11) OS PRIMEIROS VOOS DOS ARTEFATOS MAIS PESADOS QUE O AR.
Na história dos BALÕES, desde os propulsados até os
Em julho de 1754, Mikhail
Lomonosov demonstrou um pequeno rotor coaxial para a Academia de Ciências da Rússia. Tal engenho era acionado por uma
mola. Lomonosov o sugeriu
como um método para elevar instrumentos meteorológicos.
Em 1783, Christian
de Launoy, e seu mecânico, Bienvenu,
fizeram um modelo com um par de
rotores contra-giratórios, usando as penas de vôo do peru como pás de
rotor, e em 1784,
demonstrou-o à Academia
Francesa de Ciências.
"...O conceito do motor de quatro tempos criado por
Nikolaus Otto, em 1876 (motor de Ciclo padrão de Otto),
seria o padrão para a maioria dos desenvolvimentos que viriam a seguir. Karl Benz, que em 1879 criara um motor de dois-tempos baseado no Ciclo de Otto, utilizou este
conceito novamente e criou seu próprio motor de quatro tempos, empregado no famoso Benz Motorwagen de
1885, o primeiro automóvel produzido comercialmente com motor de Ciclo de Otto, lançado ao público oficialmente em 1886...".
Também sintetizou em uma frase as dificuldades do voo: "O problema todo está contido dentro dos limites de uma superfície suportar um determinado peso através da aplicação de energia para a resistência do ar..." "... Em outras palavras, a superfície (asas) deve suportar o peso total
George Cayley descobriu a importância do diedro angular, para a estabilidade lateral em vôo e deliberadamente, definir o centro de gravidade de muitos dos seus modelos, bem abaixo das asas; estes princípios influenciaram a operacionalidade da asa-delta e... o surgimento do primeiro artefato de VOO (PLANADO) DO MAIS PESADO QUE O AR, realmente bem sucedido, o planador de Otto Lilienthal, que dependia da gravidade porque. na época, (1891-1896)
o motor de combustão interna não era bastante aperfeiçoado para impulsionar o mais pesado que o ar. George Cayley escreveu um tratado, que foi um marco na literatura aeronáutica em três partes, intitulado "A Navegação Aérea" (1809~1810).
era inviável em razão da insuficiente potência da pesada máquina a vapor possível. Um modelo mais bem sucedido foi construído em 1848, que foi capaz de voar pequenos saltos.
companhia aérea internacional (a primeira proposta no mundo), a Aerial Transit Company = Companhia de
Transito Aéreo e procederam em aumentar o capital de investimento. Eles promoveram uma campanha publicitária maciça que envolveu ilustrações do Ariel em voos sobre
Londres e configurações exóticas sobre o Egito, a Índia e a China !!...
Abaixo: Em 1868, Stringfellow criou, também, protótipos de um biplano e de um triplano......protótipos sem registros de vôos tripulados... clique nas fotos
Aviação. Trata-se do primeiro homem a manejar, repetidas vezes, um aparelho mais pesado que o ar, pelo balanço do Centro de Equilíbrio ou Centro de Gravidade, um Planador, sustentado no ar por sua aerodinâmica e manejo. {lembrar o boomerang...}
Otto Lillienthal escreveu em 1889 o livro "Der Vogelflug als Grundlage der Fliegekunst" = "O Vôo dos Pássaros Como Base da Aviação", onde coletou e correlacionou dados desde as Ciências Naturais, até seus registros científicos sobre como trabalhavam seus planadores. Pontos cruciais como seu estudo sobre, por exemplo, a Mecânica do Voo da Cegonha Branca e
Lilienthal controlava, pela alteração do Centro de
Gravidade, deslocando seu corpo como nas modernas
Asas-Delta. No entanto, eram difíceis de manobrar pois tinham uma tendência para estolarem, isto é, perderem sua sustentação e se preciptarem ao chão... Uma das razões para isso era que ele segurava o planador sobre seus ombros e o balanceio eram feitos somente com as pernas, em vez de pendurar-se dele, como nas modernas asas-delta. Apenas as pernas e o corpo inferior podiam ser movidos, o que limitava o "balanço" de troca de peso que ele poderia alcançar.
estolou, justamente quando estava prestes a adicionar um motor aos seus planadores.
Bat,Beetle,Gull,Hawk = Morcego,Bezouro,Gaivota,Falcão
Hiram Maxim percebeu o talento e habilidade óbvios de Pilcher e
em 1896 ofereceu-lhe um emprego trabalhando no enorme Rig Maxim Test.
Pilcher era, certamente, laborativo e construíu seus primeiros três planadores: o "morcego", em pelo menos três versões, o "besouro", a "gaivota" e o "falcão", que foram, aparentemente, construídos e voados em 1895 (fizeram somente seus planeios iniciais).
sustentação no ar...
e- Em 1896 Octave Chanute, Augustus Herring e William
Avery testaram um projeto baseado no trabalho de Otto Lilienthal, bem como outro próprio de uma asa-delta, nas dunas costeiras do Lago Michigan, EUA.
Estas experiências convenceram Chanute que a melhor maneira de conseguir uma sustentação extra, sem um aumento proibitivo de peso, era empilhar várias asas acima da outra... que foi uma idéia do engenheiro britânico Francis Wenham em 1866 e realizado, em voo, nos anos de 1890...
"O Vôo dos Pássaros Como Base da Aviação", onde ressalta a vantagem de superfícies curvas para as asas dos artefatos destinados ao voo. clique nas fotos
Todavia, conseguiu vários sucessos com planadores
de sua criação, incluindo um avião, o Ferber IX, que voou em 1908. clique nas fotos
"...Santos-Dumont avançou para a conquista do ar passo a passo, salto a salto, vôo a vôo...".
Mais tarde, o primeiro piloto e inventor a atravessar o Canal da Mancha, Louis Blériot em seu Nº XI, em 25 de julho de 1909, que sendo elogiado por Santos, logo o retribuíu:
+
g- Lawrence Hargrave -1850~1915, trabalhava no conceito de caixas retangulares, chamadas "Pipa-Caixa" ou "Célulade Hargrave".
Dentre tantos colaboradores para a invenção dos VOOS DOS MAIS PESADOS QUE O AR, Lawrence Hargrave foi quem mais colaborou para o sucesso de Santos=Dumont com sua Célula de Hargrave ou Pipa-Caixa.
... Santos=Dumont o faria... !!
Hargrave previu : "O passo da Pipa Celular para um aparelho de vôo não é longo.
Qualquer que seja a forma da máquina de elevação perfeita, sempre que inventada, não pode deixar de ser uma boa pipa também, e, portanto, ser ancorada no vento como iates estão ancorados no córrego."
Octave Chanute escreveu:
"...se houver um homem, mais que outro, que merece ser bem-sucedido em voar através do ar, esse homem é o Sr. Lawrence Hardgrave de Sydney, Nova Gales do Sul".
leu o documento triplo de Georgen Cayley de 1808~1809
e aprendeu que um aerofólio curvado fornece mais elevação que uma asa lisa.
Octave Chanute, "NAVEGAÇÃO AÉREA", que Chanute
apresentou em Chicago, 1889 sobre o progresso das
experiências aeronáuticas até àquela data...
William Fredrick Cody, o famoso "Buffalo Bill"...realizando shows do tipo que seu inspirador fazia nos EUA. Apresentava-se em cabarés e locais de eventos musicais. Em 1901, Franklin Cody patenteou uma pipa, que chamou de
equipado com um pequeno leme vertical, foram feitas na presença do
c- Mais Polêmicas...
começavam suas experiências como os maiores inventores da época...
Amigos E Pioneiros
Em ambiente efervescente, houveram numerosas disputas entre eles, no entanto, os irmãos Voisin compraram o interesse de Blériot no empreendimento em 1906.
Gabriel Voisin e Louis Blériot (1905)
e- O Dia do Primeiro Voo Homologado na
Reparada a máquina, um mês depois, às 8 da manhã do dia 23.10.1906 ele estava pronto para fazer o primeiro voo em uma máquina mais pesada do que o ar...
Louis Blériot, seu amigo inventor, estava com biplano
provido com um motor muito parecido com o do 14-Bis
(50 hp). Este artefato, também, fôra construído com a ajuda de Gabriel Voisin ...
- http://www.dmi.unipg.it/mamone/sci-dem/contri/danhoni.pdf +
Santos Dumont X Irmãos Wright
geral, inclusive a norte-americana, que então, desde 1906, divulgava a primazia de Santos-Dumont.
aconteceu de interessante, os jornalistas apenas publicaram comentários muito sucintos (segundo o livro “Chronique de l’Aviation”, de Edouard Chemel, pág. 39, Editora Jacques Legrand, Paris, 1991). O próprio War
Department dos EUA, em 1905, ainda não dava crédito às alegações dos Wright, por falta de provas.
França, questionou os experimentos realizados perto de Dayton: teríam realmente acontecido ? A revista divulgou o boato, dizendo que em outubro de 1905
Wilbur Wright voara a distância espantosa de 38 quilômetros em 39 minutos. "É possível acreditar", especulou a Scientific American, "que repórteres americanos sempre tão diligentes que, como todos sabem, são até capazes de descer pela lareira quando a porta está trancada - mesmo que tenham que escalar um arranha-céu de 15 andares, já não teríam publicado o fato há muito tempo, se dele tivessem conhecimento ?"
..." *
Estimulados pelo sucesso reivindicado por pilotos europeus, que perseguiam seu conceito de voo de um artefato mais pesado que o ar, realizado por levantamento por si próprio, voo controlado e pouso. Wilbur Wright decidiu, em 1908, ir à
"... Foi, na verdade - posso dizer hoje - um teste um tanto doloroso para mim, ao ver, depois do meu trabalho no dirigível e em o mais pesado que o ar, a ingratidão daqueles a quem elogiei há algum tempo.
Eu realizei minhas experiências em Paris, na frente de seu povo e de sua imprensa, que as testemunharam.
Recebi do Aero-Club de França, como pioneiro da aeronáutica, o tributo do Monumento de Saint Cloud e a Pedra Comemorativa de Bagatelle, tributo oficialmente consagrado pelo governo francês com a Ordem Nacional da Legião de Honra = Ordre National de la Légion d'Honneur, e eu me sinto constrangido, violentando a minha repugnância para falar de mim mesmo - o "eu" é odioso - defender esses testemunhos e essa consagração, que às vezes, imprudentemente, parece ser esquecida.
Há, nisso, muito mais, uma prova de sua ingratidão do que uma reivindicação, o que seria inútil, porque a história será escrita, em retrospectiva, apenas com fatos e documentos..." - Santos=Dumont.
O pioneiro, piloto e inventor capitão de la Armée Française Ferdinand Ferber, logo após o voo, afirmou:
"Santos-Dumont avançou para a conquista do ar passo a passo, salto a salto, vôo a vôo".
*Apesar da trajetória aeronáutica de Santos Dumont,
isto é, sua incansável busca e desenvolvimento do voo controlado do "mais leve que o ar", o balão a gases, alcançando inigualáveis níveis de dirigibilidade e manobrabilidade reais e práticos indiscutíveis.
- http://aviatechno.net/brevets/premiere.php
- http://aviatechno.net/brevets/images_brevets.php?image=1
INSTITUIÇÃO DO CERTIFICADO DE PILOTO AVIADOR
OS PRECURSORES FAMOSOS
ESTUDANTES E ESCOLAS DE VÔO
Desde 1901, o Aéro-Club de France emitiu patentes para pilotos de balão livres. Encarregou-se da instituição da licença de piloto aviador, cujos regulamentos entraram em vigor em 1º de janeiro de 1910; anteriormente, no decorrer de 1909, dezesseis patentes haviam sido concedidas sem exame a aviadores experientes; sua classificação em ordem alfabética, como foi finalmente adotada pelo Aéro-Club de France, impediu qualquer tipo de preeminência entre os primeiros 16 titulares de patentes. O número 1 foi para Louis Blériot e o último para Wilbur Wright.
Três dos mais ilustres entre todos os precursores, cuja grande figura nunca deixou de dominar o período dos primórdios da aviação, todos os três destacados, não constam da lista oficial de patenteadores: Clément Ader, Gabriel Voisin, Henri Fabre.
- https://aviatechno.net/brevets/premiere.php- https://www.airspacemag.com/history-of-flight/who-flew-first-290750/
g- Abaixo: Monumento do Aero Club de France, em homenagem a Santos- Dumont em uma praça com seu nome, em SaintCloud, por seus feitos no balonismo e na invenção do primeiro artefato mais pesado que o ar, a alçar voo por seus próprios meios, controlado e pousado publicamente e sob as vistas de uma Comissão Técnica, dentro de uma distância mínima determinada...
- http://www.dmi.unipg.it/mamone/sci-dem/contri/danhoni.PDF - Marcos Cesar Danhoni Neves, físico
forte, mas leve e avanços de canard)..." - http://www.airshowfan.com/14bis.htm
- https://www.youtube.com/watch? + http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2327286/The-Wright-Brothers-NOT-fly-plane--German-pilot-beat-years-earlier-flying-car-claims-leading-aviation-journal.html.
Trabalhou junto a Blériot, Farman, os Voison e Lavavasseur. clique nas fotos
Sendo entusiasta da Aviação, Léon Delagrange teve seu revés...
Léon Delagrange, estupefato, disse claramente:
passou para o seu segundo avião, um monoplano...
O primeiro ultra-leve da História... o Nº19 Demoiselle em 17 de novembro de 1907 em Issy-les-Moulineaux. Ali realizou experiências com o seu aeroplano “Demoiselle Nº19”, tendo realizado voos de 200 metros de distância.
Demoiselle Nº19 de Santos Dumont . . .
considerável de impulsionar pilotos europeus para coisas maiores.
E lá, na Europa, eles tinham uma clara vantagem desde o motor rotativo concebido por Nikolaus Otto, em 1876, Motor de Ciclo Padrão de Otto
(com um ciclo termodinâmico idealizado que descreve o funcionamento de um típico motor de pistão de ignição com faísca. O Ciclo Termodinâ-
mico).
clique nas fotos
Santos Dumont e seu 14 BIS ; Louis Blériot e seu NºVI ; Louis Blériot e o NºVIII ; Santos Dumont e seu Demoiselle ; Gabriel Voison/Leon Delagrange e seu avião 'Delagrange' ; Henry Farmam e seu Farmam I
... Juntos, estavam os motores...
Dutheil Chalmers de 2 cilindros; Anzani Radial de 3 cilindros; LeRhône;
- https://www.youtube.com/watch?v=lWEOZBsk6w8 clique nas fotos
Dumont logo se lembrou do histórico de sucesso do amigo:
+ http://www.thosemagnificentmen.co.uk/men/#asd
Acima, foto rara...
Santos Dumont, Roland Garros e ?...
O Blériot IV foi danificado em um acidente de rodagem em Bagatelle em 12 de novembro de 1906. O desapontamento do fracasso de sua aeronave foi agravado pelo sucesso de Alberto Santos Dumont mais tarde naquele dia, quando ele conseguiu voar seu 14-bis a uma distância de 220 m (720 pés), ganhando o Prêmio Aéro Club de França pelo primeiro vôo de mais de 100 m. Isso também ocorreu em Bagatelle, e foi testemunhado por Blériot.
Após esse feito, os franceses aumentaram seu entusiasmo pela
Um destroier ligeiro, o Escopette, foi designado para escoltar o voo. Sua esposa, Alice foi colocada a bordo do destróier e o acompanhava com um binóculo.
Avião e navio perderam-se de vista, Blériot percebeu que o vento o desviara e fez uma correção de rumo.
Logo avistou uma linha cinza no horizonte, era a Inglaterra... !
Ao aproximar-se avistou as falésias brancas, penhascos calcários que decoram a costa de Dover, no condado de Kent... outro dia glorioso para a Aviação: Louis Blériot, com seu aeroplano Nº XI, conquistou uma proeza... a Inglaterra não era mais uma ilha isolada do Continente !
PRIMEIROS DESEMPENHOS
PRIMEIROS REGISTOS
As performances originalmente alcançadas constituíram os primeiros registros registrados. Aos voos mecânicos inaugurados por Clément Ader seguiram-se os primeiros voos controlados:
- Nos dias 13 de setembro, depois 23 de outubro e 12 de novembro de 1906, Santos-Dumont, a bordo de seu biplano em forma de pipa, fez voos bem sucedidos de 7 metros, 60 metros e finalmente 200 metros, a baixa altura, no gramado de Bagatelle;
- Em 26 de outubro de 1907, Henry Farman, pilotando um biplano Voisin, elevou o recorde para 771 metros e em 13 de janeiro de 1908 para 1.000 metros, conseguindo nesta ocasião, o primeiro voo em circuito fechado, oficialmente controlado. Em 21 de março do mesmo ano, bateu seu próprio recorde ao voar uma distância de 2 quilômetros;
- Em 28 de março de 1908, Henri Delagrange, em um biplano Voisin, fez o primeiro voo com um passageiro (Henry Farman);
- Em 11 de abril, depois 30 de maio e 16 de setembro de 1908, Delagrange, por sua vez, conquistou o recorde de distância por 3 km, depois 12 km e, finalmente, 24 km;
- Mas o homem não se deu asas para virar apenas acima dos aeródromos. Voando para o campo, sobre os obstáculos da natureza, Henry Farman realizou, em 30 de outubro de 1908, a primeira viagem aérea de cidade em cidade, de Mourmelon a Reims;
- No dia seguinte, é seguido por Louis Blériot que faz o percurso Toury-Artenay e volta, com duas escalas.
- 31 de dezembro de 1908. Wilbur Wright, que veio para a França, treina desde 8 de agosto no acampamento Auvours em seu biplano, que decola por lançamento de catapulta. Tendo equipado esta máquina com um motor francês, ele fez vários voos longos e terminou o ano vencendo a Copa Michelin, segurando o ar por 2h 20 e cruzando 123 km 700.
A aviação entra assim na era dos resultados desportivos e o nosso país torna-se o centro da atividade aeronáutica. Todos os voos são oficialmente controlados pelos comissários do Aéro-Club de France, que sozinho tem o poder de aprovar eventos e recordes esportivos.
- Em 21 de junho de 1909, os irmãos Caudron fizeram seus primeiros voos em Le Crotoy;
- O ano de 1909 é especialmente marcado pela primeira travessia do Canal da Mancha (ou melhor, do Pas-de-Calais) de Calais a Dover, bem sucedida por Louis Blériot, em 25 de julho, em um monoplano Blériot XI. Seu bravo competidor, Hubert Latham, havia caído no mar duas vezes, nos dias 19 e 27 de julho, ao tentar a mesma travessia. A façanha de Blériot impressiona a opinião pública. Celebrado em Londres como soberano, recebido em Paris como triunfante, Blériot ascendeu à vanguarda dos famosos aviadores;
- Em 18 de outubro de 1909, o Conde de Lambert, saindo do aeródromo de Juvisy, sobrevoou Paris pela primeira vez e depois de passar pela Torre Eiffel, voltou a pousar em Juvisy. Este voo provocou intensa emoção, muitos parisienses viram um avião evoluir pela primeira vez;
- Em dezembro de 1909, Hubert Latham estabeleceu o recorde de altitude em 453 metros, depois ultrapassou 1.000 metros no dia 7 de janeiro seguinte.
- Henry Farman vence a Copa Michelin de 1909 (voo de 234 km 212).
1- Samuel Langley. Astrônomo e inventor do bolómetro.
eram proeminentes em projetos de aeronaves com motores/hélices tratores, passando daí a adotar tal configuração.
ver fotos abaixo
2- Gustave Albin Whitehead. Inventor de motores e
do que entendem ser a primazia de Gustave Whitehead.
Whitehead começou em março passado, quando o editor do Jane's All World Aircraft anunciou que a edição centenária desse trabalho de referência reconheceria a prioridade de Whitehead. Sua decisão gerou uma enxurrada de notícias e levou algumas revistas populares de aviação a manifestarem interesse na história revisada. A legislatura de Connecticut, o estado natal do pretenso aviador, aprovou uma disposição que cria um Dia de Voo Estatal para honrá-lo.
publicou um artigo descrevendo um vôo de meia milha que teria ocorrido quatro dias antes. A história foi recolhida por associações de imprensa e espalhada pelo mundo em artigos baseados inteiramente no original, sem acrescentar nenhuma informação nova. James Dickie, a única “testemunha” nomeada na conta original que poderia ser entrevistada, mais tarde classificou a história como uma farsa: “Eu não estava presente e não testemunhei nenhum vôo de avião em 14 de agosto de 1901. Eu não me lembro... de um voo com este avião em particular ou qualquer outro que Whitehead já tenha construído. ”
Samuel Cabot, que empregou Whitehead em 1897, descreveu-o como "um puro romântico e um mestre supremo da gentil arte de mentir". John Dvorak, um instrutor da Universidade de Washington que visitou
Whitehead em 1904, relatou que "Não há um único indivíduo que já tenha visto Whitehead fazer um vôo. ”Stanley Yale Beach, que apoiou o trabalho de
Whitehead por anos, concordou: “Eu não acredito que nenhuma de suas máquinas tenha deixado o chão... ”
Leia mais em: - https://www.airspacemag.com/history-of-flight/who-flew-first-290750/
4- Karl Jatho. Entre agosto e novembro de 1903, testou sua grande máquina voadora, perto de Hannover, Alemanha.
5- Richard Pearse. Engenheiro da Nova-Zelândia, embora, também não hajam fotografias de seus hipotéticos voos, entrou para a História da Aviação por seus dedicação apaixonada e esforços técnicos.
Jacob Christian Hansen Ellehammer
MONOPLANO
BIPLANO
RÉPLICAS EM MUSEU
7- Trajan Vuia, inventor dinamarquês, relojoeiro de profissão e autodidata, também tentou criar um artefato mais pesado que o ar que voasse...
https://www.google.com/search?q=BLERIOT+XI+PIAZZA+ITALO-TURCO+WAR&safe=active&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR733BR733&sxsrf=ACYBGNTXTXixaIKvAfQAbEyLHTj_nAKWuQ:1581192031666&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjjzvmq38LnAhW8GbkGHcazCFEQ_AUoAXoECAsQAw&biw=1242&bih=524#imgrc=hAXRZ6Nel4hgtM
http://www.cmlsantosdumont.
https://monovisions.com/vintage-early-xx-century-flying-machines/
https://www.oficinadanet.com.br/post/18857-a-historia-de-santos-dumont-o-maior-inventor-brasileiro
Desambiguação:
2 comentários:
Muito bom. Parabéns
Ótimo trabalho de pesquisa, bem consubstanciado.
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