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domingo, 3 de maio de 2009

Petlyakov PE-2 Bombardeiro de Mergulho Multifunção

Aviões Que Nunca Existiram V
Petlyakov PE-2

Esse bombardeiro-leve teve como características as capacidades de um caça-bombardeiro de mergulho e, também, várias outras versões, inclusive a de um caça puro, a PE-2i (istribitil=caça), como o alemão Messerschmitt-110...











Juntamente com o bombardeiro Ilyushin IL-4 (Aviões Que Nunca Existiram IV), foi um dos grandes “desconhecidos” das enciclopédias e revistas especializadas em aviação por um bom tempo (enquanto durou a "Guerra Fria")...
Podendo ser considerado o equivalente dos também competentíssimos Junkers Ju-88 alemão e ao Mosquito inglês. Sendo o bombardeiro mais utilizado pelos soviéticos (11.400 unidades produzidas, 3.619 a mais que o mais bem sucedido bombardeiro-leve inglês, o Mosquito, chamado de “A Maravilha de Madeira").
Como a maioria dos aviões russos tinha o armamento inadequado, isto é, pouco e de calibre aquém do desejável... não só para sua própria defesa, mas também inadequado para apoio imediato...
Foi originalmente, antes mesmo do início da IIGG, concebido como bombardeio de mergulho. Era guarnecido de somente duas metralhadoras ShKAS de 7.62mm no nariz, um canhão de 12,7mm disparando à ré, logo atrás da cabine do piloto, mais duas metralhadoras na parte ventral trazeira...além de uma rampa no dorso trazeiro que lançava foguetes não-guiados RS-82., que foram os melhores preparados especificamente para a aviação dentre os fabricados pelos russos: (http://www.tarrif.net/wwii/guides/a2g_rockets_2.htm).
Porém sua versão Pe-2 FT, superando os primeiros de série, tinha o mesmo alcance do
bombardeiro inglês, o Mosquito... (http://www.vectorsite.net/avpe2.html).
Porém o superava na versão Pe-3, que era sua versão de caça, que passou a ter no nariz duas metradoras pesadas Berezin UBK de 12.7 milímetros, cada uma com 150 tiros e uma metralhadora leve ShKAS de 7.62 milímetros com 750 projéteis. A torre trazeira com outra ShKAS de 7,62 mm foi mantida e adicionada outra mais a ré na cauda com 250 tiros, mas a ventral foi removida. Era mais veloz e, também, muito manobrável e, inclusive, tinha capacidade para operar noturnamente...destes caças foram produzidos 1.300 unidades...

É importante lembrar que houveram dois regimentos aéreos, sendo o 587° Regimento de Bombardeiros Diurno de Mulheres (fotos ao lado e Aviões Que Nunca Existiram III), composto tão somente de tripulações femininas russas, somente ele combatia com essas formidáveis aeronaves.
(http://mysite.pratt.edu/~rsilva/sovwomen.htm).
























 

                                               
Foi o Petlyakov PE-2, junto aos caças (bombardeiro) ILyushin IL-2 IL-10 Shturmovich – (Aviões Que Nunca Existiram I) - e os (de ataque ao solo) Yakovlev Yak-9T e o Lavochkin La-5FN (Aviões Que Nunca Existiram II) que, também, fizeram parte preponderante na “onda de aço” da Grande Guerra Patriótica russa que desmantelou as portentosas máquinas de guerra alemã: a Wermacht e a Luftwaffe...

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Petlyakov_Pe-2
http://mysite.pratt.edu/~rsilva/sovwomen.htm
http://www.novacon.com.br/ww2_russian_planes.htm

http://www.airpages.ru/eng/ru/pe2.shtml
http://www.techno-science.net/?onglet=glossaire&;definition=7885
ASAS – Revista de Cultura e História da Aviação Nº51-out/nov-2009
Ver video:

4 comentários:

  1. As fotos são muito boas, enriquecem o blog, as Petlyakov PE 2.a, 2.f e 2.n a da Rosa Branca e a do regimento 588º são demais. Parabéns pelas pesquisas, sei que é um trabalho de garimpagem...

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  2. Parabéns! vi que a pesquisa realmente acaba com as falácias Yankee.
    Thietre

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  3. Prezado Miguel
    Desculpe o atraso, mas aqui venho te parabenizar pelo excelente trabalho de pesquisa as fotos e videos que enriqueceram por demais o seu trabalho.
    O importante foi vc colocar as fontes de copnsulta para que não hajam dúvidas e comentários desnecessários por parte de leigos e aventureiros defensores das mentiras por vezes publicadas na midia ocidental.
    Parabéns meu irmão, e continue a nos brindar com os trabalhos, por que isso necessita de tres coisas:
    1-vontade de fazer
    2-fazer e
    3-tempo para fazer,
    E além do mais é assunto para quem gosta de aviação.

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  4. Miguel as fotos de época, em P&B, são os documentos mais importantes de sua pesquisa e divulgação da história da aviação soviética.
    Um gde abraço.
    Tomaz

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Boa pesquisa e Boa contribuição !