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terça-feira, 19 de julho de 2016

Kamikaze 3/4

Continuação ...

CAPÍTULO VII - Voltando às armas regulares da
 Aviação do Exército e da Marinha Imperial
CAÇAS JAPONESES NA IIGG -
1- Mitsubishi-A6M Zero” Sen -Hamp-Zeke-Reisen-.
  - A6M: A = Combatente / 6 = 6º Modelo / M = Mitsubishi
Entre tantas versões inverídicas consagradas como “verdades históricas", contidas inclusive em redes de televisão com reputação de pesquisa e isenção, também em “revistas especializadas” e mesmo em enciclopédias, há verdadeiros circos de absurdidades, onde o ranço ideológico ainda distorce fatos e mesmo estatísticas, difundindo meias-verdades em razão da Guerra Fria:
No nosso caso, entre tantas, há uma “consagrada” inverdade na correlação do número de abates = kill ratio) entre os dois principais caças protagonistas nos duelos aéreos (“dogfighters”), na Guerra do Pacífico: o Mitsubishi-A6M Zero” Sen contra o Grumman F-4F Wildcat, a menos inverídica é a de 1,5:1, isto é para cadaWildcat abatido haveria um e meio Zero... quando, até fins de 1942 e começo de 1943, a relação média era de 12:1 a favor dos Zeros
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_A6M_Zero +  http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_Zero
Capt. Eric Brown, the Chief Naval Test Pilot of the United States Navy, recalled being impressed by the Zeroduring tests of captured aircraft. "I don’t think I have ever flown a fighter that could match the rate of turn of the Zero. The Zero had ruled the roost totally and was the finest fighter in the world until mid-1942....               =
Capitão Eric BrownPiloto-Chefe Naval de Testes da Marinha dos Estados Unidos, relatou em uma declaração pós-guerra, ter ficado impressionado com o Zero durante os testes de aviões capturados. "Eu acho que eu não tenha voado em nenhuma vez um caça que pudesse coincidir com a taxa de virada do Zero. O Zero tinha total supremacia aérea, sendo o melhor caça do mundo até meados de 1942...”– (http://www.av8rtc.com/warbirdgallery/a6mzero.htm + http://www.fighter-planes.com/info/a6m.htm).
2- “...Grumman começara a fornecer à Marinha Norte-Americana em 1935, quando            produziram o biplano F2F com trem de pouso escamoteável, se bem que o primeiro monoplano naval, no mundo, foi o Nakajima B5N2 Kate. Até então, as esquadrilhas de caças tinham sido equipadas com modelos da Curstiss Hawk, acionado, como oWildcat, pelo motor radial Pratt and Whitney, ao qual a USNavy, permaneceria fiel e que a serviu tão bem. Contudo, mesmo o Wildcat não se comparava em desempenho ao Zero japonês, que continuou sendo o melhor caça, de qualquer marinha, até o surgimento do Grumman F6F Hellcat, em 1943...  Livro: “Aircraft Carrier: The Majestic Weapon” – by Captain Donald Macintyre.
                                                       AS VÁRIAS VERSÕES DO EXCEPCIONAL Mitsubishi A6M Zero Sen Zeke 

Acima: O Mitsubishi A6M "Zero" Sen e sua versão naval o Nakajima A6M2N"Rufe" 
                Abaixo: Comparando seus desenhos ...
        Abaixo: Podemos observar sua evolução aerodinãmica ...
Após captura e estudo de um Mitsubishi A6M Zero, a Grumman produziu os mais velozes e possantesHellcat F-6F-3 e a Vought produziu o Corsair F4U-1, estabelecendo certamente uma Superioridade Aérea Tecnológica (além da quantitativa), embora a Kawazaki, a Nakajima e a Kawanishi tivessem, cada uma,dado respostas tecnológicas à altura aos norte-americanos... Desde o começo da guerra a Mitsubishi já havia criado o lendário Zeroo primeiro caça a usar canhões (2 de 20mm)(http://www.chuckhawks.com/1v1_zero_wildcat.htm) e que, além das excepcionais qualidades acrobáticas, perdendo apenas para o Kawasaki ki-43 Hayabusa “Oscar”, alcançando quase três vezes a distância dos Grumman, sendo, também, o primeiro caça de longo alcance entre todas forças aéreas, sendo construído pelo revolucionário Extra Super Duralumin (ESD), duralumínio da Sumitomo Metal Industries a partir de 1936. Era mais veloz e sua razão de subida era próxima aos inimigos, tinha velocidade e acelaração superior a qualquer caça embarcado até então...

...Historically, during the first part of the war when the Japanese pilots were better trained and had more experience, the Zero maintained a favorable victory ratio. Later in the war, when Allied pilots had the advantage in training and experience, the Wildcat achieved a favorable kill ratio...”      =
Historicamente, durante a primeira parte da guerra, quando os pilotos japoneses foram melhor treinados e tinham mais experiência, o Zero manteve uma relação de vitória favorável. Mais tarde na guerra, quando os pilotos aliados tinham a vantagem no treinamento e experiência, o Wildcat conseguiu uma taxa de destruição favorável…”. - http://www.chuckhawks.com/1v1_zero_wildcat.htm

Com a captura do Mitsubishi Zero Tipo-52, ficou demostrado em combates simulados, que o Grumman F6F Hellcat era mais rápido em todas as altitudes. Porém, excepcionalmente, o F6F, acima de 14.000 pés rolava mais rápido a 235 mph. O Zero era superior a baixa velocidade e a baixa altitude e tinha uma razão de subida melhor. Surpreendentemente o relatório dos ensaios concluiu:

“…Do not dogfight with a Zero Type-52Do not try to follow a loop or half-roll with a pull-through. When attacking, use your superior power and high speed performance to engage at the most favourable moment. To evade a Zero Type-52 on your tail, roll and dive away into a high speed turn.”   =
"...Não lute com um Zero Tipo-52. Não tente seguí-lo em uma manobra em espiral ou meia-rolagem com um pull-through. Ao atacar, use o seu poder superior de desempenho em alta velocidade para engajá-lo no momento mais favorável. Para escapar de uma Zero Tipo-52 em sua cauda, role e mergulhe fora em uma curva de alta velocidade.
The Mitsubishi A6M Zero-Sen legendary status mirrored the fortunes of the rising sun in which four years, the sun would finally set. For the Japanese and its former enemies, the A6M was the symbol of Japanese air power. The A6M fighter marked the beginning of a new epoch in naval aviation and was the first shipboard fighter capable of surpassing land-based aircraft. With its tight turning radius, it was an extremely deadly weapon in a dogfight, and was famous for its ability to outmaneuver, the  Brewster F2A Buffalo, the  Curtiss P-40 and the  Grumman F4F Wildcat. As early as 1937,  Claire Chennault, the author of 'The Role of Defensive Pursuit', warned the USAAF about the dangers of Japanese air power. Apparently his warnings were ignored as the superiority of the A6M was a complete surprise to the American forces.  As leader of theFlying TigersChennault constantly stressed to his pilots, "Never try to turn with a Zero. Always get above the enemy and try to hit him with the first pass", because of the A6Mexceptional range and performance, it was to bear the brunt of the action of almost every military engagement in the Pacific until the end of the war...                                                                                    =    
Mitsubishi A6M Zero-Sen com status legendário, espelhou as fortunas do sol nascente durante quatro anos, o sol finalmente seria consagrado. Para os japoneses e seus ex-inimigos, o A6M era o símbolo do poder aéreo japonês. O A6M marcou o início de uma nova época na aviação naval e foi o primeiro caça embarcado capaz de superar caças plotados em terra. Com seu raio de viragem apertado, era uma arma extremamente mortal em um duelo, e era famoso por sua capacidade de suplantar, o Brewster F2A Buffalo, o Curtiss P-40 e o Grumman F4F Wildcat. Já em 1937, Claire Chennault, o autor de "O Papel da Busca Defensiva", advertiu a USAAF sobre os perigos do poder aéreo japonês. Aparentemente, seus avisos foram ignorados quanto a superioridade do A6M que foi uma surpresa completa aos norte-americanos. Como líder dos Tigres VoadoresChennault ficava constantemente estressado com seus pilotos: "Nunca tente virar com um Zero. Sempre fique acima do inimigo e tente acertá-lo na primeira passagem”, porque o A6M tem excepcionais alcance e performance, ele era capaz de suportar as ações de quase todo engajamento militar no Pacífico até o final da guerra...
Mitsubishi A6M Zero
A6M1, Type 0 Prototypes --------------------------------------------------------------- Março  1939
A6M2 Type 0 Model 11 ----------------------------------------------------------------- Janeiro 1940
A6M2 Type 0 Model 21 ----------------------------------------------------------------- Novembro 1940
A6M3 Type 0 Model 32 “Hamp” ---- pontas retas nas asas ---------------------- Abril  1942
A6M3 Type 0 Model 22 ----------------------------------------------------------------- Dezembro 1942
A6M4 Type 0 Model 41 ----------------------------------------------------------------- Fevereiro 1943
A6M5 Type 0 Model 52 “Reisen”-“Zeke”-------------------------------------------  Meados/Fins 1943
A6M6c Type 0 Model 53c -similar ao A6M5c c/tanques auto-selantes--------  Idem
A6M7 Type 0 Model 62 -similar ao A6M6 mas destinado para kamikaze----   Idem
A6M8 Type 0 Model 64 –similar ao A6M6 mas c/motor de 1560 hp----------   Idem
Evolução tecnológica:
Velocidade Máxima: 660 km/hTeto Operacional: 10.000 mAlcance: 3,105 kmVelocidade de Ascenção: 15.7 m/s.
× 20 mm canhões nas asas, com 60 tiros cada.
× bombas de 60 kg  ou
× bomba fixa de 250 kg para os ataques Kamikaze...


AboveF6F Hellcat after dogfighting with Kaneyoshi Muto and his Mitsubishi A6M3-Model 32 Zero” with its 2 × 7.7 mm light machine guns.          
                                     =
Acima: F6F Hellcat após duelo com Kaneyoshi Muto e seu  Mitsubishi A6M3-Modelo 32 "Zero", com suas metralhadoras leves 2 × 7.7 mm.
https://en.wikipedia.org/wiki/Kaneyoshi_Muto 

O excelente Zero era um paradóxo, sua leveza estrutural, seu longuíssimo alcance, sua grande manobrabilidade, eram quase que anulados em razão da inexistência de blindagem, para proteção do piloto e motor, além de seus tanques de combustível não serem auto-selantes, o que o tornava uma tocha a espera de uma mínima centelha. Na foto acima, caso se tratasse de um, não existiria fuselagem para exposição.


Abaixoem 19/12/1943, uma esquadrilha de três F4U Corsair partiram de Torokina Airfield, Bougainville, Ilhas Salomão, para ajudar alguns P-40 e B-24s sendo atacados por Zeros. Os F4U 17806 e  F4U 17845 não retornaram dos duelos aéreos. Foram tidos como MIA e mais tarde KIA. Este F4U 17736 voltou com danos na cauda e foi alienado após missão. Certamente pelos dois canhões 20mm.
http://www.pacificwrecks.com/aircraft/f4u/17736.html

Abaixo: um Grumman F4F Wildcat saido de um feroz encontro com um
Chutai (Squadroncomposto de 24 Mitsubishi A6M Zero em missão de interceptação.
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2- Os eficientes e supermanobráveis Nakajima Ki-43 Hayabusa Oscar, cujo seu nome, Hayabusa significa Falcão Peregrino”, eram mais manobráveis do que qualquer caça adversário e mesmo que o Zero... e como ele, eram deficientes tanto na blindagem, quanto em seus tanques não auto-selantes. Também o seu armamento
era pobre até à última versão, que foi produzida até 1944. Os pilotos aliados
frequentemente reportavam que os ágeis “Oscar“ eram alvos difíceis, mas desfaziam
-se ou incendiavam-se facilmente com apenas alguns impactos. Apesar dos seus inconvenientes, o Ki-43 Oscar” abateu mais aviões aliados do que qualquer outro caça japonês e quase todos os ases da  Força Aérea Imperial Japonesa conseguiram a maioria dos seus abates neste avião



 Ver: http://www.historyofwar.org/articles/weapons_nakajima_ki-43.html
=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X
Abaixo:  fotos de combates entre um interceptador  Nakajima Ki-43 II.b Hayabusa "Oscarversus um B-24 Havoc e um B-25 Mitchell ...

Acima: Neste ataque em dupla, um dos Bombardeiros A-20 Havoc, é atingido pelos japoneses...
Abaixo: O Ki-43 Hayabusa ataca o Havoc restante e o derruba...
Abaixo: Um duelo aéreo com um Nakajima Ki-43 Hayabusa e dois Bombardeiros A-25 Mitchell...

O dogfighter dura 16 minutos em várias altitudes...
Vide também: (https://www.google.com.br/#q=B-25+Mitchell+shot+down  +  http://www.pacificwrecks.com/aircraft/b-25/#unknown).
Nakajima Ki-43 Hayabusa "Oscar"
Velocidade Máxima: 530 km/hTeto Operacional: 11.200 m;
Alcance: 3.200 kmVelocidade de Ascenção: 19,82 m/s.
Manobrabilidade Superior.
Armamento2 × 12.7 mm (.50 metralhadoras fixas Ho-103.
                          × bombas de 250 kg.
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 3- “...O caça Nakajima KI-84 Hayate “Frank, como era identificado pelos americanos, foi talvez o melhor caça do Exército Imperial no conflito, mesclando a manobrabilidade típica dos caças japoneses com o poder de fogo e velocidade dos caças ocidentais
(2 canhões Ho-155 de 30 mm e 2 canhões Ho-5 de 20 mm). Possuíaum revolucionário sistema de injeção direta de combustível (em seu motor radial com o turbo-charger Ha-45 Rude 2000 HP), grandemente 
 responsável pela sua performance superior. Embora fosse um excelente projeto, sofreu muito com o baixo controle de qualidade e a carência de materiais no Japão, bloqueado e devastado pela guerra...”. 

Foi com esse caça que o sargento Mizunori Fukuda abateu o major Thomas B. McGuire, segundo maior ás dos Estados Unidos da América na IIGG.
(-Fonte book: – “The Search For The Crash Site of Major Thomas B. McGuire”, by David J. Mason).

“…The Captured Nakajima Ki-84 models fitted with engines exceeding 1800 hp
could surpass the top speeds of the P-47D Thunderbolt and the P-51D Mustang at 6.000 m”.
                                                                                      =
“... Os modelos capturados de Nakajima Ki-84 equipados com motores superiores a
1.800 hp podiam superar as velocidades máximas do Thunderbolt P-47D e do
Mustang P-51D a 6.000 m...”.
Abaixo um dogfighter=duelo aéreo entre um Curtiss P-40 Warhawk
um Nakajima Ki-84 Hayate :
O manobrável Nakajima Ki-84 Hayate
Especificações do Nakajima KI-84 Hayate “Frank falam por si:
Velocidade Máxima: 687 km/h
Teto Operacional:10.500 m Alcance:2.155 Km e Taxa de Ascenção:19,25 m/s, portanto muito próxima a doF4U4 Corsair (última versão) com 19,7 m/s e superior ao do F6F Hellcat, com seus motor radial de 18 cilindros Nakajima Ha-45-21 Homare, com potência de 1.990 hpera mais veloz que as últimas versões dos ianques P-51D Mustang e P-47D Thunderbolt a 6.000m.
Armamento: 2 metralhadoras Ho-103 de 12.7 mm no nariz + 2 canhões Ho-5 de 20mm nas asas + 2 bombas de 100 kg ou bombas de 250 kg + 2 tanques subalares de 200 l. No modelo KI-84.IC :2 canhões Ho-105 de 30mm no nariz + 2 canhões Ho-5 de 20mm.
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4- Nakajima Ki-44 Shoki Tojo, evolução tecnológica do Nakajima Ki-43 Hayabusa Oscar, veio com potência bem maior que o “Falcão Peregrino”. No entanto, o aumento de potência não eliminou as razões da sua impopularidade com os pilotos, e de fato, a capacidade de carga maior desta versão significava que tinha algumas reações violentas às manobras em alta velocidade, no entanto, mais tarde, recuperou o seu respeito por causa de sua capacidade como caça interceptador, onde essas características eram muito bem aproveitadas. Foram usados, também, para proteger alvos vitais, como em Sumatra, defendendo bem os campos de petróleo em Palembang.

Especificações do caça-interceptador Nakajima Ki-44 Shoki "Tojo": 
Velocidade Máxima: 605 km/h; Velocidade de Ascenção: 19.5 m/s
Teto de Serviço: 11.200 m; Alcance: 1.700 km; Unidades Produzidas: 1.225; Potência: motor Nakajima Ha-41 de 1260hp (+ 2 tanques subalares de 108 litros).
Armamento: 4 canhões Ho-5 de 20mm ou 2 metralhadoras de 17,5mm (.50 polegadas) + 2 canhões anti-bombardeiros pesados Ho-301 de 40mm de baixa velocidade c/400 projéteis + 2 bombas de 100kg.
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5- Os eficientes e eficazes Kawazaki Ki-61 Hien Tony eram dotados de motores Mercedes Benz, dos seus aliados alemães
...que mais tarde dariam lugar, com o aproveitamento de sua fuselagem, aos muito melhores Kawazaki Ki-100 Ohtsu...
“ ... Após ensaios, em sua produção inicial, o teste de vôo do Hien contra um P-40E capturado e um Bf 109E importado. O Ki-61 teve desempenho superior...”

   Especificações do Kawasaki Ki-61 Hien "Tony" :
   Velocidade Máxima: 590 km/h Teto Operacional: 10.000 m
   Alcance: 1.800 Km (com tanques subalares extras).
   Taxa de Ascenção de 12,00 m/s.
   Armamentocanhões Ho-5 de 20 mm (nariz) 2 metralhadoras Ho-103
   de 12,7 mm (asas) =(ponto 0.50 in)http://www.militaryfactory.com/aircraft/detail.asp?aircraft_id=562
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6- Um dos elementos que compuseram a Resistência Nacional  na luta aérea de defesa do território japonês, como caça-interceptador, foi o pequeno e compacto Mitsubishi J2M Raiden "Jack"... J2M foi projetado por Jiro Horikoshi, o criador do Mitsubishi A6M Zero...Lançado em 20 de março de 1942, com o motor Kasei 13, tinha baixo desempenho, tanto que seu limitado Teto Operacional obrigou essa primeira versão a utilizar canhões oblíquos para atingimento das B-29. O Raiden porém só se tornou operacional com sua versão J2M3 ...com o motor Kasei 23-A, o  no Japão com sistema de turbocompressor para refrigeração por injeção de água-metanol, lhe permitiu uma redução da carenagem, modificando e melhorando o impopular pára-brisas original de baixa visibilidade para os pilotos. Essa evolução tecnológica, também já acrescida de boa armadura de proteção ao piloto, melhoras que o levou a ser o caça do Kokutai 381 em meados de 1943.
Um Mitsubishi J2M Raiden "Jack" abate um Lockheed P-38 Lightning

Acima: Um Raiden em ataque contra destroiers da USNavy... mas seu trem de pouso esquerdo é solto pelas balas, sendo abatido pela A.A.

Especificações do Mitsubishi J2M3 Raiden "Jack" :
Velocidade Máxima: 655 km/h Teto Operacional: 11.777 m 
Alcance: 1.900 Km (com tanques subalares extras).
Taxa de Ascenção de 19,5 m/s Raio Operacional 560 km 
Armamentocanhões Ho-5 de 20 mm + 2 metralhadoras Ho-103 de 12,7 mm =(ponto 0.50 in).
- http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_J2M    +  http://www.daveswarbirds.com/Nippon/aircraft/Jack.htm  +
http://www.century-of-flight.net/Aviation%20history/photo_albums/timeline/ww2/Mitsubishi%20J2M%20Raiden.htm
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7- O caça com flutuadores Kawanishi N1K1 Kyofu Rex e o seu desdobramento tecnológico, o  Kawanishi N1K2-JShiden Kai George. 

À medida que novas aeronaves aliadas foram introduzidas, os japoneses desenvolveram, como últimas ações de Defesa Nacional, novas e formidáveis aeronaves, como o Kawanishi NIK2-J Shiden "George", da Marinha Imperial e doExército Imperial os Kawasaki Ki-100 Ohtsu, Nakajima Ki-84 Hayate Frank eNakajima B6N Tenzan
"Jill", além das últimas modificações no Nakajima Ki-43.Iib Hayabusa Oscar"... e como seus aliados Alemães, criaram artefatos engenhosos, tanto a pistão, como a turbo-jato e mesmo a foguete, ambos copiados deles como o Nakajima J8-N-1 Kikkae o Mitsubishi J8M Shusui...
Polêmicas á parte, quanto as reivindicações entre os pilotos japoneses e ianques, há números significativos quanto ao desempenho da Unidade de Elite Grupo de Caça Kokutai-343 utilizando o Kawanishi N1K2-JShiden-Kai George : 88 pilotos morreram em dogfighters...deixando 424 perdas do lado norteamericano ...tanto em Formosa, quanto nas Filipinas e Okinawa. Foram produzidos mais de 1.430 caças desse tipo. Com sua alta velocidade de 594 km/h e muito ágil, com uma Taxa de Rolagem de 82°/s 386 km /hAlcance de 2.395 kmTeto Operacional de 10.800 mTaxa de Ascenção de 20,3 m/s, superior ao F4U4 Corsair (última versão) com 19,7 m/s e ao F6F Hellcat com 17,8 m/sOs Shiden Kai se sentiam impunes devido a demora na ascenção dos ianques e, também, podiam ver os caças chegando, tendo a vantagem de estarem acima deles. 
Kokutai-343 também utilizou o Nakajima C6N Saiun Myrt (abaixo), caça de reconhecimento de longo alcancevelocidade de 610km/h, embora com a baixa T.A. de 11,23 m/s.
Uma extraordinária Folha de Serviços realizada pelo Kokutai-343 ficou gravada na História da Aviação de Caça...  clique nas fotos
“...Kawanishi N1K2-J Shiden Kai George, desenvolvido a partir do excelente caça com flutuadores Kawanishi N1K1 Kyofu Rexentrou em serviço no início de 1944 e mostrou-se altamente eficaz contra os caças norte-americanos. Ele estava entre os poucos caças japoneses que poderiam enfrentar os melhores tipos dos inimigos, incluindo os HellcatsCorsairs. Nas mãos de ases, o Shiden Kai poderia mesmo superar seus adversários ianques. Em 02.45, o tenenteKaneyoshi Muto, voando um N1K2-J como parte de um grupo de pelo menos 10 caças com ases japoneses, enfrentou sete Hellcats da Marinha dos EUA do VF-82 no céu sobre o JapãoSeu grupo abateu quatro Hellcats sem nenhuma perda dos seus. Após a ação, a imprensa nipônica fabricou uma história em que Muto fôra o único piloto envolvido com 12 aviões inimigos...”.
                                    O  Kawanishi N1K1 Kyofu Rex
O  Kawanishi N1K2 Shiden Kai George
No dia 19 de março, o reconhecimento detectou um porta-aviões de uma força de ataque dos EUA ao norte indo em direção a ilha de Shikoku .

Kokutai 343 decolou 54 “Georges” para a interceptação, abatendo 48
Corsair Hellcat mais 4 SB2C Dauntless, perdendo apenas 16 aeronaves no ar e 5 no chão.
   Acima: o capitão Minoru Genda mentor e organizador do Kokutai 343 

 
Em abril, com a Batalha de Okinawa, o Kokutai 343 foi transferido para a base Kanoya e colocado sob o comando dos Kokusentai 72 Kokukantai 5.

De 12 maio~22 junho, ele voou várias missões em KanoyaKokubu e bases em Omura com um total acumulado de 285 aeronaves abatidas, perdendo apenas 32 (além de mais 7 danificadas, incluindo pousos de emergência), estimando em 118 o número de mortes em aviões americanos, incluindo 12 B-29s.

No final de junho e julho, no entanto, os B-24 com base de Okinawa intensificaram os bombardeios na infra-estrutura japonesa, obrigando a uma maior economia de combustível e a escassez de equipamentos e destruição em larga escala de aeronaves desse tipo no solo, reduzindo a eficácia do Kokutai 343º de combate a quase zero. De acordo com Hata e Izawa, o343º teve apenas cerca de 20 aviões operacionais em Julho. Ainda assim, dadas as chances incríveis enfrentados por seus pilotos, o Kokutai 343º conseguiu acumular um registro de batalha muito impressionante para menos de 150 dias de ação: 170 abates contra 74 pilotos perdidos...”.
Esta foi uma conquista extraordinária, especialmente considerando o fato de que o "sucesso" naquele momento no Japão era ter um caça nacional por uma aeronave adversária derrubados.
Abaixo: Durante a Batalha de Midway um dos três F4U-ID Corsair do VMF-123é atingido por um Kawanishi N1K2-J
Shiden Kai Georgerefugiando-se no USS Bennington
CV-20, em abril de 1945Após combate aéreo com o Tokutai 343,
este foi danificado e obrigado a pousar abruptamente no convés do porta-aviões.
 - http://www.maam.org/aircraft/tbm.html +  http://www.vmf214.com/?page_id=159  +
http://cgibin.rcn.com/jeremy.k/cgi-bin/gzNavySearch.pl?target=F4U&series=3
 + http://www.joebaugher.com/navy_serials/thirdseries1.html
                                        
                      A Unidade de Elite Grupo de Caça Kokutai-343
Após a derrota do Japão na Batalha do Golfo de Leyte em 10.1944, o capitão Minoru
Gendaveterano com mais de 3.000 horas de vôo e um dos estrategistas do ataque a
Pearl Harbor, propôs a formação de uma Unidade de Caça de Elite, o Kokutai-343=343º Grupo de Caça Especial da Marinha=343th Kokutai Naval Fighter Groupa ser comandado por ele, com a estrita finalidade de recuperar a Supremacia Aérea. Dentro das forças aéreas da Marinha e do Exército Imperial, havia uma forte controvérsia, apesar do forte apoio de muitos oficiais de alta patente, sobre a impossibilidade dos Shimpú-Tokutai-Kamikaze
continuarem sine die em seu gigantesco esforço para conter a marinha dos dos Aliados...
Genda recebeu aprovação para criar a nova unidade de caças composta pelos melhores
pilotos veteranosMinoru Genda operacionalizou o Kokutai-343 em Janeiro de 1945 em
Matsuyama Airfield, mas em 04.04.1945 transferiu-se para Kanoya em 17.04.1945 para
Kokubu, estacionando em 25.04.1945 em Omura-Kyushu.
O caça escolhido foi um dos últimos tipos avançados, o Kawanishi N1K2-J Shiden-Kai “George” ("relâmpago-violeta")...   
Ele acreditava que, mesmo no final os pilotos de guerra japoneses eram capazes de lutar com os experientes pilotos norteamericanos em igualdade de condições, se devidamente treinados e fornecidos com um caça aprimorado, o que era o caso do Kawanishi N1K2-J Shiden-Kai, tão excelente quanto o F6F Hellcat e o Corsair F4U.
Esta Unidade teve significativo sucesso contra os caças e bombardeiros ianques, lutando com distinção quando comparado com o Mitsubishi A6M Zero Hamp, mesmo em uma de suas últimas versões, com o corte retilíneo na pontas da asas, e melhorias mecãnicas e potência do motor, por exemplo...
...Kokutai 343... foi a segunda formação do Grupo Aéreo (a primeira teve base em Agana-Guam e foi dizimada), criado no dia de Natal de 1944 como uma Unidade de Combate Especial-Tokutai combinando os melhores pilotos de caça sobreviventes da IJN com a melhor máquina disponível, o Kawanishi N1K2-J Shiden-kai "George". O Grupo Aéreo foi formado sob o comando do
capitão Minoru Genda, o mentor do ataque a Pearl Harbor e rival de Saburo Sakai, sendo baseado inicialmente na Base Aérea em Matsuyama na Ilha de
Shikoku antes de transferir para várias bases na Ilha de Kyushu.
O esquadrão foi inicialmente designado para o Kokusentai 25 (Flotilha
Aérea 25 (naval) do Kokukantai 3 (Frota Aérea (terrestre) e treinou com o Kawanishi N1K1 Kyofu Rex, o “pai” do  Kawanishi N1K2-J Shiden Kai  George, até meados de março, período em que comandante
Genda tinha seu foco no desenvolvimento da unidade em quatro direções: 
1) inteligência e antecedência através de um grupo de reconhecimento capaz; 2) combate em formação, 3) melhoria na área de comunicação via rádio da IJN e 4) as táticas de combate que garantissem a vitória nas batalhas. 
Genda colocou grande ênfase no moral dos pilotos e fez tudo em seu poder para fornecer os melhores equipamentos, materiais, técnicos, alojamento e outras facilidades - uma abordagem com característica "norte-americana", em contraste com as condições ruins em que quase todos os outros pilotos japoneses foram forçados a viver e lutar durante toda a guerra.
Em meados de março de 1945, quase todos os aviões do Kukutai 343 foi substituído pelo novo caça Shiden Kai "George", e o momento não poderia ter sido melhor para os 170 pilotos do Grupo Aéreo de Elite. 

                                            Abaixo os ases do Kokkutai 343º


    Ao centro, o capitão Minoru Genda mentor e organizador do Kokutai 343
   Especificações do Kawanishi  N1K2-J Shiden Kai "George":
   Velocidade Máxima: 595 km/h Teto Operacional: 11.000 m
   Alcance: 2.395 Km (com tanques subalares extras)
   Taxa de Ascenção de 20,3 m/s.
   Armamento: 4 canhões Ho-5 de 20 mm + 2 bombas de 250 kg.
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8- À medida que novas aeronaves aliadas foram introduzidas, os japoneses desenvolveram, como últimas ações de Defesa Nacional, novas e formidáveis aeronaves, como os Kawasaki Ki-100 Ohtsu do Exército Imperial eo Kawanishi NIK2-J Shiden
"George"da Marinha Imperial
Abaixo, arte do Kawasaki Ki-100 Ohtsu em combate com um Mustang
P-51D
.
                                                                                       clique nas Fotos






“... Uma avaliação global da eficácia do Kawasaki Ki-100 Ohtsu
comprovou sua alta agilidade, que, em mãos de um bom piloto era capaz de colocar para escanteio qualquer caça ianque, incluindo o formidável
Mustang P-51D e os Thunderbolts P-47Nque escoltavam os
bombardeiros Boeing B-29 Superfortress sobre o JapãoEm tal avaliação, levantou-se que ele era comparável em taxa de ascenção, especialmente em altitudes médias. Nas mãos de um piloto experiente, o Ki-100 era um adversário mortal e, juntamente com o novo exemplar dExército, o Nakajima Ki-84 Hayate da MarinhaKawanishi
N1K-Jtidos como os únicos caças japoneses capazes de derrotar os mais os mais recentes tipos de caças dos Aliados...”.                                                                                                        =
“...An overall assessment of the effectiveness of the Ki-100 Ohtsu rated it highly in agility, and a well-handled Ki-100 was able to outmanoeuvre any American fighter, including the formidable P-51D Mustangs and the P-47N Thunderbolts which were escorting the B-29 raids over Japan by that time, and was comparable in speed, especially at medium altitudes. In the hands of an experienced pilot, the Ki-100 was a deadly opponent and, together with the Army's Ki-84 and the Navy's Kawanishi N1K-J, the only other japanese fighters being able to defeat the latest Allied types...”.    
Abaixo, membros do 244 Sentai=244ªAla=244thWing. Pilotos de Nakajima Ki-100 Ohtsu, detentores de ótima folha de serviços, tanto contra as superfortalezas Boeing B-29, quanto contra os Mustang P-51D e Thunderbolt P-47N
A maioria dos aviões Kamikazes, ao contrário dos pertencentes aos esquadrões especiais, como os 244 Sentai, o Tokutai 343, a
Companhia 81 de Caça Independente, etc,não tinham a missão de combate combate aéreo =”dogfighter”, sendo todo seu armamento claramente destinado a detonação dos alvos inimigos, por isso mesmo ou contavam com escolta ou não as tinha... portanto eram muito mais vulneráveis que os caças regulares do Exército e da
Marinha Imperial...
     Especificações do Kawasaki Ki-100 Oshtu :
    Velocidade Máxima: 580 km/h
    Teto Operacional: 11.000 m
    Alcance: 2.200 Km e Taxa de Ascenção de 16,8 m/s.
    Armamento:  canhões Ho-5 de 20 mm 
                      + 2 metralhadoras Ho-103 de 12,7 mm (ponto 0.50 in). 
Nota:
Paralelamente ao Ki-100 a Nakajima estava desenvolvendo o Ki-104
https://www.flickr.com/photos/dizzyfugu/16623566658

"... O Nakajima Ki-104 Kurono-o "Cooper" foi o maior desenvolvimento do Ki-87; um caça-interceptador de alta altitude da Segunda Guerra Mundial, com um único assento, provido do motor Nakajima Ha 217 (HA-46)  super-alimentado com turbo escapamento, de seis pás de hélice, monoplano de asa baixa com trem de pouso convencional...". 
Porém somente alguns protótipos foram fabricados, não tendo tempo de ser operacionalizado.
https://www.flickr.com/photos/dizzyfugu/16785251386.
clique sempre nas fotos e tabelas

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CAPÍTULO IX  -  Aviões Capturados dos Aliados nas Diversas Ilhas Invadidas Pelos Japoneses.
 Brewster F2A-3 Bufallo caça introduzido em 1939, ganhou, contra o Grumman F4F Wildcat, a concorrência de se tornar o primeiro monoplano da U.S.Navy. Porém o Buffalo acabou por ser uma decepção em combates em 1941: Bufallos operados, tanto pela Commonwealth, quanto pela Holandacontra os superiores Mitsubishi A6M Zero Sen Zeke do Exército Imperial Japonês e o Nakajima Ki-43 "Oscarda Marinha Imperial Japonesa os dizimavam a cada combate aéreo. Os britânicos tentaram aliviar seus Bufallos reduzindo os pesos de munições e combustível e instalou armas leves para melhorar seu desempenho, mas obteve pouca diferença. Na Batalha de Midway o F2A-3 foi ridicularizado pela U.S.Marine Corps como o título de “caixão-voador”...
AbaixoBrewster F2A-3 Bufallos capturados pelos japoneses em uma das ilhas sob o domínio inglês.
                                              AbaixoFortalezas B-17 capturadas.
AbaixoFortalezas B-17 capturadas (2pelos japoneses em uma das ilhas sob o
domínio ianque, em formação com um bombardeiro médio japonês Mitsubishi G3M Rikko "Nell". Notar o Monte Fuji ao fundo.
AbaixoFortalezas B-17 mais Republic P-40 (juntos um Tachikawa Ki-36 "Ida") capturados nas mesmas empreitadas japonesas sobre as ilhas do Pacífico e utilizadas operacionalmente.
           AindaFortaleza B-17 mais alguns Republic P-40 capturados.
 AbaixoCaças Hawker Hurricane, também capturados pelos japoneses durante as invasões e tomada das ilhas ...
AbaixoCaça russo LaaG-3 capturado, embora não utilizado operacionalmente como o foram os aviões ingleses e norteamericanos.
AbaixoUm dos dois caças Messerschmitt Bf 109 alemães doados ao
Japão para avaliação junto aos motores Mercedes Benz usados nos Kawazaki Hien Ki-61.
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CAPÍTULO X -
A OCUPAÇÃO JAPONESA DAS ILHAS VIZINHAS:

Desde o começo da Guerra Sino-Japonesa, entre 1937 e junho de 1942, o Japão manteve a ofensiva e foi vitorioso na ocupação da China. Também teve sucesso na destruição da Frota norte-americana em Pearl Harbor, seguindo-se Hong Kong e Singapura-Malasia. Invadiu e ocupou, também, aTailândiaBirmâniaFilipinasNova GuinéÍndias Orientais Holandesas Ilhas Salomão. Também as bases militares ianques de Guam e Wake.
Abaixo: Um Kawazaki Ki-45 Toryu camuflado em uma clareira na selva nas Filipinas. Notar os amarrados de folhas secas acima camuflando-o de possível reconhecimento aéreo inimigo.
Abaixo: Os biplanos Mitsubshi F1M Pete, tiveram envelopes de reconhecimento, defesa de área, escolta, bombardeiro leve, anti-submarino, patrulha, resgate e transporte. Também importante papel em combates nas ilhas AleutasSalomão e outras. Os “Pete” se destacaram no afundamento do PT 34 em 09.04.42.
Abaixo: Os Kawanishi E7K2 Alf”, também tiveram desempenho tático de reconhecimento, apoio logístico, ligação, transporte leve, bombardeio médio, em todas as operações de resistência e na manutenção dos territórios conquistados. Caça biblano embarcado era um versátil  instrumento deconsolidação da presença japonesa.

Abaixo: O Nakajima E8N Alf” foi também utilizado na experimentação de bombas e torpedos planados... um exemplar foi encontrado portando um sistema parecido com o "Mistel" dos seus aliados alemães...
Abaixo: Nakajima E8N Dave”  foi um caça-bombardeiro leve de uso estratégico em missões pontuais ao longo das ilhas conquistadas...
Abaixo: Os monoplanos Nakajima A6M2-N Rufe ”, versão embarcada do Mitsubishi Zero” com flutuadores, realizaram várias campanhas de consolidação nas invasões.




AbaixoOs belos quadrimotores de patrulha marítima, Kawanishi H6KMavis
que ajudaram a consolidar toda logistica operacional nas ilhas conquistadas...
... assim como os mais robustos Kawanishi H8Emily” ...
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CAPÍTULO XI -

Novos ventos sopram pelos Kamikazes e sua memória remanescente
clique nas fotos
Quando a guerra terminou, a imagem que o público japonês tinha sobre os pilotos era extremamente negativa. Porém nos últimos anos isto vem mudando. No pós-guerra, o público japonês criticava os pilotos kamikaze e outros membros das Forças de Ataque Especiais (Tokkutai) que realizaram ataques suicidas em defesa do Império do Japão. Um piloto sobrevivente disse: "Depois da guerra todos nós pilotos sobreviventes de ataques especiais não éramos apenas olhados com desconfiança ou indiferença, mas também criticados e éramos chamado de pertencentes a “degenerada Força de Ataque Especial” e de “os fanáticos ex-Especial Ataque" (Sociedade Hagoromo 1973, 173). Ex-militares "pediam que o público fizessem distinções entre soldados ou militares (gunjin) e os "mandantes militares "(gunbatsu), que acabaram por ser responsáveis pela guerra e sua conduta" (Dower1999, 60), mas muitas pessoas japonesas ainda consideravam os pilotos kamikaze com desprezo.
Ao longo das décadas desde o fim da ocupação (militar) americana em 1952os pilotos kamikaze gradualmente recuperaram o status de heróis nacionais quando eram apreciados durante os estágios finais da guerra. Muito desta reviravolta na opinião pública surgiu através dos esforços do Museu da Paz Chiran para pilotos Kamikaze, que abriu em 1975 no site da antiga Base Aérea Chiran com o propósito "de comemorar os pilotos e expor a trágica perda de suas vidas para que possamos compreender a necessidade de paz duradoura e garantir que tais incidentes não se repitam. "Chiran tornou-se um ponto turístico popular, e mais de 500 mil pessoas visitam o museu todos os anos (Akabane Ishii de 2001, 222; Murakami 2000, Figura 1). Embora o Museu da Paz Chiran tenha se tornado um dos locais mais reconhecidos associados com os pilotos kamikaze, muitos livros japoneses, filmes e outros museus também desempenharam papéis importantes no reerguimento e ressurgimento da reputação dos pilotos Kamikaze '.
Hoje, entre tanta ocidentalização relativizando valores, e em aspecto planetário, a cada vez maior ausência de referenciais históricos, filosóficos, de erudição e da própria tradição, vem aumentando. Felizmente, também, entre os jovens
japoneses, o orgulho da bravura dos Kamikaze e dos valores históricos, se pode perceber claramente através do aumento significativo da publicação de livros sobre suas tradições e mesmo histórias que abordam suas tradições. Sensivelmente na própria internet o interesse de pesquisas da História Recente, tem particularmente recaído sobre a História da Aviação Imperial...


 

 


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continua ...


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Boa pesquisa e Boa contribuição !