editado no sábado, 01 de janeiro de 2011.
... sendo concedido tal mérito ao He 178, mas isto já é outra história.
Em 20/06/1939 uma revolução tecnológica estava acontecendo na Aviação: a Heinkel fazia voar o 1º avião a foguete (metanol e óxido de hidrogênio) junto com o motor-foguete Walter HWK R1, o Heinkel He-176.
Em 27/08/1939 voava o 1º avião propelido por turbo-jato ( HeS-3), o Heinkel He-178.
Abaixo: O famoso avião turbo-jato italiano Caproni Campini CC.2, incorretamente referido como Nº1, que só voaria um ano depois: 27.08.1940. veja os videos
Em 22/09/1940 voava o 1º caça a turbo-jato do mundo, confirmando a pioneirismo da Heinkel nesse segmento inédito na Aviação, era o Heinkel He-280 (abaixo), propelido pelo turbo-jato HeS-011 que balizou as Jumo 004 e BMW 003. ver fotos
Messerschmitt Schwalbe/Sturmvogel (Andorinha/Pássaro Da Tempestade) teve seu 1º vôo. E o seu 1º vôo operacional de combate, foi em 04/1944.
Embora o Messerschmitt Me-163 Komet (Cometa), caça a foguete, o tenha superado em velocidade (990Km/h) e também o precedido no uso de cabides sub-alares com 24 foguetes R4M de 55 mm sob cada asa, o Kommet tinha apenas 2 canhões MK 108 de 30mm, como a versão Me-262 A-2a Sturmvogel, que mal avaliado por Hitler, em razão de sua vontade cega de relativizar a Superioridade Aérea dos Aliados, o chamou de Schnellbomber = Bombardeiro Rápido, obrigando a Luftwaffe a armá-lo com 2 bombas de 250kg ou 1 de 500kg, desviando-o de sua finalidade natural de interceptação e levando-o a um desempenho fraco. veja abaixo
Houve o uso do Me-262 rebocando Bombas Planadoras:
"Hitler inicialmente impediu a produção em massa do Me-262 antes de concordar com sua produção no começo de 1944. Ele havia rejeitado os argumentos de que o avião seria mais eficaz como um interceptador contra os bombardeiros
aliados, que vinham destruindo grande parte da Alemanha e o queria para ataques de vingança. Segundo Speer, Hitler sentiu que a sua velocidade, superior em comparação com outros caças da época, significava que não podia ser atacado e assim tinha preferido sua capacidade de vôo a grande altitude e possibilidade de surpresa aos Aliados."
A versão mais produzida foi o Me-262A-1a Schwalbe, altamente letal, era dotado de 2 canhões MG 151 de 20mm, mais 4 MK 103 ou MK 108, ambos de 30mm, no nariz. (veja a partir da disposição básica no esquema abaixo). Porém, houveram versões com 6 MK 108 .
Ao todo foram produzidos 1.433 Me-262 de todas as versões, porém somente 300 vieram a combater em razão da falta de combustível, de aeródromos de apoio e mesmo de pilotos. A maioria dos Schwalbe/Sturmvogel se perdeu em combates em baixa velocidade ou quando realizavam curvas ou quando, já sem combustível, tentavam retornar às suas bases. Cerca de 100 Me-262 foram abatidos enquanto estes derrubaram 735 aviões dos Aliados, a maioria bombardeiros, pois foi concebido para essa finalidade e não para "dogfighters", isto é, o jato era de difícil condução e manobrabilidade, em razão de sua alta velocidade. Uma inventiva veio ajudar aos Me-262 em sua redução de velocidade após alguma manobra em angulo fechado (que lhes fragilizava contra caças comuns com alta performance de recuperação), e/ou na redução para pouso, (visto em um dos videos): trata-se de frontlerons retráteis, já que estas eram manobras perigosas em razão da lenta recuperação de velocidade, dado ao pouco torque das Jumo 004.
0- O caça que foi usado como base para a produção do 1º protótipo dos Messerschmitt Me-262 (acima). O primeiro teste de estrutura do protótipo Me-262V1 foi dotado com as ainda não confiáveis turbinas BMW 003, sendo utilizado, ainda nos testes de estrutua, nesse começo (04/1941), um motor de 12 cilindros Junkers Jumo 210Ga com duas pás de hélices que, aliás, salvou o famoso piloto de testes Fritz Wendel quando estas se apagaram no primeiro vôo de teste.
Na foto acima o V1 ainda sem as naceles para os motores a jato.
Nas fotos abaixo o V1 "híbrido" que salvou Wendel.
clique nas fotos.
O Me-262 Schwalbe foi concebido como um elemento dentro da "Blitzkrieg" ("Guerra Relâmpago") para interceptação de bombardeiros... apesar disso houveram duas más-interpretações de sua finalidade:
A primeira, da qual já falamos, foi a designação "Schnellbomber" (Bombardeiro Rápido) dada por Hitler.
A segunda, é quando se pensa o Me-262 como próprio para o "dogfight", já que obteve scores bastante positivos contra os caças-de-escolta ingleses e norte-americanos. Porém, a maioria dos Schwalbe se perderam em combates a baixa velocidade, quando desacelerando para pouso.
Dentre os melhores caças Aliados, os excelentes P-51 Mustang, P-47 Thunderbolt, Supermarine Spitfire, Hawker Tempest e Lavochkin La-7 (Ivan Kozhedub, Ás dos ases dos Aliados, derrubou um) foram os únicos a terem encontros de combates com os Messerschmitt Me-262 e apenas em um ou outro combate o derrotaram.
(veja os videos).
CAPÍTULO II – As versões do Me- 262. (clique nas fotos).
1- Os quatro primeiros protótipos (V-1 ao V-4) ainda tinham o Centro de Gravidade (CG) com incidência na parte traseira, com roda na bequilha, com isso não tinham muito controle no solo, danificavam a superfície da pista e só contavam com a habilidade dos pilotos que usavam os freios para nivelar o avião e, assim, alçar vôo sem prejuízos. No V-5 instalou-se um inédito trem-de-pouso triciclo com incidência na parte dianteira, e no V-6 este já era totalmente retrátil.
3- O Me-262A-2a; caça-bombardeiro, em alemão Jagdbomber, foi apelidado de "Jabo"... Veja as primeiras fotos de Me-262's no começo dessa matéria...
4- Abaixo o Experimental Me-262A-1a/U2, monoposto, serviu de base para o Me-262B-2, biposto, testando o radar FuG 220 Lichtenstein SN-2 e a antena de varredura Hirschgeweih.
5- O Me-262B-2 - Caça Noturno biposto com fuselagem prolongada equipado com o radar FuG 220 Lichtenstein SN-2, antena de varredura Hirschgeweih e mais o AEW-Airborne Early Warning (Alerta de Radar Hostil) NAXOS-Z montado logo atrás do canopie do caça (veja fotos), porém era montado nas bequilhas dos bombardeiros alemães. Sempre que um caça inglês os rastreava, o Naxos-Z, imediatamente, o acusava.
6- Abaixo o Messerschmitt Me-262B-1a, biposto de treinamento.
Todas as .Versões do Messerschmitt Me-262:
A-0 - Caça de pré-produção equipado com 2 turbinas Jumo 004B.
A-1a "Schwalbe" - Versão de produção = caça e caça-bombardeiro.
A-1a/R-1 - Equipado com cabides sub-alares de foguetes ar-ar R4M.
A-1a/U1 - Protótipo com 6 canhões: 2 MG 151 de 20mm + 2 canhões MK 103 de 30 mm + 2 canhões MK 108 de 30mm também. A-1a/U2 -Protótipo de caça-noturno com radar FuG 220 Lichtenstein SN-2 e antena de varredura Hirschgeweih (chifres de alce).
A-1a/U3 -Protótipo Reconhecedor, em número reduzido, dotada das famosas cameras RB 20/30 ou RB 20/20 ou RB 75/30 montadas no nariz, poucos mantinham um canhão de 30mm, a maioria era desarmada. *
A-1a/U4 -Protótipo de bombardeiro pesado com um canhão de 50 mm MK 214, ou um Bordkanone BK 5 anti-tanque.
A-1a/U5 -Caça-pesado com 6 canhões MK 108 de 30mm.
A-1b -Como o A-1a mas com turbinas BMW 003. Poucos foram produzidos, 2 existentes para experimentos. Tinha Velocidade Máxima de 800 km/h.
A-2a"Sturmvogel" -Versão definitiva de caça-bombardeiro mantendo somente 2 canhões MK 108 de 30mm + 1 bomba de 500kg ou 2 de 250kg, com a Jumo 004B. A-2a/U1 -Protótipo (dois) com Mira de Bombardeio Avançada Lofte 7H, cabine envidraçada com lugar para um bombardeiro deitado.
A-2a/U2 -Protótipos com nariz envidraçado para acomodar um bombardeiro.
A-3a -Proposta de versão de caça de ataque ao solo.
A-4a -Versão de Reconhecimento.
A-5a -Versão Reconhecedor Definitivo*, também, em pequeno número no fim da Guerra. Com cameras oblíquas Rb 50/30 no alto e uma Rb 20/30 ou Rb 70/30.
B-1a -Treinador biposto convertido em caça-noturno provisório com radares FuG 218 Neptun + radar passivo FuG 350 Naxus-Z.
B-2 -Caça-Puro ou Caça-Bombardeiro Noturno com fuselagem prolongada.
C-1a -Protótipo a partir do Me-262A Werknummer 130 186, com foguete adicional (Heimatschützer I) Walter 109-509 localizado na cauda, o 1º a voar combinando jato-foguete, em 27/02/45.
C-2b -Protótipo a partir do Me-262A Werknummer 170 074, com adição híbrida da turbina BMW 003R + foguete adicional BMW 718 montado acima da cauda de cada exaustor de jato (Heimatschützer II) para aumento de potência. Voou somente uma vez com a combinação jato-foguete em 26/03/45.
C-3a -Protótipo de caça-interceptador com foguetes Walter alojado entre as asas, embaixo da fuselagem.
D-1 -Variante com morteiros Jagdfaust nas raízes das asas.
E-1 -Proposta de variante armado com canhão baseada no A-1a/U4.
E-2 -Versão armada com 24 foguetes R4M.
S -Modelo das séries Zero dos Me 262 A-1ª.
V -Modelo de testes do Me-262.
W-Designação Provisória para o Me-262 com motores pulso-jato.
Versões Especiais:
A- Versões de Reconhecimento:
1ª- Me262A-1a/U3 - Reconhecimento provisório. Sua característica mais notável eram as saliências sobre a área da baia de armas que eram necessárias para fornecer espaço para as câmeras RB20/30 montadas no nariz. Foram utilizados arranjos de RB 20/20 e RB 75/30. Havia uma janela de vidro no chão do cockpit que permitia ao piloto ver o que estava sendo fotografado. * Porém alguns poucos foram equipados com um único canhão MK 103 de 30mm.
1ª- Um único Me-262C-1 foi construído com um foguete Walter 509A-2 colocado na cauda para melhorar a Razão de Subida para a função de interceptador.
C- Versão com canhão de 50mm, ou um anti-tanque Bordkanone BK-5, o Me-262A-1a.U4.
A)- Histórico e Operacionalidades.
A passagem do vôo a hélice para o vôo a jato constitui uma difícil etapa no treinamento de um piloto, quanto mais a soma das diversas inovações, concretizando-se em um gigantesco somatório desafiador das capacidades de uma Força Aérea: novos conceitos, nova e constante manutenção de novos e diferentes sobressalentes, novas logísticas, táticas e estratégia, etc. Em fins de 1943 essa fase se revelava um passo extremamente delicado, tanto pelo ineditismo do 1º caça turbo-jato, não só pelo seu caráter revolucionário, mas pelo seu constante desenvolvimento. O treinamento dos pilotos destinados a entrar em serviço com o Schwalbe ficou a cargo do Hauptmann Werner Thierfelder, comandante do EKdo 262 (Erprobungskommando 262-Comando de Testes 262) em Lechfeld, ao sul de Augsburg-Baviera, para onde o grupo mudara em 21/12/1943. Os pilotos foram destacados da ZO 26 (Zerstörergeschwader 26 -Unidade Destroyer 26), composta de caças-de-escolta Messerschmitt Me-110. Foi a primeira unidade experimental a usar o Me-262. O EKdo 262 era composto de dois Staffeln-Esquadrão em um Stab (1 ou mais Staffen). Receberam seu primeiro Sturmvogel em 04/1944 e marcaram sua primeira vitória contra um Mosquito em 26/07/1944. O EKdo 262 recebeu diversos Me 262A-0 de pré-produção, engajando-se nas operações no início do verão de 1944. Em 26/11/1944, o Leutnant Alfred Schreiber com o Schwalbe prefixo W.Nr.262 A-1a/130.017 danificou severamente um Mosquito de reconhecimento do No.540 Squadron -Esquadrão 540 da RAF, que se perdeu em um pouso forçado, aterrando em uma base aérea na Itália. Outras fontes citam que a aeronave foi danificada severamente durante manobras evasivas e escapou. Foi a primeira vitória de um avião de caça turbojato na História da Aviação. Em setembro, elementos do EKdo 262 se juntaram ao Kommando Nowotny e ao III./EJG2 em Lechfeld. A primeira unidade ativa a operar o Me-262 foi o Kommando Nowotny, que fora formado em 09/1944 e liderado pelo Major Walter Nowotny (258 abates). A Unidade se tornou operacional em 3/10/44 e atingiu sua primeira vitória em em 7/10/44, contra um quadrimotor B-24 Liberator, que teve sua cauda separada por uma salva de foguetes R4M.
(ver video E).
Abaixo: Sequência de fotos de um duelo aéreo = dogfighter entre um Me-262A-1a Schwalbe que dispara em conjunto seus 2 canhões MG 151 de 20mm e seus 4 MK 103 ou MK 108, de 30mm, explodindo um Mustang P-51 sobre Dusseldorf em meados de fevereiro de 1945...
Abaixo: Um B-17 tem sua asa inteira cortada pelos canhões de um Me-262:
Abaixo: Outro B-17 incendia-se pelos canhões de outro Me-262 .
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military-vehicle-news/kurt-welter-luftwaffe-fighter-ace-shot-down-2-b-17s-3-p51s-12-lancasters-33-mosquitos.html), que inicialmente possuía apenas dois caças equipados com radar que era operado pelo próprio piloto, o FuG 218 Neptun. Neste período foi igualmente criado o Einsatzkommando Braunegg (sob comando do Hptm. Braunegg), uma Unidade de Reconhecimento de Curto Alcance que serviu no noroeste da Itália durante o mês de 03/1945. Os Me- 262A-1a/U3 do Einsatzkommando Braunegg haviam trocado as armas por cãmeras fotográficas (Rb 50/30 ou Rb 20/30 e uma Rb75/30) fixadas em duas estruturas em forma de lágrima que eram apontadas através de uma janela no chão da cabine do piloto. Nesse momento, no Me-262, a inventiva alemã criara frontlerons retráteis e aumentam as áreas alares dos flaps, os lemes profundores possuíam "trimmers", isto é, controle em pequenas calibragens relativas às posições ideais de decolagem e pouso. Finalmente, o Major Rudolf Sinner foi posto no comando entre 19/02/1945 e 03/03/1945. È interessante citar que houve muito debate entre pilotos veteranos do JG 7 a respeito das técnicas mais apropriadas para aproximar-se de um bombardeiro pesado. Até os ases nesse tipo de combate discordavam entre si. Na época, os caças convencionais usavam a aproximação frente a frente. Os caças se aproximavam dos bombardeiros pela frente e miravam seus canhões e metralhadoras no cockpit. As velocidades combinadas significavam que os caças tinham somente alguns segundos para disparar; mas também era mais seguro, pois ficavam pouco tempo ao alcance das armas de defesa do inimigo. A velocidade do Me 262 fazia esse tipo de ataque impossível. No fim das contas, o antigo ataque pela traseira foi empregado pelos pilotos do jato. Com sua velocidade, podiam rapidamente alcançar os bombardeiros, disparar seus canhões e mergulhar para longe das armas inimigas. Sob o comando do Major Erich Hohagen o III. / JG 7 foi o único elemento de Geschwader (120 à 200 aviões) pronto para operar contra os Aliados. Ao longo de sua existência o JG 7 sofria de um fornecimento irregular de novos aviões, combustível e peças de reposição. Com uma aeronave tão radicalmente nova, acidentes de formação também foram comuns: 10 Me-262 perderam-se em seis semanas. Os problemas técnicos e falta de material prejudicavam as operações. Geralmente não mais que 4 ou 6 aviões partiam para o combate. Voando de Brandenburg-Briest, Oranienburg e Parchim, o Geschwader voou intermitente contra os grandes fluxos de bombardeiros da USAAF. Até o final de 02/1945 o JG 7 reivindicou cerca de 45 bombardeiros de quatro motores e 15 caças, mas nesta fase da guerra, essa taxa de sucesso não tinha nenhum efeito sobre a ofensiva aérea aliada. Em 03/1945 o JG 7 chegou ao seu maior número de missões. Em 03/03/45 teve 29 saídas abatendo 8 e perdendo apenas um jato. Em 18/03 o III. / JG 7 finalmente conseguiu o seu maior número de caças em ataque; cerca de 37 Me-262s combateram, simultaneamente, uma força de 1.200 bombardeiros norte-americanos e 600 caças adversários. Esta ação, também, marcou o primeiro uso do novo foguete R4M, sendo 12 bombardeiros e um caça abatidos com a perda de 3 Me-262. É difícil totalizar o número de aviões derrubados pelo JG 7 pois houve uma histórica perda desses registros na Luftwaffe, porém, pelo menos 136 aeronaves foram reivindicados. Pesquisas recentes indicam que mais de 420 aviões aliados podem ser reivindicados como abatidos.
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tinham contabilizado 14 bombas voadoras. Após o fim da ameaça das V-1, e a introdução da Foguete Balístico V-2, a RAF foi proibida de levar os Meteors em missões de combate sobre o território da capital fechada alemã, por mêdo de uma aeronave a ser abatido e recuperada pelos alemães. ".
operacional dos Aliados durante a IIGG, não teve nenhum Ás, os Me-262 produziram, 28 ases, apesar do curtíssimo tempo em operação: Kurt Welter-29 abates; Heinz Bär-16 abates; Franz Schall-14; Hermann Buchner-12; Georg-Peter Eder-12; Erich Rudorffer-12; Karl Schnörrer-11; Erich Büttner-8; Helmut Lennartz-8; Rudolf Hademacher-8; Walter Schuck-8; Hans-Dieter Weihs-8: Günter Wegmann-8; Theodor Weissenberger-8; Alfred Ambs-7; Heinz Arnold-7; Heinz Becker-7; Adolf Galland-7; Franz Köster-7; Fritz Müller-6; Johannes Steinhoff-6; Helmut Baudach-5; Heinrich Ehrler-5; Hans Grünberg-5; Joseph Heim-5; Klaus Neumann-5; Alfred Schreiber-5; Wolfgang Späte-5.
Desempenho: Velocidade Máxima = 900km/h; Alcance = 1,050km; Teto de Serviço = 11,450m; Razão de Subida = 1,200m/min; Tempo Operacional = 60 até 90 minutos.
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B)- A Pressão Aliada:
Em meio as sucessivas ondas de bombardeios dos Aliados aos locais onde eram produzidos, espalhadamente, o Schwalbe e o Sturmvogel, mais precisamente em vários distritos na Bavária (sul), inclusive em pequenas clareiras em meio as florestas da Alemanha e países ocupados e principalmente em Hesse (centro), onde se localizava a principal fábrica (Neuberg), a saída foi a produção subterrânea (veja fotos abaixo), como o foi com os Heinkel He-162 Volksjäger /Salamander /Spatz (vide matéria nesse blog), mas já não havia tempo de concluir nada com grande capacidade de produção...
C)- Tática e Estratégia:
De como uma "Logística do Desespero" veio a se tornar em futura Estratégia Aeronáutica...
As fábricas germânicas eram bem distribuídas ao longo das ferrovias nacionais, todo equipamento e peças vitais aos projetos militares chegavam a tempo, a hora e já devidamente inspecionados ao sul... Porém os Aliados já tratavam de erradicá-las dentro de um mapa que ia desde a área central da Alemanha, nas cidades bávaras de Regensburg e Augsburg e ao redor de suas florestas, onde os trabalhadores instalavam os novos motores para os jatos e estes despachados à Luftwaffe. A, também, excelente infraestrutura rodoviária alemã foi um interessante capítulo dos Messerschmitt Me-262 Schwalbe pelo uso das Autobahn (Rododovias Interestaduais de alta-velocidade, que ligam os estados alemães e mesmo toda Europa) como pistas de vôo de testes e mesmo de uso logístico naqueles últimos e dramáticos meses do III Reich. Vários trechos de Autobahns, como a de Hamburg-Berlim-Magdeburg foram assinalados, porém as fotos históricas mais conhecidas se referem a trechos de Reinfeld-Schleswig, Lubeck e Munich. Tal logística, do uso de trechos de Autobahns, porém, se tornou comum face a Guerra Fria... até os dias de hoje, tanto na Alemanha (com seus modelos norte-americanos e europeus), quanto na Suécia (Draken,Gripen, etc.) (vide abaixo fotos de época e recentes). (clique nas fotos)
O Nakajima Ki-201 Karyu "Kikka", 1º Caça a Jato do Japão... Na verdade a Nakajima, era a fabricante dos eficientes caças Ki-43 Hayabusa 'Oscar', Ki-44 Shōki "Tojo", Ki-61 Hien, Ki-84 Hayate "Frank" e Ki-100 Otsu, tentava avançar tecnologicamente, já que o Japão, agora estava na mesma situação de seu aliado do Eixo, a Alemanha... Daí o Nakajima Ki-201 Karyu "kikka" ...
O comparativo dos desenhos e das dimensões entre o Me-262 Schwalbe e o Nakajima Ki-201 Koryu "Kikka", mostra que os alemães eram bem mais refinados. (Veja fotos abaixo)(Veja o video). Porém, diferentemente da Messerschmitt, a Nakajima havia oferecido à Marinha Imperial uma versão navalizada do "Kikka" ... mas esta o recusou, preferindo os caças navais já aprovados em combate.
Na verdade o Ministério do Material de Guerra, sob a administração do general Hideki Tojo e o Exército já haviam escolhido a versão japonesa do Me-163 Kommet, caça a foguete, o Mitsubishi J8M "Shusui" ou Ki-200 ...
Enfim, os projetos de caças movidos a turbo-jato e a foguete Japoneses foram desenvolvidos dentro da mesma lógica que os de seus aliados Alemães, isto é, caças que fossem rápidos o bastante para interceptação das ondas de bombardeiros que invadiam o espaço aéreo e atingiam o "solo sagrado" segundo a crença nipônica...
1- A Tchecoslováquia produziu de 1948-1951 alguns Me-262 pela fábrica Avia: o S-92, idêntico ao Me 262 A-1a, e o caça-biposto CS-92 similar ao Me 262 B-1a.
(clique nas fotos).
2- Em janeiro de 2006, 50 anos depois da cessação da produção dos Me-262 Avia S-92 (idêntico ao monoposto Me 262 A-1a, e o biposto Avia CS-92 similar ao Me 262 B-1a, a American Me 262 Project completou todos testes de vôo, começado em 2003, para uma nova produção do Messerschmitt Me-262 com máxima fidelidade de configuração aerodinãmica, operacionalizando-o, com a finalidade de vendas a aficionados, empresas de vôos, museus e mesmo a produtoras de filmes sobre a IIGG. Com isso permitiu a entrega de reproduções quase exatas de várias versões do Me-262, incluindo pelo menos duas variantes do B-1-C biposto e um A- 1C monoposto, mais dois "conversíveis", que podem ser alternados entre as configurações A-1-C e B-1-C. A primeira dessas máquinas foi entregue a um proprietário privado no sudoeste dos E.U.A., enquanto a segunda foi entregue à Fundação Messerschmitt em Manching, na Alemanha. A aeronave realizou um vôo de teste privado no final de abril de 2006, e fez sua primeira aparição pública em maio no ILA 2006. O novo Me-262 voou durante vários shows públicos. O Me-262 Werk Nº-501241 foi entregue à Fundação Collings como "White 1 do JG 7". A Fundação oferece passeios públicos desde de 2008 a todos interessados. Todos exemplares são equipados com motores General Electric J85 e apresentam características adicionais de segurança, como freios atualizados e trem de pouso reforçados. O sufixo "C" refere-se o novo motor J-85 e tem sido informalmente atribuída como devidamente aprovada pela Fundação Messerschmitt: o número "Werk" das reproduções foi retomado de onde a última série fora encerrada há 50 anos). As fotos abaixo e os links listados ao final das fontes pesquisadas mostram a similaridade dos modelos existentes que, aliás, vem se apresentando em todas grandes Feiras de Aviação em todo mundo: ILA-Feira Aeronáutica de Berlim, Farnborough-Inglaterra, Le Bourget-França, etc.
Abaixo a equipe da American Me 262 Project já com seus dois aviões operacionais:
Me-262 A-1a, monoposto e Me-262 B-1a, biposto.
(clique nas fotos).
Fontes:
[Osprey][Aircraft of the Aces][017] German Jet Aces of WW2.pdf
"Aircraft Carrier the Majestic Weapon"- Captain Donald Macintyre *
"Grandes Batalhas Aéreas-Stalingrado, 1942"- Claudio Lucchesi - C&R Editorial-2009.http://en.wikipedia.org/wiki/Heinkel_HeS_3
http://en.wikipedia.org/wiki/Heinkel%20HeS%20011
http://www.aerospaceweb.org/aircraft/fighter/me262/
http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/me262.htm
http://www.456fis.org/ME-262.htm
http://www.vectorsite.net/avme262.html
http://contrails.iit.edu/features/aircraft/ME-262/index.html
http://www.albentley-drawings.com/me262.htm
http://www.aviationartstore.com/franz_stigler_me262_2.htm
http://www.appellpublishing.com/appellgallerymstr.shtml
http://www.ww2incolor.com/dramatic/B-17F_Destroyed_by_Me-262.html
http://www.flightglobal.com/blogs/flightblogger/2009/03/movie-monday---march-16---me-2.html
http://www.dvhaa.org/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=70
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?126356-Me-262-Schwalbe-pictures-thread
http://www.wordiq.com/definition/Messerschmitt_Me_262
http://www.wwiivehicles.com/germany/aircraft/fighters/messerschmitt-me-262-photos.asp
http://www.ospreypublishing.com/store/German-Jet-Aces-of-World-War-2_9781855326347
http://www.hitechcreations.com/Flight-Sim/World-War-Two-Planes/planes-of-aces-high.html
http://www.acepilots.com/german/nowotny.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Kurt_Welter
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http://www.stormbirds.com/project/index.html
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http://www.milavicorner.0catch.com/nowotny.htm
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http://www.geschichtsspuren.de/artikel/41-luftwaffe-luftfahrt/113-autobahn-notlandeplaetze-nlp.html
http://minijets.org/typo3/index.php?id=245&no_cache=1
http://en.wikipedia.org/wiki/Nakajima_Ki-201
http://en.wikipedia.org/wiki/Nakajima_Kikka
http://www.j-aircraft.org/xplanes/hikoki_files/ki201.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_J8M
http://www.wordiq.com/definition/Mitsubishi_J8M
http://www.ww2aircraft.net/forum/warbird-displays/mitsubishi-j8m-shusui-mitsubishi-showroom-27259.html
http://pt.worldwar-two.net/biografias/66/
http://www.ferozhouse.hpg.com.br/pagina33.html
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/German_Autobahns
http://www.youtube.com/watch?v=57cVy7r8GRo
http://www.youtube.com/watch?v=Qx7Meo7w-pY&feature=watch_response_rev
Linques do novo Me-262 da American Me 262 Project:
http://www.youtube.com/watch?v=RYXd60D_kgQ
http://www.youtube.com/watch?v=2SBAhNb1Y4w
http://www.youtube.com/watch?v=IDFeDxZlrGM
http://www.flickdrop.com/viewvideo/215565/Messerschmitt_262_Schwalbe/?album_id=&vpkey
http://www.youtube.com/watch?v=76fZD8dcrd4
Veja os videos históricos dos Me-262:
A-
B-
C-
D-
E-
4 comentários:
Resolvi acordar cedo hoje pra ver este magnifico trabalho de pesquisa realizado por vc, e desta vez vc detalhou ao máximo fazendo com que a riqueza de detalhes não deixe dúvidas dos conceitos e teorias na construção dos primeiros jatos de era da aviação.São 06:20Hs da manhã de 27/jan/2011, parab´nes mais uma vez.Um gde abraço.Tomaz/RJ.
Grande abraço e obrigado!
Miguel Junior.
http://blogdomigueljunior.blogspot.com/2009/09/avioes-que-nunca-existiram-ix.html
A questão é que os EUA não conseguiu decolar com seu projeto de um SST-SuperSonicTransporter...
A NASA tem se utilizado do Tupolev tu-144LL como laboratório para construir o 1º HST-HyperSonicTransporter, movido a plasma... mas creio que os custos por vôo não o permitirá...como o foi com os SST russo e franco-britânico...
Abração, amigo,
Miguel Junior