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sábado, 31 de janeiro de 2009

Caças Que Garantiram a Superioridade Aérea Russa

Dentre os caças de alto desempenho e com tecnologia própria, os Lavochkin La-5FN; La-7 e Yakovlev Yak-1; Yak-3; Yak-9T e ILyushin IL-2 e IL-10, foram os mais dignos de total surpresa tanto pelos experientes pilotos alemães da Luftwaffe, quanto pelos próprios aliados... Após o massacre da Operação Barbarossa, palavra-código para a invasão da União Soviética em junho de 1941, onde praticamente toda Força Aérea da Russia foi devastada, devido sua obsolescência, agora a inventiva russa criara caças de superioridade aérea... a cada dia a Luftwaffe perdia o domínio do espaço aéreo sobre a Rússia, apesar dos constantes recrutamentos dos grandes ases dos veteranos regimentos alemães acontonados na Europa desde a Guerra Civil Espanhola...

Lavochkin La-5FN

Aviões Que Nunca Existiram II

Lavochkin La-5FN                              clique nas fotos
Quando da invasão nazista (Operação Barbarossa -1941), “...Apenas na manhã do primeiro dia os soviéticos perderam 890 aeronaves222 em combate aéreo e 668 no solo. A história oficial da VVS registra que, ao terminar este primeiro dia, as perdas totais haviam atingido 1.200 aparelhos (800 destruidos no solo). Na estimativa oficial da Luftwaffe, as perdas da VVS atingiram entre 2.700 a 2.800 aviões em 22 e 23 de junho. Nunca a historia da guerra aérea registrara carnificina de tais proporções...*.
Dentre estes haviam os bem menos avançados estavam os POLIKARPOV IL-15 e IL-16, os SUKHOI-2 e mesmo os Yak-1 e MiG-1, todos incompatíveis para o enfrentamento com os modernos e letais Messerschmitt Bf-109, Messerschmitt Bf-110 e os Focke-Wulf Fw-190.
"... Tendo alcançado domínio total do céu sobre todo o fronte desde as primeiras horas (da Operação Barbarossa) a Luftwaffe manteve sua supremacia nos meses seguintes, cumprindo com implacável eficiência sua missão de "abrir caminho" ao avanço das divisões Panzer e das tropas germânicas. Além de uma inquestionável superioridade qualitativa sobre a VVS, a Luftwaffe passara também a gozar de superioridade quantitativa (oriunda das gigantes perdas infligidas ao adversário). De fato, ao contrário do que muitos apregoam, a vantagem numérica dos alemães no ar foi um fato concreto no Leste praticamente durante os primeiros 12 meses de combates - de fato, em novembro de 1942, a Luftawaffe dispunha de 3.500 aeronaves contra a VVS, cuja frota era então de 3.200 aparelhos no total..." *














Porém, ano e meio depois a Russia fabricava, seus próprios aviões de Superioridade Aérea, caças de igual ou superiores desempenhos em aspectos como alta manobrabilidade em baixa altitude, velocidade, velocidade de ascenção, angulo de curva, etc:
Eram os MiG-3, YAK-3, YAK-9T, LAVOCHKIN La-5FN e La-7, que já em julho de 1943, na Batalha de Kursky, uma das mais ferozes da IIGG, sua eficiência e eficácia se comprovaram. Nesta Batalha encontraram-se cerca de 5.000 aeronaves, 8.000 blindados e 2,5milhões de soldados. O Lavochkin La-5FN foi a péssima surpresa dos alemães, justamente com ele e em Kursky que o Ás dos ases dos aliados nasceu: Ivan Nikitovich Khozedub, aos 23 anos...
Durante toda a IIGG, o número total de aeronaves abatidas em "dogfights" foi em torno de 44.000 pelos russos o que é incomparável aos 11.000 aviões alemães derrubados pelos norte-americanos (USAAF) na Europa, Mediterrâneo e todo norte da África.
A despeito do sempre inferior número de canhões e metralhadoras dos aviões russos, a habilidade e a inventiva ajudaram a suplantar o poderoso e eficiente inimigo alemão.
A máxima comum dos aviões soviéticos era a boa resistência estrutural em relação aos caças alemães e a fabricação era a mais simplificada possível...

Nesta resistência heróica, talvez a mais encarniçada de todas, em plena Operação Cidadela1943, em Kursk enfrentaram-se em “dogfighters” cerca de 1850 alemães (os melhores esquadrões de caça alemães - JagdGeschwader 51 e JagdGeschwader 54-, com vasta carga horária em combate, ases e experiência na Frente Oeste) e 2114 aviões russos resultaram no escore de 900 aviões alemães abatidos contra 600 russos...
Abaixo o primeiro modelo La-5A.

Formações e mecânica do Lavochkin La-5 FN
Isto provou a ambos os lados que o quadro original, desde Stalingrado, havia mudado... a despeito de alguns historiadores ocidentais insistirem, aqui também, que tal resultado se deveu a “superioridade numérica”, isto é, 264 aviões Yakovlev, Lavochkins e P-39 Airacobra / P-63 Kingcobra (yanques do Land-leasing), quando estes, no início, sempre foram dotados de armamento inferior e, agora, a VVS ainda tinha a desvantagem do pouquíssimo tempo de formação de seus pilotos e sua inexperiência frente aos veteranos e "experten" da Luftwaffe...Importante, também, lembrar que somente os russos produziram ases femininas nos combates aéreos avião versus avião, isto é nos “dogfighters”... e o maior ás entre os Aliados foi o legendário Ivan Kozedub que derrubou 62 aeronaves alemães, entre bombardeiros JU-88 / HEINKEL-111 e caças BF-109 e FW-190, um caça-a-jato Me-262, além de dois Mustangs P-51 norte-americanos que o confundiram como inimigo... (http://elknet.pl/acestory/kozedub/kozedub.htm)
"Apart from these 62 victories, Ivan Kozhedub also was forced to shoot down two U.S. P-51 Mustangs that mistakenly attacked his La-7 on one occasion. Both these P-51 losses have been verified by USAAF sources." -

" Somebody says at http://forum.axishistory.com/viewtopic.php?f=79&p=1413140
“…Good evening, PF! I've read a story about one air fight of the best Soviet ace Ivan Kozhedub. It was in 1945 over Czechoslovakia (if I'm not mistaken
). Kozhedub saw damaged American B-17 or B-24 escorted by P-51s. He approached them in order to assist, but the Americans took his La-7 for FW-190 and attacked him. Kozhedub, in his turn, took P-51s for Bf-109s (at least such was his "official version") and counterattacked them. As the result, he shot down 2 P-51s and returned to his base safely. Of course, these victories were not included in his official victory list." Best regards, Aleks.
AbaixoIvan Nikitovich Khozedub e seu La-5FN
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Acima: Lavochkin La-5FN e pilotos descançando entre um combate e outro... Observar o painel de metal para exaustão do motor radial Shvetsov M-82A, refrigerado a ar, de 1850 hp, velocidade de 640km/h, teto de 11.000m e alcance de 1200km.

Fontes:
Grandes Batalhas Aéreas – STALINGRADO, 1942" – Claudio Lucchesi – C&R Editorial, 2009. *
"Confronto de TITÃS Como o Exército Vermelho Deteve Hitler" - David M. Glantz & Jonathan House- C&R Editorial, 2009.
Veja o video :

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Caros aficionados

1 comentários:

Denise Gaspar disse...
olá, de aviação não entendo nada,risos, mas passei por aqui pra dizer que o blog está bonito e deixar um abraço.Que Jesus abençoe você e seus amigos,Denise Gaspar
14 de janeiro de 2009 09:32

ILyushin IL-2 e IL-10 "Shturmovik-PássaroDaTempestade"

Aviões Que Não Existiram I
ILyushin IL-2 e IL-10 "Shturmovik" - "Pássaro da Tempestade"
Este caça-bombardeiro foi portador da mais eficiente blindagem da IIGG (ver video), tanto na fuselagem como no vidro do cockpit.
Ele foi decisivo, junto ao Yakovlev Yak-9T, como caça de ataque ao solo e apoio tático no mega-teatro de Kursk, a batalha decisiva na quebra da capacidade de primazia de ataque da Wehrmacht e Luftwaffe.
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É considerado pelos russos como "...o mais decisivo avião na história da guerra terrestre moderna..." emblematicamente, ele representa o "espírito" das características de força, resistência, combatividade e superação de um povo unido e decidido a não ser dominado, por amor a sua Terra... por isso, talvez, dentro da "Onda de Aço", juntou-se a outro símbolo da guerra terrestre, o tanque T-34, que foi a resposta do RKKA=Raboche-Krest'yanskaya Krasnaya Armiya=Operários e Camponeses do Exército Vermelho e o ILyushin IL-10, pela VVS, juntos, não podem ser desconsiderados como parte estratégica do que foi chamada de A Grande Guerra Patriótica...
Stalin considerou o ILyushin IL-10, publicamente, como "tão necessário como o pão" para o povo soviético...
Abaixo: Um dos selos de comemoração da Grande Guerra Patriótica mostra o IL-10 em ação.





O "Shturmovik" ("Pássaro da Tempestade") participou decisivamente, no contexto tático e estratégico, da arrazadora “onda de aço” que expulsou definitivamente os nazistas do território soviético até a tomada de 2/3 de Berlim.

As Mega-Batalhas como Stalingrado, Leningrado e Bragation, foram os teatros de guerra de aprovação total dos novos caças de superiridade aérea russa, mas, também, da aprovação total dos absolutamente soberbos caças de ataque ao solo IL-10 e Yak-9T...
Abaixo o IL-2, primeira versão, tipo ainda sem o artilheiro de ré.
Ao contrário dos poucos e específicos caças dotados de blindagem existentes, o Ilyushin IL-2 "Shturmovik", mais tarde com sua temível versão IL-10 já com um artilheiro de ré, era o melhor em sua categoria.
Fruto da inventiva e da engenhosidade russas, que efetivou-lhe boa manobrabilidade, proporcionava a possibilidade de que um piloto bem treinado encarasse um Me-Bf-109 à altura.
Produzido em larga escala desde janeiro de 1941, chegou a incrível soma de 36.163 unidades fabricadas: foi o caça mais fabricado de todos os tempos !... A título de comparação os famosíssimos Republic P-47 Thunderbolt e os Curtiss P-40 Warhawk totalizaram respectivamente 15.677
 e 15.000 unidades fabricadas.

Ao lado de parceiros de ataque ao solo, como o Yakovlev Yak-9 versão "T" (fotos abaixo) ILyushin IL-10 Shturmovik era o caça de ataque ao solo mais temido pela Wermacht durante aqueles vários “generais verões, outonos, primaveras e invernos” ... 

         Abaixo: Uma equipe de  ILyushin IL-10 Shturmovik em zelosa manutenção ...
Durante o começo da batalha de Kursk, os FockeWolfe -FW190 entraram em peso contra os ILyushin IL-2, versão do caça-bombardeiro super-blindado, porém sem um artilheiro à ré, o que o tornou ainda menos vulnerável.
Estes IL-2 eram escoltados por Yak-1 e P-39 AiraCobra (de fabricação norte-americana) em suas missões... Então, vinham os caças de ataque aéreo Messerschmitt Bf-109 que eram muito difíceis de se derrubar, uma vez que foram recrutados, com urgência, de esquadrões muito experientes da Frente Oeste da Europa e que haviam criado o maior número de ases com os maiores escores dentre todos os pilotos de toda Segunda Grande Guerra ...
Por outro lado, até o final da batalha, somente esses grupos de escolta russos abateram 51 aviões alemães, com a perda de somente 12 dos seus próprios aviões.
O contra-ataque russo aumentou com os novos Lavochkin La-5FN e Yakovles Yak-3.

O IL-2 era armado, com duas metralhadoras ShKAS de 7,62 milímetros e dois canhões ShVAK de 23 milímetros, mais oito trilhos para foguetes não-guiados RS 82 de 82 milímetros.
Sua couraça de aço era de 12mm, inclusive o acento, e o vidro a prova-de-balas tinha uma espessura de 55 à 65mm.
Ainda carregava duas bombas em dois pequenos alojamentos embutidos nas asas, junto ao trem de aterrisagem, além de quatro a oito foguetes de 82mm. Sua carga para cada lado era de 400 kilos. Velocidade de 470km. Teto operacional de 2000metros e altitude máxima de 6600metros.
Acima os foguetes RS-82 de 82mm. Os IL-10 levavam de 6 a 8 deles. 
"Foi um dos aviões de maior produção na história, com mais de 36.000 em todas as versões. A blindagem era instada na própria armação da aeronave, garantindo uma defesa exclusiva e quase impenetrável. O único ponto fraco do IL-2 era o resfriador do motor. Esse ponto fraco foi explorado por ases como Otto Kittel. No campo de batalha, recebeu o apelido de Schwarzes Tod, isto é, Morte Negra em alemão)."
    abates realizados pelo artilheiro de ré...

Nos primeiros meses de 1944 a VVS, Força Aérea Soviética, tentava sua "Onda de Aço", na qual o ILyushin IL-10 foi preponderante, na Península da Criméia, onde os russos estavam contrapondo os alemães no Mar Negro.
Os bombardeiros bimotores Ilyushin IL-4, versão torpedeiro, junto com os IL-2também versão torpedeiro ("Shturmoviks Laden") tentavam destruir a marinha alemã....
Para isso tinham total liberdade de ação e escolha de alvos de oportunidade no mar... Com isso a Marinha Alemã foi assolada e dispersa.

O "Land-leasing"(Lei de empréstimos e Arrendamentos) yanque ajudava, de fato, muito com um grande número de aeronaves como os P-39 AiraCobra (abaixo), que apesar de serem quase obsoletos para os padrões dos avançados caças de ambos os lados no Norte da África, isto é, dos
Aliados e os do Eixo (Italia e Alemanha, etc), foi muito bem aproveitado pelos russos. 
No Norte da Africa os norte-americanos estreavam os caças bimotores P-38 Lighning e os alemães os Focke-Wulf FW-190.
Na Rússia os P-39 Airacobra, desprezados nas escaramuças com a Luftwaffe do AfrikaKorps não sofreram o vexame passado nas batalhas na Argélia, Tunisia, Libia e Sicilia... A Rússia não utilizaria os P-39 Airacobra como caça-bombardeiro de ataque ao solo, pois tinha o melhor de todos... o ILyushin IL-10 ! A RAF e a USAAF não tiveram a competência de utilisá-los como de Superioridade Aérea ou mesmo Interceptadores... 
Neste momento os aviões de fabricação russa já ultrapassavam os da Luftwaffe em vários aspectos técnicos, inclusive manobrabilidade. Historicamente os Airacobra tiveram seu melhor desempenho nas mãos dos pilotos russos...gerando um grande número de ases, enquanto todos os outros Aliados não produziram nenhum...

                                                                        clique nas fotos
"Na península de Criméia e sobre o Mar Negro, em um só enfrentamento contra os melhores caças alemães, os ILyushin IL-10 (e amigos do Lend-leasing), agora dotado de artilheiro de ré, derrubaram 45 aeronaves do Eixo, protegendo, inclusive, os caças russos das flaks (baterias anti-aéreas) e afundaram muitos barcos de guerra nazistas, inclusive, também, um destróier alemão.
Por outro lado, foram perdidos 7 pilotos e 11 aeronaves.
Poucos meses depois a Itália firmou um armistício sob os Aliados. Começou, então a preparação para o ataque à Normandia, o dia "D". 
Os russos rapidamente se deslocaram para a Polónia... e a corrida para Berlin começava.
Porém a VVS (Força Aérea da Rússia), conteve os esquadrões de IL-10 e aliados, na fronteira húngara.
Lá estacionados, levantaram para missões de destruir os campos de petróleo Polesti na Romenia, fazendo-a reduzir drasticamente sua produção tão desesperadamente vital para os alemães... os russos davam o troco à estratégia da Operação Barbarossa..."


Muitos relatos, como estes nas fotos, que mostram Shturmoviks, totalmente destroçados, com  rombos enormes nas asas lemes e fuselagem, que conseguiram retornar ao seu território, voltando em pouco tempo à frente de batalha: estando comprovado a robustez a eficiência e a eficácia de um dos maiores simbolos da inventiva, bravura e resistência russas...
A Estrela Vermelha foi pintada entre tantos "pin-ups", tanto nos narizes, quanto na própria fuzelagem dos Shturmoviks, tal a euforia dos pilotos russos...
Houve um fato extranho e irônico pois alguns dos comandantes soviéticos, depois de alguns apoios de esquadrilhas de P-47 Thunderbolts e P-51 Mustangs, os descartaram como inadequados para as campanhas seguintes... e surpreendentemente, aumentaram seus pedidos de P-39 AiraCobras...
Começava, então, a campanha para a libertação da Hungria... mas esta já é outra História...

Fontes:
http://www.amazon.com/P-39-Airacobra-World-Osprey-Aircraft/dp/1841762040
http://en.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-2 http://en.wikipedia.org/wiki/Ilyushin_Il-10 http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=134 http://www.vectorsite.net/avil2.html http://www.vectorsite.net/avil2.html#m3 http://www.historyofwar.org/articles/weapons_stormovik.html http://www.century-of-flight.net/Aviation%20history/photo_albums/timeline/ww2/2/Ilyushin%20Il%202%20Shturmovik.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/P-39_Airacobra
Veja os videos: