continua ...
"...There were more than 400 Allied vessels struck by Japanese Special Attack Weapons in the last twelve months of World War II, including some vessels that were struck as many as six times in one attack...".
Nos I-400 Sen Toku, a porta de acesso externo podia ser aberta de modo hidráulico de dentro, ou manualmente, a partir de fora, ligando um grande volante a uma cremalheira e esta a uma roda dentada. A porta era impermeabilizada com uma junta de borracha de 51 mm de espessura.
Características dos I-400 Sen Toku :
H- Os primeiros sinais da Guerra Fria ...
pdf: [Osprey][Aircraft of the Aces][013] Japanese Army Air Force Aces 1937-45
CAPÍTULO XII – ARTEFATOS KAMIKAZE MARITIMOS
"...There were more than 400 Allied vessels struck by Japanese Special Attack Weapons in the last twelve months of World War II, including some vessels that were struck as many as six times in one attack...".
=
"...Mais de 400 embarcações Aliadas foram atingidas por Armas de Ataque Especiais Japonesas nos últimos doze meses da Segunda Guerra Mundial, incluindo alguns vasos que foram atingidas até seis vezes em um ataque..".
- http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Allied_vessels_struck_by_Japanese_special_attack_weapons
A)- KAITEN (Kairyu e Koryu), eram mini-submarinos =
midget submarines com ogivas na proa. Diferentemente dos botes de ataque SHINYO, que tinham grandes chances de escape vivo do piloto, estes não tinham chances alguma. Apesar da refutação norteamericana, nos relatórios japoneses constam como afundados 40 naviosAliados... clique nos croquis e fotos
Abaixo: O periscópio de um Kayten exposto em um museu.
Abaixo um Kaiten içado após abalroar e não explodir um navio ianque, é levado para análise técnica naUSNAVY.
Abaixo:
Um micro-submarino improvisado (de um tanque sub-alar -micro-Kaiten ?!...) é encontrado em Saipan...
Abaixo: Frota de Kaitens no estaleiro (foto 1), mais tarde bombardeado pelos Aliados (foto 2). clique nas fotos
Na sequência: transporte, lançamento... e o fantástico ataque ao navio-tanque USS Mississinewa (AO-59) realizado por um mini-submarino Kaiten
Abaixo ataque de Kaiten afunda o destroier USS Ward APD-16 na Baia de Ormoc,
Filipinas.
Diferente dos Kaitens embarcados, alguns, com base em terra, foram colocados sobre trilhos, camuflados, a beira-mar para ataque imediato, conforme tática Kamikaze do
Comando da I.J.Navy...
Abaixo dois Kaiten e um Koryu aguardam ordem de lançamento, por trilho, do Comando.
B- KORYU eram mini-submarinos municiados com dois
torpedos, nos primeiros modelos e depois com ogivas na proa. Diferentemente dos botes de ataque SHINYO, que tinham alguma chance de escape vivo do piloto, estes, como os Kairyu, não as tinham. clique nas fotos
Abaixo a entrada da base de Kairyus na Baia de Aburat.
Below a captured Kairyu exposed in Guam, immediately after the war.
Abaixo Kairyu's em fase de conclusão no pátio da fabrica.
C- SHINYO BOAT, MARU-RE e RENRAKU-TEI
Foram Botes, Barcos e Aero-Barcos de Lançamento de Cargas de Profundidade eTorpedos.
Foram Botes, Barcos e Aero-Barcos de Lançamento de Cargas de Profundidade eTorpedos.
Construidos em grande número, sendo 6.200 Shinyo, 3.000 Maru-re e 900 Renraku-tei, foram escondidos nas várias cavernas pré-existentes e cavadas entre as centenas de ilhas nos arquipélagos nas Filipinas e Japão, aguardando a invasão de Okinawa...
Abaixo: Tipos de Shinyo Botes de alta velocidade...
Abaixo: Houveram Shinyo Botes Hidrofólios (Tipo 2) botes de assalto com sustentação por asas, para alto desempenho de velocidade, dotados com 4 motores tornaram inoperante o destróier USS Hutchins DD-476 até o fim da guerra...
Abaixo: Um porta-aviões leve (CVL) sofre ataque e é atingido por um dos RENRAKU-TEI.
Abaixo: oficiais ianques observam e comprovam tecnicamente o desempenho dos botes Shinyo ...
Como lançadores de cargas de profundidade à "queima-roupa" esses heróis, em suas ações de ataque, semelhantes a jogos com formações táticas prévias, algumas vezes logravam saírem-se incólumes de seus ataques...
Como frotilha de lançadoras de torpedos, o índice de perda era bem menor...
Como frotilha de colisão e explosão (como os Kayten), as perdas foram as maiores...
.................................................................................................................
D- Os submarinos-porta-aviões I-400, da classe Sen Toku da Marinha Imperial Japonesa, foram os maiores submarinos da Segunda Grande Guerra Mundial. E continuaram sendo os maiores até a construção dos submarinos nucleares na década de 1960...
clique nasfotos
Os I-400 Sen Toku foram idealizados pelo excelente estrategista, almirante Isoroku Yamamoto, Comandante-Em-Chefe daFrota Combinada Japonesa. Pouco depois do seu, também, idealizado 1º ataque a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, ele concebeu a idéia de levar a guerra para um território jamais atacado durante toda IIGG: os Estados Unidos da América... com suas intocadas indústrias, ao contrário de todos principais participantes da Guerra ...
O almirante Yamamoto planejou ataques aéreos contra cidades a beira-mar do oeste dos EUA. Então determinou ao capitãoKameto Kuroshima que fizesse um estudo da viabilidade do seu projeto. Confirmada sua viabilidade, ele ordenou a construção de 18 deles para ataques de longuíssimo alcance, porém, com sua morte só foram produzidos 3 deles... mesmo assim tardiamente para a Guerra.
Os I-400 Sen Toku eram submarinos capazes de transportar três caças-bombardeiros monoplanos navais Aichi M6A Seiran, que eram acondicionados em um hangar cilíndrico à prova d'águas profundas localizado a meia-nau no deck superior acoplada a torre de comando, respeitando a conformidade da nave. Tal hangar media 31 m de comprimento e 3,5 m de diâmetro interno de onde os Seiran eram lançados através de uma rampa com trilhos... dali decolavam a 180 km/h. De 6 a 10marinheiros no deque preparavam e lançavam as três aeronaves em menos de 20 minutos. A Kawazaki já tinha sua trajetória de construção de sucesso, tanto de aviões, como de submarinos e barcos. Se tivessem sido prontificados, conforme os planos de Isoroku Yamamoto, certamente haveriam estragos bem maiores que a História Oficial, talvez, não pudesse omitir...
Acima: O I-401 içando um Aichi M6A Seiran pela talha...
Abaixo: O caça-bombardeiro Aichi M6A Seiran e sua versão de terra:
Abaixo: O Aichi M6A Seiran deu consecução a uma versão de treinamento plotada em terra denominada Aichi M6A1-K Nanzan ...
E- Os japoneses estavam muito além das experiências dos ingleses, abandonadas em 1932, após naufrágio durante exercício, com seu submarino HMS M2, o qual tinha uma pequeno hangar para abrigo do biplano de observação com flutuadores Parnall Peto ...
- http://armyphotos.net/army-soldiers-photos/parnall-peto-sea-plane/
... e os franceses conceberam como submarino-cruzador o Surcouf, com dois canhões-revólveres preparado para combate de superfície e que abrigava um monoplano de observação Besson MB-411 em um hangar a ré da torre de comando... (de acordo com a Teoria de Conspiração*, ele sofreu sabotagens), seu programa foi abandonado após naufrágio em 1942...
... Também os alemães abandonaram os projetos de aviões embarcados em submarinos U-boat, mesmo os de super dimensões, como os do Tipo IX D2 "Monsun", optando pela aplicação de seus excelentes autogiros de reconhecimento Focke-Achgelis Fa-330 "Bachstelze" e Flettner Fl-282 “Kolibri”, usados no Oceano Índico e na regiãoExtremo Oriente com sede em Penang, Malásia, ocupada pelos seus aliados japoneses e vez por outra, no Atlântico Sul, desde maio/junho de 1942.
Abaixo, à esquerda o “Kolibri”, à direita o "Bachstelze" ...
Nos I-400 Sen Toku, a porta de acesso externo podia ser aberta de modo hidráulico de dentro, ou manualmente, a partir de fora, ligando um grande volante a uma cremalheira e esta a uma roda dentada. A porta era impermeabilizada com uma junta de borracha de 51 mm de espessura.
Com 122 m de comprimento total, deslocava 5.900 t, mais que o dobro dos submarinos regulares ianques. Sua seção transversal, onde incide a pressão submarina, tinha uma incomum forma binocular ou de um oito que lhe proporcionava resistência e estabilidade necessárias para suportar o peso do grande hangar no convés.
Para permitir a arrumação das três aeronaves ao longo do centro da embarcação, a torre de comando foi composta sobre e em conjunto com o hangar. Sua estabilidade contava ainda com um reforço hidrodinâmico:duas barbatanas dianteiras retráteis (canards).
F- A potência dos submarinos Sen Toku I-400 era de quatro
motores de 1.680 kW = 2.250 hp, levava combustível suficiente para rodar o mundo uma vez e meia... mais do que o suficiente para chegar a qualquer objetivo em qualquer quadrante do planeta, tanto no sentido leste, quanto no sentido oeste...
Nota: Os submarinos mais velozes vieram do projeto I-400 Sen Toku: tratou-se da sub-classe I-201 Sen-Taka-Daí, que alcançavam 35 km/h, velocidade máxima em navegação submersa, até 110 m de profundidade, podendo permanecer submersos por até 30 dias... e foram os mais rápidos submarinos operacionais construídos durante a IIGG, só não superando o alemão U-boats Tipo XVII, que apresentou inúmeras complicações funcionais, mas que atingiam 41 Km/h.
(-http://partners.academic.ru/dic.nsf/enwiki/2539802).
Seu armamento era composto de oito tubos de torpedos à vante de 533 mm, sendo quatro acima e quatro abaixo, com munição de 21 torpedos.
Abaixo: No topo do incrível hangar haviam três canhões automáticos triplos de 25 mm mais um simples, para disparos Anti-Aéreos: três à ré e uma tripla à frente da torre de comando.
Abaixo: Ainda, à ré da ponte, havia um canhão de ataque de 140 mm.
Marinheiros ianques cercam o canhão do I-401.
Como facilitador de fainas, havia uma talha /guindaste desmontável e de comando elétrico, utilizada para recuperar os Seiranno retorno de suas missões, com capacidade de levantar pouco mais de 4,5 t, sendo elevada mecanicamente por meio de um motor no interior do submarino... O seu caça, Aichi M6A Seiran, tinha seu Peso Máximo de Vôo (Maximum Takeoff Weight) de4,445 kg...
O Aichi M6A Seiran:

“...O Aichi M6A1 Seiran foi concebido para o desempenho de caça-bombardeiros baseados em navios, no entanto, dado as surpreendentes características dos I-400, foi operado por esta classe de submarino...”
Livro: "Aviões Japoneses da Guerra do Pacífico", de Rene J. Francillon.

Performances:
Velocidade Máxima: 474 km/h a 5.200 m
Alcance: 1.190 km
Teto Operacional: 9.900 m
Razão de Subida: 3,34 m / segundo
Armamento: 1 metralhadora de 13 mm + 1 torpedo aéreo ou
2 bombas de 250 kg ou 1 bomba de 850 kg
Operacionalidade:

Os Seirans eram lançados por uma catapulta de ar comprimido com 26 m, que o impulsionava preso em trilhos, acessorados por 4 casulos de ar de alta pressão conectados em paralelo a um pistão. Os Aichi M6A Seiran
percorriam a pista de lançamento decolando a 180km/h.
De 6 a 10 marinheiros preparavam e lançavam, no deque, as 3 aeronaves em menos de 20 minutos...

“Estes aviões tiveram seus pontos de montagem revestidas com tinta fluorescente para facilitar a montagem no escuro, de modo que quatro homens treinados podiam preparar uma aeronave para lançamento em sete minutos. Todos os três aviões podiam ser preparados, armados e lançados em 45 minutos. ”...“Infelizmente para o Japão, a situação de guerra deteriorou tão rapidamente que esses barcos nunca foram autorizados a mostrar o que podiam fazer. Em 26.07.45 os I-400 e I-401 partiram em uma missão conjunta de combate para lançar suas aeronaves em ataques Kamikaze no ancoradouro da frota norte-americana em Ulithi. Em coordenação com um ataque Kaiten, foram programados para lançamento no início em 17.08, mas, no dia 15 o imperador Hirohito, diretamente do Palácio Imperial, transmitiu seu dramático decreto de suspensão das hostilidades.
As tripulações das naves I-400 e I-201, talvez os melhores submarinos jamais operacionalizados em toda IIGG, ficaram desnorteados, pois suas trajetórias de combate foram paralizadas exatamente quando eles chegavam ao ponto "X" de lançarem um ataque ao Canal de Panamá, impedindo o fácil acesso dos navios ianques produzidos em toda costa oeste dos EUA e envio de suprimentos e de equipamentos e sobressalentes à Zona de Guerra, também haviam cidades-alvo como San Francisco e até mesmo, Nova York.
Houve, então, um Conselho de Guerra de onde, após muita relutância, deliberou-se o içamento da Bandeira Negrae o retorno, na superfície, ao Japão. Antes do retorno, todos capitães dos submarinos abandonaram todos documentos e munições, incluindo alijando seus torpedos e Seirans.
Detectado o I-401, por um destroier ianque, toda sua tripulação ficaram surpresos pelas dimensões da nave... O conceito de submarinos porta-aviões nunca foi aceito pela Marinha dos Estados Unidos. O capitão Ariizumi, Comandante da Frota de Submarinos, teria decidido pelo suicídio, em lugar de render-se aos norte-americanos: também havia pedido, à sua tripulação, que seu corpo fosse envolto na bandeira japonesa e lançado ao mar, logo depois se matou.
Abaixo: a troca de bandeira quando do arresto do I-401
pela Marinha dos Estados Unidos
G- A Eletrônica de bordo do I-400: Ao longo das balaustradas haviam dois conjuntos paralelos de cabos de desmagnetização que tinham a função de dissipar a carga estática que normalmente se acumula no casco deteriorando-o ao longo do tempo. Foi dotado, também, de um protótipo operacional de um radar do tipo aéreo Mark-3 Modelo-1 equipado com duas antenas separadas. Este aparelho era capaz de detectar uma aeronave a 80 km (43 milhas náuticas). Também foram equipados com o Mark-2 Modelo-2, originariamente de modo ar-superfície com antenas em forma de chifre. Tinham, assim como seus aliados alemães, um sistema designado E27, constituído de um receptor aviso de radar inimigo, ligado tanto à antena dipolo orientável, quanto a uma antena não direcional fixa constituída por um cesto de malha de arame e duas hastes metálicas. Os submarinos eram equipados com dois periscópios de fabricação alemã, medindo 12,2 m (40 pés) de comprimento: um para utilização durante o dia e o outro de uso noturno.
Também, aprendido com os aliados alemães, seus cascos foram revestidos de um material anecóico (que não produz eco) especial feito a partir de uma mistura de goma, amianto e adesivos, da quilha até a linha-d’água. Esta tecnologia (foto abaixo) permitia a absorção ou difusão dos pulsos sonares inimigos diminuindo reverberações da maquinaria interna do barco, tornando a detecção mais difícil enquanto estava submerso.
Ainda, o I-400 foi equipado com um sistema, fornecido pelos
alemães, composto de um dispositivo de entrada de ar levantado hidraulicamente, permitindo a execução de seus motores a diesel recarregar suas baterias, mantendo a profundidade de periscópio...
A construção de dois novos barcos deste projeto, os I-404 e I-405, foi interrompido antes de sua conclusão, embora o I-404 estivesse 90% construido. Também, ainda, mais de 13 barcos foram canceladas
antes de sua construção começar.
Unidades: 3 (todos sobreviveram ao combate)
Navios: I-400, I-401 e I-402
Conclusões: 1944-1945
Deslocamento: 5.223 toneladas / 6560 toneladas
Dimensões: 400,3 pés=122 m x 39,3 pés=11,97 m x 23 pés=7,00 m
Propulsão: 4 motores diesel de 2.250 hp=1.680 kW, cada, na superfície
2 motores elétricos de 2.400 hp=1.510 kW, cada, submerso
Velocidade: 18,75 nós=35 km/h na superfície e
6,50 nós=12 km/h submerso
Alcance: 37.500 nm a 14 nós=7,58 km/h
Armamento: 8 Tubos de Torpedos de 533mm (20 unidades)
1 canhão de 140 mm.
9 canhões triplos de 25 mm + 1 simples de 25 mm.
Profundidade Máxima: 100 m (330 pés)
Tripulação: 144 oficiais e marinheiros.
H- Os primeiros sinais da Guerra Fria ...
Os demais barcos conseguiram retornar ao Japão e foram entregues aos Aliados... na verdade aos ianques e ingleses... Após a IIGG, os demais foram examinados e finalmente afundados no Pacífico em 1946. O I-402 foi convertido como transporte de combustível, o que era precioso para o Japão e as ilhas das Índias Orientais, porém, nunca realizou tal missão...
Um total de 24 submarinos foram apreendidos pelos norte-americanos e levados para estudos técnicos emSosebo Bay, incluindo dois da Classe I-400 e dois da Classe I-201: I-400, I- 401, I-201 e I-203. No Havai, técnicos da Marinha dos EUA
correram com uma inspecção mais aprofundada. Após a conclusão dessas inspeções, os submarinos foram afundados nas águas ao largo de Oahu, pelo submarino ianque USS Cabezon em
31.05.46, pois enquanto estavam lá, os ianques receberam uma mensagem de que os soviéticos estavam enviando uma equipe de inspeção para examinar os submarinos...
Recusando-se a compartilhar tecnologia avançada com os russos
em desobediência, desacordo com os tratados da IIGG, em
01.04.1946 a Marinha dos EUA realizou a Operação Fim de Estrada, onde todos foram embalados com cargas de esplosivos
C-2 destruindo-os, estes afundaram até uma profundidade de 200 m...
Os destroços do I-401 foram re-descobertos pelos submarinos de águas profundas do Laboratório de Pesquisas Submarinas do Havai em março 2005 , a uma profundidade de 820 metros...
================================================================
Demais fontes das matérias Kamikaze I; II; III e IV:
pdf: “SAMURAI”-by Saburo Sakai-prefacer Martin Caidan *
pdf: [Osprey][Aircraft of the Aces][022] Imperial Japanese Navy Aces 1937-45
pdf: [Osprey][Aircraft of the Aces][013] Japanese Army Air Force Aces 1937-45
pdf: “Genda’s Blade – Japan’s Squadron of Aces 343 Kaigun Kokutai” - by Henry Sakaida and Koji Takaki
pdf : The TARAN: Ramming In The Soviet Air Force – J.T. Quinlivan - fev. 1986
Livro: “KAMIKAZE ATTACKS OF WORLD WAR II – A Complete History Of Japanese Suicide Strikes On American Ships
By Aircrafts And Others Means”, by Robin L. Rielly **
Livro: “História dos Aviões Japoneses” - Mainichi Shinbunsya séries, Tóquio, 1979, por Nihon Koukushi
Livro: “Kamikazes – História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial” – A. J. Barker – Editora RENES, 1975.
Livro: “Aircraft Carrier: The Majestic Weapon“ - by Donald Macintyre *
Bruchura: “Don’t’ Tread on Me”. Crocker III, H.W. (2006). New York: Crown Forun page 302 ISBN 978-1-4000-5363-6
http://wgordon.web.wesleyan.edu/kamikaze/japanese/index.htm (Chiran Peace Museum for Kamikaze Pilots)(Recent Changes)(Stories)(HOME>Japanese Views)
( HOME>American Views>Men’s Adventure Magazines>Nishizawa: Japan’s Deadliest Combat Pilot-102 U.S.AirForce Kills)(Museums).
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http://skaphandrus.com/en/shipwrecks/9627_neosho_ao_23 USS Neosho (AO-23)
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(*About F4U.Corsairs killings this number is more than 1 in 4 of all F4U air-to-air losses during the Second World War)
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http://forummarine.forumactif.com/t4727-royal-navy-croiseurs-de-bataille-classe-renown
http://www.combinedfleet.com/
Fontes específicas dos submarinos Sen Toku I-400:
http://www.defence.pk/forums/military-history-strategy/118573-i-400-submarine-cum-aircraft-carrier.html
http://www.warship.org/naval.htm
http://www.pacerfarm.org/i-400/
http://www.warship.org/naval.htm
http://www.pacerfarm.org/i-400/
http://en.wikipedia.org/wiki/I-201-class_submarine
http://en.wikipedia.org/wiki/French_submarine_Surcouf
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Boa pesquisa e Boa contribuição !