importante lembrar que milhares de pilotos, de todos países, sequer realizaram um único abate...

















Abaixo o quadro das 28         aviadoras russas com, pelo menos, uma vitória aérea, em "dogfighters", contra os alemães, de quatro, duas foram reconhecidas oficialmente como ases: Lilya Litvak e Kátia Budanova. (clique na tabela e fotos).









(ver Matéria neste Blog)






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F- Quanto ao controverso caça norte-americano, o P-39 Airacobra (P-400) e P-63 Kingcobra (sua versão melhorada), que deu lugar a querela chamada "Iron Dog". Na verdade os "caças com portas de automóvel" foram renegados pelos pilotos das Forças Aéreas norte-americanas e até odiado pelos da RAF :
“…However the USAAF general lack of confidence in the fighter often relagated the P-39 to secondary duties such as convoy patrol or local transport aircraft escort…” “…However some of the criticism of USA pilots was quite severe reinforcing the decision to replace the type.”                =
“...No entanto, a falta geral de confiança no caça muitas vezes relegou os P-39 a destinações secundárias, tais como patrulha de comboio ou escolta de aeronaves de transporte local...” “... No entanto, algumas das críticas de pilotos da USAAF foram muito graves reforçando a decisão de substituir o tipo. " - [Osprey][Aircraft of the Aces][036] P39 Airacobra Aces of World War II.pdf
Cedido pelos U.S.A. à Rússia através do "Lend-lease" (Lei de Empréstimos e Arrendamentos), e também à Inglaterra, Austrália, Nova Zelandia, etc, proporcionou aos excelentes pilotos russos um total de 179 ases... enquanto a Força Aérea dos Estados Unidos teve, no Airacobra, tão somente dois áses, considerados incontestes: o Lt.William F. Fiedler Jr., do Grupo de Caça 347 e o Lt Zed D. Fountain, lotado também no Grupo de Caça 347. (Veja abaixo seu nome no Appendix da Fonte: [Osprey][Aircraft of the Aces][036] P39 Airacobra Aces of World War II.pdf onde não consta seu nome como ás e a Tabela Ases Incontestes, onde Lt Zed D. Fountain é confirmado...
(Ver também *** ).
O Grupo de Caça 347 lutou contra os japoneses em Guadalcanal e Ilhas Salomão. Dos 9.558  Aircobras / Kingcobras produzidos, os arussos receberam 4.924 caças das várias versões, modificando alguns. (veja video)
(clique nas tabelas e fotos abaixo)

















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O P-39 Airacobra (P-400), "caça com portas de carro" :












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CAPÍTULO IV
CONCLUSÃO: Até fins de 1942 os caças alemães e japoneses (Me-Bf-109 e Mitsubishi A6M Rei-sen"Zeke"-Zero) tinham um "kill ratio" = "correlação de abates" superior de 2;1 e 12:1 (no caso dos Zero), (Ver Fontes: +), porém tanto os norte-americanos quanto os russos desenvolveram não só aviões de Superioridade Aérea (do Grumman F4F Wildcat para o F6F Hellcat, assim como dos LaGG para os La-5FN e La-7). Somadas novas táticas, maior poder de fogo, manobrabilidade e capacidade industrial de reposição de novos aviões (como ocorrido desde a I Grande Guerra), juntou-se perícia e bravura, isto é, um elemento muito além de bons pilotos, mas o surgimento dos ases...

Videos:
A-

B-

C-


LidiaLitiviak, AlbertMarcel, JohnnieJohnson(UK), RichardBong, SaburoSakai, WernerMolders
Fontes:
Tudo Pela Pátria-Em Busca do Combate,  autobiografia de Ivan Kozedub, CeR Editorial-SP, 2015
David M. Glantz e Jonathan House, em –“Confronto de Titãs”- CeR Editorial-SP-2009 *
“Grandes Batalhas Aéreas – STALINGRADO, 1942 – Claudio Lucchesi – CeR Editorial, 2009. ** 
Aircraft Carrier, The Majestic Weapon: Donald MacIntyre +
[Osprey][Aircraft of the Aces][036] P39 Airacobra Aces of World War II.pdf *** Bell P-39 Airacobra pdf *** http://www.ipmsstockholm.org/magazine/2003/05/stuff_eng_profile_p39.htm *** http://acepilots.com/planes/soviet_p39_airacobra.html ***
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http://airaces.narod.ru/avtor.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_A6M_Zero +

5 comentários:

  1. ola miguel, mas um trabalho perfeito
    seu blog é um dos historia de defesa q mais gosto de visitar.
    abraços amigo, e continua sempre assim!

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  2. Obrigado, amigo, pelo incentivo... Só falta eu colocar mais um video e uma Tabela elucidativa sobre a pesquisa... Fraterno e grande abraço, Miguel Junior.

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  3. ola grand miguel, ta otimo.
    incrivel como o p-39 foi tao melhor usado pelos russos! e eu, q sempre achei q esse caça era um boa ideia, q nao deu certo. agora mudei complentamente de opiniao!
    abraços cara, show de pesquisa!

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  4. Miguel...excelente o blog...fiquei fascinado com o conteúdo e as fotos, só senti falta de poder visualizar as mesma em tamanho maior, as fotos da esquerda...vários tipos de sukhoi...difícil ver este conteúdo em um blog...muito bom mesmo...desculpe ter demorado pra deixar um comentário, mas agora que vi, serei mais frequente...um grande abraço...Lorenzo

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  5. Lorenzo, meu caro amigo, muito obrigado mesmo pelo incentivo!...È a configuração do próprio blogspot que determina essa limitação, entende? Mas, caso queira uma mídia com algumas centenas de fotos, terei o prazer de gravá-lo.
    Que achou dos videos e as músicas? Tem rock, blues e progressivo eslavos totalmente inéditos em alguns deles...
    fraterno abraço,
    Miguel Junior

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Boa pesquisa e Boa contribuição !